+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão SINDITELEBRASIL - Enviando boleto de cobrança ref SCM

    Bom dia aos amigos do Fórum
    Hoje pela manhã recebi uma correspondencia da SINDITELEBRASIL - Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móel Celular Pessoal - Entidade Sindical Patronal, ela está informando que passou a representar também a categoria das empresas prestadoras de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) e do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), conforme alteração estatutária aprovada na AGO ocorrida em 15/03/12. E que desta forma está utilizando de suas prerrogativas como entidade sindical e encaminhando as empresas abrangidas pela sua categoria a Guia para recolhimento da contribuição sindical ref ao exercício 2013
    Junto veio um boleto pra eu completar o valor ou seja 8% do capital social e quem tem capital social abaixo de 20.000,00 paga uma taxa mínima de 164,64
    Eu ainda nem falei com meu contado, mas acho que é mais um roubo, pois já pagamos sindicato patronal do comercio, e mais um sindicato da confederação, agora mais isto.

    Se alguem também recebeu por gentileza gostaria que comentassem se isso procede realmente ou é mais um esperto querendo apenas tirar nosso preciosso dinheirinho.
    Aguardo o parecer do pessoal do fórum.
    Att

    Almir

  2. #2

    Padrão Re: SINDITELEBRASIL - Enviando boleto de cobrança ref SCM

    Desse ai eu ainda não recebi, mais vou aproveitar e relatar sobre uma tal de "Telist@" que anda tentando fazer os empresários assinar um contrato para dar o golpe. Cuidado, como eu tenho contrato com a Guiatel, quase cai nessa. Achei que era a mesma coisa.

  3. #3

    Padrão Re: SINDITELEBRASIL - Enviando boleto de cobrança ref SCM

    Não há obrigatoriedade em pertencer e muito menos pagar este boleto a esta entidade, duvido que tenham atrativos e algo a oferecer em troca da "colaboração" fiquem atentos, esse pessoal só presta para levantar dinheiro do jeito fácil...

  4. #4
    Avatar de alpnet
    Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    Dores de Campos - MG
    Posts
    57

    Padrão Re: SINDITELEBRASIL - Enviando boleto de cobrança ref SCM

    Everton corretissimo, nao tem obrigação nehuma de pertencer a qualquer sindicato, associação quaisquer, sem sua propria vontade

  5. #5

    Padrão Re: SINDITELEBRASIL - Enviando boleto de cobrança ref SCM

    Tem que ver como é enquadrada a cobrança no boleto.
    Se é contribuição sindical é lei.

    http://portal.mte.gov.br/cont_sindical/

    Com estes recursos os sindicatos, tanto patronais como de empregados agem para garantir seus direitos.
    Na ocasião de um dissidio coletivo, os custos dos dissídios sai desta conta que os sindicatos mantém.
    E como sempre sobra um bocado para o Poder Público. O link explica mais detalhes.

    Mas concordo que é uma bolada que estes sindicatos recebem.

    Se é contribuição assistencial, daí é por livre decisão.
    Na contribuição assistencial aí vai entrar outros serviços acessórios como convênios de saúde, advogados em casos de litígios trabalhistas, consultorias, colonia de férias, etc etc.

  6. #6
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Post Re: SINDITELEBRASIL - Enviando boleto de cobrança ref SCM

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tem que ver como é enquadrada a cobrança no boleto.
    Se é contribuição sindical é lei.

    http://portal.mte.gov.br/cont_sindical/

    Com estes recursos os sindicatos, tanto patronais como de empregados agem para garantir seus direitos.
    Na ocasião de um dissidio coletivo, os custos dos dissídios sai desta conta que os sindicatos mantém.
    E como sempre sobra um bocado para o Poder Público. O link explica mais detalhes.

    Mas concordo que é uma bolada que estes sindicatos recebem.

    Se é contribuição assistencial, daí é por livre decisão.
    Na contribuição assistencial aí vai entrar outros serviços acessórios como convênios de saúde, advogados em casos de litígios trabalhistas, consultorias, colonia de férias, etc etc.
    Como o amigo falou e lei, se vc tem empregados tem categoria e obrigatorio o reconhemento ( dita piso salarial e disidios no sindicato ) se nao tem na sua cidade vc tem que esta filiado em algum que represente proximo sua categoria por que em caso demisao o pagamento de saida tem que ser feito no sindicato, acho que os amigos deveriam se informar com seu contadores. E sobre a combraca deve ser recolhindo uma vez por ano dos funcionarios e o patronal tambem, ser for filiado tera direitos ao sindicato filiado assitencia medica, advogado etc etc , so tem que ver ate onde o valor esta enquadrado, tanto que pode virar divida e vc ser negativado no ministerio do trabalho, estou segunda feira conversando com um advogado do sindicato da mineracao e extracao carvao aqui de minha cidade que vai orientar como proceder mas em conversa com um dos presidente da federacao das mineradoras do sul tem que ver bem antes de tomar a desicao de simplesmente deixar de pagar.

    Aqui nos somos todos enquadrados no sindicato do comercio por que nao tem um sindicato que nos represente como telecom

    abraco

  7. #7
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: SINDITELEBRASIL - Enviando boleto de cobrança ref SCM

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Não há obrigatoriedade em pertencer e muito menos pagar este boleto a esta entidade, duvido que tenham atrativos e algo a oferecer em troca da "colaboração" fiquem atentos, esse pessoal só presta para levantar dinheiro do jeito fácil...
    Quando se tem uma empresa legalizada é e se tem funcionários ai é obrigatório o pagamento do Sindicato Patronal, tanto que eu pago o sindicato do Comércio da minha cidade, isto todos os empresários sabem, por isso eu postei aqui a dúvida, pois as respostas corretas vão vir dos donos de provedores legalizados, e como já foi dito é lei, resta saber se este SINDITELEBRASIL realmente tem poder pra efetuar esta cobrança dos proprietários de SCM, o 1929 já mostrou a Lei, o amigo DEMATOS já mostrou a legalidade do referido SINDICATO, então por gentileza só postem se souberem do que se trata, pois esse post vai ajudar muito os donos de provedores que já receberam ou ainda vão receber a mesma correspondência que recebi.

    Att
    Almir

  8. #8

    Padrão Re: SINDITELEBRASIL - Enviando boleto de cobrança ref SCM

    Almir, tem que ver o que diz o estatuto do sindicato para conhecer a base de atuação.

    Confesso que também não pesquisei a fundo sobre este citado para ver. Mas foi muito bom você ter levantado esta questão que no nosso dia/dia acaba ficando em segundo plano.

    Com certeza é melhor pelo menos pagar para um sindicato da região. Mas sindicato do comércio pode ser muito genérico. Aqui temos o Sindicato dos Comerciários e o Sindicato do Comercio Varejista.
    Porém se um sindicato da categoria que se enquadra a empresa de telecom reivindicar a área para atuação, teria que passar para este novo.

  9. #9
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: SINDITELEBRASIL - Enviando boleto de cobrança ref SCM

    bom dia,



    No proprio site da instituicao http://www.sinditelebrasil.org.br/contribuicao.php#7 traz o que e o dever e os que estao isentos desta taxa, so quero enteder e nos caso em que ja somos filiados e pagamos esta taxa a outro sindicato, como falei no inicio estou indo conversar com um advogado especializado nestes assuntos e podera orientar no caso.

    abraco

  10. #10

    Padrão Re: SINDITELEBRASIL - Enviando boleto de cobrança ref SCM

    O correto seria alguém da área fiscal dar um apoio nesse dilema, amigo Tennet pode ajudar é conhecedor dessa área...
    https://under-linux.org/member.php?u=73937