Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema em sistema de energia para torre via radio com baterias e carregador

    Olá pessoal, alguns dias venho tentando criar um sistema de energia para testar em uma das minhas torres, porém não estou tendo exito desejo contar com a ajuda de você.
    Para este sistema tomei como base um foto que tinha visto aqui no fórum onde a pessoa usou uma fonte de 13,5V, um controlador de carga de painel solar e baterias.
    O problema que está ocorrendo no meu é o seguinte.
    O controlador que comprei tem três informações, yellow power on (ligado), yellow charging (carregando) e Red BAT FULL (que seria bateria carregada), porém já deixei horas ligado e nunca para de piscar a yellow charging, e olha que estou usando um transformado de nobreak que da saída de 12V por 80Amp, e as duas baterias são de 7Apm cada.
    Alguém que usa esse sistema pode me dar uma ajuda, segue em anexo a foto do sistema q montei.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CAM00107.jpg
Visualizações:	2727
Tamanho: 	109,8 KB
ID:      	42382Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CAM00105.jpg
Visualizações:	6633
Tamanho: 	135,7 KB
ID:      	42381

  2. #2
    Avatar de raylanmatias
    Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    conceição do araguaia - pa
    Posts
    25

    Padrão Re: Sistema de energia para torre via radio com baterias e carregador

    colega qual equipamento você quer alimentar eles são quantos volts os equipamentos?

  3. #3

    Padrão Re: Sistema de energia para torre via radio com baterias e carregador

    13v e puca coisa, as RB´s costumãm reiniciar, melhor mesmo e 24v, pois tem mais margem, 12v não confio muito..

  4. #4

    Padrão Re: Problema em sistema de energia para torre via radio com baterias e carregador

    Citação Postado originalmente por elielton Ver Post
    Olá pessoal, alguns dias venho tentando criar um sistema de energia para testar em uma das minhas torres, porém não estou tendo exito desejo contar com a ajuda de você.
    Para este sistema tomei como base um foto que tinha visto aqui no fórum onde a pessoa usou uma fonte de 13,5V, um controlador de carga de painel solar e baterias.
    O problema que está ocorrendo no meu é o seguinte.
    O controlador que comprei tem três informações, yellow power on (ligado), yellow charging (carregando) e Red BAT FULL (que seria bateria carregada), porém já deixei horas ligado e nunca para de piscar a yellow charging, e olha que estou usando um transformado de nobreak que da saída de 12V por 80Amp, e as duas baterias são de 7Apm cada.
    Alguém que usa esse sistema pode me dar uma ajuda, segue em anexo a foto do sistema q montei.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CAM00107.jpg
Visualizações:	2727
Tamanho: 	109,8 KB
ID:      	42382Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CAM00105.jpg
Visualizações:	6633
Tamanho: 	135,7 KB
ID:      	42381
    Amigo vc esta ligando errado os fios que saem do carregador, o fio vermelho + deve estar ligado no + das baterias, assim como o negativo - dever estar no negativo das baterias.

  5. #5

    Padrão Re: Problema em sistema de energia para torre via radio com baterias e carregador

    Citação Postado originalmente por elielton Ver Post
    Olá pessoal, alguns dias venho tentando criar um sistema de energia para testar em uma das minhas torres, porém não estou tendo exito desejo contar com a ajuda de você.
    Para este sistema tomei como base um foto que tinha visto aqui no fórum onde a pessoa usou uma fonte de 13,5V, um controlador de carga de painel solar e baterias.
    O problema que está ocorrendo no meu é o seguinte.
    O controlador que comprei tem três informações, yellow power on (ligado), yellow charging (carregando) e Red BAT FULL (que seria bateria carregada), porém já deixei horas ligado e nunca para de piscar a yellow charging, e olha que estou usando um transformado de nobreak que da saída de 12V por 80Amp, e as duas baterias são de 7Apm cada.
    Alguém que usa esse sistema pode me dar uma ajuda, segue em anexo a foto do sistema q montei.

    Caro colega! Vou lhe dar uma dica que usamos aqui que vai te livrar de dores de cabeça. Usamos fonte de CCN (link abaixo) e duas baterias de 12v e 7ah cada em série, totalizando 24v e 14ah. Olha uma foto de um de nossos sistema de baterias.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1250266.jpg
Visualizações:	9491
Tamanho: 	167,8 KB
ID:      	42385

    FONTE CCN
    BOX POE CCN
    BATERIA UNIPOWER 12V 7AH
    BATERIA FREEDON 12V 70AH

    Espero ter lhe ajudado!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         456415_441355589250869_169900702_o.jpg
Visualizações:	2683
Tamanho: 	175,7 KB
ID:      	42384  

  6. #6

    Padrão Re: Sistema de energia para torre via radio com baterias e carregador

    Esse trafo ai sai AC nele, voce precisa usar uma ponte retificadora

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ponte-retificadora-kbpc-3510-embalagem-com-2-pecas_MLB-F-228437014_3877.jpg
Visualizações:	2359
Tamanho: 	62,9 KB
ID:      	42386
    na saida, voce deve colocar um capacitor de 4700 uf (voltagem de 15v 20v.. ja q a saida do trafo eh proxima disso.. nao pode ser menor.. tem q ser maior )


    a necessidade do capacitor é para filtrar a saida e tambem compensar a perda...


    fazendo isso, vai funcionar !!

  7. #7

    Padrão Re: Sistema de energia para torre via radio com baterias e carregador

    Outra coisa, controlador pra carga solar tem dropout de 3V normalmente, os paineis ficam acima de 17V pra bateria chegar a 14,4V.
    Logo, terá que colocar um trafo de tensão maior.

    Alguns distribuidores de mat. de segurança ou CFTV tem trafo de 16,5V, o maior que comprei foi de 3A. Tem também as fontes chaveadas pra notebook e tal, com uma de 19V o controlador ia esquentar mais que devia, mas nada tão preocupante.
    (Meus controladores são os de 10 dolares do ebay...)

    Se quiser usar as 2 baterias em serie (Seria mais sensato se o equip. ficar a digamos 20 ou 30m de cabo das baterias, mas teria obviamente que trocar o controlador solar) teria que achar trafo de 30V, bem difícil, algumas fontes chaveadas industriais tem trimpot pra regulagem e chegam a 29 ou 30V, tem que testar cada fonte.


    Enfim, se quer que a bateria chegue a 13,5V terá que ter muito mais que isso na entrada do regulador, painel solar mantém 20V com carga/consumo durante o dia, com o sol mais fraco fica nuns 15V, nesse momento o controlador nem carrega. É importante saber o dropout dos circuitos.

  8. #8

    Padrão Re: Sistema de energia para torre via radio com baterias e carregador

    Caro,

    Desculpe não poder resolver seu problema, mas seguindo a dica do colega e usando um fonte CCN ou mesmo uma Meanwell (mais cara e com especificações técnicas mais completas) você terá uma solução mais estável (aceita entrada de 90V a 250V) ocupando menos espaço. Aqui uso 12V.
    Aí você pode usar 24V se for só Mikrotik e Ubiquiti. A única correção é que ligando duas baterias de 12V7Ah em série você terá 24V7Ah, em paralelo terás 12V14Ah.

  9. #9

    Padrão Re: Sistema de energia para torre via radio com baterias e carregador

    usamos fontes www.sparkpower.com.br

    eh uma tranquilidade essas fontes...

  10. #10

    Padrão Re: Sistema de energia para torre via radio com baterias e carregador

    Olá,
    Use no-breaks DC da TP Net, por fazer apenas 1 conversao, economiza consideravelmente energia. Abaixo o link:

    http://www.tpnet.com.br/produto/NoBr...NET+NDC+3_0/47

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tpnet 24portas.jpg
Visualizações:	548
Tamanho: 	30,5 KB
ID:      	42389
    Uso dele aqui na rede de um cliente, muito bom... e prático, na montagem e organização de seu PoP.

  11. #11

    Padrão Re: Sistema de energia para torre via radio com baterias e carregador

    Pelo q vi na sua fotos a ligaçao das bateriasesta errada.

  12. #12

    Padrão Re: Sistema de energia para torre via radio com baterias e carregador

    Os fios azul q saem do + do controlador devem ser ligados no mais da bateria, nos polos vermelhinhos, ja o - deve ficar ligado no negativo - os polos pretos. Como esta ligado suas baterias estao em curto circuito.
    Coloque baterias boas, caso as baterias estejam vencidas, elas nunca carregarao.

  13. #13

    Padrão Re: Sistema de energia para torre via radio com baterias e carregador

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    usamos fontes www.sparkpower.com.br

    eh uma tranquilidade essas fontes...
    Ola Alexandre qual o modelo de fonte da sparkpower voce esta usando.

  14. #14

    Padrão Re: Sistema de energia para torre via radio com baterias e carregador

    60ah

  15. #15

    Padrão Re: Sistema de energia para torre via radio com baterias e carregador

    amigo passei por grande dificuldade aqui por um carregador de carga.no periodo tive q tirar o controlador ai ficou show de bola,resumo poe um carregador bom senão vc pode se arrepender depois.outra sujestão,não use alimentação baixa no mk,ele vai reiniciar tb existe o fato de q com menos tenção ele consuma mais então consequentemente suas baterias acabarão mais cedo.

  16. #16

    Padrão Re: Sistema de energia para torre via radio com baterias e carregador

    nao que em baixa ele tenha maior consumo.. esse consumo é o MESMO !!

    sem em 12v ele consome 1ah então ele consome 12watts ... se abaixar para 6v por ex.. ele vai consumir 2ah .. o que vai dar na mesma, 12watts



    consumo sempre medido em watts

  17. #17

    Padrão Re: Problema em sistema de energia para torre via radio com baterias e carregador

    É muito simples criar um sistema desses. Nós usamos isto em nossas torres e funciona perfeitamente.

    Tenha em mente que: Para que o controlador consiga carregar a bateria, independente da amperagem, a voltagem tem que ser maior do que a necessária para carregá-la.

    As baterias que usamos tem uma tensão de carga de 13,8V e 14,4 em flutuação, logo a voltagem tem que ser maior que 14,4V (não se preocupe com a voltagem que vai para a bateria, pois o controlador só deixa passar o necessário, independente da fonte de alimentação, mas existe um limite para que o controlador não desarme por excesso de tensão. 15V ~ 18V é mais que suficiente). Dando o desconto de alguma perca ou variação na alimentação optamos por 15V.

    Aqui usamos o seguinte:

    1 bateria estacionária Tudor 12V 45A
    1 controlador de painel solar 12/24v 10/5A (mas aqui usamos somente os 12V)
    1 fonte universal para notebook 12V ~ 24V 10A ~ 5A.

    Esta fonte trabalha sem problemas até 15V com 8A , ou seja, mais que suficiente para conseguir carregar a bateria e alimentar o sistema (você vai ter que fazer a soma do seu consumo em ampere e deixar sobrando para recarregar a bateria, não esqueça!).

    Então setamos a fonte para 15V na entrada para painel solar. Colocarmos a bateria nos terminais para ela e os equipamentos colocamos em um injetor PoE da VOLT de 5 ou 10 portas, na saída de carga do controlador.

    Só isso. Simples!

    Citação Postado originalmente por elielton Ver Post
    Olá pessoal, alguns dias venho tentando criar um sistema de energia para testar em uma das minhas torres, porém não estou tendo exito desejo contar com a ajuda de você.
    Para este sistema tomei como base um foto que tinha visto aqui no fórum onde a pessoa usou uma fonte de 13,5V, um controlador de carga de painel solar e baterias.
    O problema que está ocorrendo no meu é o seguinte.
    O controlador que comprei tem três informações, yellow power on (ligado), yellow charging (carregando) e Red BAT FULL (que seria bateria carregada), porém já deixei horas ligado e nunca para de piscar a yellow charging, e olha que estou usando um transformado de nobreak que da saída de 12V por 80Amp, e as duas baterias são de 7Apm cada.
    Alguém que usa esse sistema pode me dar uma ajuda, segue em anexo a foto do sistema q montei.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CAM00107.jpg
Visualizações:	2727
Tamanho: 	109,8 KB
ID:      	42382Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CAM00105.jpg
Visualizações:	6633
Tamanho: 	135,7 KB
ID:      	42381

  18. #18

    Padrão Re: Sistema de energia para torre via radio com baterias e carregador

    Ai pessoal consegui fazer funcionar, era uma bateria com problema apenas, o sistema já está em operação, agora vou aguardar para ver quando faltar energia neste local quanto tempo ele irá manter os equipamentos ligados.

  19. #19

    Padrão Re: Sistema de energia para torre via radio com baterias e carregador

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    nao que em baixa ele tenha maior consumo.. esse consumo é o MESMO !!

    sem em 12v ele consome 1ah então ele consome 12watts ... se abaixar para 6v por ex.. ele vai consumir 2ah .. o que vai dar na mesma, 12watts



    consumo sempre medido em watts
    A queda de tensão e, consequentemente, o desperdício/perda é diretamente proporcional à distância e corrente. Isso implica que quanto menor a corrente menor será a queda de tensão, logo, o consumo será menor quando a tensão aumenta, não por que a carga consumirá menos mas porque a perda entre o gerador e carga será menor. Por isso aumentar a tensão resolve muitos problemas em instalações PoE; utra solução seria aumentar a secção do condutor.

  20. #20

    Padrão Re: Sistema de energia para torre via radio com baterias e carregador

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    A queda de tensão e, consequentemente, o desperdício/perda é diretamente proporcional à distância e corrente. Isso implica que quanto menor a corrente menor será a queda de tensão, logo, o consumo será menor quando a tensão aumenta, não por que a carga consumirá menos mas porque a perda entre o gerador e carga será menor. Por isso aumentar a tensão resolve muitos problemas em instalações PoE; utra solução seria aumentar a secção do condutor.

    Que eu saiba tem um princípio matemático aí

    P=V.A

    Então não tem como consumir menos. Tudo é regulado pela matemática