+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com aumento de clientes na rede

    Olá pessoal minha rede está montada toda em Bridge e vou desenhar abaixo para simplificar.

    Controlo tudo por uma RB750 na primeira torre.

    Torre A (RB750) ======== Torre B ======== Torre C ======== Torre D

    Todos os PTPs estão passando velocidades entre 30 e 60 Mb Full Duplex de rede, tudo bem apontado e testado.

    Porem estou tendo um problema, se eu faço um teste na Torre A eu consigo 10Mb de internet (Meu link completo), quando vou para a torre B consigo 6 Mb de internet e assim por diante.

    Quanto mais pontos eu tenho mais a internet se degrada.

    Eu estou usando o Queue Tree no Mikrotik para controlar a banda.

    Vocês tem alguma idéia do que pode estar acontecendo ?

  2. #2

    Padrão Re: Problema com aumento de clientes na rede

    Cara isto não tem nada a haver com a rede ser ou não em Bridge. Mas o que pode esta diretamente ligado com o fato da rede esta em bridge é a quantidade de clientes que vc possui, e quantidades de pacotes disparados por Brodcast, mas isto so seria determinante caso tenha uma rede com muitos computadores.
    Um problema comum em redes em Bridge, com o tempo a rede não tem a mesma estabilidade que antes, o ideal seria colocar uma Rb em cada torre, deixando que cada uma realizasse o controle de cada SITE.

  3. #3

    Padrão Re: Problema com aumento de clientes na rede

    Citação Postado originalmente por Marcionetfast Ver Post
    Está acumulando tráfego amigo ! Somente fazendo controle com Traffic Shaping ou refazer sua topologia de rede sem acumular os pontos ..
    Vlw !
    Aproveitando que você esta recomendando Traffic Shaping, saberia nós informar, se o Traffic Shaping realizado direto no AirOS 5.5.x como funciona de fato, e se ele é eficiente? qual melhor forma de se fazer o Traffic Shaping?

  4. #4

    Padrão Re: Problema com aumento de clientes na rede

    Eu estou realizando o teste de banda com a rede livre de clientes, eu testo no site A vem 10 Mb, testo no site D vem 2 Mb, sem nenhuma outra carga.

  5. #5

    Padrão Re: Problema com aumento de clientes na rede

    Uma solução de baixo custo para aumentar a capacidade do backbone, e ter mais banda passante entre os pop's é fazer OSPF, e ter mais de um enlace para os pop's, você pode configurar os custos dos segmentos de rede para que haja um balanceamento de carga, e também redundância. Você pode pesquisar sobre isso.

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problema com aumento de clientes na rede

    hummmm .
    o trafego da rede em si não tem nada a ver com a internet.
    se voce tem 10 megas de link de internet no ultimo pop se não tiver nenhum cliente logado e a rede estiver livre tem que dar 10 megas de link de internet.
    agora como voce tem consumo de link no caminho ate o ultimo pop ai e normal dar so 2 megas no final ,afinal esta sendo ultilizado banda no caminho.
    agora se a rede inteira não tiver nenhum cliente e não tem banda alguma coisa esta errada no caminho.

  7. #7

    Padrão Re: Problema com aumento de clientes na rede

    se a rede está sem clientes, o problema não tem haver com trafic shapping ou roteamento na rede, o provável problema é no enlace.

    quais os equipamentos você está usando para os enlaces? qual a banda utilizada, A, B, G ou N? e qual o sinal dos enlaces?

    verifique também o teste de banda entre os equipamentos dos enlaces.

  8. #8

    Padrão Re: Problema com aumento de clientes na rede

    Acompanhando!

  9. #9
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problema com aumento de clientes na rede

    tambem acho o problema esta nos enlaces.

  10. #10

    Padrão Re: Problema com aumento de clientes na rede

    Vou descrever todos os enlaces.

    Central - Torre A
    Nanobridge M5

    Torre A - Torre B
    Nanostation M5

    Torre B - Torre C
    Nanobridge M5

    O estranho pessoal é que eu faço o teste no AirOs e ele me da valores bem maiores por exemplo 30Mb.

  11. #11

    Padrão Re: Problema com aumento de clientes na rede

    Estão ligados em Switchs que distribuem para os demais equipamentos do site.

  12. #12

    Padrão Re: Problema com aumento de clientes na rede

    Citação Postado originalmente por Pedro H Almeida Ver Post
    Eu estou realizando o teste de banda com a rede livre de clientes, eu testo no site A vem 10 Mb, testo no site D vem 2 Mb, sem nenhuma outra carga.
    E no meio do caminho, já testou?
    Como está o sinal dos enlaces?

    Estão com canalização em 20 ou 40 mhz?
    Se estiver em 40, abaixa para 20 ou 10 por favor!!!
    Para essa quantidade de banda, não é necessária uma canalização em 40.
    Alem de te fazer sofrer e gerar maior interferência, ainda te traz uma maior instabilidade

    Citação Postado originalmente por Marcionetfast Ver Post
    SITE ? Não entendi , mas experimenta liga-los diretamente , pois o problema pode estar em alguns destes swicths ou portas dos mesmos , ligando diretamente poderá descobrir primeiro se o link está passando corretamente.
    Quando "site" é descrito em uma topologia de rede, se faz referencia a aquele cenario da rede, a rede X ou Y.
    Exemplo:
    O site da receita federal pegou fogo.
    A rede de dados da receita federal pegou fogo

  13. #13

    Padrão Re: Problema com aumento de clientes na rede

    Entendido Pessoal, vou diminuir tudo para canalização em 20 mhz e depois ir verificando um por um os switch dos sites.

    Obrigado pelo empenho pessoal.

  14. #14

    Padrão Re: Problema com aumento de clientes na rede

    faz os teste por segmento do enlace e garanta que cada segmento passa o máximo desejado ai voce testa o circuito todo.
    instreita a banda para 20 ou 10 mhz, tenta usar radome shield ou antenas que concentre o sinal para tentar diminuir as interferência.
    Tudo isso irá melhorar a qualidade do enlace e conseguintemente passa mais banda sem retransmissão de pacote.