+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rotear a rede provedor a radio.

    Olá pessoal!
    Bom nao vou me prolongar muito
    tenho em minha rede já funcionando uma rb1200 e um pc ligado com mkauth funcionando.
    atualmente nao migrei todos meus clientes para o mkauth a grande maioria esta com amarração de mac e ip e a rede toda esta em bridge.
    aí que vem o meu problema nao migrei meus clientes ainda pois estou querendo migrar toda rede para roteada antes da migração completa.
    como nao tenho certeza de como vou fazer tudo nao quero passar trabalho em vão modificando todo mundo para novamente mexer depois.
    queria começar aprendendo como faço para colocar uma rb em um dos pontos fazendo com que os clientes dela conectem apenas nela e assim faço nos outros pontos depois.
    até aí tudo bem.
    como sou iniciante nesse processo coloquei uma rb aqui em bancada e configurei ela como router criei a nat e esta passano internet do outro lado normalmente tudo por amarração de mac e ip.
    porem clientes conectados nessa rb roteada nao consigo acessalos como na rede bridge.
    agora vem a pergunta!falta alguma regra pra mim fazer ou devo fazer com ospf o que acham melhor e se alguem puder explicar de forma bem clara eu agradeceria.
    desde já obrigado a todos!

  2. #2

    Padrão Re: Rotear a rede provedor a radio.

    Amigo creio que só com ospf ou bgp

  3. #3

    Padrão Re: Rotear a rede provedor a radio.

    Segue um tutorial de minha autoria passo a passo para essa configuração.

    http://www.ixcsoft.com.br/downloads/...xcprovedor.pdf

    Se precisar de ajuda mais detalhada entre em contato, tem meus dados no site.

  4. #4

    Padrão Re: Rotear a rede provedor a radio.

    Citação Postado originalmente por ixcsoft Ver Post
    Segue um tutorial de minha autoria passo a passo para essa configuração.

    http://www.ixcsoft.com.br/downloads/...xcprovedor.pdf

    Se precisar de ajuda mais detalhada entre em contato, tem meus dados no site.
    muito legal e bem explicado esse tutorial valeu amigo.

    eu estava pensando em formas diferentes por enquanto por exemplo:
    eu ja uso mk-auth esta funcionando na minha rede que esta em bridge eu coloco o aparelho no cliente e configuro o loguin e senha ja no aparelho assim o cliente nao precisa conectar. ou uso amarrçaõ de mac e ip apenas no mikrotik.
    realizei testes em bancada e fiz da seguinte forma: liberei um ip do meu concentrador principal e usei como um gateway pra uma segunda mikrotik onde fiz um masquarede e cadasrei clientes nela assim clientes de um determinado bairro ou cidade nao conversariam com outra cidade. porem fica realmente complicado na hora de uma manutenção ou do proprio gerenciamento dos clientes onde seria melhor que os clientes estivessem em um unico lugar. o que me aconselham?

  5. #5

    Padrão Re: Rotear a rede provedor a radio.

    A intenção do OSPF é essa, utilizar o trafego interno de sua rede, é melhor que seus clientes se conversem internamente na sua rede, com isso não vai utilizar o link, faz o qos na torre, vai ter controle de banda e vai utilizar a rede interna para troca de informações internas, sem usar o link.