Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Monitoramento de rede.

    Olá amigos, antes de mais nada um FELIZ ANO NOVO para todos!
    queria apenas uma opinião de vocês, qual é o melhor sistema de monitoramento de torres (rede), eu andei dando uma analisada em alguns mais fico em duvida pois quero o mais completo e mais eficiente.

    Dês de já agradeço muito vocês.

  2. #2

    Padrão Re: Monitoramento de rede.

    Sou suspeito a falar; Acho que o The Dude atende muito bem as expectativas existe o PRTG mas não é free e tem uma grande numero de informações histórico da sua rede.

    http://www.br.paessler.com/prtg Link PRTG

  3. #3

    Padrão Re: Monitoramento de rede.

    Boa noite amigo uso o zenoss aqui pra monitorar tudo desde tensão ate ping e gerando gráfico disso tudo.

  4. #4
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Monitoramento de rede.

    Eu utilizo o Zabbix, é gratis, o PRTG é muito caro, o zennos so tem em ingles,
    http://wbrtelecom.com.br/monitoramento/

    aki monitoro tudo, até o nivel de sinal de um ptp, qunado cai abaixo de -72 recebo alarme,
    monitoro trafego de ptp, tensão de energia da rb, temperatura, clientes conectado tanto no hotspot quando no queue e na registration, enfim monitoro tudo

    alem do mapa, em tempo real, e alarmes por email, sms, e alarme sonoro, dos eventos que eu programo,

  5. #5

    Padrão Re: Monitoramento de rede.

    The dude

  6. #6

    Padrão Re: Monitoramento de rede.

    Citação Postado originalmente por Agner Vainer Ver Post
    The dude
    Ótima dica, além de monitorar ele envia avisos por SMS, pop-up, e-mail, etc.
    E se for rotear a rede ainda pode ter um grande aliado para desenhar a rede.

    http://www.mikrotik.com/thedude
    Última edição por farias; 31-12-2012 às 09:59. Razão: adicionei o link para the dude.

  7. #7

    Padrão Re: Monitoramento de rede.

    Este é um tópico rico, tem varias opçoes para o monitoramento, legal a participação e troca de informações!

  8. #8
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Monitoramento de rede.

    o Problema do The dude que não consigo pegar graficos anteriores,

    este video
    https://under-linux.org/showthread.php?t=160937

    o Allan fala na lata que quem monitora rede com o dude é "amador" meio radical, mas em certos aspectos eu concordo com ele, ver um mapinha e ver ele ficar verde ou vermelho é muito "pobre" a ideia de monitorar rede é monitorar tudo, desde energia, até nivel de sinal, processamento, memoria, etc, e qunado precisar mostrar um cliente que a rede dele parou tal seguimento no dia tal, vc poder ir la atraz e buscar o uptime do ativo de rede dele

  9. #9
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Monitoramento de rede.

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    o Problema do The dude que não consigo pegar graficos anteriores,

    este video
    https://under-linux.org/showthread.php?t=160937

    o Allan fala na lata que quem monitora rede com o dude é "amador" meio radical, mas em certos aspectos eu concordo com ele, ver um mapinha e ver ele ficar verde ou vermelho é muito "pobre" a ideia de monitorar rede é monitorar tudo, desde energia, até nivel de sinal, processamento, memoria, etc, e qunado precisar mostrar um cliente que a rede dele parou tal seguimento no dia tal, vc poder ir la atraz e buscar o uptime do ativo de rede dele

    Boa noite, quase 2013, bom que seja melhor que 2012 e repleto de oportunidades para todos.

    Mas nao vamos fugir ao topico, concordo plenamente com vc, mas procuro ver os dois lados, o the dude nao seria para amadores ele tem suas particularidades, faz monitooramento tambem de memoria, processamento, sinal desde que o ativo esteja com seu snmp bem configurado, por isto que nao podemos despresar, para alguem que esta atraz de um sistema simples de configurar e simples de monitoramento, com envio de sms, email e facil de desenhar sua rede e cuidar de seus ativos.
    Para quem deseja algo mais complexo com funcoes e mais detalhadas como monitorar consumo de memoria, processador, graficos armazenados uptime e nivel de sinal, etc etc o zambix conta do recado, mas isto nao e so chegar e jogar que o programa faz, depende de configuracao adequada do snmp do ativo para fornecer estes dados ao sistema.


    entao para concluir a escolha vai depender de sua real necessidade.


    abraco a todos.

  10. #10
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Monitoramento de rede.

    Sim, eu falo sobre o zabbix ou zennos (zennos somente testei alguns dias) cacti, ou dude, eu prefiro o zabbix, é facil, rápido, e da relatorio do que vc deseja, aki usamos para monitorar redes de nossos clientes, como são muitos ativos, nos optamos algo mais completo, como o zabbix,

  11. #11

    Padrão Re: Monitoramento de rede.

    Caramba até enfim achei alguém que concorda comigo sobre o DUDE!!

  12. #12
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Monitoramento de rede.

    Citação Postado originalmente por allac Ver Post
    Caramba até enfim achei alguém que concorda comigo sobre o DUDE!!

    Mas sempre achei o dude algo simples demais, pra monitorar uma rede, ou seja, tem programinhas no windows que da pra fazer mapinha e ficar checando ping, agora se quiser algo mais completo, vai de zabbix, PRTG, Cacti, Zennos

    seria otimo se o zennos fosse em portugues, pois a integração ao google maps é otimo

  13. #13

    Padrão Re: Monitoramento de rede.

    Gostaria de saber do amigo acima, como eles ganham dinheiro com o zabix visto que ele é de graça... será que é só no suporte?

    E o zennus? è uma empresa de consultoria? ou é um sistema de monitoramento mesmo.

    Outro detalhe que é importante saber....O Cacti é uma ferramenta de gráficos e templates de gráficos embora ele armazene informações não é uma ferramenta propriamente dita de Monitoramento. Você pode usa-lo integrado com seus equipamentos e outros sistemas.

  14. #14
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Monitoramento de rede.

    Citação Postado originalmente por allac Ver Post
    Gostaria de saber do amigo acima, como eles ganham dinheiro com o zabix visto que ele é de graça... será que é só no suporte?

    E o zennus? è uma empresa de consultoria? ou é um sistema de monitoramento mesmo.

    Outro detalhe que é importante saber....O Cacti é uma ferramenta de gráficos e templates de gráficos embora ele armazene informações não é uma ferramenta propriamente dita de Monitoramento. Você pode usa-lo integrado com seus equipamentos e outros sistemas.

    Usamos o Zabbix para monitoras todas as empresas (provedores e empresas de TI) que nos damos suporte, assim se torna mais fácil para gerencia, faz praticamente a mesma coisa que o PRGT, graficos, relatorios, alarmes, mapas, porcentagem etc, como ele é free, não "ganhamos" dinheiro em cima diretamente, quando alguma empresa nos procuram para dar suporte ou pretendendo implantar ai sim, damos suporte, ou se precisarem entregamos o sistema ja pronto

  15. #15

    Padrão Re: Monitoramento de rede.

    Amigos eu resolvi faser um teste com o Zabbix 1.8.2 mas o problema é que não sei configura-lo alguem tem algum tutorial para essa versão? (detalhe ele está instalado no debian).

  16. #16
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Monitoramento de rede.

    Citação Postado originalmente por slackalex Ver Post
    Amigos eu resolvi faser um teste com o Zabbix 1.8.2 mas o problema é que não sei configura-lo alguem tem algum tutorial para essa versão? (detalhe ele está instalado no debian).
    vc ja o instalou?

    existe a versão mais atual no site do zabbix, se instalou me avise aki no forum que irei ajuda-lo

  17. #17
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Monitoramento de rede.

    Bom dia!

    O Dude não se propõe a gerar gráficos e armazená-los por tempo indeterminado. Para aqueles que procuram apenas UM ferramenta que faça tudo, ele não serve.

    Uso ele para monitorar a rede, todos esses alarmes que o pessoal falou dá para fazer com ele.

    Para gerar gráficos, de TUDO, uso o cacti. Nele os meus clientes tem um usuário e senha e eles mesmos podem ver o consumo do link deles.

    Para armazenar os logs, acredito que o Splunk seja um dos melhores no mercado.


    PS: Posso apenas falar das ferramentas que uso, defendendo o que ela me trás de bom. Dizer que uma ferramenta não presta sem saber "ao fundo" como ela funciona e do que é capaz, na minha opinião não é legal, porque para quem está procurando uma solução, receber um parecer negativo assim, faz com que a ferramenta seja descartada sem ao menos ser testada.

    Abraço

  18. #18
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Monitoramento de rede.

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Bom dia!

    O Dude não se propõe a gerar gráficos e armazená-los por tempo indeterminado. Para aqueles que procuram apenas UM ferramenta que faça tudo, ele não serve.

    Uso ele para monitorar a rede, todos esses alarmes que o pessoal falou dá para fazer com ele.

    Para gerar gráficos, de TUDO, uso o cacti. Nele os meus clientes tem um usuário e senha e eles mesmos podem ver o consumo do link deles.

    Para armazenar os logs, acredito que o Splunk seja um dos melhores no mercado.


    PS: Posso apenas falar das ferramentas que uso, defendendo o que ela me trás de bom. Dizer que uma ferramenta não presta sem saber "ao fundo" como ela funciona e do que é capaz, na minha opinião não é legal, porque para quem está procurando uma solução, receber um parecer negativo assim, faz com que a ferramenta seja descartada sem ao menos ser testada.

    Abraço

    Qual valor dele?

  19. #19
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Monitoramento de rede.

    Boa noite @Acronimo,

    Dos softwares que citei, todos são free, até certo ponto.

    O Splunk é free até 500MB de indexação DIÁRIOS, após isso tem um valor considerável.

    Abraço

  20. #20
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Monitoramento de rede.

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Boa noite @Acronimo,

    Dos softwares que citei, todos são free, até certo ponto.

    O Splunk é free até 500MB de indexação DIÁRIOS, após isso tem um valor considerável.

    Abraço

    o bom do Zabbix que é free total, não é somente de graça, mas como é aberto