+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DUVIDA!... novas setoriais e melhor modo de transmição! a/n

    Pessoal, quero antes de mais nada, quero agradecer a ajuda que sempre encontrei aqui neste fórum.

    venho humildemente pedir mais uma vez a ajuda dos colaboradores tão prestativos que aqui se encontram.

    Tenho em meu pop principal 2 antenas setoriais modo b vertical, e 2 setoriais horizontal em modo b.

    Preciso por mais 2 antena 2,4 e como já tenho 4 antenas.. vou ter muita interferência.

    Lendo alguns tópicos aqui do fórum, me deparei em uma duvida.

    eu poderia por mais 2 estorias 2,4 com bullet M2 operando em 10mhz com airmax ativado..

    gostaria de saber qual as vantagens e desvantagens de usar em 10mhz... tipo usuários simultâneos, qual a taxa de trafico eu posso atingir...e se o sinal fica bom... tipo ccq fica bom?.

    não sei nada sobre este mode de operação 10mhz... se alguém poder me dar uma luz... fico muito agradecido.

  2. #2

    Padrão Re: DUVIDA!... novas setoriais e melhor modo de transição! a/n

    Amigo, me diga uma coisa, qual seria a necessidade de ter mais de 4 painéis setoriais 90graus? (Imagino que seja esta a abertura)

  3. #3

    Padrão Re: DUVIDA!... novas setoriais e melhor modo de transição! a/n

    Vai complicar se colocar mais setoriais no mesmo pop.

    Se for para ampliar a capacidade do pop, sai do modo B puro. Usa b/g e muda os clientes para b/g

    Se estiver tudo certinho, você vai ver no registration que a grande maioria vai pegar data-rates bem mais alto.
    Dificilmente vai aparecer alguma conexão em modo B.
    E consequentemente vai ter um ganho de desempenho.

    Em 10mhz se deixar tudo na torre em 10mhz, daí sim você poderá colocar mais painéis sem se sobreporem.
    Passa menos banda, mas ainda assim mais que em B puro.

    Mas seu título dá a idéia que você queria passar para 5.8 pois fala em transição para a/n.

  4. #4

    Padrão Re: DUVIDA!... novas setoriais e melhor modo de transição! a/n

    Usa G ( modo 20 ) na Bullet com o rate fixado em 54 ou 48 e seta a potencia em 20 e de preferencia usa o canal 14, ver como se comporta e da uma relato aqui pra gente

    obs : como você vai fixar os rates, nem todos os clientes vão conectar , somente os que estão com o sinal forte. nos clientes deixar B/G e rates automaticos, caso precise fazer alterações posteriores

    Não esquece relatar amigo

    Att,

  5. #5
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão Re: DUVIDA!... novas setoriais e melhor modo de transição! a/n

    Citação Postado originalmente por weslly21 Ver Post
    Usa G ( modo 20 ) na Bullet com o rate fixado em 54 ou 48 e seta a potencia em 20 e de preferencia usa o canal 14, ver como se comporta e da uma relato aqui pra gente

    obs : como você vai fixar os rates, nem todos os clientes vão conectar , somente os que estão com o sinal forte. nos clientes deixar B/G e rates automaticos, caso precise fazer alterações posteriores

    Não esquece relatar amigo

    Att,


    amigo o 2.4 para o brasil só vai até o canal 11

  6. #6

    Padrão Re: DUVIDA!... novas setoriais e melhor modo de transição! a/n

    Citação Postado originalmente por felixhmakowski Ver Post
    amigo o 2.4 para o brasil só vai até o canal 11
    Errado,
    Vai até o canal 13

  7. #7

    Padrão Re: DUVIDA!... novas setoriais e melhor modo de transição! a/n

    Citação Postado originalmente por felixhmakowski Ver Post
    amigo o 2.4 para o brasil só vai até o canal 11
    ou melhor, até o 13

  8. #8

    Padrão Re: DUVIDA!... novas setoriais e melhor modo de transição! a/n

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Vai complicar se colocar mais setoriais no mesmo pop.

    Se for para ampliar a capacidade do pop, sai do modo B puro. Usa b/g e muda os clientes para b/g

    Se estiver tudo certinho, você vai ver no registration que a grande maioria vai pegar data-rates bem mais alto.
    Dificilmente vai aparecer alguma conexão em modo B.
    E consequentemente vai ter um ganho de desempenho.

    Em 10mhz se deixar tudo na torre em 10mhz, daí sim você poderá colocar mais painéis sem se sobreporem.
    Passa menos banda, mas ainda assim mais que em B puro.

    Mas seu título dá a idéia que você queria passar para 5.8 pois fala em transição para a/n.

    isso mesmo amigo, preciso ampliar minha capacidade, de clientes.

    devida a concorrência começar a oferecer planos que vão de 600k a 2mega, tive que acompanhar... e com isso, minas PCI r52h

    estão sobre carregadas, e preciso resolver isso.

    pensei em por mais duas setoriais Basestation com rocket M2 com airmax ativado e por nela os clientes com planos de 1 mega e 2 megas.

    mais tenho medo de isso me gerar muita interferência.

    então estou nesta sinuca.

    Hoje minha rede 50% esta com airgrid m2. então foi a minha ideia.

    agora mudar a modulação para modo b/g... isso vou poder por mais clientes simultâneos? atualmente ja estou com 29 simultâneos em hoarios de pico.

    e sobre usar estes rocket em 10mhz... com planos de 1 e 2 megas quantos simultâneos posso por?... a modulação 10mhz diminui a capacidade do rocket em termos de simultâneos?... ou não?

    fica ai meu apelo em ideias para eu poder resolver o meu problema.

    mais uma coisa como eu mudo o titulo do tópico?... era pra ser transmissão!

  9. #9

    Padrão Re: DUVIDA!... novas setoriais e melhor modo de transição! a/n

    Ae amigo, 29 simultâneo ta rilex rsrsrsrs, tenho em horários de pico 50~55 por cartão, a questão sobre 10mhz, 20mhz etc, não seria referente ao numero de conexões simultâneas, fazendo isso você "afina" seu sinal diminuindo o pthroughput, porém deixando a qualidade do sinal melhor, a final diminuindo o tamanho da onda ela leva menos dados, mas diminui problemas com instalações inadequadas (exemplo seria de uma instalação com a zona fresnel obstruída), mudando para banda b/g ou melhor ainda only g, e marcando os datarates de boa modulação. Um ótimo video (na minha opnião, é esse aki), da uma olhada pra você entender o que eu to falando:
    http://m.youtube.com/watch?feature=relmfu&v=kwdE-YCC1uQ
    Desculpa pelo link mobile mais to no cel ^^

  10. #10

    Padrão Re: DUVIDA!... novas setoriais e melhor modo de transição! a/n

    Citação Postado originalmente por edsong Ver Post
    Ae amigo, 29 simultâneo ta rilex rsrsrsrs, tenho em horários de pico 50~55 por cartão, a questão sobre 10mhz, 20mhz etc, não seria referente ao numero de conexões simultâneas, fazendo isso você "afina" seu sinal diminuindo o pthroughput, porém deixando a qualidade do sinal melhor, a final diminuindo o tamanho da onda ela leva menos dados, mas diminui problemas com instalações inadequadas (exemplo seria de uma instalação com a zona fresnel obstruída), mudando para banda b/g ou melhor ainda only g, e marcando os datarates de boa modulação. Um ótimo video (na minha opnião, é esse aki), da uma olhada pra você entender o que eu to falando:
    http://m.youtube.com/watch?feature=relmfu&v=kwdE-YCC1uQ
    Desculpa pelo link mobile mais to no cel ^^

    ok, entendi... então se eu diminuir para 10mhz... vou diminuir o pthroughput... só par fica bem claro... este pthroughput... seria de cada cliente ou o total que o cartão consegue?..
    exemplo... com 20mhz modo b chega a 11mega no cartão... se fosse em 10mhz seria a metade deste valor?

    não sei se fui claro... pq não vendo planos acima de 2 mega... então não preciso de pthroughput muito grande não.

  11. #11

    Padrão Re: DUVIDA!... novas setoriais e melhor modo de transição! a/n

    Citação Postado originalmente por eletromidia Ver Post
    ok, entendi... então se eu diminuir para 10mhz... vou diminuir o pthroughput... só par fica bem claro... este pthroughput... seria de cada cliente ou o total que o cartão consegue?..
    exemplo... com 20mhz modo b chega a 11mega no cartão... se fosse em 10mhz seria a metade deste valor?

    não sei se fui claro... pq não vendo planos acima de 2 mega... então não preciso de pthroughput muito grande não.
    Quando voce seleciona 10mhz de largura , voce diminui o throughput do cartão, mas diminui muito a interferência provocada pela ocupação de canais adjacentes. Ou seja, a canalização fica menos sensível a interferencias. Porém se tiver por ex no canal 6 você ainda sofrerá interferencia dos canais mais próximos.
    O uso de canal de 10mhz faz sentido se você utilizar em todos os rádios da mesma torre. No data sheet dos cartões tem o data rates que pode ser alcançado em cada canalização.
    Neste data sheet não traz com 10mhz, só 20 e 40mhz. Mas você pode tirar conclusões, com 10 deveria passar a metade de 20mhz.
    http://routerboard.com/pdf/202/R52Hn.pdf

    Este é o total que o cartão consegue passar. Se deixar em b, vai ser o que todos já sabemos. Modo b só passa teoricamente 11mbps full duplex. Que eu saiba, o protocolo 802.11 b não prevê 10mhz. Isto normalmente é configurado de 5 a 40 quando em modo N. Ou então no modo A. (5.8) B/G é 20mhz ( na verdade 22mhz)

  12. #12

    Padrão Re: DUVIDA!... novas setoriais e melhor modo de transição! a/n

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    ... Modo b só passa teoricamente 11mbps full duplex...
    Half duplex né?

  13. #13

    Padrão Re: DUVIDA!... novas setoriais e melhor modo de transição! a/n

    Citação Postado originalmente por edsong Ver Post
    Half duplex né?
    5.5 para up e 5.5 para down.
    Agregado daria 11mbps.
    Isso teoricamene.
    Na prática tem perdas.
    Acaba ficando no máximo em 4 para up e 4 para down quando muito. E para isso você teria que obter no registration do cartão todo mundo conectando com data rates de 11mbps.
    Se alguém oscilar para 5.5mbps, já cai o rendimento do cartão.

    Confesso que nunca utilizei só modo B. Isto que eu disse é baseado em experiencias de companheiros confiáveis que postam e do que a literatura diz.
    Desde o início utilizei b/g e procuro manter o data rates acima de 18mbps. E ultimamente migrando para modo N.