+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bloquear servidor DHCP vindo do cliente

    Bom dia a todos,

    estou com um problema aki que não consigo resolver tenho tres cliente que estão na parte cabeda do meu sistema que colocaram uns roteadores com servidor DHCP, isso ta fazendo com que os clientes que funcionan por hotspot peguem o ip deles envez de pegar o meu servidor como faço para bloquear esses roteadores? pois não posso e na casa de cada cliente que resolver colocar um servidor DHCP em casa, queria uma regra que colocasse no Mikrotik para inpedir que os outros clientes peguem esses ips.

    Desde já agradeço

  2. #2

    Padrão Re: Bloquear servidor DHCP vindo do cliente

    acredito que esses seus clientes não estejam conectador diretamente ao mikrotik, deve ter um switch onde você conecta os cabos de todos eles, e nesse mesmo switch vc conecta o mikrotik. se for esse o caso, você não pode resolver teus problemas com regras no teu mikrotik. Acho que o melhor que você pode fazer é instalar um roteadorzinho qualquer na casa do cliente fazendo a autenticação no seu servidor, e o cliente conecta o roteador dele no seu roteador que tá instalado lá. Você pode até instalar o roteadorzinho no seu lado da rede mesmo, próximo do switch, precisa nem ir na casa do cliente.

  3. #3

    Padrão Re: Bloquear servidor DHCP vindo do cliente

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    acredito que esses seus clientes não estejam conectador diretamente ao mikrotik, deve ter um switch onde você conecta os cabos de todos eles, e nesse mesmo switch vc conecta o mikrotik. se for esse o caso, você não pode resolver teus problemas com regras no teu mikrotik. Acho que o melhor que você pode fazer é instalar um roteadorzinho qualquer na casa do cliente fazendo a autenticação no seu servidor, e o cliente conecta o roteador dele no seu roteador que tá instalado lá. Você pode até instalar o roteadorzinho no seu lado da rede mesmo, próximo do switch, precisa nem ir na casa do cliente.

    E isso mesmo que acontece aki, será que não tem outra solução por que se eu tiver que colocar um roteador para cada cliente que colocar um servidor dhcp na casa to numa enrrascada.

    mais muito obrigado pela dica

  4. #4

    Padrão Re: Bloquear servidor DHCP vindo do cliente

    Citação Postado originalmente por phelipehg Ver Post
    E isso mesmo que acontece aki, será que não tem outra solução por que se eu tiver que colocar um roteador para cada cliente que colocar um servidor dhcp na casa to numa enrrascada.

    mais muito obrigado pela dica
    Infelizmente é isso mesmo, mau planejamento da rede so da nisso, o certo seria vc usar switchs com vlan fixa e roteador no cliente discando pppoe!!

  5. #5

    Padrão Re: Bloquear servidor DHCP vindo do cliente

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Infelizmente é isso mesmo, mau planejamento da rede so da nisso, o certo seria vc usar switchs com vlan fixa e roteador no cliente discando pppoe!!
    como funciona esses switchs com vlan e só ele resolveria ou teria que colocar mais os roteadores nos clientes?

  6. #6

    Padrão Re: Bloquear servidor DHCP vindo do cliente

    Somente com esses Sw com VLAN ja resolveria.
    A principio, é igual a um Sw comum... a diferença está na isolação...

    Em um Sw comum, todas as portas se enxergam.
    No Sw com Vlan, uma porta é isolada da outra... dessa forma, um cliente conectado em uma porta não recebe nenhum trafego de outro cliente, conectado em outra porta.

  7. #7

    Padrão Re: Bloquear servidor DHCP vindo do cliente

    melhor vc usar servidor pppoe no parte do cabo e colocar umas switch vlan em algum lugares do switch normal no poste mesmo ,tem esse modelo da SF 800 V - Switch 8 Portas Fast Ethernet VLAN da intelbrasR$ 75,57.



  8. #8

    Padrão Re: Bloquear servidor DHCP vindo do cliente

    tem rgras aqui no under pra isso tambem, pra vc usar no seu mk

  9. #9

    Padrão Re: Bloquear servidor DHCP vindo do cliente

    Ola,

    Da uma lida nesse tutorial aqui, para voce enteder um pouco melhor.

    http://aurelianomartins.wordpress.co...ntre-clientes/

    Atenciosamente.
    Antonio Carlos.

  10. #10

    Padrão Re: Bloquear servidor DHCP vindo do cliente

    Será que nao teria como fazer esse isolamento via configuração de mascara de sub rede? Nesse SW que vc tem ai, creio eu que com uma configuração de ips e mascara de sub rede, você poderia isolar clientes sem ter esse custo de compra de um SW que possui a capacidade de realizar VLans.

  11. #11

    Padrão Re: Bloquear servidor DHCP vindo do cliente

    Estou com esse mesmo problema aqui, já tentei diversas regras de bloqueio net-bios e o problema continua. Vai ser o jeito eu colocar vlan mesmo.