+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs down Problema antena Dish 30 Dbi+ rocket m5

    Olar pessoal estou com o seguinte problema em um Ptp de 3 km
    com visada queria passar uma banda de 50 mb com um par de antenas dish 30 dbi e 1 par de rockets m5 ambos da marca Ubiquiti, o problema está sendo o seguinte não chega mais que que 20 mb, sendo que tem visada limpa um ponto do outro, já tentei de tudo trocar canais, atualizei o firm, abaixei potência aumentei e nada resolve. Pensei o seguinte o ponto a está a uns 50 metros abaixo do ponto B, sendo o ponto A em uma residência e o ponto B na minha torre com 40 metros de altura, sera que deveria colocar a antena mais baixa ? mais caso tiver que fazer isso perde a visão de um ponto no outro, pq tem algumas arvores na frente (caso eu colocar a antena mais baixa). Alguém da uma luz ? Plissss

  2. #2

    Lightbulb Re: Problema antena Dish 30 Dbi+ rocket m5

    Amigo Um par de SXT vc vai conseguir perto de 50MB nessa distancia com a vantagem tambem do protocolo NV2 que vem a ser a mesma coisa que o Airmax da UBNT. Rocket com antena de 30 dbi e como o amigo falou e para distancias maiores...

  3. #3

    Padrão Re: Problema antena Dish 30 Dbi+ rocket m5

    2x nanobridge 22dbi daria conta tranquilo

  4. #4

    Padrão Re: Problema antena Dish 30 Dbi+ rocket m5

    Lamento discordar dos amigos acima, quanto a rádios e antenas menores. Por mais que pareça enganoso quanto mais GANHO (não potência), maior o troughput, melhor a estabilidade, SNR, entre outros. Com uma dish de 30 em um enlace desse de 4km, o Rocket pode trabalhar com 2 ou 3 Dbm que funciona sussegado. Estou falando isso, pois além de assistir vídeos como o do mestre Luciano Franz, e outros, passei a analisar como as operadoras de celular trabalham. Elas usam antenas de 1,20 e 1,50m para fechar enlaces de 4 a 5km, coisa que em 6Ghz eu usava para fechar 50km. E conversando com um engenheiro de rádio digital da Claro, ele disse que as estações deles estão fechadas a -30, tendo assim um SNR de quase 60Dbi. Tudo isso para garantir que mesmo que caia CANIVETE o link não pare. Agora, respondendo a dúvida do amigo, na minha humilde experiência, o seu problema está sendo esse diferencial de altura. Funcionaria legal nesse diferencial se a distância fosse maior, porém, como está perto, você precisaria de mais altura no ponto baixo pra diminuir essa diferença. Em quanto está fechado o enlace, qual é o CCQ e qual MCS negociou? Aí é pra estar passando 100Mb no teste do Btest, e de banda, com PPS médio, uns 70 a 80.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  5. #5
    Avatar de alpnet
    Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    Dores de Campos - MG
    Posts
    57

    Padrão Re: Problema antena Dish 30 Dbi+ rocket m5

    Amigo olhe ai embaixo 28 km, par rocket m5 e par dish de 30

    Device Name: DRS-BCA
    Modo de rede: Ponte
    Modo sem fio: Ponto de acesso WDS
    airView Status:
    Hidden SSID BCA-DRS
    Segurança: nenhum
    Version: v5.5.2
    Tempo de disponibilidade: 15 days 16:26:13
    Data: 2012-11-09 16:26:00

    Channel/Frequency: 5 / 5025 MHz
    Channel Width: 25 MHz
    Distância: 17.5 miles (28.2 km)
    TX/RX Chains: 2X2
    Antena: Combined

    WLAN0 MAC00:27:22:18:8F:69
    LAN0 MAC00:27:22:19:8F:69
    LAN0100Mbps-Full

    Resultados do teste
    RX: 23.61 Mbps
    TX: 26.75 Mbps
    Total: 50.36 Mbps

    MAC do AP: 00:27:22:18:8F:69
    Intensidade do sinal:

    Chain 0 / Chain 1: / dBm
    Connections: 1
    Noise Floor: -96 dBm
    Transmitir CCQ: 95.4 %
    TX/RX Rate: 162.5 Mbps / 162.5 Mbps

    airMAX: Ativado
    airMAX Priority: None
    airMAX Quality:
    97 %
    airMAX Capacity:
    100 %

    airSelect: Desativado
    Hop Interval:



  6. #6

    Padrão Re: Problema antena Dish 30 Dbi+ rocket m5

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Lamento discordar dos amigos acima, quanto a rádios e antenas menores. Por mais que pareça enganoso quanto mais GANHO (não potência), maior o troughput, melhor a estabilidade, SNR, entre outros. Com uma dish de 30 em um enlace desse de 4km, o Rocket pode trabalhar com 2 ou 3 Dbm que funciona sussegado. Estou falando isso, pois além de assistir vídeos como o do mestre Luciano Franz, e outros, passei a analisar como as operadoras de celular trabalham. Elas usam antenas de 1,20 e 1,50m para fechar enlaces de 4 a 5km, coisa que em 6Ghz eu usava para fechar 50km. E conversando com um engenheiro de rádio digital da Claro, ele disse que as estações deles estão fechadas a -30, tendo assim um SNR de quase 60Dbi. Tudo isso para garantir que mesmo que caia CANIVETE o link não pare. Agora, respondendo a dúvida do amigo, na minha humilde experiência, o seu problema está sendo esse diferencial de altura. Funcionaria legal nesse diferencial se a distância fosse maior, porém, como está perto, você precisaria de mais altura no ponto baixo pra diminuir essa diferença. Em quanto está fechado o enlace, qual é o CCQ e qual MCS negociou? Aí é pra estar passando 100Mb no teste do Btest, e de banda, com PPS médio, uns 70 a 80.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!
    Amigo estou com o CCQ entre 95% e 100% estou usando 5 DBI de potência está chegando no maximo 30 megas

  7. #7

    Padrão Re: Problema antena Dish 30 Dbi+ rocket m5

    Endosso totalmente o que uesleycorrea escreveu. O Povo confunde potência do equipamento, com ganho proporcionado pelo sistema irradiante, EIRP, etc. E saber, não ví nada no post do colega uesleycorrea que lhe rendesse o agravo que voce fez! Pelo amor de Deus, o mundo não acabou, vamos nos desarmar !!

  8. #8

    Padrão Re: Problema antena Dish 30 Dbi+ rocket m5

    Citação Postado originalmente por Reinan Ver Post
    Amigo estou com o CCQ entre 95% e 100% estou usando 5 DBI de potência está chegando no maximo 30 megas
    Amigo, as 2 antenas estão PERFEITAMENTE, alinhadas ? Dupla polarização, tem que estar p-e-r-f-e-i-t-a-m-e-n-t-e alinhada, senão haverão problemas, embora, com esta distância, o efeito não deveria causar tantos problemas...

  9. #9

    Padrão Re: Problema antena Dish 30 Dbi+ rocket m5

    Citação Postado originalmente por Reinan Ver Post
    Olar pessoal estou com o seguinte problema em um Ptp de 3 km
    com visada queria passar uma banda de 50 mb com um par de antenas dish 30 dbi e 1 par de rockets m5 ambos da marca Ubiquiti, o problema está sendo o seguinte não chega mais que que 20 mb, sendo que tem visada limpa um ponto do outro, já tentei de tudo trocar canais, atualizei o firm, abaixei potência aumentei e nada resolve. Pensei o seguinte o ponto a está a uns 50 metros abaixo do ponto B, sendo o ponto A em uma residência e o ponto B na minha torre com 40 metros de altura, sera que deveria colocar a antena mais baixa ? mais caso tiver que fazer isso perde a visão de um ponto no outro, pq tem algumas arvores na frente (caso eu colocar a antena mais baixa). Alguém da uma luz ? Plissss
    Qual a largura do canal? 20 ou 40 mhz?
    Como está o tx/rx signal?

    Existe muitos radios 5.x na região?

  10. #10

    Padrão Re: Problema antena Dish 30 Dbi+ rocket m5

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Qual a largura do canal? 20 ou 40 mhz?
    Como está o tx/rx signal?

    Existe muitos radios 5.x na região?

    Sim tem muitos radios 5.8 afinal meu pop fica em um morro e a estrutura tem mais 40 metros de altura a interferência vem por todos os lados, mais eu sei que deveria passar mais banda, pois tenho um ptp com airgrid nessa mesma torre passando 35 megas.
    O signal do alance (rockets + dish)está -65 e a largura em 40 mhz, já tentei colocar em 30 mhz mais não deu muito resultado, e em 20 mhz ficar pior ainda

  11. #11

    Padrão Re: Problema antena Dish 30 Dbi+ rocket m5

    O problema foi solucionado coloquei os dois rockets em 5 DBI, e apenas um canal passou 95% da banda com signal em -58 e o CCQ variando entre 96% e 100%.

  12. #12

    Padrão Re: Problema antena Dish 30 Dbi+ rocket m5

    Vendo PONTO A PONTO completo. MAXXGAIN 30 DBI + Rocket M5.. ambos eram de um provedor que fechou! por apenas 1.300. ou só 650,00

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-kit-compl-_JM