+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Peço ajuda para com vlan afim de evitar looping e broadcasting

    Gente, venho humildemente pedir ajuda para montar algumas vlans dentro de minha rede afim de querbrar o broadcasting e loopings que tem aparecido aqui.

    MInha rede por falta de conhecimento foi feita toda em bridge, e hoje ta um pouco grande, analizei e estudei diversos materiais aqui do forum e ate vídeos no youtube que pudessem me ajudar, mas não encontrei nada.

    Uso uma RB 1100 como servidor, nela tenho várias faixas de IP interno para atender os clientes, e uso hotspot.
    como ta tudo em bridge de qualquer ponto da rede me conecto em qualquer equipamento e com qualquer das faixas eu navego.

    Gostaria de montar uma vlan para cada faixa e entregar ela na sua devida torre.

    Segue um diagraminha simples para entendimento de como esta hoje.

    Desde ja agradeço.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DIAGRAMA REDE.jpg
Visualizações:	376
Tamanho: 	53,4 KB
ID:      	41794

  2. #2

    Padrão Re: Peço ajuda para com vlan afim de evitar looping e broadcasting

    Acho que seria mais adequado OSPF porém não coloquei ainda em produção por conta de diversas dúvidas que tenho e que ainda não sanei... o OSPF é mais pratico demanda menos configurações e menor impacto na implantação... pretendo ainda este ano abraçar essa empreitada!

  3. #3

    Padrão Re: Peço ajuda para com vlan afim de evitar looping e broadcasting

    O ideal é começar com o roteamento estatico para entender o funcionamento correto.
    Aí depois faz a migração para ospf.

  4. #4

    Padrão Re: Peço ajuda para com vlan afim de evitar looping e broadcasting

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Acho que seria mais adequado OSPF porém não coloquei ainda em produção por conta de diversas dúvidas que tenho e que ainda não sanei... o OSPF é mais pratico demanda menos configurações e menor impacto na implantação... pretendo ainda este ano abraçar essa empreitada!
    Valeu a dica amigo, vou estudar mais sobre o assunto

  5. #5

    Padrão Re: Peço ajuda para com vlan afim de evitar looping e broadcasting

    Bom, não sei o que tem na sua rede, mas aqui na rede temos uns 4000 clientes e resolvi meu problema com pppoe + filtro nos rádios e/ou RBs. Simples de implementar e tem o mesmo efeito melhor do que Vlan, pois todo trafego indesejável é bloqueado na origem. Como é uma rede grande o próximo passo é OSPF, mas é algo mais para frente.


    Anderson Araújo

  6. #6

    Padrão Re: Peço ajuda para com vlan afim de evitar looping e broadcasting

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    Gente, venho humildemente pedir ajuda para montar algumas vlans dentro de minha rede afim de querbrar o broadcasting e loopings que tem aparecido aqui.

    MInha rede por falta de conhecimento foi feita toda em bridge, e hoje ta um pouco grande, analizei e estudei diversos materiais aqui do forum e ate vídeos no youtube que pudessem me ajudar, mas não encontrei nada.

    Uso uma RB 1100 como servidor, nela tenho várias faixas de IP interno para atender os clientes, e uso hotspot.
    como ta tudo em bridge de qualquer ponto da rede me conecto em qualquer equipamento e com qualquer das faixas eu navego.

    Gostaria de montar uma vlan para cada faixa e entregar ela na sua devida torre.

    Segue um diagraminha simples para entendimento de como esta hoje.

    Desde ja agradeço.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DIAGRAMA REDE.jpg
Visualizações:	376
Tamanho: 	53,4 KB
ID:      	41794

    Grande amigo, não sei quantos clientes tem hoje! mais acho que esta na hora de parar de gerenciar tudo em rb, aqui sem querer fazer propagandas mais depois do www.routerbox.com.br as coisas melhoraram muito a rede esta toda roteada (rotas estáticas ! ou seja uma maravilha! o preço talvez pareca meio salgado, mais o suporte, o gerenciamento, a administração do provedor tudo fica mais fácil! e a implantação e bem tranquila!

  7. #7

    Padrão Re: Peço ajuda para com vlan afim de evitar looping e broadcasting

    Citação Postado originalmente por cls7007 Ver Post
    Grande amigo, não sei quantos clientes tem hoje! mais acho que esta na hora de parar de gerenciar tudo em rb, aqui sem querer fazer propagandas mais depois do www.routerbox.com.br as coisas melhoraram muito a rede esta toda roteada (rotas estáticas ! ou seja uma maravilha! o preço talvez pareca meio salgado, mais o suporte, o gerenciamento, a administração do provedor tudo fica mais fácil! e a implantação e bem tranquila!
    Valeu a dica, mas eu gerencio com mk-auth, e tenho thunder tambem na rede, porem quero ficar com o hotspot, mas toda ideia é bem vinda

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por snkbrz Ver Post
    Bom, não sei o que tem na sua rede, mas aqui na rede temos uns 4000 clientes e resolvi meu problema com pppoe + filtro nos rádios e/ou RBs. Simples de implementar e tem o mesmo efeito melhor do que Vlan, pois todo trafego indesejável é bloqueado na origem. Como é uma rede grande o próximo passo é OSPF, mas é algo mais para frente.


    Anderson Araújo
    Ja pensei muito no tal ppoe, mas gosto muito do hotspot, e não queria deixa-lo por n motivos, por isso acredito muito ainda na ideia ou de rotear a rede, mas autenticar tudo na central, ou fazer vlan

  8. #8

    Padrão Re: Peço ajuda para com vlan afim de evitar looping e broadcasting

    Meu amigo vou passar como e a rede que nós trabalhamos hoje

    RT(BOARD)> RT atenticação,firewall e filtros>Switch e Vlans> PTP-A> PTP B> AP´s

    2.000 clientes em 5 cidades e uma raio de atendimento de +/- 100km entre as cidades.

    Sou mais pppoe, mais no seu caso vai rodar hotspot redondinho.

    obs: mais uma dica realiza os filtros como bloqueio de dhcp e troca de ip entre outros direto na suas celulas.


    _____________________________________________________________________

    Se Deus quiser chegaremos lá
    Obigado galera do Under pelo espaço para se expressar!

  9. #9
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Peço ajuda para com vlan afim de evitar looping e broadcasting

    Amigo, Vlan é show para segmentar redes e reduzir problemas de broadcast e melhorar um pouco a segurança, mas loop não resolve não. Esse loop vai passar por todos os equipamentos que estiverem com essa Vlan configurada, gerando tráfego e alto uso de CPU. Para resolver loop só roteando mesmo (ospf, mpls, etc).