Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda para Resolver Problema em Rede Cabeada

    Boa tarde, estou passando por um problema com uma rede cabeada que tenho aqui na cidade.

    Tenho uma rede cabeada por quase todo o centro da cidade, distribuida pelos postes de luz da operadora aqui do PR (Copel) com uma soluação da Vertical Simples, que consiste em PAC's (Fonte + switch), a fonte central fica no datacenter a qual alimenta toda a rede, cada rede está ligada a um swtich por vlan cada rota em uma porta, temos 4 rotas ou seja 4vlan, os clientes utilizam cabo de rede lan expert se forem até 50m cabos de 2 pares mais de 50m 4 pares, notei que faz algum tempo que perde-se cerca de 8% dos pacotes do cliente (PPPOE) até os autenticadores mas não desconecta o pppoe, gostaria de saber se alguém já passou por algum problema pareçido e como devo proceder para resolver tal problema, lembrando que já foi verificado o switch central no datacenter e o mesmo não tem problemas, foi verificado grande parte dos conectores da rede e também estão em perfeito estado, será que os patch panels que são dois que utilizo para ligar a rede podem estar gerando esse tipo de problema???
    Aguardo resposta.
    Obrigado, até.
    Última edição por Magal; 09-01-2013 às 13:07. Razão: Correção do Título

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda para resolver problema em rede cabeada

    cara se seu switch for gerenciavel proucure por erros de crc nas portas caso tenha o erro é fisico, se não tem que verifcar se tem mais algum erro.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda para resolver problema em rede cabeada

    Cara, se sua estrutura é assim, já é mais que na hora, em ter um profissional competente ai, gerenciando tudo isso pra vc, caso contrario ficar indo em Fórum buscar buscar soluções, não irá resolver não, sua infra esta fada ao fracasso, por incompetência.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda para resolver problema em rede cabeada

    Eita Lan expert, sempre dando trabalho com seus cabos de alumínio cobreado...
    rsrsrsrs

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda para resolver problema em rede cabeada

    Olá

    Sempre irão ocorrer problemas em que nunca nos deparemos, não é por isso que tenho que sair contratando alguém pra resolver pra mim e outra se tu não sabe o que fazer pra me ajudar é aquela história que não ajuda não atrapalha, estou precisando de informações, dicas, experiência de quem já passou por isso ou algo parecido e não de criticas.
    Até.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda para resolver problema em rede cabeada

    Calma cara!!! vc monta uma rede, e parece que nem sabe o básico, e repito, se não chamar um profissional ai para avaliar, sua empresa, sua rede, esta fada sim ao fracasso, a prova esta ai, não aceita sugestões, e fica procurando receitas de bolos. Vamos lá
    e observa quantas vezes, ou quanto tempo vc esta tentando resolver isso; agora é claro, que as pessoas querem resolver um problema, somente temporal, e nunca definitivamente. Contrate um Professional bro, pra resolver isso ai pra vc, aqui no forum tem ótimos profissionais que ponderam resolver isso ai pra você.

    Sabe por que existe analista de teste?

    Por que o programador muitas vezes, ou quase sempre não consegui detectar os problemas que ele criou, se ele mesmo realizar o teste, o teste irá produzir resultados viciados, por isso que outra pessoa de fora da equipe, é que testa o sistema, ou pessoa testa o código fonte.

    No seu caso, é rede, a regra continua sendo valida, ou seja, chama uma pessoa de fora, para ti auxiliar a detectar o problema, mas a dó que pagar 1000, 2000, 5000 para um profissional não deixa.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda para resolver problema em rede cabeada

    Olá, amigo Agner Vainer...

    Vc já pensou na possibilidade de passar a utilizar uma marca de cabo de rede mais confiável? Já li inúmeros relatos de problemas que começaram devido ao uso dessa marca (lan expert)... experimente usar cabo de rede Furukawa, Telcon, sem descuidar tb da marca dos conectores rj45. Eu, particularmente, utilizo e recomendo 2 marcas: Amp e Furukawa.

    Abraço.
    Última edição por Poemander; 22-03-2015 às 20:00.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda para resolver problema em rede cabeada

    Hum tai, usam porcaria para deixar o projeto mais barato, depois ficam procurando defeitos, que muitas vezes são indetectáveis, mas por que isso ocorre? por que não chama um profissional e fica seguindo receitas de bolo.

  9. #9
    Avatar de jfilho3528
    Ingresso
    Sep 2012
    Localização
    Leme, Brazil, Brazil
    Posts
    10

    Padrão Re: Ajuda para resolver problema em rede cabeada

    Olá Agner, eu também trabalho com PAC da Vertical Simples e cabeamento Hercules da LanExpert, em questão de perda de pacotes, não tem como saber na lata o que é, então vc aplica a tentativa e exclusão:

    - Conector RJ45;
    - Fonte do PAC;
    - Porta do PAC;
    - PAC inteiro;


    também tenho problemas por causa de linha de pipa, corta um pouco o cabo, entra água da chuva e no dia seguinte com o calor evapora e vai pra porta do PAC


    E eu gostaria muito que os que estão ai reclamando de boca cheia da LanExpert, que recomendem uma boa solução em cabeamento UTP Outdoor, por que quero ver vc repor 80m de cabo a R$4,50 por causa de um moleque que cortou com linha de pipa, enquanto vc tem o cabo similar a R$0,99, falar é fácil né ??


    E qual é o problema do cara querer aprender a como solucionar um problema ?? O Fórum ta aqui pra isso poxa, se não fosse assim isso aqui seria apenas um batepapo enfeitado...tem gente que prefere pagar pra um terceiro dar uma geral, tem que gente que prefere aprender pra não ficar dependente, tanto faz, o importante é respeitar o seu colega aqui dentro.

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda para resolver problema em rede cabeada

    Olá jfilho3528

    Até que enfim alguém com respeito e humildade nesse post e com boa vontade, interessante seu comentário, também percebi esse problema, quando chove complica um pouco mais já notei que aumenta a latência da rede, aqui o meu grande problema está nos caminhões que arrebentam o cabo por carregarem coisas em altura não permitida essa questão de linha de pipa aqui em minha cidade não existe e realmente quem tá falando da má qualidade do cabo lan expert provavelmente nunca utilizou, já verifiquei grande parte da rede questão de conectores, cabos até já troquei a fonte de alimentação por uma nova, vou verificar essa questão das fontes dos pacs, como falei pretendo descobrir como resolver e não pagar pra alguém, mesmo que bata a cabeça é assim que funciona, mas cada um pensa de um jeito, deixa os muleques ai falar o que querem.
    Obrigado Jfilho.

  11. #11
    Avatar de jfilho3528
    Ingresso
    Sep 2012
    Localização
    Leme, Brazil, Brazil
    Posts
    10

    Padrão Re: Ajuda para resolver problema em rede cabeada

    Já me ocorreu muitas vezes de trocar a placa do PAC e continuar o problema...ai vi que tinha me esquecido da fonte, se ela não estiver 100%, vai acabar perdendo pacotes...

    Quanto ao cabo da LanExpert, ta certo, não é o top, mas infelizmente quando se trata de Outdoor tem que ver o custo-benefício...esse problema com linha de pipa é só em 2 bairros aqui na cidade, na grande maioria não tenho esse problema, mas quando acontece é dor de cabeça, por que até da pra tentar repassar o custo pro cliente e pedir pra ficar atento, mas se o cliente bater o pé não tem o que fazer.

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda para resolver problema em rede cabeada

    Vou verificar com calma essa situação, problema é verificar 30, 40, 50 postes até achar a bendita fonte rs. Pois é, aqui nós trocamos o cabo e não geramos custo para o cliente, até pq esse é o custo de manutenção da rede infelizmente, quanto ao cabo é o melhor custo beneficios sem dúvidas, mais uma vez obrigado.
    Abraço.

  13. #13
    Avatar de jfilho3528
    Ingresso
    Sep 2012
    Localização
    Leme, Brazil, Brazil
    Posts
    10

    Padrão Re: Ajuda para resolver problema em rede cabeada

    Mas ai no caso, no seu monitoramento você não consegue isolar qual PAC está perdendo pacotes ??

    Por que ai fica mais fácil, a partir do PAC X tem perda de pacotes, antes dele não, e por ai vai...

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda para resolver problema em rede cabeada

    Minha rede cabo não é monitorada, vou ter que testar os mesmos físicamente.

  15. #15
    Avatar de jfilho3528
    Ingresso
    Sep 2012
    Localização
    Leme, Brazil, Brazil
    Posts
    10

    Padrão Re: Ajuda para resolver problema em rede cabeada

    O ideal é monitorar sim, mesmo que seja apenas ping usando o The Dude, ajuda muito na resolução de problemas como este.

  16. #16

    Padrão Re: Ajuda para resolver problema em rede cabeada

    Citação Postado originalmente por Agner Vainer Ver Post
    Olá jfilho3528

    Até que enfim alguém com respeito e humildade nesse post e com boa vontade, interessante seu comentário, também percebi esse problema, quando chove complica um pouco mais já notei que aumenta a latência da rede, aqui o meu grande problema está nos caminhões que arrebentam o cabo por carregarem coisas em altura não permitida essa questão de linha de pipa aqui em minha cidade não existe e realmente quem tá falando da má qualidade do cabo lan expert provavelmente nunca utilizou, já verifiquei grande parte da rede questão de conectores, cabos até já troquei a fonte de alimentação por uma nova, vou verificar essa questão das fontes dos pacs, como falei pretendo descobrir como resolver e não pagar pra alguém, mesmo que bata a cabeça é assim que funciona, mas cada um pensa de um jeito, deixa os muleques ai falar o que querem.
    Obrigado Jfilho.
    Opa amigo, você esta ofendendo um membro do fórum " ao se referir ( deixa os muleques ai falar o que querem.) o que esta quase diretamente direcionado a minha pessoa, veja o quanto que já ajudei aqui no fórum veja o quando já indiquei serviços de alguns dos melhores aqui do fórum, veja a quantidade de dicas que já passei aqui, veja a reputação, peço para os moderadores dar uma olha nisto, pois ofender um membro é sempre complicado. Somente por que estou dando a sugestão de chamar uma pessoa com conhecimento, para ajudar a resolver, a pessoa já se acha o mais importante que todos. Quer saber bro, estudo computação, tenho certificações, trabalho o dia inteiro, e ainda ajudo as pessoas aqui no fórum...não sou como a grande maioria, que somente sabem beber beber, aqui no forum, mas na hora de repassar conhecimento são incapazes. Sucesso pra vc....e si um dia você chegar a contratar um profissional, lembre-se que já havia tentado abrir os seus olhos, para isto.

  17. #17

    Padrão Re: Ajuda para resolver problema em rede cabeada

    Bonus pra vc.

    Como os amigos acima falam, seria sim importante que a sua rede fosse monitorada, uma ótima ferramenta é o NAGIOS. Usa um scanner de cabos, para saber como esta o cabeamento, como uma ferramenta desta é muito cara, ai esta a importância de chamar um profissional, pois em muitos casos, eles possuem muitas ferramentas, o que evita você ter que compra-las.

  18. #18

    Padrão Re: Ajuda para resolver problema em rede cabeada

    Utilizo o DUDE pra monitoramento aqui mas não sei como fazer o monitoramento disso até pq os switchs não tem IP fixo, são bridges, e em momento algum quis ofender alguém, apenas estava criticando a tua atitude e muito menos estou criticando vc como membro do fórum, longe disso, mas conversa com menos agressividade ai tá, pareçe que vc é o cara mais certo do mundo e acredito eu que não seja, também trabalho o dia inteiro e ajudo como posso aqui no fórum, vlw.

  19. #19
    Avatar de jfilho3528
    Ingresso
    Sep 2012
    Localização
    Leme, Brazil, Brazil
    Posts
    10

    Padrão Re: Ajuda para resolver problema em rede cabeada

    Meu velho, os PACs que você está usando são passivos ?? Você não consegue acessar eles via interface web ??

    Hoje eu só trabalho com o modelo que é gerenciável, além de poder monitorar remotamente, você consegue acessar ele pra abrir e fechar portas, controlar fluxo de banda, ver erros crc, colisão de pacotes, etc...cada PAC tem seu IP interno.

    É o mesmo que comparar hub com switch !!

  20. #20

    Padrão Re: Ajuda para resolver problema em rede cabeada

    Citação Postado originalmente por jfilho3528 Ver Post
    Meu velho, os PACs que você está usando são passivos ?? Você não consegue acessar eles via interface web ??

    Hoje eu só trabalho com o modelo que é gerenciável, além de poder monitorar remotamente, você consegue acessar ele pra abrir e fechar portas, controlar fluxo de banda, ver erros crc, colisão de pacotes, etc...cada PAC tem seu IP interno.

    É o mesmo que comparar hub com switch !!
    Amigo, desculpe a pergunta que pode ser até idiota mas, quando vc se refere ao PAC com monitoramento vc está no caso colocando switchs gerenciaveis tipo os da compex certo? ou eu me enganei? o resto continua normal?