+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda Inicial em rede ponto a ponto e futuro SCM

    Olá,
    Estou construindo, e no local da nova casa chega só 2MB de ADSL Velox.
    Vou colocar minha linha no prédio de um amigo, lá sim chegam 10MB e por fibra óptica.
    De distância entre o prédio dele e minha casa da em torno de 1 Km. Com visada livre. Pois ambos os pontos são bem altos.
    Já tenho 2 antenas Aquário de disco modelo MM-5825 de 25dbi (segue link do modelo abaixo), que funciona em 5.8GHz, que comprei de barbada(30 cada), se for viável usá-las ok, senão usá-las não será o fim do mundo.
    Pretendo trabalhar somente com 5.8GHz pelo fato de na minha cidade ter outras 2 empresas (que são realmente ruins) e que trabalham muito com 2.4GHz, pela saturação, e também pelo alcance e velocidade, e futuramente e depois de certo número de clientes quero ver se legalizo tudo.
    Vou direto pro PY, então posso trazer tudo de lá, teria preferência por equipamentos homologados, e tenho grande apreço pela Ubiquiti(tenho Bullet M2HP e airgrid e me agradam).
    Estive pensando e cheguei a idéia de ou ligar Bullet M5 MIMO nessas antenas que tenho, ou então Rocket M5 e teria que comprar antenas.
    Futuramente poderia transmitir mais uma ou 2 ADSL de 10 MB (velocidade máxima aqui, então seriam 2 ou 3 ADSL's de 10MB cada) pelos mesmo aparelhos sem problemas?
    Quero por painéis setoriais de 90 graus, pois já vi que atendem MUITO bem a área, e com poucos problemas, teria alguma que tenha no PY de preço aceitável e bom desempenho?
    Em torno de 10 clientes já tenho (ESTOU PREZANDO MUITO PELA QUALIDADE), então qual seria a idéia para fazer controle de banda e acesso (SEGURO) aos clientes, seja um programa ou por um computador para isso.
    Se caso seja necessário um computador, quais hardwares seriam necessárias para que esse me servisse por um bom tempo.
    Qual programa seria ACESSÍVEL e ao mesmo tempo resolva as questões de controle de banda, comunicação com clientes, monitoramento de nivel de sinal em cada cliente, acesso remoto ao sistema, e controle de pagamentos.
    Sei que cada caso é um caso então me dêem suas opiniões.
    Também sei que AGORA não vale a pena legalizar (o que quero fazer futuramente), quero primeiro ter qualidade e certo número de clientes (entre 30 e 50) e bem servidos para somente depois tornar legal o negócio.
    Att
    Fabrício

    Link das 2 antenas que possuo: http://produto.mercadolivre.com.br/M...5825-wifi--_JM

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda Inicial em rede ponto a ponto e futuro SCM

    Opa, Boa Noite..

    Como vc disse que jah possui as antenas de disco da aquario, eu iria de Rb411Ah + Cartao Xr5 ubiqtui...vao te atender muito bem no seu cenario... A antena setorial eu iria de BaseStation 17dbi de 90º da Ubiquiti, são otimas e tem no Py na Flytec com preço bem acessivel...para completar para o radio usa RocketM5 com a setorial...

    Ja como software eu te recomendo MK-AUTH, um software muito bom e completo...e o melhor o preço da licença é quase irrisório para o beneficio que ele trará a sua rede, lembrando que ele eh um software para trabalhar em paralelo ao Mikrotik RouterOS, entao para completar sua rede eu iria de RB 450G para iniciar com muita qualidade e confiança.

    Qualquer coisa vai postando que vamos te indicando e tirando duvidas..

    Att, Antonio R.R. Junior

    www.mkauth.com.br (site do software)

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda Inicial em rede ponto a ponto e futuro SCM

    Cara e me diz uma coisa, se eu for de Bullet M5HP MIMO, nas antenas aquarios de 25dbi, vai ficar bom? com boa estabilidade e throughput? ai farei como vc falou, com rocket M5 e setoriais basestation, uma dúvida, posso colocar a RB450G pra fazer somente o acesso por IP/MAC e controle de banda? consigo ver o nível de sinal em cada cliente? ai não colocaria um PC (pelo menos por enquanto), da pra fazer isso?
    Outra coisa, o MK-Auth, pelo jeito eh um bom programa, mas consigo controlar somente rádios microtik? como ficaria a comunicação com os ubnt?
    Att
    Fabrício

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda Inicial em rede ponto a ponto e futuro SCM

    Boa tarde,

    Preciso de uma ajuda tambem.

    Amigos gostaria de ajuda para um Ponto-a-Ponto de 4km dentro da cidade sem torre apenas o telhado de um sobrado + ou - 7m de altura nos 2 pontos. Sem muita visada ,porem sem morros apenas casas e arvores no meio do caminho. estive pensando em antenas airdrid 27dbi de 5.8ghz será que vai funcionar 5Mb.