+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Solução para no-break e descargas elétricas

    Alô amigos.
    Volta e meia estou enfrentando problema com queima de equipamentos em uma torre minha que fica no alto de um morro. A 6 meses atrás tive todos os equipamentos queimados e antes de ontem aconteceu novamente. A torre possui para-raio e aterramento, mas o problema está acontecendo pela rede elétrica. Algumas fontes Ubiquitis chegaram a explodir. Nesta torre possuo 4 Nano Stations e 2 AirGrids.

    A solução que estou pensando agora para proteger a alimentação dos equipamentos é a seguinte:




    Gostaria da opinião de vocês se estes equipamentos me darão uma segurança eficiente na alimentação destes equipamentos.

    Abraços,
    Jonas Lima

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Solução para no-break e descargas elétricas

    Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    Alô amigos.
    Volta e meia estou enfrentando problema com queima de equipamentos em uma torre minha que fica no alto de um morro. A 6 meses atrás tive todos os equipamentos queimados e antes de ontem aconteceu novamente. A torre possui para-raio e aterramento, mas o problema está acontecendo pela rede elétrica. Algumas fontes Ubiquitis chegaram a explodir. Nesta torre possuo 4 Nano Stations e 2 AirGrids.

    A solução que estou pensando agora para proteger a alimentação dos equipamentos é a seguinte:




    Gostaria da opinião de vocês se estes equipamentos me darão uma segurança eficiente na alimentação destes equipamentos.

    Abraços,
    Jonas Lima
    bom dia amigo, ja pensou em usar um DPS na entrada da sua rde http://www.fazfacil.com.br/reforma-c...cao/que-e-dps/


    abraco

  3. #3
    infornetprovedor
    Visitante

    Padrão Re: Solução para no-break e descargas elétricas

    Desculpe amigo , mas o título deste tópico está errado , pois isto não é uma solução , este amigo de cima citou a solução correta, o título de seu tópico deveria ser , MANEIRA CORRETA DE INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS NA TORRE...
    Desculpa aí amigo mas não tem solução nenhum neste tópico seu.

  4. #4

    Padrão Re: Solução para no-break e descargas elétricas

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    bom dia amigo, ja pensou em usar um DPS na entrada da sua rde http://www.fazfacil.com.br/reforma-c...cao/que-e-dps/
    abraco
    Olá Demattos, estava usando um desse quando na terça-feira queimou tudo: http://produto.mercadolivre.com.br/M...icos-raios-_JM

    A ligação do DPS estava correta, conforme orientação do fabricante, mesmo assim não resolveu nada.
    O Clamper é também um tipo de DPS. Estou pensando em usar ele.

  5. #5

    Padrão Re: Solução para no-break e descargas elétricas

    Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    Olá Demattos, estava usando um desse quando na terça-feira queimou tudo: http://produto.mercadolivre.com.br/M...icos-raios-_JM

    A ligação do DPS estava correta, conforme orientação do fabricante, mesmo assim não resolveu nada.
    O Clamper é também um tipo de DPS. Estou pensando em usar ele.
    Amigo Clamper já usei aqui e te digo , queimou tudo do mesmo jeito.

  6. #6

    Padrão Re: Solução para no-break e descargas elétricas

    Citação Postado originalmente por infornetprovedor Ver Post
    Desculpe amigo , mas o título deste tópico está errado , pois isto não é uma solução , este amigo de cima citou a solução correta, o título de seu tópico deveria ser , MANEIRA CORRETA DE INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS NA TORRE...
    Desculpa aí amigo mas não tem solução nenhum neste tópico seu.
    Infornet, não estou questionando a "MANEIRA CORRETA DE INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS NA TORRE" e sim querendo saber dos usuários o que eles sugerem para servir como no-break e ao mesmo tempo evitar descargas elétricas, ou seja, uma solução para o meu caso.

    Abraços,
    Jonas Lima

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por megabyte Ver Post
    Amigo Clamper já usei aqui e te digo , queimou tudo do mesmo jeito.
    E o que você está usando hoje? Está protegendo realmente os equipamentos?

  7. #7
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Solução para no-break e descargas elétricas

    Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    Olá Demattos, estava usando um desse quando na terça-feira queimou tudo: http://produto.mercadolivre.com.br/M...icos-raios-_JM

    A ligação do DPS estava correta, conforme orientação do fabricante, mesmo assim não resolveu nada.
    O Clamper é também um tipo de DPS. Estou pensando em usar ele.
    Mas entao ou teu aterramento nao esta bom, ou raio nao veio pela rede eletrica como vc comentou, ou tambem o raio caiu muito proximo da sua torre induzindo corrente no cabeamento.

    Ja vi isto ocorrer, o raio nao cair na torre mas proximo muit proximo e ir fritando tudo que estava no raio de campo dele, ai nem DPS vai segurar o estrago, mas verifique bem seu aterramento um aterramento ruim e melhor ficar sem para raios..

  8. #8

    Padrão Re: Solução para no-break e descargas elétricas

    Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    Infornet, não estou questionando a "MANEIRA CORRETA DE INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS NA TORRE" e sim querendo saber dos usuários o que eles sugerem para servir como no-break e ao mesmo tempo evitar descargas elétricas, ou seja, uma solução para o meu caso.

    Abraços,
    Jonas Lima

    - - - Updated - - -



    E o que você está usando hoje? Está protegendo realmente os equipamentos?
    Estou usando nada. Também tenho que analisar meu aterramento . Essa torre minha sempre queima equipamento.

  9. #9

    Padrão Re: Solução para no-break e descargas elétricas

    boa tarde a todos, aqui resolvi um pouco meus problemas da seguinte forma, comprei um terrômetro, e descobri que 90% dos aterramentos das torres não são eficientes, apos corrigir os aterramentos coloquei um painel solar com uma bateria estacionaria, só daí consegui dormir em paz, hoje estou espalhando painel solar.

  10. #10

    Padrão Re: Solução para no-break e descargas elétricas

    Vou te dar a solução para seus problemas, exatamente isso vamos lá:
    Vá em uma loja especializada, isso mesmo uma empresa séria que enrola transformadores( não adianta comprar esses prontos, tem de mandar enrolar) pede para enrolar dois trafos com isolamento especial no nucleo, coloca um trafo na saida da rede elétrica e o outro no final, onde está a torre com seus equipamentos. Detalhe importante, não pode esquecer de aterrar a cargaça dos tranformadores, por padrão o primário e segundario dos transformadores não há ligação fisica, é transportada a energia elétrica por indução e assim com nucleo isolado de forma profissional poderá dormir tranquilo com sua familia.

    OBS- Antes de adiquirir todos esses produtos que postou , faça o teste que lhe falei, é barato e pode estar certo, irá resolver. DEUS TE ABENÇÕE.....................

    OBS2- Não esqueça de nos dá o retorno, o forum vive disso, hoje o problema que passa, poderá ser de outro amanhã...............

  11. #11

    Padrão Re: Solução para no-break e descargas elétricas

    Use o DSP ou Clamper mas entre a rede externa e o dispositivo use fusível rápido. Melhor ainda, ligue varistores e centelhadores em paralelo (curto) à rede e instale o fusível rápido entre esses dispositivos e a rede; próximo ao equipamento (como um filtro de linha).
    Uma dica que lí (acho que aqui mesmo no fórum): instale tubos de ferro e suba os cabos mesmo blindados dentro deste tubo.
    O captador está a quantos metros acima do equipamento?
    Seus equipamentos estão num aterramento dedicado ou no mesmo do para-ráios?

  12. #12

    Padrão Re: Solução para no-break e descargas elétricas

    Amigo acredito que seu aterramento possa estar com problemas, aki estou a mais de 4 anos com o provedor aberto e nunca queimou nada em minha torre, e olha que todo verão é raio pra todo lado (essa semana ja teve bastante), na epóca chamei uma empresa que se chama Raio Brasil (a mesma que fez os para-raios do Cristo Redentor) e os caras colocaram o meu aterramento (aquele 3° pino das tomadas) na mesma malha do para raios, fiquei com bastante receio pois sou leigo e pensei: quando bater o raio vai torrar tudo, mas lá se vão 4 anos e tudo ok, tenho mais de 25 antenas (ubiquiti, alvarion, intelbras, mikrotik) na torre, e outra meu CPD fica tudo debaixo da torre, são 2 racks com 4 servidores, 2 switches gerenc 48p, 4 nobkeaks 2200va, reguas POE, ar refrigerado etc ... isso mostra a eficiencia de um para-raios bem feito.
    Obs: anualmente chamo a mesma empresa pra verificar se esta tudo ok com o aterramento, eles fazem a medição e me entregam um laudo técnico com um padrão ABNT desses da vida.

  13. #13

    Padrão Re: Solução para no-break e descargas elétricas

    Então gente... É tanta solução diferente que as vezes a gente fica até perdido no que deve ser feito.

    Sei que estão relatando experiências próprias sobre o que foi eficiente pra vocês e agradeço muito as sugestões de vocês, mas o que acham da minha solução que fiz no início do tópico? Gostaria de manter aquela estrutura, pois resolveria também o problema da falta de energia.

    Além daquilo que coloquei lá, o que acham que deveria ser adicionado ou trocado para melhorar a proteção?

    Abraços,
    Jonas Lima

  14. #14
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Solução para no-break e descargas elétricas

    Amigo, se teu pára-raios não ta dando conta do recado, símples, tira o captor e deixa somente a torre aterrada, o captor puxa os raios próximos para sua torre, quando a mesma é apenas aterrada só vai dar problema se o raio cair exatamente nela, mas verifica seu aterramento com aterrômetro, ou faça outro, lembrando que mesmo um bom aterramento no início das chuvas pode não funcionar pelo fato de a terra ainda não estar úmida. Uma solução para aumentar a qualidade do aterramento e que utilizo é colocar um saco de sal desses boiadeiro espalhado sobre e próximo o aterramento. Faça o uso do 3º pino no mesmo aterramento da torre, assim evita a diferença de potencial quando houver raios por perto. Se tudo isso não adiantar, ai é só uma boa oração pra se livrar dos raios, e quanto à sua pergunta com os equipamentos que descreveu com certeza irá melhorar sua proteção, mas como muitos já disseram, verifica o aterramento ele pode estar sendo o vilão de tudo. Abraço.

  15. #15

    Padrão Re: Solução para no-break e descargas elétricas

    1- O para-raio, voce liga na torre... e aterra os pés da torre .. o cabo do para-raio tem menor resistencia do que a estrutura metalica da torre

    2- faça o teste no seu aterramento, pode ser que a resistencia dele esteja alta.

    3- use DPS nas fases e no NEUTRO principalmente.. ou se for melhor ainda, use 220v e abandone o neutro. (mesmo assim coloque DPS nas fases).

    4- suba um cabo terra para aterrar a CAIXA dos equipamentos, como voce disse que usa somente equipamentos POE, a caixa pode ficar embaixo...

    5- suba tubulação metalica para a passagem dos cabos, e faça o aterramento desta tubulação.

    6- se usar cabo blindado, faça o aterramento deles..

    é importante que, o cabo de aterramento que vai para os equipamentos, nao estar ligado na mesma haste que estão os cabos do aterramento da torre (para-raio).


    eh muito importante voce medir seu aterramento ... tem q ficar abaixo de 10ohms .. tente deixa-lo com o minimo possivel ... (vá colocando haste até chegar em resultado satisfatorio).

  16. #16
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Solução para no-break e descargas elétricas

    Existem N fatores que pode estar ocasionando queima dos equipamentos em sua torre, confira aterramento nos para raios, coloque no minio 4 barras de aterramento, coloque o para-raios no minimo a 3 metros acima do topo da sua torre, quanto a rede eletrica compra um módulo isolador da apc, aterra as tomadas que vai usar, coloque um protetor contra surto e um disjuntor de uns 6A na parede... se isso não resolver amigo só mesmo com um sistema solar, pois ficará totalmente isolado da rede elétrica. assim como foi dito pelo colega.

  17. #17

    Padrão Re: Solução para no-break e descargas elétricas

    Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    Alô amigos.
    Volta e meia estou enfrentando problema com queima de equipamentos em uma torre minha que fica no alto de um morro. A 6 meses atrás tive todos os equipamentos queimados e antes de ontem aconteceu novamente. A torre possui para-raio e aterramento, mas o problema está acontecendo pela rede elétrica. Algumas fontes Ubiquitis chegaram a explodir. Nesta torre possuo 4 Nano Stations e 2 AirGrids.

    A solução que estou pensando agora para proteger a alimentação dos equipamentos é a seguinte:




    Gostaria da opinião de vocês se estes equipamentos me darão uma segurança eficiente na alimentação destes equipamentos.

    Abraços,
    Jonas Lima
    Uma solução e ajuda muito, é reforçar o aterramento do neutro da rede elétrica, em vários pontos na saida da rede do trasformador e na chegada em sua torre, e se possivel interligue esses aterramentos com o aterramento do para-raio com fios de cobre enterrados, pra ficarem todos no mesmo potencial. Essa dica recebi de um tecnico de uma empresa fornecedora de energia eletrica.