Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão prtg, cactis, mrtg e outros.

    Pessoal, boa tarde.

    Estou querendo implementar aqui na empresa um monitoramento com os seguintes itens:

    1º gerar graficos de consumo de todos os equipamentos da rede. (até ai blz)

    2º Cadastrar usuarios. (até ai blz)

    3º Como vou monitorar os equipamentos de todos os clientes, quero cadastrar os cliente e dar acesso ao cliente somente aos graficos gerados pelo equipamento dele.

    Ex: o PRTG faz isso, eu posso colocar para gerar graficos de um cliente ISP que temos e dou acesso ao cliente para ele acessar todos os dados do seu equipamento, inclusive todos os graficos e logs gerados. Mais o PRTG é muito caro.

    Gostaria de saber se os amigos do forum conhecem alguma ferramenta que trabalhe da mesma forma mais que seja free.

    Abraço a todos.

  2. #2

    Padrão Re: prtg, cactis, mrtg e outros.

    Para monitoramento da rede utilizo o The Dude mas preciso implementar a coleta dos dados de navegação dos clientes preciso saber de quem já tem sucesso nisso uma orientação a respeito de qual sistema usar e se existe uma solução gratuita em linux...

  3. #3

    Padrão Re: prtg, cactis, mrtg e outros.

    Tive uma experiencia boa com o zabbix só que por duvida de um amigo fui e testei o PRTG, concerteza bem melhor, te avisa em tempo real de algum problema, avisa por e-mail tudo muito facilmente, ele é direcionado para grandes adm de redes, só que seu uso ao meu ver já é bem prático mesmo para um administrador iniciante. Vale a pena pagar pela Licensa!

  4. #4

    Padrão Re: prtg, cactis, mrtg e outros.

    Aqui uso o dude, pois o mesmo envia sms quando algum ativo da rede para, não monitoro cliente, pois usamos ips publicos dinamicos, ja o PRTG não envia SMS usando um gateway, somente se colocar um modem direto na maquina!!

  5. #5

    Padrão Re: prtg, cactis, mrtg e outros.

    Testei o Nagios, Zabbix e o Cacti, e o que mais consegui avancar foi com o Cacti, embora me faltou muita coisa para arrumar.

    O Zabbix com algumas configuracoes e alguns plugins pode usar o google para te mandar mensagens no celular, coisa que o torna bem interessante.

  6. #6

    Thumbs up Re: prtg, cactis, mrtg e outros.

    Pessoal, solucionei aqui, instalei o cacti e estudei um pouco a fundo aqui e consegui o que queria.

    Eu cadastro o equipamento que está alocado no cliente, coloco a porta que eu quero que gere os graficos, cadastro um usuário para o cliente, e dou acesso somente ao grafico da porta do equipamento que está alocado no cliente.

    Fiz uns teste aqui e está show de bola.

    Como o pessoal sugeriu ai, eu já utilizo o dude para monitoramento da rede com alarmes e sms´s, esta que eu queria e consegui, foi somente para oferecer um diferencial para o cliente.

    Valeu pessoal.

  7. #7

    Padrão Re: prtg, cactis, mrtg e outros.

    Citação Postado originalmente por wnascimento Ver Post
    Pessoal, solucionei aqui, instalei o cacti e estudei um pouco a fundo aqui e consegui o que queria.

    Eu cadastro o equipamento que está alocado no cliente, coloco a porta que eu quero que gere os graficos, cadastro um usuário para o cliente, e dou acesso somente ao grafico da porta do equipamento que está alocado no cliente.

    Fiz uns teste aqui e está show de bola.

    Como o pessoal sugeriu ai, eu já utilizo o dude para monitoramento da rede com alarmes e sms´s, esta que eu queria e consegui, foi somente para oferecer um diferencial para o cliente.

    Valeu pessoal.
    Parabéns cara. Eu por falta de tempo nao fui muito longe

  8. #8

    Padrão Re: prtg, cactis, mrtg e outros.

    Pode ser off-topic, mas lá vai: com o mk-auth vc consegue gerar um grafico de consumo do cliente, além de coletar dados sobre os horarios em que o cliente de fato usou a sua rede, pois ele coleta esta informacao do servidor radius.

    On-topic: Se vc habilitar o snmp em todos os radios dos clientes, nao importa a ferramenta de rede que vc usar, pois vai conseguir coletar todos os dados via snmp. Para isto eu uso o zabbix, que tambem manda o email em caso de erro, sms e afins.

  9. #9

    Padrão Re: prtg, cactis, mrtg e outros.

    Citação Postado originalmente por amaia Ver Post
    Pode ser off-topic, mas lá vai: com o mk-auth vc consegue gerar um grafico de consumo do cliente, além de coletar dados sobre os horarios em que o cliente de fato usou a sua rede, pois ele coleta esta informacao do servidor radius.

    On-topic: Se vc habilitar o snmp em todos os radios dos clientes, nao importa a ferramenta de rede que vc usar, pois vai conseguir coletar todos os dados via snmp. Para isto eu uso o zabbix, que tambem manda o email em caso de erro, sms e afins.
    Amaia, o lance é que eu queria colocar uma area para o cliente ISP acessar e acompanhar o uso de seu link e ele mesmo avaliar a nescessidade de modificar a velocidade do acesso.

    Tipo: Eu sou um cliente ISP e tenho um Link de 40Mbps, todos os dias clientes reclamam que o acesso está lento em determinado horário.
    Eu acessei os graficos e percebi que todos os dias no horário de 13:00 até as 22:00 o meu link pouco sai de 40Mbps, eu chego a conclusão que preciso de uma solução.
    Faço contato com a empresa que me vende o Link e peço upgrade conforme condições.

    Entendeu ?

    Isso que eu queria fazer e consegui fazer com o cacti.

    Já dei acesso para alguns clientes aqui e todos ficaram surpresos, um até era cliente de operadora grande e ficou imprecionado com a qualidade do serviço e pela quantidade de ferramentas disponibilizadas a ele, "Tenho total confiança em decidir quando modificar, nem quando era cliente da operadora X eu tinha isso" (palavras do cliente).

    Então é um diferencial.

    Abraço.

  10. #10

    Exclamation Re: prtg, cactis, mrtg e outros.

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Para monitoramento da rede utilizo o The Dude mas preciso implementar a coleta dos dados de navegação dos clientes preciso saber de quem já tem sucesso nisso uma orientação a respeito de qual sistema usar e se existe uma solução gratuita em linux...
    Esta coleta de dados que você se refere é para funcionar tipo um Cache ou você quer relatórios tipo o do sarg ?

    Os clientes que se refere é dentro de uma empresa e você é o admin da rede ou você é provedor ?

    Vamos lá, se for admin de uma rede dentro de uma empresa, não tem problemas em usar o cache com o relárotorio (squid ou lusca + sarg), agora se for provedor ai fica complicado.

    O que acontece, se você é provedor e você fizer cache, você pode tirar o relatório de todos os acessos com o sarg, mais ai você entra em outro dilema que é invasão de privacidade.

    Você como provedor, não pode ter acesso a nada do que seu cliente visita na internet, ai você pergunta: "a mais e se o cliente fizer besteira, a policia vai vir até a mim ?" eu te respondo: Sim ! mais eles tem ferramentas que identifica o ip de origem mesmo estando atraz de um NAT, a unica coisa que tem que se preocupar é ter controle de horários + ips + cliente.
    A policia vai te pedir quem é o cliente que acessou com o ip tal no horário tal. Isso você tem que saber, se não souber ai você quem vai pagar mesmo.

    Mais em fim, avalia bem essa nessecidade.

    Mais para fazer isso que você quer você precisa de um gateway + um servidor proxy (squido ou lusca) + o sarg. e criar uma regra em seu firewall para direcionar todo o trafego da porta 80 para o seu servidor proxy.

    isso já é o suficiente.

    Abraço meu amigo.

  11. #11

    Padrão Re: prtg, cactis, mrtg e outros.

    Tentei lidar com o SNMP e coletar os dados no Nagios, Zabbix e Cacti, nessa ordem, e nessa ordem tive algo de sucesso, do Nagios ao Cacti o sucesso foi maior, mas seja por falta de tempo de continuar verificando, ou falta de atencao, ainda me faltou alguma coisa para funcionar.

    O mesmo problema que um amigo citou acima eu tenho: como mostrar para o cliente que o que ele contratou chega e que em alguns momentos ele consome 100% (ou até mais) do que foi contratatado? Dai pensei, depois de nao ter sucesso com o Nagios e nem com o Zabbix, que o Cacti me atenderia, já que a operadora que me vende link, me deu acesso a um "Cacti" para que eu veja como anda a utilizacao do link que eu contratei. Queria fazer algo parecido.

  12. #12

    Thumbs up Re: prtg, cactis, mrtg e outros.

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Tentei lidar com o SNMP e coletar os dados no Nagios, Zabbix e Cacti, nessa ordem, e nessa ordem tive algo de sucesso, do Nagios ao Cacti o sucesso foi maior, mas seja por falta de tempo de continuar verificando, ou falta de atencao, ainda me faltou alguma coisa para funcionar.

    O mesmo problema que um amigo citou acima eu tenho: como mostrar para o cliente que o que ele contratou chega e que em alguns momentos ele consome 100% (ou até mais) do que foi contratatado? Dai pensei, depois de nao ter sucesso com o Nagios e nem com o Zabbix, que o Cacti me atenderia, já que a operadora que me vende link, me deu acesso a um "Cacti" para que eu veja como anda a utilizacao do link que eu contratei. Queria fazer algo parecido.
    Cara, é justamente isso que eu queria, e eu consegui, fiz com o cacti. e ficou show de bola.

    Abraço.

  13. #13

    Padrão Re: prtg, cactis, mrtg e outros.

    Vou ter que me dedicar mais nele rsss.

  14. #14

    Thumbs up Re: prtg, cactis, mrtg e outros.

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Vou ter que me dedicar mais nele rsss.
    Eu não vi muita dificuldade não amigo.

    Eu instalei o cacti, ativei o snmp nos roteadores que tenho alocado no cliente, cadastrei os roteadores no cacti depois cadastrei o cliente como usuario no cacti e dei permissão somente para ver o grafico que especifiquei para ele, somente da porta que sai do roteador para o servidor dele.

    Ficou show.

    Abraço.

  15. #15

    Padrão Re: prtg, cactis, mrtg e outros.

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Aqui uso o dude, pois o mesmo envia sms quando algum ativo da rede para, não monitoro cliente, pois usamos ips publicos dinamicos, ja o PRTG não envia SMS usando um gateway, somente se colocar um modem direto na maquina!!

    Olá amigo vc sabe algum script do dude que não user o navegador?
    des de já te agradeço!

  16. #16

    Padrão Re: prtg, cactis, mrtg e outros.

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Aqui uso o dude, pois o mesmo envia sms quando algum ativo da rede para, não monitoro cliente, pois usamos ips publicos dinamicos, ja o PRTG não envia SMS usando um gateway, somente se colocar um modem direto na maquina!!
    bacana que gerenciador voce usa para atribuir dinamicamente os ips aos clientes.

  17. #17

    Padrão Re: prtg, cactis, mrtg e outros.

    Citação Postado originalmente por pinhais Ver Post
    bacana que gerenciador voce usa para atribuir dinamicamente os ips aos clientes.
    Mikrotik mesmo amigo, tenho um server xeon que faz o BGP, e em cada Pop um rb fazendo a autenticação dos clientes, tudo roteado com OSPF!!

  18. #18

    Padrão Re: prtg, cactis, mrtg e outros.

    usamos o mk-auh e os ips ficam fixos e não dinamicos.

    a ideia era usar ele dinâmico.

  19. #19

    Padrão Re: prtg, cactis, mrtg e outros.

    Citação Postado originalmente por pinhais Ver Post
    usamos o mk-auh e os ips ficam fixos e não dinamicos.

    a ideia era usar ele dinâmico.
    So desativar o pegar ip no cadastro do cliente e tirar todos os ips fixados no cadastro, nada mais!!

  20. #20

    Padrão Re: prtg, cactis, mrtg e outros.

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    So desativar o pegar ip no cadastro do cliente e tirar todos os ips fixados no cadastro, nada mais!!
    Não quero poluir o fórum ou fugir do conteúdo.

    Mas

    Com relação ao bloqueio segundo o pedro não funciona.

    Com relação ao monitoramento o cliente a cada nova conexão não da para monitorar.

    att: