Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Socorro!!! Poluição Wireless

    Boa Noite , peço a gentileza de quem puder me ajudar , estou com um problema em uma base , que tem o seguinte equipamento , uma rb433 que faz a conexao com o link de internet e controla a banda dos clientes , não uso cartão para distribuir o sinal poque da muito problema eu uso 2 bullet de 100mw com potencia setada a 50mw ligada cada um em 1 antena setorial de 21dbi de com angula de abertura de 60 grau com polaridade horizontal , funcionava perfeito , em qualquer horario do dia , nesse inicio do ano comecei a ter problemas em horarios de picos , o sinal começou a ocilar muito e começei a monitorar o sinal ruido o tempo todo em horarios criticos o sinal ruido chega em -74dbm , já testei todos os canais e nenhum melhora , já esgotei todo o meu conhecimento e não é pouco , hj fiz um teste para ver o que acontecia coloquei no lugar da setorial 1 antena de grade de 25dbi da aquario e apontei diretamente para 1 cliente em um local que eu sei que é critico , o sinal ficou excelente -48dbm o ccq ficou ocilando em 80% 90% e 100% , mais a banda de dados não chega a 500k , por favor amigos me ajudem

  2. #2

    Cool Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Olá, amigo deixo aqui a minha experiência com MK pra Wireless em 2.4Ghz que é um caso parecido pois você usa bullet 2 2.4, aqui no começo era tudo bom depois começou as interferências, lentidões, pings altos, fiz de tudo botei grade da aquário de 25dbi com polarização horizontal pra testar, comprei painéis wirelink com polarização horizontal botei pigtail RG213 usei fonte de PC para alimentar a RB até que melhorou um pouco mas depois voltava os problemas fiz tudo o que você fez, só resolvi meus problemas depois que migrei tudo pra Nanostation M5 5.8 com Airmax ativado e nos clientes Nanostation Loco M5 5.8 e no lugar da RB coloquei bullet 2 só pra acabar com aquela caixa feia e manter os clientes que aos poucos foram migrando e assim ficando satisfeito com a qualidade do serviço hoje tenho um servidor RB1100AHX2 e uso cabo e conectores blindado da UBNT. fica a dica

  3. #3

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Então , eu pensei nisso tambem , em migrar para 5.8 mais o que eu estou com medo , é que o concorrente que esta dando esse problema esta migrando tambem , ai eu fico em cima do muro , porque vai que os clientes, migram , gasta um bom dinheiro e o concorrente suja de novo a fequencia 5.8 tambem , ai vou cair no mesmo problema.

  4. #4

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Eu tinha um problema semelhante a seu em 2.4, mas resolvi, troquei os bullet para os de 800mw, e coloquei os painéis acima dos equipamento dos concorrentes, tive que aumentar as torres, e sempre alterando os canais.

  5. #5

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Então , eu pensei nisso tambem , em migrar para 5.8 mais o que eu estou com medo , é que o concorrente que esta dando esse problema esta migrando tambem , ai eu fico em cima do muro , porque vai que os clientes, migram , gasta um bom dinheiro e o concorrente suja de novo a fequencia 5.8 tambem , ai vou cair no mesmo problema.
    Cara no seu lugar eu contrataria um serviço de consultoria, aqui no forum tem uma galera porreta.
    E creio que nem cobram tão carooooooo

  6. #6

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Meu amigo, será que este Bullet não estaria abrindo as pernas?

    Veja que você relata que tem problemas nos horários de pico.

  7. #7

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Meu amigo, será que este Bullet não estaria abrindo as pernas?

    Veja que você relata que tem problemas nos horários de pico.

    Então eu creio que não seja o bullet , porque eu tinha mudado por um bullet m2 ph de 600mw e o problema continua

  8. #8

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Caros amigos a impressão que eu tenho , é que essa interferencia não é na minha torre , é no local em que os clientes estão , o cliente mais longe que eu tenho nessa base esta a 2km o mais perto esta 500mts na parte da manhã todos estão com 85 a 100% de ccq e ping de 2 ms a 11ms no horario de almoço já cameça a ter problema mais pouco depois das 13 horas volta ao normal e vai chegando as 6 horas vai começando a ficar complicado ai a noite ccq chega a 50 40% e os ping já não responde mais , eu acho que não é interferencia de concorrente , mais sim de clientes de concorrente , porque eu já pequei cliente desses concorrente setado na potencia de 315mw em um ap que suporta apenas 250mw no maximo , eu acho que na hora que esses clientes ligam seus radios cria um sinal ruido que fica dificil de funcionar , gostaria da opnião de vcs.

  9. #9

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    E ai Galera nos conte sua experiencia , Alguem ai no forum já passou por isso como resolveu , Não só eu mais têm mais gente por ai com o mesmo problema

  10. #10

    Cool Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Caro fagtinti concordo em tudo que você disse aqui quando tivemos problemas com interferência na 2.4Ghz era nesses mesmos horários pois são os horários que os clientes chegam em casa ligam seus equipamentos e utilizam a internet de manhã era tudo tranquilo mas perto de 12:00 já começava a lentidão ping meio alto mais quando chegava o horário das 17:00 em diante já era internet já não prestava ai depois de 00:00 a internet voltava ao normal, realmente a interferência está também sendo dos clientes dos seus concorrentes também pois na época tive o mesmo raciocínio seu e tirei minhas conclusões e assim fiz minhas mudanças para 5.8Ghz e acabaram meus problemas pois ninguém aqui usa 5.8Ghz somente meu provedor, acabei de testar o ping de uma cliente que instalei hoje a 1.5KM de distancia com sinal -62 o ping 1ms e é horário de pico em 21:00 e deve ter uns 50 a 60 cliente conectado nessa Nanostation M5 que fica na torre temos 4 delas e eu trabalho com planos 600K, 1Mega, 2Megas e 4Megas e outro ponto forte que se deve contar é que um dedicado ajuda muito a qualidade da internet no cliente.

  11. #11

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Parabens para vc , porque no seu caso não tem ninguem usando a 5.8 , já no meu caso eu já to vendo um monte de antenas 5.8 , o problema é se eu mudar quanto tempo vai durar , porque meu concorrente é meio loco e não tem ideia do que ta fazendo só para vc ter uma ideia ele tem mais de 60 reptidoras da cidade e a cidade pequena , já até pensei em oferecer uma sociedade a ele para melhorar a interferencia , mais ele é meio arrogante e tem influencia na cidade , eu to 11 anos no ramo e passei por tudo que vc pensa , eu do até consultoria pela internet sobre acoplamento , lençol digital , sinal ruido , mais na minha propria cidade esse concorrente ta me matando

  12. #12

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Como ja coloquei anteriormente, pra mim os bullet resolveu, mas deve levar em conta quantos clientes tem por bullet?
    e como o colega ja colocou, um link de qualidade é muito importante, pois eu tinha um de meus links, que era um problema, troquei e percebi uma estabilidade na rede, outro fator é quantidade total de cliente x pela quantidade de link.
    mas a rede 5.8 iria resolver seu problema.

  13. #13

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Pois é amigo aqui eu fiz o mesmo que você comecei a chamar os concorrentes para virar um provedor só pois assim acabava interferência e ficava muito mais facio investir em link dedicado, melhores equipamentos, mais gente trabalhando para agilizar as tarefas e poder entregar internet de qualidade para o cliente.

    Mas consegui fechar com 2 caras e viramos sócios de um provedor só, e os outros 3 concorrentes não quiseram preferiram continuar com a interferência a doidado fazer o que ne até hoje eles estão nesse sofrimento e muitos clientes deles vieram para nosso provedor, Só pra não deixar passar despercebido um dos caras que se juntou comigo ele tinha na época umas 6 repetidoras e usava os APs em 400MW de potencia pois ele mesmo confessou isso pra mim e isso em um bairro com tamanho de 1KM.

    Então amigo se em 2.4Ghz já ta ruim e em 5.8Ghz os concorrentes já estão regaçando, só sobrou você cabear a área ai, mas eu tentaria a sorte na 5.8Ghz tudo Ubiquiti com Airmax ativado.

  14. #14

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    creio que o bullet não é o problema , pois ele esta em bridge só conecta o cliente via criptografia wep e o controle dos clientes é pelo mikrotik e em cada bullet eu coloco no maximo 25 cliente e esse que esta dando problema tem apenas 15 e eu já troquei o bullet que eu uso bullet 2 100mw pelo bullet m2 hp 600mw e não adiantou , o jeito seria mudar para o 5.8 só que mesmo assim gostaria ainda de saber se alguem tem alguma solução alem da migração para 5.8

  15. #15

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Tens SCM? Use-a, ponha a Anatel na fita, nao sem antes de mandar uma notificacao extra-judicial pedindo aos concorrentes que trabalhem de forma civilizada com o espectro.

    Eu ultimamente estou bastante envolvido em projetos de legalizacoes aqui no Peru, justamente para poder trabalhar tranquilo, já estou me dispondo a ensinar o mínimo que sei para todos trabalharem educadamente, e se nao escutarem, denúncia na cabeca, afinal, pago imposto para que?

  16. #16

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Tens SCM? Use-a, ponha a Anatel na fita, nao sem antes de mandar uma notificacao extra-judicial pedindo aos concorrentes que trabalhem de forma civilizada com o espectro.

    Eu ultimamente estou bastante envolvido em projetos de legalizacoes aqui no Peru, justamente para poder trabalhar tranquilo, já estou me dispondo a ensinar o mínimo que sei para todos trabalharem educadamente, e se nao escutarem, denúncia na cabeca, afinal, pago imposto para que?

    Cara concondo com vc em tudo , só têm um problema de fazer isso , o dono tem influencia militar eu tenho medo dele

  17. #17

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Mais ai é de boa, manda denúncia anônima, e o truque é você se denunciar também. Revise se você aguenta uma inspecao sem ser lacrado, daí a Anatel faz a limpa, uma vez que foi também foi inspecionado, ficará a dúvida de quem dedou

    Já fizeram isso com Lan House e a Polícia fez a festa.

  18. #18

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Então eu creio que não seja o bullet , porque eu tinha mudado por um bullet m2 ph de 600mw e o problema continua
    Neste bulletM2 você não ativou o airmax, pois os clientes não estavam com rádios que suportam o airmax, correto?
    Não digo que seja, mas pode acontecer de estar havendo um choque de pacotes. Quem sabe experimenta configurar o RTS nas opções avançadas. O controle do tráfego pelo RTS é um meio não tão eficiente como o TDMA do Airmax, mas já dá um bom controle neste choque. É o que chamam de nó escondido que precisa ser evitado.

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Parabens para vc , porque no seu caso não tem ninguem usando a 5.8 , já no meu caso eu já to vendo um monte de antenas 5.8 , o problema é se eu mudar quanto tempo vai durar , porque meu concorrente é meio loco e não tem ideia do que ta fazendo só para vc ter uma ideia ele tem mais de 60 reptidoras da cidade e a cidade pequena , já até pensei em oferecer uma sociedade a ele para melhorar a interferencia , mais ele é meio arrogante e tem influencia na cidade , eu to 11 anos no ramo e passei por tudo que vc pensa , eu do até consultoria pela internet sobre acoplamento , lençol digital , sinal ruido , mais na minha propria cidade esse concorrente ta me matando
    Tem um tópico aberto pelo mascaraajp, o Andrio, que faz um alerta sobre a ocupação desordenada do 5.8. Daqui algum tempo vai ter muita gente reclamando de interferencia em 5.8.
    https://under-linux.org/showthread.p...t=pede+socorro

    Tem um vídeo do Luciano da Computech que diz claramente que a maioria das interferências são auto-interferências.

  19. #19

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tem um vídeo do Luciano da Computech que diz claramente que a maioria das interferências são auto-interferências.
    Concordo plenamente com isso, pois tenho 2 torres (apenas uma operativa) e na principal, tenho 4 Rockets mal instalados que geram interferência em mim mesmo, mas como tenho poucos clientes e dificuldade em conseguir um bom instalador, tá ai. No meu segundo nó, que tá em casa, a mesma coisa, 6 NSLM2 um do ladinho do outro, e 2 setores amarelos/vermelhos no airview. Motivo da interferencia? Meus rádios e até o meu modem adsl gera interefencia no rádio, mas como o nó ta inativo (os rádios com 2 W máximo), nao to ligando.

  20. #20

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Neste bulletM2 você não ativou o airmax, pois os clientes não estavam com rádios que suportam o airmax, correto?
    Não digo que seja, mas pode acontecer de estar havendo um choque de pacotes. Quem sabe experimenta configurar o RTS nas opções avançadas. O controle do tráfego pelo RTS é um meio não tão eficiente como o TDMA do Airmax, mas já dá um bom controle neste choque. É o que chamam de nó escondido que precisa ser evitado.



    Tem um tópico aberto pelo mascaraajp, o Andrio, que faz um alerta sobre a ocupação desordenada do 5.8. Daqui algum tempo vai ter muita gente reclamando de interferencia em 5.8.
    https://under-linux.org/showthread.p...t=pede+socorro

    Tem um vídeo do Luciano da Computech que diz claramente que a maioria das interferências são auto-interferências.



    Caro amigo muito obrigado pelo video , no meu caso é diferente eu já conhecia esse metodo de trabalho e é justamente o modo que eu trabalho , a unica diferença é que ele ta oferecendo um equipamento dele que é uma cpe com mikrotik , antena ,rb e cartão quer dizer que não utiliza cabos evitando perca de sinal e diminuindo a interferencia em si mesmo , o meu caso eu não uso o equipamento dele , mais no lugar eu utilizo uma setorial e ligo um bullet que do mesmo jeito não tem cabo e tambem diminui a interferencia em si mesmo pelo cabo de rede eu ligo na rb em uma porta lan a 6 metros da antena de distribuição colocada em em baixo da torre para melhor manutenção , o video é muito bom para meu concorrente , para evitar o problema de modulação eu fiz o seguinte coloquei 2 antenas um para atender clientes a + de 2 km e outra até 2 km desse jeito todos os meus clientes fou com sinal de -58dbm a -65dbm o problema meu é justamente o sinal ruido no local que chega a ter picos de -74dbm de ruido e o aconselhado para trabalhar é - 91dbm