+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão 3 links

    Então galera venho aqui pedir a ajudar de vcs depois de ter pesquisado muito e não encontrei uma solução para meu problema...então vamos lá...hoje tenho três link´s aqui na empresa instalado em um servidor(máquina) ta blz, faço a divisão da seguinte forma.....cliente x coloco para passar pelo link1, cliente y link2 e cliente w link3, com os link´s no servidor(máquina) consigo fazer isso blz....mas o que acontece é o seguinte, estava usando o mkauth mas como coloquei mais um link desativei ele para usar a placa de rede, como não queria ficar sem o mkauth resolvi colocar os link´s em Rb e sair com o link por uma porta para o servidor (máquina) mais com isso não consigo fazer essa separação dos links, clientex no link1, cliente y no link2.....dessa forma com uma Rb separada não vai....alguém tem alguma dica

  2. #2

    Cool Re: 3 links

    Olá, amigo aqui tem o que você precisa https://under-linux.org/showthread.p...hlight=pcc+1.5

    Só baixar o programa PCC 1.5 coloca a quantidade de link e as velocidades de cada link clique em gerar código mk vai ser gerado um aquivo com o nome Configuração txt na pasta ai é só ir adicionando as regra na sua RB que vai ser o loadbalance pronto se fizer tudo certinho não tem erro.

  3. #3
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: 3 links

    Na verdade não, não quero o pcc só quero divide os ips da minha rede para cada link

  4. #4

    Padrão Re: 3 links

    Amigo pelo q entendi vc colocou o mkauth junto com seu balance,é isso?
    Se for recomendo vc colocar um balance separado.
    Outra amigo,vc quer usar mais um link q outro,vc poderia fazer um balance com cargas diferentes.Eu usei aqui um bom tempo é fico show de bola.
    http://routeros.forumpramim.net/t305...gas-diferentes
    https://under-linux.org/showthread.php?t=152913

  5. #5

    Padrão Re: 3 links

    Opá


    Com uma pequena adaptação ao seu cenário,com o material abaixo[1] creio que consiga por rotas estáticas.

    [1]http://www.overnix.com/showthread.ph...as-Est%E1ticas

  6. #6
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: 3 links

    Então Jailton é assim mesmo q faço aqui mais só consigo isso com todos os links no servidor maquina quando coloco em uma rb separada não vai....

  7. #7

    Padrão Re: 3 links

    Qual a dificuldade? se possível descreva o seu cenário ,topologia....

  8. #8
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: 3 links

    Certo...então vamos lá...hoje aqui estamos assim...tenho um servidor mikrotik 4 placas de rede....1 para o mkauth, 2 para entrada do link maior, 3 para entrada dos link´s menores e 4 para saída para os clientes..

    então hoje tenho ppoe em cada rb nas torres

    o ip que está configurado na interface de saída (4 para saída para os clientes) para os clientes é 172.12.0.14/28 mais esse ip que está configurado na placa que sai para os clientes não entrego para os cliente coloque nas torres..tipo 172.12.0.1/28 torre 1, 172.12.0.2/28 torre 2....os os clientes usam ip fixo no user do ppoe a range de ip dos clientes é 192.168.0.0/16....na torre 1 coloco 192.168.15.0 na torre 2 coloco 192.168.16.0 e para isso funcionar configuro rotas no servidor em ip - routes: em dst. Address 192.168.15.0/24 gateway 172.12.0.1 isso configurado no servidor

    Será que deu para entender???

  9. #9

    Padrão Re: 3 links

    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    Opá


    Com uma pequena adaptação ao seu cenário,com o material abaixo[1] creio que consiga por rotas estáticas.

    [1]http://www.overnix.com/showthread.ph...as-Est%E1ticas
    Olá Jailton,

    Estas regras aí caíram como uma luva para o meu cenario. Hotspot com dois links ADSL. Quero que determinados IPs saiam por determinadas rotas. E os não cadastrados saiam por uma rota padrão.
    Mas uma coisa que esta dando erro, é que não consigo usar os dois links ao mesmo tempo, tenho que desativar um para o outro funcionar. Penso que seja pq os dois links são da mesma operadora e com o mesmo gateway. Com os dois juntos não navega. O que eu poderia mudar nestas regras para fazer a adaptação ao meu cenário? Eu comecei a ver firewall no linux hoje, justamente para conseguir olhar regras como estas e adaptar. Mas ainda vai levar um tempo, pois meus conhecimentos são muito básicos. Se possível um exemplo de como eu devo proceder. Obrigado.

  10. #10

    Padrão Re: 3 links

    Citação Postado originalmente por chocobama Ver Post
    Olá Jailton,

    Estas regras aí caíram como uma luva para o meu cenario. Hotspot com dois links ADSL. Quero que determinados IPs saiam por determinadas rotas. E os não cadastrados saiam por uma rota padrão.
    Como explicado no tutorial ,terá que cadastrar ambos clientes (os ips)determinando em qual link ira navegar.

    Citação Postado originalmente por chocobama Ver Post


    Mas uma coisa que esta dando erro, é que não consigo usar os dois links ao mesmo tempo, tenho que desativar um para o outro funcionar
    E porque existem as default routes dinâmicas, então o outro Link "que ficar de pé" assume para todas as requisições dos clientes.


    E pergunta que faço e no sentido se esta cadastrando na
    address list os ips dos clientes e em que link ira navegar???

    Cliente A
    IP-
    172.16.0.2
    Link-pppoe-out2
    Código :
    /ip firewall address-listadd address=172.16.0.2 comment=Cliente2 disabled=no list=pppoe-out2


    Cliente B
    IP-
    172.16.0.3
    Link-pppoe-out1
    Código :
    /ip firewall address-listadd address=172.16.0.3 comment=Cliente3 disabled=no list=pppoe-out1


    Qualquer coisa, poste as configurações da RB que tentarei te ajudar


  11. #11

    Padrão Re: 3 links

    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    E porque existem as default routes dinâmicas, então o outro Link "que ficar de pé" assume para todas as requisições dos clientes.

    Boa noite Jailton. Obrigado por responder as questões. Acredito que eu esteja fazendo tudo da maneira correta. O que esta pegando mesmo é a questão das default routes dinâmicas. Como você explicou se uma cair a outra assume de forma automática. Adiciono um link e consigo navegar, adiciono o segundo link e para a navegação. Só funciona um link de cada vez. Chegando em casa posto a situação da rede e também irei testar sem as default routes. Infelizmente não sei lhe explicar tecnicamente o problema ao manter os dois links ao mesmo tempo.

    Boa noite.

  12. #12

    Padrão Re: 3 links

    Boa tarde Jailton,
    http://i161.photobucket.com/albums/t...ps9babfc4d.png

    O meu problema realmente está nas rotas estáticas. Um usuário de outro fórum me recomendou usar roteadores para receber os links e então ligar estes roteadores ao MK, cada roteador terá uma faixa de ip diferente. Assim eliminarei o problema das default routes iguais. Eu irei testar o método, mas penso que assim perca um pouco do propósito original de usar um equipamento para gerenciar tudo, pois é uma rede muito pequena.

    - -
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         routes_zps9babfc4d.jpg
Visualizações:	64
Tamanho: 	61,9 KB
ID:      	43398  

  13. #13

    Padrão Re: 3 links

    Olá, amigo já que ele te aconselhou a colocar um roteador em cada link, eu aconselho você colocar uma RB em cada link e em cada RB você cria uma servidor PPPoE e liga os cabos de cada RB no seu loadbalance e faz ele discar cada link em PPPoE, acho mais interessante assim pois se um dos links para de funcionar os outro links iram assumir todo o trafego até que o outro link volte acho que assim ficaria 100% o sistema, estou te dando essa dica pois aqui tenho 1 dedicado e fiz isso para que ele trabalha-se junto com os links ADSL e ficou perfeito não tenho dor de cabeça já faz quase 3 anos, fica a dica.