+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Podem me ajudar com balanceamento PCC p/ 3 links PPPoe de diferentes tamanhos?

    Mestres, boa noite!

    Por favor preço a ajuda de vocês, porque sozinho não consegui fazer o balanceamento. Sei o básico de mikrotik e tenho uma boa noção de roteamento, mas só sei manusear bem o mikrotik pelo winbox.

    Já pesquisei bastante aqui no forum, mas não consegui resolver. um tópico que achei legal foi esse https://under-linux.org/showthread.php?t=152913, mas utilizei também estes dois vídeos:

    http://www.4shared.com/get/QviDY6ZJ/pcc2rout.html



    Enfim, não consigo fazer o ballance PCC funcionar e preciso muito da ajuda de vocês por favor.

    Meu cenário é o seguinte:

    <Clientes> 10.0.0.0/24 e 192.168.0../24 (na mesma interface) ---> 192.168.0.10 <Mikrotik PPPOe> 192.168.88.2/30 ----> 192.168.88.1/30 <Mikrotik Ballance>

    O vídeo mais completo que vi foi o mostrando como fazer com os modems roteados, mas já vi modem roteado travando aqui e queria fazer com eles em PPPoe.

    Essas são as regras do Firewall do mikrotik do balanceamento (utilizei o comando 'export'):

    # jan/02/1970 01:24:39 by RouterOS 5.6
    # software id = 54HR-17TT
    #
    /ip firewall connection tracking
    set enabled=yes generic-timeout=10m icmp-timeout=10s tcp-close-timeout=10s \
    tcp-close-wait-timeout=10s tcp-established-timeout=1d tcp-fin-wait-timeout=\
    10s tcp-last-ack-timeout=10s tcp-syn-received-timeout=5s \
    tcp-syn-sent-timeout=5s tcp-syncookie=no tcp-time-wait-timeout=10s \
    udp-stream-timeout=3m udp-timeout=10s
    /ip firewall mangle
    add action=accept chain=prerouting comment=\
    "Aceitar todo o tr\E1fego para redes conectadas" disabled=no dst-address=\
    192.168.88.0/30 src-address=192.168.88.0/30
    add action=mark-connection chain=police_router disabled=no dst-address-type=\
    !local new-connection-mark=ISP3_conn passthrough=yes \
    per-connection-classifier=both-addresses:6/3
    add action=mark-routing chain=prerouting comment=\
    "RADIUSNET SAINDO SEMPRE PELO MESMO LINK - DEIXAR NO INICIO DA MANGLE" \
    disabled=no dst-address=186.202.62.75 new-routing-mark=ISP1_trafic \
    passthrough=no
    add action=accept chain=prerouting comment=\
    "Aceitar conex\E3o entre os tr\EAs ISPs" disabled=yes dst-address=\
    10.0.10.0/30 src-address=192.168.88.0/30
    add action=accept chain=prerouting disabled=yes dst-address=10.0.20.0/30 \
    src-address=192.168.88.0/30
    add action=accept chain=prerouting disabled=yes dst-address=10.0.30.0/30 \
    src-address=192.168.88.0/30
    add action=mark-connection chain=prerouting comment=\
    "Regras que fazem a marca\E7\E3o das conex\F5es que vem dos tr\EAs ISPs" \
    connection-mark=no-mark disabled=yes in-interface=ISP1 new-connection-mark=\
    ISP1_conn passthrough=yes
    add action=mark-connection chain=prerouting connection-mark=no-mark disabled=\
    yes in-interface=ISP2 new-connection-mark=ISP2_conn passthrough=yes
    add action=mark-connection chain=prerouting connection-mark=no-mark disabled=\
    yes in-interface=ISP3 new-connection-mark=ISP3_conn passthrough=yes
    add action=jump chain=prerouting comment=\
    "Pol\EDtica de encaminhamento personalizado" connection-mark=no-mark \
    disabled=yes in-interface=local jump-target=police_router
    add action=mark-routing chain=prerouting comment=\
    "Marca de roteamento para enviar pacotes a partir de conex\F5es marcadas" \
    connection-mark=ISP1_conn disabled=yes new-routing-mark=ISP1_trafic \
    passthrough=yes src-address=192.168.88.0/30
    add action=mark-routing chain=prerouting connection-mark=ISP2_conn disabled=yes \
    new-routing-mark=ISP2_trafic passthrough=yes src-address=192.168.88.0/30
    add action=mark-routing chain=prerouting connection-mark=ISP3_conn disabled=yes \
    new-routing-mark=ISP3_trafic passthrough=yes src-address=192.168.88.0/30
    add action=mark-routing chain=output comment="Marca de roteamento" \
    connection-mark=ISP1_conn disabled=yes new-routing-mark=ISP1_trafic \
    passthrough=yes
    add action=mark-routing chain=output connection-mark=ISP2_conn disabled=yes \
    new-routing-mark=ISP2_trafic passthrough=yes
    add action=mark-routing chain=output connection-mark=ISP3_conn disabled=yes \
    new-routing-mark=ISP3_trafic passthrough=yes
    add action=mark-connection chain=police_router comment=\
    "Regras que fazem o equil\EDbrio de carga entre os links" disabled=yes \
    dst-address-type=!local new-connection-mark=ISP1_conn passthrough=yes \
    per-connection-classifier=both-addresses:6/0
    add action=mark-connection chain=police_router disabled=yes dst-address-type=\
    !local new-connection-mark=ISP2_conn passthrough=yes \
    per-connection-classifier=both-addresses:6/1
    add action=mark-connection chain=police_router disabled=yes dst-address-type=\
    !local new-connection-mark=ISP2_conn passthrough=yes \
    per-connection-classifier=both-addresses:6/2
    add action=mark-connection chain=police_router disabled=yes dst-address-type=\
    !local new-connection-mark=ISP3_conn passthrough=yes \
    per-connection-classifier=both-addresses:6/4
    add action=mark-connection chain=police_router disabled=yes dst-address-type=\
    !local new-connection-mark=ISP3_conn passthrough=yes \
    per-connection-classifier=both-addresses:6/5
    /ip firewall nat
    add action=masquerade chain=srcnat disabled=no out-interface=pppoe-out1
    add action=masquerade chain=srcnat disabled=no out-interface=pppoe-out2
    add action=masquerade chain=srcnat disabled=no out-interface=pppoe-out3
    add action=dst-nat chain=dstnat comment="REDIRECIONAMENTO RB INTERNA" disabled=\
    no dst-port=8999 in-interface=pppoe-out1 protocol=tcp to-addresses=\
    192.168.88.2 to-ports=8291
    add action=dst-nat chain=dstnat comment="REDIRECIONAMENTO RADIUSNET RB INTERNA" \
    disabled=no dst-port=32323 in-interface=pppoe-out1 protocol=tcp \
    to-addresses=192.168.88.2 to-ports=32323
    /ip firewall service-port
    set ftp disabled=no ports=21
    set tftp disabled=no ports=69
    set irc disabled=no ports=6667
    set h323 disabled=no
    set sip disabled=no ports=5060,5061 sip-direct-media=yes
    set pptp disabled=no



    Estas são as regras das rotas:

    # jan/02/1970 01:26:11 by RouterOS 5.6
    # software id = 54HR-17TT
    #
    /ip route
    add disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe-out1 \
    routing-mark=ISP1_trafic scope=30 target-scope=10
    add disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe-out2 \
    routing-mark=ISP2_trafic scope=30 target-scope=10
    add disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe-out3 \
    routing-mark=ISP3_trafic scope=30 target-scope=10
    add comment=5MB disabled=no distance=3 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe-out1 \
    scope=30 target-scope=10
    add comment=10MB disabled=no distance=4 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=\
    pppoe-out2 scope=30 target-scope=10
    add comment=15MB disabled=no distance=5 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=\
    pppoe-out3 scope=30 target-scope=10
    add comment="ROTA REDE INTERNA - CLIENTES" disabled=no distance=1 dst-address=\
    10.0.0.0/24 gateway=192.168.88.2 scope=30 target-scope=10
    add comment="ROTA REDE INTERNA" disabled=no distance=1 dst-address=\
    192.168.0.0/24 gateway=192.168.88.2 scope=30 target-scope=10


    Desde já fico muito agradecido pela ajuda!

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Podem me ajudar com balanceamento PCC p/ 3 links PPPoe de diferentes tamanhos?

    fiz minha configuraçao por aqui, https://under-linux.org/showthread.php?t=134749

  3. #3

    Padrão Re: Podem me ajudar com balanceamento PCC p/ 3 links PPPoe de diferentes tamanhos?

    Amigo, acessei o tópico e verifiquei os links para download do programa que gera o código do balanceamento.
    Mas o problema é que nenhum dos links para download do programa funcionam...

  4. #4

    Padrão Re: Podem me ajudar com balanceamento PCC p/ 3 links PPPoe de diferentes tamanhos?

    amigo..... montei um PCC com ADSL modens em bridge com a RB discando PPPOE acompanhando o video do geronimo. Se procurar vai ver ele ensinando 1° com modem roteado, e neste vídeo ele explica como colocar em bridge. É simples. a diferença é a quantidade links e como balanceá-los.


  5. #5

    Padrão Re: Podem me ajudar com balanceamento PCC p/ 3 links PPPoe de diferentes tamanhos?

    Amigo, este vídeo ensina como fazer com os modems em modo roteado. O modem não trava se tivermos por exemplo 100 clientes conectados?

    O outro vídeo que ele mostra a diferença em fazer como bridge está muito confuso, pois ele aproveita configurações do vídeo anterior, sendo que no vídeo anterior ele cria várias regras de Mangle apontando para os endereços dos modems roteados e não muda estas regras no segundo vídeo no qual ele ensina como fazer no modo bridge. Entendeu o porque do meu problema?

    Mesmo assim, agradeço por sua ajuda.

    Obrigado!

  6. #6

    Padrão Re: Podem me ajudar com balanceamento PCC p/ 3 links PPPoe de diferentes tamanhos?

    amigo como eu tinha o programa aqui no meu computador eu hospedei no 4shared, mas créditos para o usuario @scan ele quem criou o programa, e sei que funciona que e uma belezinha. e nao recomendo usar modem roteador uma hora ou outra vai travar. segue, http://www.4shared.com/rar/8dFCNl3i/progama_pcc.html

  7. #7

    Padrão Re: Podem me ajudar com balanceamento PCC p/ 3 links PPPoe de diferentes tamanhos?

    Verdade. Modem roteado trava mesmo. Vi isso na prática.

    Estive lendo aquele post do usuário @scan que vc me mandou, e vi que o próprio @scan disse que o programa ainda não faz códigos para quem usa modem em Bridge, pois ele não tinha certeza do código e também nunca usou ADSL em Bridge porque só usar link dedicado.

    Com você funcionou em Bridge?

  8. #8

    Padrão Re: Podem me ajudar com balanceamento PCC p/ 3 links PPPoe de diferentes tamanhos?

    Citação Postado originalmente por viniciuschagas Ver Post
    Verdade. Modem roteado trava mesmo. Vi isso na prática.

    Estive lendo aquele post do usuário @scan que vc me mandou, e vi que o próprio @scan disse que o programa ainda não faz códigos para quem usa modem em Bridge, pois ele não tinha certeza do código e também nunca usou ADSL em Bridge porque só usar link dedicado.

    Com você funcionou em Bridge?
    aqui tenho os dois no mesmo pcc, um com modem em bridge e com rede roteado, também pode usar o progama só com bridge que funciona redondo pois já testei. talves a única coisa que voce vá te que configurar no final pra ficar redondo seja a configuraçao de saída o dns ele nao configura muito bem, mais isso e cafe pequeno, no principal mesmo e a configuraçao do pcc que ele já te entrega redondo. faça o teste ai se resta alguma dúvida te explico. sim lembrando e recomendavel vc usar o pcc a parte do seu sevidor. de preferencia usar uma rb 750 ou 450.

  9. #9

    Padrão Re: Podem me ajudar com balanceamento PCC p/ 3 links PPPoe de diferentes tamanhos?

    Amigo ao q diz respeito ao video do gerominho,eu usei aqui um tempo e ficou show de bola mesmo.Usei em brigde,roteado e cargas diferentes,todos ok mesmo.Mas sem duvida em brigde com cargas diferentes é o melhor.Porem temos q verificar a versão do mk,como já diz no video.