+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão tempo de troca de equipamentos da torre

    Olá pessoal, boa noite!
    Gostaria de saber do pessoal mais experiente aí, qual o tempo de duração de cada equipamento de sua torre.
    Tipo, cabos pig tail, centelhadores, antenas, cartões mini pci, fontes, etc...

    Pq tem 3 anos que não troco nada em minha torre, que tem todos os componentes que citei acima.

    A única coisa que troquei até hoje foi a fonte da routerboard.

    Abraços!

  2. #2

    Padrão Re: tempo de troca de equipamentos da torre

    Algumas antenas enferrujam devido a tratamento deficiente em 3 ou 4 anos, outras não. Alguns cabos oxidam a malha em 3 anos, outros não. Alguns conectores e centelhadores oxidam. Pior que acho que não é questão de preço, na zincagem, estanhagem, galvanização qualquer, ou mesmo na pintura por deposição, alguns fatores (No momento do tratamento) como temperatura ambiente, tensão, limpeza da agua, afetam o resultado, não acredito que os fabricantes tenham um sistema tão perfeito que gere produtos 100% iguais (Falando no acabamento).

    Teria que ver também maresia, umidade do ar, essas coisas, teoricamente esses materiais durariam mais em locais mais secos, mas aí tudo que é plastico e borracha ressecaria mais cedo.

    Mas deixa ver. Antena oxidada por fora não é problema, só vai criar problema hora que ficar criar buraco pra entrar agua, ou quando a oxidação for grande pra alterar a reflexividade. Cabo oxidado é um problema, uns usam aquela folha de aluminio não muito puro, cria capacitancia parasita ou altera a condutividade do cobre da malha, isso tem que trocar mesmo. Conector oxida de leve, mas é barato pra trocar.

    Já nos circuitos... capacitor é o ponto crítico, eles tem vida útil de digamos 2000 horas a 105 graus, ou 4000 horas a 95 graus, ou oito mil horas a oitenta e cinco graus (Meu numeral oito do teclado passou do tempo de troca, 4 anos e pifou....), e assim vai, de modo que é facil ter durabilidade de 25 mil horas numa RB em caixa hermetica no sol. Já fonte... a ESR é bem mais crítica nas fontes, e muitos fabricantes usam capacitores de menor durabilidade (Na verdade 2000 horas a 105 graus é capacitor ruim, os bons, usados em RB's e UBNT são pra a partir de 5000 horas (3000 horas nessa temperatura pode significar diferença de 50000 horas em temperatura mais baixa tipo 45 graus), enfim, essa parte vai depender do capacitores usados na época pelo fabricante (Eles trocam de series conforme disponibilidade, preço, ou decisão técnica (Uma "serie" boa é um modelo que suporte 5000 horas a 105 graus, uma "serie" ruim é uma que suporta só 1000 horas nessa temperatura, mas as series podem levar em conta fatores como capacitancia em alta frequencia, ESR mais baixa, ESH mais baixa, enfim, são modelos diferentes, de mesma capacitancia e tensão)).

    Mas deixa resumir, de RB e UBNT eu trocaria os capacitores maiores a cada 3 anos, das fontes eu trocaria a cada 15 meses, nas antenas dá pra meter um spray por fora a cada 2 anos, não fica bonito mas minimiza a ferrugem. Cabo não tem jeito, se rachar e entrar umidade tem que trocar, mas trocaria a cada 3 anos. Conectores idem. É um prazo meio curto pra muita gente, mas dá pra planejar essa manutenção com antecedencia e adiar se for preciso, põe como prioridade baixa. Antena eu só trocaria em caso de ferrugem, mas teria que ver por dentro porque o estanho e o cobre usados não são de alto grau de pureza por isso também oxidam... enfim, se tiver sinal de ferrugem externa eu abriria antena a cada 4 anos, por dentro usaria só WD40 (E pra vedar recomendo silicone de alta temperatura ao invez de silicone comum, silicone de alta temperatura é usado pra vedar tubagem de escapamento, achavel em lojas de peças e ferramentas, adere muuuuuito mais a plastico e metais que o silicone normal, fora que não sofre nada com sol enquanto silicone comum fica quebradiço com o tempo).

    Ah, cartão... tem pouco tempo que mecho com isso, mas vejo cartões de 5 anos em excelente funcionamento, como eles recebem tensão sem ripple nem nada, e o chipset trabalha bem abaixo do limite, não tem porque se deteriorar (Exceto maresia, raios, ufl/mmcx folgado de tanto tira-e-põe...). Mas eu lavaria com alcool isopropílico ou agua e detergente neutro (Secando com ar quente ou sol depois) a cada 4 anos... vai que a umidade e poeira cria capacitancia parasita.

  3. #3

    Padrão Re: tempo de troca de equipamentos da torre

    e o centelhador? No caso o meu é daqueles a gás...

  4. #4

    Padrão Re: tempo de troca de equipamentos da torre

    A visa útil teorica é dada pelo numero de pulsos que recebeu, não pelo tempo de uso. Geralmente o mínimo é uns 500 pulsos, mas pelo preço esses em conector N deviam suportar uns 20000 pulsos.
    Pra ter certeza só SE os fabricantes (Ou os importadores, ou os lojistas) informassem esse dado. Mas... raramente se consegue com vendedor ou importador alguma informação além do que está no folder que os desinformados do marketing fizeram.

    Se levar em conta uns 50 pulsos por ano (Aqui é solo arenoso, muito pouco raio, nunca morei nos lugares do brasil que dizem ter muito raio pra ter noção) deve durar decadas.
    (Você ainda encontra em funcionamento centelhadores usados em linhas de telegrafo, se não teve descarga o gas não deteriora nem os elementos oxidam)

    Os centelhadores pequenos, usados dentro de modens ou no mundo da eletronica, resistem bem menos que esses 500 pulsos, mas a praxe é mante-los na posição até estourar (Quenem fusivel), porque recebem bem menos pulsos.





    ------------------------------------------------------------------------
    Edit: Melhor dizendo, a vida útil depende dos pulsos desde que sejam de pequena intensidade, porque um raio direto, com 300KVA de potencia, ia obviamente estourar tudo, ia transpassar qualquer componente. O limite deles geralmente é uns 15-19KV, então se os pulsos ficarem abaixo de uns 5KV pode suportar tranquilo uns 500 deles. E... isso é bem raro de acontecer (É descarga que induz essa tensão nos cabos ou na antena).
    (Muita gente reclama dessa solução porque os cartões tem embutido solução similar que suporta mais de 10KV de descarga igual (Só os cartões decentes))

  5. #5

    Padrão Re: tempo de troca de equipamentos da torre

    valeu amigo, muito bem explicado.