+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Ajuda! Clientes SUMINDO do ARP e DHCP!

    Olá amigos do forum, não encontrei ninguém que esteja passando pela mesma situação o que é muito bizarro.

    Infelizmente a explicação detalhada do meu problema ficou enorme por que o problema começou depois de uma mudança na topologia da rede, então explicarei de duas formas.

    Resumido:
    Cadastros ARP e LEASES do DHCP (ambos estáticos) estão sumindo. Modifiquei senhas, dados conferidos. E logs estão sendo duplicados. Versão do MK 5.21 (testando 5.22 pra ver se resolve)


    Detalhado:

    Topologia:

    Utilizo amarração IPxMAC + DHCP, sem HOTSPOT ou PPPOE.
    Em cada torre tenho uma Routerboard Roteando o sinal, os cadastros de clientes ficam nelas.


    Tudo começou com semana passada quando estávamos com sinal baixo do PTP que chega até uma torre[A] (48km), o link era feito por cartões e antenas com a mesma routerboard que era cadastrado os clientes. Tivemos que estabelecer um link com duas AirGrids e mudar a topologia por conta da RB desta torre ter apenas uma porta lan.
    Com a nova topologia
    O controle dos clientes da torre[a] foi transferido pra uma torre que fica na metade do caminho, torre[b]. Essa torre[b] já tinha alguns clientes em uma das portas lan.


    Pois bem, nessa torre[b], eu tinha uma lan sobrando, fiz então uma faixa para os clientes da torre[a](ficou a mesma da antiga, obviamente diferente da faixa que eu ja tinha na torre[b]), mascarei, passei todos os clientes sem modificar ips nem nada, já que todos os dados se mantiveram os mesmos. Até ai tudo bem.

    Só que notei que uns dois dias depois, cadastros estavam sumindo! Tanto no DHCP-LEASES quanto no ARP.
    Todos cadastros são estáticos! A interface que vai pra torre[a] esta como reply-only obviamente.

    Outra anormalidade que percebi é que que todos os logs estão saindo duplicados!
    Qualquer evento é registrado duas vezes.
    Nos logs também percebi que os cadastros estavam sendo removidos por um usuário ADMIN.

    Primeira reação minha foi imaginar que alguém não autorizado estivesse entrando e removendo clientes, ou até mesmo algum vírus no computador da central.
    Voltei um backup de dois/três dias atras e deletei todos os usuários da RB (até o admin), manti apenas o meu no qual eu coloquei uma nova senha inédita e totalmente segura. Apenas eu fiquei com essa senha.

    Mas alguns clientes voltaram a sumir novamente, só que dessa vez fui olhar tarde de mais, meus logs não capturaram qual usuário removeu.
    Outro ponto é que APENAS os clientes da torre[a] que transferi estão sumindo!

    Já esgotei minhas idéias. Alguém ai pra dar uma luz?!

    Grato a todos!

  2. #2
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão Re: Ajuda! Clientes SUMINDO do ARP e DHCP!

    amigo vai desligando ( isolando as torres e vendo se da comflito de ip estatico( o configurado na maquina ) se ve tiver um ip na maquina troca pra ver se der conflito em ips que nimguem usa na rede pode ser equipamento ubiquit com problema..