+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tecnologia MPLS - Discussão

    Bom dia.

    Comecei a algum tempo, buscar conteúdo sobre MPLS e estudar esta tecnologia devido ha alguns paradigmas que tenho na minha cabeça a tempos.

    Meu conhecimento sobre a tecnologia é superficial, mas oque me motivou estudar ela foi uma das questões abaixo.

    Você acha justo, que um usuário da sua rede, que utilize a internet para trabalho, navegação e serviços "Voip VPN etc..", ter a mesma prioridade que um usuário "Home", que utilize p2p, torrent etc.. ?

    Que os tráfegos tenham a mesma tratativa ou mesmo, utilizem a mesma via de transmissão ?

    Estas duas perguntas foram oque moveram-me a estudar a tecnologia.

    Sei que através de roteamento dinâmico, e QoS , consigo fazer isto nos modelos de rede que já conheço e trabalho "OSPF".

    Gostei bastante da parte de QoS no MPLS e TE "Traffic Engineer", por cima , oque me interessou foi o tratamento dos dados, e a distinção da via de transporte, por exemplo:
    Voip, Navegação, Email e Serviços que exijam baixa latência e confiabilidade vão por uma Via direta "sem hop, que tem um custo de infra mais caro", até o roteador de borda "ABC-PRINCIPAL",
    e os outros tipo de trafego P2P TORRENT entre outros, seguem por uma via que possui mais "hop's" na minha rede , mas tem um custo de infra menor para min,até chegar no roteador de borda "ABC-PRINCIPAL".

    Bom está é uma parte doque estou estudando.

    Alguém tem experiencias em produção com MPLS, dicas de benefícios ou métodos ?

    Como seria um modelo básico de uma rede em mpls por exemplo , com 3 pop's, onde em cada pop conecta 100 clientes por exemplo ?

    Eu penso em algo fechando mpls entre os roteadores, e os pop's autenticando em pppoe, estou correto ?

    Seria legal continuar esta discussão, pois acredito que mais pessoas tenham estas duvidas/interesses.
    Última edição por ItapeAlan; 25-01-2013 às 09:51.

  2. #2
    Avatar de leopiri
    Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    2

    Wink Re: Tecnologia MPLS - Discussão

    Citação Postado originalmente por ItapeAlan Ver Post
    Bom dia.

    Comecei a algum tempo, buscar conteúdo sobre MPLS e estudar esta tecnologia devido ha alguns paradigmas que tenho na minha cabeça a tempos.

    Meu conhecimento sobre a tecnologia é superficial, mas oque me motivou estudar ela foi uma das questões abaixo.

    Você acha justo, que um usuário da sua rede, que utilize a internet para trabalho, navegação e serviços "Voip VPN etc..", ter a mesma prioridade que um usuário "Home", que utilize p2p, torrent etc.. ?

    Que os tráfegos tenham a mesma tratativa ou mesmo, utilizem a mesma via de transmissão ?

    Estas duas perguntas foram oque moveram-me a estudar a tecnologia.

    Sei que através de roteamento dinâmico, e QoS , consigo fazer isto nos modelos de rede que já conheço e trabalho "OSPF".

    Gostei bastante da parte de QoS no MPLS e TE "Traffic Engineer", por cima , oque me interessou foi o tratamento dos dados, e a distinção da via de transporte, por exemplo:
    Voip, Navegação, Email e Serviços que exijam baixa latência e confiabilidade vão por uma Via direta "sem hop, que tem um custo de infra mais caro", até o roteador de borda "ABC-PRINCIPAL",
    e os outros tipo de trafego P2P TORRENT entre outros, seguem por uma via que possui mais "hop's" na minha rede , mas tem um custo de infra menor para min,até chegar no roteador de borda "ABC-PRINCIPAL".

    Bom está é uma parte doque estou estudando.

    Alguém tem experiencias em produção com MPLS, dicas de benefícios ou métodos ?
    seria legal continuar esta discussão, pois acredito que mais pessoas tenham estas duvidas/interesses.
    Me interesso demais pelo assuno, não posso ajudar muito, na empresa que eu trabalho usa Mpls porém não e comigo nada sobre o assunto, quero me inteirar mais até para crescimento pessoal.

  3. #3

    Padrão Re: Tecnologia MPLS - Discussão

    Bom vamos começar com algo básico ? algo que todos consigam se familiarizar em seus provedores ou redes corporativas ?


    Como seria um modelo básico de uma rede em mpls por exemplo , com 3 pop's, onde em cada pop conecta 100 clientes por exemplo ?

    Eu penso em algo fechando mpls entre os roteadores, e os pop's autenticando em pppoe no caso de provedor, estou correto ?

  4. #4

    Padrão Re: Tecnologia MPLS - Discussão

    Muito boa essa discusão, vai ser preciso ter muita paciência com os iniciantes!


    BETOPCX LTDA.

    Paulo Roberto (41) 9905-1630
    Administrador de redes e servidores.

    Grandes problemas exigem soluções maiores ainda!
    Última edição por betopcx; 26-01-2013 às 11:59.

  5. #5

    Padrão Re: Tecnologia MPLS - Discussão

    Pois é, tem de ter paciência.

    Pena o mikrotik não ter um simulador de redes, mas voltando o assunto, estou utilizando o Cisco Packet Tracer.

    Estou simulando uma rede neste modelo.
    OSPF + MPLS + IBGP.

    Fazendo a analise de trafego etc, ficou bem legal, agora vou testar o balanceamento por duas vias, uma de 30Mbits, outra de 100Mbits.

    Acredito que será muito boa a experiencia.

  6. #6

    Padrão Re: Tecnologia MPLS - Discussão

    Citação Postado originalmente por ItapeAlan Ver Post
    Pena o mikrotik não ter um simulador de redes, mas voltando o assunto, estou utilizando o Cisco Packet Tracer.
    Com os preços dos roteadores Cisco, só com simulador para poder estudar, testar e dimensionar qual equipamento você precisará em seu projeto de rede.

    Com o baixíssimo preço dos roteadores MikroTik Routerboard e das licenças do MikroTik RouterOS, é mais vantajoso comprar[1] vários ativos. Dessa forma, você simula na prática um ambiente de produção, de forma controlada e isolada.

    Citação Postado originalmente por ItapeAlan Ver Post
    Estou simulando uma rede neste modelo.
    OSPF + MPLS + IBGP.

    Fazendo a analise de trafego etc, ficou bem legal, agora vou testar o balanceamento por duas vias, uma de 30Mbits, outra de 100Mbits.
    Bacana isso. Testes em bancadas evitam supresas desagradáveis

    [1] https://under-linux.org/showthread.p...696#post640696

    Saudações,

    Trober

  7. #7

    Padrão Re: Tecnologia MPLS - Discussão

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Com os preços dos roteadores Cisco, só com simulador para poder estudar, testar e dimensionar qual equipamento você precisará em seu projeto de rede.

    Com o baixíssimo preço dos roteadores MikroTik Routerboard e das licenças do MikroTik RouterOS, é mais vantajoso comprar[1] vários ativos. Dessa forma, você simula na prática um ambiente de produção, de forma controlada e isolada.



    Bacana isso. Testes em bancadas evitam supresas desagradáveis

    [1] https://under-linux.org/showthread.p...696#post640696

    Saudações,

    Trober
    Pois é, o preço é bem em conta, mas vira muita bagunça eheheheh muito fio e ficar conectando desconectando cabo.... prefiro montar no simulador da cisco mesmo para testar devido a praticidade....

    Depois de tudo testado, sei que no mikrotik é igual heheh só configurar que irá funcionar tb.

  8. #8

    Padrão Re: Tecnologia MPLS - Discussão

    Citação Postado originalmente por ItapeAlan Ver Post
    Pois é, o preço é bem em conta, mas vira muita bagunça eheheheh muito fio e ficar conectando desconectando cabo.... prefiro montar no simulador da cisco mesmo para testar devido a praticidade....

    Depois de tudo testado, sei que no mikrotik é igual heheh só configurar que irá funcionar tb.
    Sim, concordo. Bem mais prático ter um software.

    O que me assusta, no simulador, é o próprio fabricante fazer ressalvas.

    Cisco Packet Tracer provides multiple opportunities for instructors to demonstrate networking concepts. Although Packet Tracer is not a substitute for real equipment, it allows students to practice using a command-line interface. This "e-doing" capability is a fundamental component of learning how to configure routers and switches.
    Na simulação pode funcionar muito bem PE-CE. É a iminência do inesperado no ambiente real.

    Saudações,

    Trober

  9. #9

    Padrão Re: Tecnologia MPLS - Discussão

    Pois é hehe. eu uso apenas para testes, metodologia e testar conceito etc.... ver se a coisa funciona.
    depois pego os mkt e faço funcionar.

  10. #10

    Post Re: Tecnologia MPLS - Discussão

    ItapeAlan parabéns, é através dos erros e da observação que não se erra mais no que já se sabe! Pelo menos era pra ser assim!

    Essa discusão ainda vai render muito... até mais!

  11. #11

    Padrão Re: Tecnologia MPLS - Discussão

    Boa tarde Galera.

    Fiz os testes que disse acima, consegui manipular o trafego (navegacao e email) por uma via que tenho uma melhor confiabilidade e menor tempo até meu roteador, e, (Torrent e outros) por uma via que da uma volta maior até chegar ao meu roteador.

    Ficou muito bom o serviço, fiz teste com velocidade final no usuario de 128kbps e 10Mbits, a navegação ficou idêntica para os dois.
    Muito boa e rápida, ai na hora de download, rs as diferenças aparecem, mas até ai normal.

  12. #12

    Padrão Re: Tecnologia MPLS - Discussão

    Alguem sabe como configurar o MPLS/VPLS numa rede como neste diagrama o OSPF esta funcionando ,queria fazer o VPLS entre o MK001 e MK007 quando ativo o LDP e adiciono as interfaces so consigo acessar até o segundo router, o winbox nao abre nem web, telnet funciona, ping funciona, tracert funciona.... a rede é roteada com /30 nas interfaces.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede.jpg
Visualizações:	184
Tamanho: 	24,3 KB
ID:      	42759

  13. #13

    Padrão Re: Tecnologia MPLS - Discussão

    Citação Postado originalmente por xkj1000 Ver Post
    Alguem sabe como configurar o MPLS/VPLS numa rede como neste diagrama o OSPF esta funcionando ,queria fazer o VPLS entre o MK001 e MK007 quando ativo o LDP e adiciono as interfaces so consigo acessar até o segundo router, o winbox nao abre nem web, telnet funciona, ping funciona, tracert funciona.... a rede é roteada com /30 nas interfaces.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede.jpg
Visualizações:	184
Tamanho: 	24,3 KB
ID:      	42759
    Estranho o OSPF está tudo certinho ? no MK0001 vc tem os anúncios dos MK007 ?

  14. #14

    Padrão Re: Tecnologia MPLS - Discussão

    Citação Postado originalmente por ItapeAlan Ver Post
    Estranho o OSPF está tudo certinho ? no MK0001 vc tem os anúncios dos MK007 ?
    sim, todos o estranho que aparecem todos no MK007 e no MK001, depois de alguns minutos cai e nao acessa mais, o IP do transporte era da loopback, mudei para das interfaces ethernet e ficou a mesma coisa, tinha uma observação sobre o MTU, aumentar de 1508 para 1522, mas nao funcionou tambem, entao setei para 1500, ficou normal, porem ao criar a VPLS tenho um tunel entre MK001 e MK007 funcional, mas do MK002 até o MK007 fora do tunel ja nao acessa mais....

  15. #15

    Padrão Re: Tecnologia MPLS - Discussão

    que estranho cara, você deveria ver todos roteadores pelo ospf, independente de ter fechado o vpls, vc está anunciando em algum roteador default route ?

  16. #16

    Padrão Re: Tecnologia MPLS - Discussão

    o OSPF esta normal, tenho acesso por IP a todos roteadores, sem rota padrao, acredito ser alguma coisa com o MTU, porque com o MTU 1500 setado na MPLS interface esta até funcionando