+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Nova Topologia - 04 Links + 03 Proxy + 03 Load Balance

    Saudações amigos...
    A meses venho estudando uma topologia adequada para a realidade da minha rede, na qual eu possuo 04 links de diferentes operadoras... e depois de muito trabalhar cheguei ao esquema abaixo (imagem anexa).

    Consegui criar uma forma eficaz e com redundância no meu esquema de distribuição de links e balanceamentos...
    RESULTADO: Alta performance, redundância, economia de quase 40% dos links, e muita estabilidade!!!

    Gostaria da opinião dos amigos experientes aqui, como a do amigo @Marcionetfast ...

    Mais detalhes sobre a rede, postem perguntas.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         esquema_servidor01.jpg
Visualizações:	518
Tamanho: 	30,9 KB
ID:      	41555

  2. #2

    Padrão Re: Nova Topologia - 04 Links + 03 Proxy + 03 Load Balance

    Humm, ok, mas o que vc implementou ai, RIP, OSPF, BGP??? ti recomendo a implementar OSPF em sua rede, caso já tenha implementado, acrescenta este detalhe em sua topologia.

    EU ainda interligaria cada router via cabo, cada uma conversando direto uma com a outra, deixaria uma porta configurada, na que esta do lado esquerdo, e do lado direito, caso a que se encontre no centro apresentar problema, somente inverter o link, como as duas ainda assim se encontram interligadas via cabo, sua rede sofreria uma pequena parada, por questões de segundos, mas o cliente nem iria perceber.

    Posso esta errado, mas é uma visão com base no que vc esta mostrando.

    Veja o video.

    Ele faz algumas cofunções, e a explicação é bem superficial, mas como ele mesmo fala, é uma forma de estudar, e ensinar.


  3. #3
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Nova Topologia - 04 Links + 03 Proxy + 03 Load Balance

    Ai é q esta... eu fico com medo de rede 100% centralizada, acho que a descentralização é um meio de se prevenir de falhas, e com isso a falta de fornecimento do serviço... sei que é perigoso trabalhar assim, não pode fazer de qualquer jeito, mas bem feito funciona.

    Esta em teste aqui, vou postar os resultados....

    grande abraço

  4. #4

    Padrão Re: Nova Topologia - 04 Links + 03 Proxy + 03 Load Balance

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    Ai é q esta... eu fico com medo de rede 100% centralizada, acho que a descentralização é um meio de se prevenir de falhas, e com isso a falta de fornecimento do serviço... sei que é perigoso trabalhar assim, não pode fazer de qualquer jeito, mas bem feito funciona.

    Esta em teste aqui, vou postar os resultados....

    grande abraço
    O amigo tem toda razão, descentralizar é a receita.

    Por isso que a minha sugestão foi interligar as duas pontos, a que esta no centro.

    veja mais ou menos o que estou dizendo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nalvo.jpg
Visualizações:	268
Tamanho: 	54,3 KB
ID:      	41557
    Com relação ao cache compartilho da mesma opinião do amigo, ele tem que ser centralizado.

  5. #5

    Padrão Re: Nova Topologia - 04 Links + 03 Proxy + 03 Load Balance

    A cisco fabrica alguns balanceadores que funcionam muito bem ... uso em alguns clientes ..

    se no seu caso, voce tiver AS, ai ja muda um pouco a historia.. o que vc precisa fazer neste caso eh estudar seu trafego .. e montar os anuncios para os melhores caminhos ..
    internamente, use OSPF ..

    e acredito não ser necessário mais do que 1 proxy !!

  6. #6

    Padrão Re: Nova Topologia - 04 Links + 03 Proxy + 03 Load Balance

    Como disse o Alexandre, o ideal seria ter seu próprio AS e ter seu BGP com seus 4 links.
    É através do BGP que você vai ter o melhor caminho para a Internet através dos seus 4 links.
    Em baixo desse BGP, você liga seu proxy.
    Se quiser descentralizar, coloque uma RB em cada torre para criar o túnel até seu cliente, e um servidor radius no seu escritório é quem autoriza, autentica e faz accounting. Você monta essas RBs dos POPs com IBGP ou OSPF. Além disso, você pode entregar IP público para seus clientes usando um único pool. Este pool fica no escritório (usando radius + sqlippool).

    Se quiser redundância, é só utilizar 2 máquinas para BGP e 2 máquinas para proxy (se usar FreeBSD pode colocar elas em CARP).

    Aqui no fórum você tem várias pessoas que podem te auxiliar a colocar em prática esse cenário.
    Se sentir dificuldade, contrate um.

    Saudações,

  7. #7

    Padrão Re: Nova Topologia - 04 Links + 03 Proxy + 03 Load Balance

    A impressão que tenho que a estrutura do diagrama está no mesmo local físico.
    Se for esse o caso:
    - Como estão configurados os caches entre sí?
    - Squid/Lusca ou outro?

    Aproveitando que seu cache está paralelo configure um netwatcher para desativar o redirecionamento caso o mesmo pare de responder (não o ideal pois se o serviço parar a máquina continuará respondendo ping, mas ajuda em instabilidades elétricas).

  8. #8
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Nova Topologia - 04 Links + 03 Proxy + 03 Load Balance

    o servidor principal esta na torre, os quatro links estao fora, e chegam até lá por radio...

  9. #9

    Padrão Re: Nova Topologia - 04 Links + 03 Proxy + 03 Load Balance

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    A cisco fabrica alguns balanceadores que funcionam muito bem ... uso em alguns clientes ..

    se no seu caso, voce tiver AS, ai ja muda um pouco a historia.. o que vc precisa fazer neste caso eh estudar seu trafego .. e montar os anuncios para os melhores caminhos ..
    internamente, use OSPF ..

    e acredito não ser necessário mais do que 1 proxy !!
    Falou por mim já!