+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida Ref. equips em 2.4ghz com largura 10 ou 5 mhz

    Boa tarde a todos,

    Estou pesquisando na melhor forma de reduzir os impactos de interferência e trabalhando como meta
    abaixar a largura de banda padrão de 20mhz para 10 ou 5mhz, mantendo a frequência em 2.4Ghz.

    Baseado nisso, peço sugestões aos amigos mais experientes do fórum assim como algumas duvidas.

    *Não levando em consideração perda de banda nem a qtd de conexões por setorial.

    1º Sabe-se que existe um ganho em termos de sinal, distancia e visada trabalhando com larguras inferiores.
    ->Alguem com experiencia e testes nesses critérios saberia afirmar o quanto se ganha e se possivel compartilhar
    suas experiencias?

    2º Como o padrão será alterado, existe(de preferencia) adaptadores wireless 2.4 que possuem a opção para alterar a
    largura da do canal?(20-10-5mhz). Se não, existe alguma serie e modelo de chipset com firmware ou software aberto
    que se possa editar e compilar?
    Obs: em varios modelos de radios existe isso, mas a grande duvida seria para placas ou adapt.'s sem fio em 2.4Ghz

  2. #2

    Padrão Re: Duvida Ref. equips em 2.4ghz com largura 10 ou 5 mhz

    Já fiz alguns teste com a linha 2.4 N da ubiquiti, Operando em 10 mhz
    Modo AP Nano station M2 2.4 operando em 10 mhz 1,5 km distancia do cliente nanoloco M2

    Interferencia quase nenhuma, pois somente eu operando neste modelo.
    Banda que conseguir foi no maximo 4MB de trafego, acredito que com distancia de no maximo 1 km consegue se banda mais altas.

  3. #3

    Padrão Re: Duvida Ref. equips em 2.4ghz com largura 10 ou 5 mhz

    Citação Postado originalmente por megabyte Ver Post
    Já fiz alguns teste com a linha 2.4 N da ubiquiti, Operando em 10 mhz
    Modo AP Nano station M2 2.4 operando em 10 mhz 1,5 km distancia do cliente nanoloco M2

    Interferencia quase nenhuma, pois somente eu operando neste modelo.
    Banda que conseguir foi no maximo 4MB de trafego, acredito que com distancia de no maximo 1 km consegue se banda mais altas.

    MegaByte chegou a testar a distancia maxima que iria conseguir até não ter mais banda para navegação? ou o ping ficar altissimo?

    outra coisa, quanto ficou a media dos pings?

    Obrigado !

  4. #4

    Padrão Re: Duvida Ref. equips em 2.4ghz com largura 10 ou 5 mhz

    O ping ficou na faixa 4m, 5m milesegundo . Acima de 1km não consegue banda alta, mesmo trabalhando em padrao N .
    Pode ter bons resultado com celulas de no maximo uns 900 metros.

  5. #5
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Duvida Ref. equips em 2.4ghz com largura 10 ou 5 mhz

    Citação Postado originalmente por megabyte Ver Post
    Já fiz alguns teste com a linha 2.4 N da ubiquiti, Operando em 10 mhz
    Modo AP Nano station M2 2.4 operando em 10 mhz 1,5 km distancia do cliente nanoloco M2

    Interferencia quase nenhuma, pois somente eu operando neste modelo.
    Banda que conseguir foi no maximo 4MB de trafego, acredito que com distancia de no maximo 1 km consegue se banda mais altas.

    Boa Tarde, uma pergunta, com airmax ativado ou desativado?

  6. #6

    Padrão Re: Duvida Ref. equips em 2.4ghz com largura 10 ou 5 mhz

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Boa Tarde, uma pergunta, com airmax ativado ou desativado?
    Airmax ativado.

  7. #7

    Padrão Re: Duvida Ref. equips em 2.4ghz com largura 10 ou 5 mhz

    tenho em 2x torre na area rural omni ubnt com rocket m2 e clientes c/ nano loco m2 até agora tudo ok.

    Trabalhao um a 10 e outra 5mhz airmax on

  8. #8

    Padrão Re: Duvida Ref. equips em 2.4ghz com largura 10 ou 5 mhz

    Esta sua pergunta vem de encontro com o que estou pensando em fazer.
    Trabalhar em 10mhz. Com RB mikrotik 711 e antena de grade. Porque isso? Pois se der pau vou ter que trocar só a rb. Com CPE com antena integrada, acaba perdendo todo o equipamento ou então dependendo de enviar para uma assistencia técnica.

    Mas com certeza para células de cobertura pequena, coisa de no máximo 1km e olhe lá.
    São poucas opções de equipamentos. Ubiquiti, Mikrotik ou então rádios que suportem o firmware DD-wrt.

    A situação pode ser resumida assim: se quer menos interferência e mais estabilidade, 10mhz. Se quer mais capacidade por célula, 40mhz.
    Em 5.8 o pessoal tem usado direto 40mhz, mas já existem relatos de saturação da faixa em algumas localidades.
    Em 2.4 é quase impossível configurar em 40mhz em um espectro tão concorrido. Em 5.8 logo vai chegar ao mesmo problema.

  9. #9

    Padrão Re: Duvida Ref. equips em 2.4ghz com largura 10 ou 5 mhz

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Esta sua pergunta vem de encontro com o que estou pensando em fazer.
    Trabalhar em 10mhz. Com RB mikrotik 711 e antena de grade. Porque isso? Pois se der pau vou ter que trocar só a rb. Com CPE com antena integrada, acaba perdendo todo o equipamento ou então dependendo de enviar para uma assistencia técnica.

    Mas com certeza para células de cobertura pequena, coisa de no máximo 1km e olhe lá.
    São poucas opções de equipamentos. Ubiquiti, Mikrotik ou então rádios que suportem o firmware DD-wrt.

    A situação pode ser resumida assim: se quer menos interferência e mais estabilidade, 10mhz. Se quer mais capacidade por célula, 40mhz.
    Em 5.8 o pessoal tem usado direto 40mhz, mas já existem relatos de saturação da faixa em algumas localidades.
    Em 2.4 é quase impossível configurar em 40mhz em um espectro tão concorrido. Em 5.8 logo vai chegar ao mesmo problema.
    Então o fato de diminuir a largura do canal não vai ter um ganho consideravel de sinal e distancia?
    pensei se coloca-se o a largura em 5 ou 10mhz o sinal conseguisse vencer barreiras como casas e arvores.
    Então isso nao se aplica?

  10. #10
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Duvida Ref. equips em 2.4ghz com largura 10 ou 5 mhz

    Citação Postado originalmente por mznet Ver Post
    Então o fato de diminuir a largura do canal não vai ter um ganho consideravel de sinal e distancia?
    pensei se coloca-se o a largura em 5 ou 10mhz o sinal conseguisse vencer barreiras como casas e arvores.
    Então isso nao se aplica?
    Nao se aplica, por que a modulacao continua a mesma 2.4 ou 5.8 Ghz o que vc esta mundando e a largura da banda que leva os pacotes.

    Sugiro uma estudada como funciona transmicao em Radio Frequencia, modulacao, demodulacao, padrao e comportamentos das ondas eletromagneticas.

    abraco

  11. #11

    Padrão Re: Duvida Ref. equips em 2.4ghz com largura 10 ou 5 mhz

    Olá galera,
    Não sei se meu comentário é pertinente ao tópico, mas pegou numa questão em que tenho procurado a muitos meses e ainda não obtive oportunidade para testar...

    Utilizar o padrão N em 2.4, sendo assim: RB433AH + R52N no POP transmitindo em N (2.4) e AP Krazer (2.4) b/g/n no cliente, seria viável? Passaria bandas altas?

  12. #12

    Padrão Re: Duvida Ref. equips em 2.4ghz com largura 10 ou 5 mhz

    Citação Postado originalmente por Smart Ver Post
    Olá galera,
    Não sei se meu comentário é pertinente ao tópico, mas pegou numa questão em que tenho procurado a muitos meses e ainda não obtive oportunidade para testar...

    Utilizar o padrão N em 2.4, sendo assim: RB433AH + R52N no POP transmitindo em N (2.4) e AP Krazer (2.4) b/g/n no cliente, seria viável? Passaria bandas altas?
    Perfeitamente viável.

    Se deixar a RB só em N , os rádios clientes que estivem em b/g não vão conectar. Neste caso configure a RB em b/g/n também.
    Se tiver rádios sem opção de alterar a largura de banda vai ter que deixar em 20mhz.

    Se os rádios clientes permitirem alterar a banda, tudo bem.
    Se configurar em 40mhz vai passar banda mais alta, mas por outro lado vai ocupar muita largura deixando poucos canais disponíveis. Seus concorrentes não vão gostar muito. E você também vai receber mais interferências.
    Apesar do Erick da Krazer preconizar o uso de 40mhz, particularmente acho muita coisa em 2.4.
    E os ap da Krazer o firmware me parece que não tem opção para baixar para 10mhz. É só 20 ou 40mhz.

  13. #13

    Padrão Re: Duvida Ref. equips em 2.4ghz com largura 10 ou 5 mhz

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Perfeitamente viável.

    Se deixar a RB só em N , os rádios clientes que estivem em b/g não vão conectar. Neste caso configure a RB em b/g/n também.
    Se tiver rádios sem opção de alterar a largura de banda vai ter que deixar em 20mhz.

    Se os rádios clientes permitirem alterar a banda, tudo bem.
    Se configurar em 40mhz vai passar banda mais alta, mas por outro lado vai ocupar muita largura deixando poucos canais disponíveis. Seus concorrentes não vão gostar muito. E você também vai receber mais interferências.
    Apesar do Erick da Krazer preconizar o uso de 40mhz, particularmente acho muita coisa em 2.4.
    E os ap da Krazer o firmware me parece que não tem opção para baixar para 10mhz. É só 20 ou 40mhz.
    Sim, a RB vai transmitir somente em N e os clientes serão somente em N também (Ap Krazer), estou sozinho em 2.4 na minha cidade, então não tenho esse problema em ocupar canais, minha dúvida é somente quanto a banda passante... se eu conseguir oferecer até 4MB para o cliente, com um limite de até uns 25 usuários por RB, já valeria a pena, mas ai já não sei se é querer demais do 2.4 rsrs

  14. #14

    Padrão Re: Duvida Ref. equips em 2.4ghz com largura 10 ou 5 mhz

    Citação Postado originalmente por Smart Ver Post
    Sim, a RB vai transmitir somente em N e os clientes serão somente em N também (Ap Krazer), estou sozinho em 2.4 na minha cidade, então não tenho esse problema em ocupar canais, minha dúvida é somente quanto a banda passante... se eu conseguir oferecer até 4MB para o cliente, com um limite de até uns 25 usuários por RB, já valeria a pena, mas ai já não sei se é querer demais do 2.4 rsrs
    Se sua celula for de no maximo uns 800 metros , pode ser que consiga !

  15. #15

    Padrão Re: Duvida Ref. equips em 2.4ghz com largura 10 ou 5 mhz

    Citação Postado originalmente por megabyte Ver Post
    Se sua celula for de no maximo uns 800 metros , pode ser que consiga !
    Exatamente, mas com 2MB já me daria por satisfeito, daria pra aumentar essa distância significativamente?

  16. #16

    Padrão Re: Duvida Ref. equips em 2.4ghz com largura 10 ou 5 mhz

    TP-Link TL-WR743ND / Intelbras WRN240 aceitam o DD-WRT e larguras de 10 e 5MHz.
    Instalei num WRN240 pra confirmar. Mas não to mais conseguindo instalar em outro pra testar o link.
    Tenho um adaptador wireless que uso com o inSSIDer e não nele consigo ver os sinal em 10MHz, só APs em 20 e 40MHz..