+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 2.4 para 5.8 qual protocolo usar?

    Caros colegas de fórum,

    Tenho uma rede em 2.4 redondinha, com cerca de 1.800 clientes, contudo com a crescente demanda por banda e concorrência, me vejo obrigado a migrar para 5.8, tenho procurado e lido muito a respeito, desejo adotar um protocolo TDMA para ter os benefícios que o mesmo nos traz, estou em dúvida entre Ubiquiti e Intelbras, ambos possuem seus prós e contras, gostaria de uma ajuda dos colegas, citando suas experiências com os equipamentos.

    Intelbras:

    Protocolo Ipoll: menor latência e mais pps
    Maior custo de equipamentos
    Toda linha homologada
    Recém chegada no mercado
    Garantia 2 anos


    Ubiquiti:

    Já consagrada no mercado
    Problemas crônicos (queima de lan, variação de fontes POE, entre outros)
    Poucos produtos homologados
    Baixo custo
    Protocolo AirMAX: Dispensa comentários

    E aí, alguém pode me dar uma opinião? Pra quem vai começar a operar em 5.8 do zero.

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: 2.4 para 5.8 qual protocolo usar?

    Enquanto não entram em um acordo comum e utilizam um protocolo universal, eu sou adepto a utilizar o 5.x comum.
    E
    Criar pequenos POP's para atender uma distancia maxima de 2km.

    Com isso, consigo ter um bom sinal em todos, e pequenas quantidade de cliente por painel.
    Logo, alem de poder enviar uma banda maior para os clientes (devido a quantidade de cliente no painel), ainda terei uma boa qualidade (devido ao sinal) e a possibilidade de usar QUALQUER equipamento que trabalhe na frequência 5Ghz

  3. #3

    Padrão Re: 2.4 para 5.8 qual protocolo usar?

    Ah sim... e tem oferecido banda de quanto? Qual o máximo de clientes por POP com qualidade e suas respectivas bandas? To pensando em ir de ubiquiti mesmo, preços da Intelbras tão surreais...

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Enquanto não entram em um acordo comum e utilizam um protocolo universal, eu sou adepto a utilizar o 5.x comum.
    E
    Criar pequenos POP's para atender uma distancia maxima de 2km.

    Com isso, consigo ter um bom sinal em todos, e pequenas quantidade de cliente por painel.
    Logo, alem de poder enviar uma banda maior para os clientes (devido a quantidade de cliente no painel), ainda terei uma boa qualidade (devido ao sinal) e a possibilidade de usar QUALQUER equipamento que trabalhe na frequência 5Ghz

  4. #4

    Padrão Re: 2.4 para 5.8 qual protocolo usar?

    Eu aqui tenho 4 setoriais UBNT 5G20 por POP estao exatamente como o Andrio falou a 2 km de distancia um do outro, e posso dizer que esta 100% a mais de 12 meses sem problemas, tenho em media 60 clientes por setoriais com planos que variam de 2 a 5 megas.
    Adotei esta estratégia de pequenos POPs porque sabemos que o espectro de 5Ghz precisa de boa visada e aqui tem bastante morro.
    Acredito que o limite de clientes por setorial vai depender dos planos que você oferece aos seus clientes.

    Espero ter ajudado, desejo sucesso!

  5. #5

    Padrão Re: 2.4 para 5.8 qual protocolo usar?

    Pois bem, Smart,
    Aqui irei começar do zero no 5.8, tb tive essa duvida em escolher com quem ficar, depois de analizar os pos e contra, descidir ficar com a Brasileirinha. apesar de ser nova porem muito experiente e reponsavel, não desmerecendo a nossa Ubnt que nos deu e e ainda nos dá muita ajuda, mais é assim, como são importadas nos aqui sofre muitas alteraçoes, Cambio, Imposto, Homologação, Suporte, Garantia, etc. Mais emfim comprei aqui o APC-5M pra andar junto com a setorial da UBNT 5G-20db-90°e para cliente umas WON5000. chegaram aqui ontem quase noite, hoje vou coloca-los em teste.
    Comprei na condição de se naum prestar devolver...

  6. #6

    Padrão Re: 2.4 para 5.8 qual protocolo usar?

    Você tocou num ponto crucial. Visada.

    Aqui, com 2km quase atravessa a cidade. E não imaginam o que tem de sobe e desce em 2km. Assim que para 5.8 tem que fazer torre muito alta e isso torna o risco de sinistro muito maior, principalmente com as condições climáticas piorando.

    E pior que as ladeiras, são as árvores que competem com as torres. Tem árvore de 10 15 metros a vontade. A meu ver torre mais segura é torre até mais ou menos 20metros. E daí sofre com a questão relevo e árvores..

    Então creio que num caso assim, 1km já está de muito bom tamanho.

    Quanto a equipamentos, tem outra opção que vai mais ou menos na linha do que o Andrio citou. Já pensou em usar RB nos POPs e também RB nos clientes? E já que quer TDMA, usa o NV2 da mikrotik. Se está saindo do zero, já começa com NV2. Senão vai de 80211.a e aos poucos vai mudando os clientes já instalados para a opção mista que tem no mikrotik. Quando tiver tudo com RB, daí é só passar para o NV2.
    Outra vantagem de Rb.. Já viu alguém reclamar de queimar lan? Queima sim, mas não é tudo isso que acontece com outros rádios. Muito menos frequencia de queima.

    Eu estou fazendo isso, mas em 2.4. Podem dizer que é loucura? Podem, mas pelos aspectos iniciais do post onde eu me preocupo com visada, o 2.4 tem sido mais estável.

    E 2.4 em N passa muita banda também. Ah! tá cheio de estação em volta? Procura elevar o Signal to Noise das conexões que a vizinhança não incomoda mais.

  7. #7

    Padrão Re: 2.4 para 5.8 qual protocolo usar?

    Ola 1929,
    Tambem pretendo manter-me em 2,4.Tenho setoriais Computech dupla pol,
    tenho um cartão r52hn que vou fazer um teste em um setor que tenho
    somente nano m2 como clientes,sera que fica bom?
    Quais equipamentos voce usa como ap e cliente?
    Tenho que habilitar alguma configuração em especial pra ativar a dupla polarização
    do cartão e trabalhar em N?
    Obrigado.

  8. #8

    Padrão Re: 2.4 para 5.8 qual protocolo usar?

    AP uso RB mikrotik com cartão N.( painel Computech)
    Tenho ainda alguns cartões b/g mas pretendo trocar. Tenho também ainda poucos Nanostation como AP. Mas também vou trocar.

    Clientes está variado. Ano passado só comprei pcba b/g/n principalmente krazer , SmartLan e OIW novo com N com antena de grade a maioria e alguns mais antigos ainda com CPE

    Mas agora vou partir para RB 711 com antena de grade OIW. E no futuro próximo procurar ativar pop em nv2 com mikrotik

    O que acho é que não dá para generalizar. Tenho visto muitos com 5.8 e com ótimos resultados.
    Inclusive tenho observado que está ficando mais difícil encontrar produtos em 2.4
    O mercado está se concentrando em 5.8. Até quando não sei.
    Mas já li notícia de que nos Estados Unidos estão estudando de liberar outras faixas de frequencia para não licenciados, como o 2.4 e o 5.8 . Pelo jeito lá já saturou o 5.8

    Precisa analisar cada cenário.

    Quanto a ativar o N, não precisa ser em 2 polarizações. Pode escolher a chain 0 ou a chain 1.
    O protocolo N pode ser 1 x1 2x2 ou até mais em alguns equipamentos.
    Quando for 1x1 não é considerado MIMO.

    Mas em dupla polarização no pop e no cliente voce vai ter o máximo de transferencia na conexão.
    Agora, por experiencia própria, não fica legar ativar as duas chain e usar antena de dupla pol no pop e usar uma só polarização no cliente.

  9. #9

    Padrão Re: 2.4 para 5.8 qual protocolo usar?

    Citação Postado originalmente por conexaoweb Ver Post
    Ola 1929,
    Tambem pretendo manter-me em 2,4.Tenho setoriais Computech dupla pol,
    tenho um cartão r52hn que vou fazer um teste em um setor que tenho
    somente nano m2 como clientes,sera que fica bom?
    Quais equipamentos voce usa como ap e cliente?
    Tenho que habilitar alguma configuração em especial pra ativar a dupla polarização
    do cartão e trabalhar em N?
    Obrigado.
    Pensei na possibilidade de operar em 2.4 N, meus POPs são todos RB 433AH com R52HN, seria somente setar o N "puro" na RB e colocar APs compatíveis com N nos clientes, mas tenho encontrado certa dificuldade em encontrar equipamentos N 2.4 robustos para cliente, um belo caso são os AP Krazer b/g/n, sumiram do mapa do nada, não encontro em lugar nenhum, não vou apelar numa tecnologia que não tem disponibilidade de mercado... E para utilizar o N em MIMO nos clientes, sua antena também deve ser MIMO, eu particularmente nunca vi grade 2.4 MIMO, o que eu estava pensando era operar em SISO (single in single out) e ver o quanto passaria, pois atualmente atuo somente em B, qualquer ganho seria considerável.
    Porém não sei se os colegas perceberam, o mercado tende a ir totalmente para o 5.8, já estão sendo disponibilizados APs Dual Band para cliente com baixo custo, os novos celulares já estão vindo 2.4 e 5.8, jamais desmerecendo o 2.4, que me deu tudo o que tenho hoje e que em questão de penetração de sinal dá um banho no 5.8.



    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Você tocou num ponto crucial. Visada.

    Aqui, com 2km quase atravessa a cidade. E não imaginam o que tem de sobe e desce em 2km. Assim que para 5.8 tem que fazer torre muito alta e isso torna o risco de sinistro muito maior, principalmente com as condições climáticas piorando.

    E pior que as ladeiras, são as árvores que competem com as torres. Tem árvore de 10 15 metros a vontade. A meu ver torre mais segura é torre até mais ou menos 20metros. E daí sofre com a questão relevo e árvores..

    Então creio que num caso assim, 1km já está de muito bom tamanho.

    Quanto a equipamentos, tem outra opção que vai mais ou menos na linha do que o Andrio citou. Já pensou em usar RB nos POPs e também RB nos clientes? E já que quer TDMA, usa o NV2 da mikrotik. Se está saindo do zero, já começa com NV2. Senão vai de 80211.a e aos poucos vai mudando os clientes já instalados para a opção mista que tem no mikrotik. Quando tiver tudo com RB, daí é só passar para o NV2.
    Outra vantagem de Rb.. Já viu alguém reclamar de queimar lan? Queima sim, mas não é tudo isso que acontece com outros rádios. Muito menos frequencia de queima.

    Eu estou fazendo isso, mas em 2.4. Podem dizer que é loucura? Podem, mas pelos aspectos iniciais do post onde eu me preocupo com visada, o 2.4 tem sido mais estável.

    E 2.4 em N passa muita banda também. Ah! tá cheio de estação em volta? Procura elevar o Signal to Noise das conexões que a vizinhança não incomoda mais.
    Meu caro, fale mais sobre RB para cliente, uso RB 433-AH e nunca me deixaram na mão, tenho muito receio com a fragilidade Ubiquiti, seria uma opção interessante usar o Nv2. Conte mais...

    Citação Postado originalmente por Samuelwduarte Ver Post
    Pois bem, Smart,
    Aqui irei começar do zero no 5.8, tb tive essa duvida em escolher com quem ficar, depois de analizar os pos e contra, descidir ficar com a Brasileirinha. apesar de ser nova porem muito experiente e reponsavel, não desmerecendo a nossa Ubnt que nos deu e e ainda nos dá muita ajuda, mais é assim, como são importadas nos aqui sofre muitas alteraçoes, Cambio, Imposto, Homologação, Suporte, Garantia, etc. Mais emfim comprei aqui o APC-5M pra andar junto com a setorial da UBNT 5G-20db-90°e para cliente umas WON5000. chegaram aqui ontem quase noite, hoje vou coloca-los em teste.
    Comprei na condição de se naum prestar devolver...
    Caro colega, vou usar APC-5M nos enlaces, Titanium para jogar e AirGrid 23 nos clientes, conte suas experiências..

    Obrigado a todos.

  10. #10

    Padrão Re: 2.4 para 5.8 qual protocolo usar?

    Bom,solução pra 2.4n hoje temos os nanos locco m2,os nanos m2, e pra maior distancia,não recomendo mais que 2 km,as nanobridge que são dupla pol,tbm.

  11. #11

    Padrão Re: 2.4 para 5.8 qual protocolo usar?

    Citação Postado originalmente por conexaoweb Ver Post
    Bom,solução pra 2.4n hoje temos os nanos locco m2,os nanos m2, e pra maior distancia,não recomendo mais que 2 km,as nanobridge que são dupla pol,tbm.
    Sim, e banda passante? Alguém por aqui pode falar algo sobre? To curioso rs

  12. #12

    Padrão Re: 2.4 para 5.8 qual protocolo usar?

    Citação Postado originalmente por Smart Ver Post
    Pensei na possibilidade de operar em 2.4 N, meus POPs são todos RB 433AH com R52HN, seria somente setar o N "puro" na RB e colocar APs compatíveis com N nos clientes, mas tenho encontrado certa dificuldade em encontrar equipamentos N 2.4 robustos para cliente, um belo caso são os AP Krazer b/g/n, sumiram do mapa do nada, não encontro em lugar nenhum, não vou apelar numa tecnologia que não tem disponibilidade de mercado... E para utilizar o N em MIMO nos clientes, sua antena também deve ser MIMO, eu particularmente nunca vi grade 2.4 MIMO, o que eu estava pensando era operar em SISO (single in single out) e ver o quanto passaria, pois atualmente atuo somente em B, qualquer ganho seria considerável.
    Porém não sei se os colegas perceberam, o mercado tende a ir totalmente para o 5.8, já estão sendo disponibilizados APs Dual Band para cliente com baixo custo, os novos celulares já estão vindo 2.4 e 5.8, jamais desmerecendo o 2.4, que me deu tudo o que tenho hoje e que em questão de penetração de sinal dá um banho no 5.8.

    Meu caro, fale mais sobre RB para cliente, uso RB 433-AH e nunca me deixaram na mão, tenho muito receio com a fragilidade Ubiquiti, seria uma opção interessante usar o Nv2. Conte mais...
    RB para cliente , me refiro a esta aqui.

    http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...CA%20NIVEL%203

    É SiSO. Coloca uma antena de grade OIW nela e pronto.
    Mas tem 2x2 também. na série 711. Aí vai encontrar problema com qual antena usar em cliente.

    Numa conexão com sinal bom e SNR alto vai passar muita banda.

    Os krazer acho que já foi o tempo. São muito bons, vi muitos relatos de problemas mas nunca os encontrei. Trabalham redondiinho como cliente em N. Também não encontro mais as pcba. Segundo fui informado pela Krazer, só a CPE. Mas o negócio é colocar grade no cliente e setar a potencia aos poucos até o ideal.
    Tem uma pcba muito boa da OIW modelo novo que vem b/g/n

    Mas como o objetivo seria utilizar NV2, o negócio tem que ser mesmo RB da série 711

  13. #13

    Padrão Re: 2.4 para 5.8 qual protocolo usar?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    RB para cliente , me refiro a esta aqui.

    http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...CA%20NIVEL%203

    É SiSO. Coloca uma antena de grade OIW nela e pronto.
    Mas tem 2x2 também. na série 711. Aí vai encontrar problema com qual antena usar em cliente.

    Numa conexão com sinal bom e SNR alto vai passar muita banda.

    Os krazer acho que já foi o tempo. São muito bons, vi muitos relatos de problemas mas nunca os encontrei. Trabalham redondiinho como cliente em N. Também não encontro mais as pcba. Segundo fui informado pela Krazer, só a CPE. Mas o negócio é colocar grade no cliente e setar a potencia aos poucos até o ideal.
    Tem uma pcba muito boa da OIW modelo novo que vem b/g/n

    Mas como o objetivo seria utilizar NV2, o negócio tem que ser mesmo RB da série 711
    Se eu achasse pra comprar aqui, e fosse homologado eu usaria, os equipamentos Mikrotik são mais robustos, é uma boa pedida, mas gostaria que alguém passasse algum dado concreto de quanto de troughput já alcançou em 2.4N e banda máxima de clientes e etc..

  14. #14

    Padrão Re: 2.4 para 5.8 qual protocolo usar?

    Ola Smart. Bom dia Fera...

    A respeito dos APC-%m e dos WOM quem te falei que eu estava esperando.. veja ai hehe

    https://under-linux.org/showthread.p...120#post659120

    Abraço

  15. #15

    Padrão Re: 2.4 para 5.8 qual protocolo usar?

    Citação Postado originalmente por Samuelwduarte Ver Post
    Ola Smart. Bom dia Fera...

    A respeito dos APC-%m e dos WOM quem te falei que eu estava esperando.. veja ai hehe

    https://under-linux.org/showthread.p...120#post659120

    Abraço
    Poisé cara, li o post, mas ao que me parece tem que cara de ser algum erro de configuração.

    To meio seduzido pelas WOM, consegui ao preço de 169,00 e com opção de parcelamento pelo BNDES, estou quase partindo para o 5.8 Genérico (sem adotar qualquer padrão proprietário) e essas MaxxStation MIMO agora que foram lançadas, me balançaram também, a questão é colocar as Antenas setoriais MIMO, será que eles conversam com os clientes SiSo? AirGrid, WOM e etc?

  16. #16

    Padrão Re: 2.4 para 5.8 qual protocolo usar?

    Sim funcionam sim, coloquei aqui um apc-5m em uma panel station da ubiquiti e eles se onversaram, porem no apc-5m tem que colocar para SiSo... mesmo assim trafega uma banda bem razoavel..
    e os MaxxStation MIMO to esperando chegar um para test.