+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Configurando servidor linux para controle de banda de usuarios e cache full do zero

    Ola amigos sou novo no site e novo tbm com esse sistema linux tenho a seguinte duvida.
    Tenho um dlink que faz load balace de dois link e dele sai um cabo lan para meu ap wirelles
    para meus clientes no bairro, gostaria que os amigos me explica se como devo fazer para fazer
    um controle de banda de usuarios individual e um cache full tbm, eu sei nem por onde começar
    nem qual sistema usar deste ja agradeço a atençao de todos a aguardo instruçoes.

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Configurando servidor linux para controle de banda de usuarios e cache full do zero

    Citação Postado originalmente por ANDREOSOUTO Ver Post
    Ola amigos sou novo no site e novo tbm com esse sistema linux tenho a seguinte duvida.
    Tenho um dlink que faz load balace de dois link e dele sai um cabo lan para meu ap wirelles
    para meus clientes no bairro, gostaria que os amigos me explica se como devo fazer para fazer
    um controle de banda de usuarios individual e um cache full tbm, eu sei nem por onde começar
    nem qual sistema usar deste ja agradeço a atençao de todos a aguardo instruçoes.
    bom criar do zero naa existe uma receita de bolo, mas posso indicar sistema prontos como o mk-auth que ja vem com cacche e um gerenciador otimo com controle de acesso e banda.

    para fazer o cache full tera q ter um rb fazendo o controle junto com o sistema proposto

    informacoes do sistema www.mk-auth.com.br
    obs. Este sistema se paga um valor de 49,90 uma unica vez e usa como quer.

    abraco
    Última edição por demattos; 30-12-2012 às 15:33. Razão: add info

  3. #3

    Smile Re: Configurando servidor linux para controle de banda de usuarios e cache full do zero

    ola amigo obrigado pela dica mais quero fazer assim usar um sistema linux tipo o ubuntus configuralo para fazer
    controle de banda para mim e um cache full tbm so que nao sei nem por onde começar ja tenho o ubuntus instalado
    agora nao sei o que fazer mais

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Configurando servidor linux para controle de banda de usuarios e cache full do zero

    Citação Postado originalmente por ANDREOSOUTO Ver Post
    ola amigo obrigado pela dica mais quero fazer assim usar um sistema linux tipo o ubuntus configuralo para fazer
    controle de banda para mim e um cache full tbm so que nao sei nem por onde começar ja tenho o ubuntus instalado
    agora nao sei o que fazer mais

    entao vamos la servicos instalados no Linux:

    Controle de banda individual: HTB ou CBQ
    Cache Full : Iptables para um bom firewall
    Sistema de Cache: Squid com Lusca e Incomun ( para ter Cache full Precisa de um cache certo )

    Site bom para iniciar a empreitada:

    www.UnderLinux.org
    www.vivaolinux.com.br

    esta ai o servicos que vc precisa ter para fazer o que vc quer, basta configurar a contendo cada servico e montar o servidor.

    Para Poupar bastante trabalho Mikrotik e Mk-auth como falei no topico anterior.

  5. #5
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Configurando servidor linux para controle de banda de usuarios e cache full do zero

    Citação Postado originalmente por ANDREOSOUTO Ver Post
    Ola amigos sou novo no site e novo tbm com esse sistema linux tenho a seguinte duvida.
    Tenho um dlink que faz load balace de dois link e dele sai um cabo lan para meu ap wirelles
    para meus clientes no bairro, gostaria que os amigos me explica se como devo fazer para fazer
    um controle de banda de usuarios individual e um cache full tbm, eu sei nem por onde começar
    nem qual sistema usar deste ja agradeço a atençao de todos a aguardo instruçoes.

    Antes de colocar um servidor e tals, o amigo deveria primeiro ler sobre o que precisa, controle de banda até o radio ap router vai dar esta opção a vc, leia, pelo que vi vai compartilhar uma ADSL nao é preciso colocar mais nada alem de um radio, e controlar os kbps de subida e descida, no proprio manual do radio wireless ensina isso,, agora se deseja aperfeiçoar coloque um mikrotik, uma rb433 e faça o controle de banda nela, mas isso vc terá que aprender, com leitura aqui mesmo no forum tem muito manual sobre isso

  6. #6

    Padrão Re: Configurando servidor linux para controle de banda de usuarios e cache full do zero

    olá amigo,

    concordo com o pessoal, para configuração nem que seja mínima, seria necessário que estudasse o minimo para poder implementar sua solicitação.

    Pois para um simples controle de banda, o seu próprio roteador dlink talvez fizesse isso.

    E para implementação de cache, também sugiro um estudo nem que seja simples e básico nos produtos que são oferecidos no mercado!

    Espero ter ajudado em alguma coisa!

    Sds,
    Rafaell Dantas