+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post SLP ou SCM

    Olá pessoal, moro em uma cidade com menos de 20.000hab, a poucos dias foi feita uma reunião na prefeitura com os comerciantes e nesta reunião foi discutida a implantação de câmeras de segurança em certos pontos visando diminuir a violência na cidade.

    Tenho uma empresa sistemas de segurança (sem monitoramento) e decidi me preparar para caso isso aconteça, concorrer a licitação.

    Estamos montando um projeto e vamos encaminhá-lo a prefeitura, mas surgiu uma dúvida durante esse processo:

    Estamos quebrando a cabeça na questão da transmissão das imagens das câmeras, via cabo (UTP ou fibra), sem fio ou via rede sem-fio (Wi-Fi). Descartamos a transmissão sem fio por causa da falta de segurança, via cabo o custo será um pouco elevado além da manutenção constante e licenças da companhia elétrica.

    Sobrou a transmissão via rede Wi-Fi, seria feito ponto-a-ponto, cada poste com as câmeras serviria de redistribuidor do sinal e este sinal chegaria até uma central de monitoramento. Não haverá tráfego de internet, não será aberto ao público, o SSID Broadcast será desabilitado, será protegida por senha, filtro de MAC, IP e etc.

    Vamos precisar de uma licença da Anatel? Se sim, SLP ou SCM?

    Temos que esperar para saber o quanto a prefeitura pretende gastar, mas já queremos ter um projeto meio pronto.

    Mais uma dúvida, precisamos ter um engenheiro na empresa ou podemos fazer o projeto e contratá-lo para analisar e assinar?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: SLP ou SCM

    É atribuição do Engenheiro, sim. Dê uma olhada na resolução do confea anexada. Podemos conversar a respeito do projeto.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Confea - Legislação.pdf  

  3. #3

    Padrão Re: SLP ou SCM

    Citação Postado originalmente por ericlmarx Ver Post
    É atribuição do Engenheiro, sim. Dê uma olhada na resolução do confea anexada. Podemos conversar a respeito do projeto.
    Não entendi sua resposta.

  4. #4

    Padrão Re: SLP ou SCM

    "Mais uma dúvida, precisamos ter um engenheiro na empresa ou podemos fazer o projeto e contratá-lo para analisar e assinar?"

    Você precisa registrar o projeto no CREA através de uma ART. Quem tem atribuição profissional para fazer isso? O Engenheiro. Foi só que eu disse. A sua empresa pode até ter registro no CREA com um técnico como RT (dependendo do objeto,
    não acho correto), mas para determinadas atividades, só sendo Engenheiro mesmo.

  5. #5

    Padrão Re: SLP ou SCM

    Citação Postado originalmente por ericlmarx Ver Post
    "Mais uma dúvida, precisamos ter um engenheiro na empresa ou podemos fazer o projeto e contratá-lo para analisar e assinar?"

    Você precisa registrar o projeto no CREA através de uma ART. Quem tem atribuição profissional para fazer isso? O Engenheiro. Foi só que eu disse. A sua empresa pode até ter registro no CREA com um técnico como RT (dependendo do objeto,
    não acho correto), mas para determinadas atividades, só sendo Engenheiro mesmo.
    Ah sim, entendi. Teria que ser um engenheiro eletrônico ou de comunicação certo?

  6. #6
    Avatar de ultralaser
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Presidente Prudente
    Posts
    174
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: SLP ou SCM

    Bom dia amigo,

    Trabalho em uma Fabrica de Cameras de segurança todas IP, já temos em varias cidades.

    Caso haja interesse posso te ajudar em seu projeto também.

    De uma olhada em nosso site e qualquer duvida ligue e fale com departamento técnico.

    www.stcom.ind.br

    Abraços.

  7. #7

    Padrão Re: SLP ou SCM

    Citação Postado originalmente por JuniorZancan Ver Post
    Ah sim, entendi. Teria que ser um engenheiro eletrônico ou de comunicação certo?
    Engº Eletricista/Telecom, Engº de Telecom ou Engº Eletrônico.

  8. #8
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: SLP ou SCM

    Para o enquadramento se vai ser SLP ou SCM vai depender de quem vai ofertar o serviço, se vai ser a sua empresa ou se vai ser a prefeitura.

  9. #9

    Padrão Re: SLP ou SCM

    Pelo que eu entendi é um projeto da prefeitura com a associação dos comercios, e a sua empresa seria tercerizada p/ instalação e manutenção do sistema. é isso?

    Se for isso mesmo é mais tranquilo, pois as prefeituras podem usar a faixa de 3.5 Ghz para essa finalidade, tornando mais agil e mais confiavel que o 5.8 ou 2.4, afinal quantos notes vc conhece que tem wifi 3.5Ghz.

    Procure na net sobre as cidades digitais, e vc vera que o monitoramento se enquadra.

  10. #10

    Padrão Re: SLP ou SCM

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Pelo que eu entendi é um projeto da prefeitura com a associação dos comercios, e a sua empresa seria tercerizada p/ instalação e manutenção do sistema. é isso?

    Se for isso mesmo é mais tranquilo, pois as prefeituras podem usar a faixa de 3.5 Ghz para essa finalidade, tornando mais agil e mais confiavel que o 5.8 ou 2.4, afinal quantos notes vc conhece que tem wifi 3.5Ghz.

    Procure na net sobre as cidades digitais, e vc vera que o monitoramento se enquadra.
    Correto, é uma associação.

    É dificil encontrar equipamentos 3.5Ghz, você me indica alguma loja?

  11. #11

    Padrão Re: SLP ou SCM

    Prefeitura ou qualquer orgão publico é inecessário a licença SCM em que vai sair a NOTA, sim vc vai ter que tirar uma licença para participar desta licitação tanto po cabo ou optico ou sem fio