Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Caro amigos , começei a me questinar sobre o sinal ruido e pintou uma duvida , o sinal ruido 2.4 pode irterferir no 5.8 , alguem tem essa resposta eu nunca tinha pensado nisso , é mais uma questão de duvida?

  2. #22

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Neste bulletM2 você não ativou o airmax, pois os clientes não estavam com rádios que suportam o airmax, correto?
    Não digo que seja, mas pode acontecer de estar havendo um choque de pacotes. Quem sabe experimenta configurar o RTS nas opções avançadas. O controle do tráfego pelo RTS é um meio não tão eficiente como o TDMA do Airmax, mas já dá um bom controle neste choque. É o que chamam de nó escondido que precisa ser evitado.



    Tem um tópico aberto pelo mascaraajp, o Andrio, que faz um alerta sobre a ocupação desordenada do 5.8. Daqui algum tempo vai ter muita gente reclamando de interferencia em 5.8.
    https://under-linux.org/showthread.p...t=pede+socorro

    Tem um vídeo do Luciano da Computech que diz claramente que a maioria das interferências são auto-interferências.

    Bom dia Amigo to tentando testar a dica do controle RTS que vc disse , no caso a Opção que eu Tenho é Limite RTS e esta marcado a opção off , é só desmarcar a opção off ou tem que alterar a numeração que aparece
    grato pela ajuda

  3. #23

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Bom dia Amigo to tentando testar a dica do controle RTS que vc disse , no caso a Opção que eu Tenho é Limite RTS e esta marcado a opção off , é só desmarcar a opção off ou tem que alterar a numeração que aparece
    grato pela ajuda
    Para alterar algum valor, precisa entender primeiro a teoria a respeito do RTS.

    Dá uma olhada neste tutorial. É com outro rádio, mas o princípio é o mesmo.

    http://www.hardware.com.br/tutoriais...o/pagina5.html

  4. #24

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Para alterar algum valor, precisa entender primeiro a teoria a respeito do RTS.

    Dá uma olhada neste tutorial. É com outro rádio, mas o princípio é o mesmo.

    http://www.hardware.com.br/tutoriais...o/pagina5.html
    Amigo ve se eu entendi , para mim ativar o valor rts tem que ser menor que o Fragmentation Threshold para que ele possa pedir autorização quando o frame for maior que o valor informado assim evitando colisão entre os clientes

  5. #25

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Amigo ve se eu entendi , para mim ativar o valor rts tem que ser menor que o Fragmentation Threshold para que ele possa pedir autorização quando o frame for maior que o valor informado assim evitando colisão entre os clientes

    Isso mesmo. O valor do RTS menor que o frame é que "liga" a permissão de transmissão. Assim, o AP vai liberar para aqueles que estiverem na fila enquanto os últimos da fila ficam esperando.
    Isso pode dar um retardo na rede, uma latência, mas por outro lado evita que o choque de pacotes perturbe a vida de todos.
    Agora é fazer testes e observar os resultados.
    Vai chegar num valor que pode inviabilizar o desempenho da rede. Por ex se o RTS for 256 e o frame 2346 que é o valor máximo, todos os pacotes serão analisados e se for menor que 256 ele libera para passar sem colocar na fila, mas acima de 256 ele manda esperar a vez.
    Pode ser que 256 seja um valor muito baixo para teu cenário.
    Por isso você experimenta com valores mais altos. como 1024. Se der uma pequena melhora, este será o caminho. Daí pode experimentar com um valor um pouco menor e sempre observar o resultado.
    Se não houver diferença nenhuma, então o problema é outro.

    O que o Airmax faz de outra forma é com o mesmo objetivo. Evitar choque de pacotes que só se apresenta como problema quando aumenta o número de usuários como no horário de pico.

  6. #26

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    To aproveitando o tópico e dando um passeio de airview. Em um setor, tá feio. O que farei? Acionarei a máquina pública e que eles coloquem seus veículos cheios de antena em cima e saiam dando scan de rede.

    Porque farei? Porque pago impostos e aportes, e os demais nao. Se eu interferir em uma Telefónica da vida, com certeza ela faria o mesmo, já que ela paga mais do que eu.

    Tem uma companhia vietnamita, que vai operar no Peru, se chama Viettel. Eles vao operar em 2.4 GHz e nao vao ter problemas com espectro saturado, sabem porque? Muitos piratas já estao baixando voluntariamente suas torres, porque sabem que vao sofrer sancoes. Vou aproveitar o embalo e me acoger da limpeza que Viettel fará

    Agora vou poder testar o RTS

  7. #27

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    amigo tive um problema que era muito parecido com o seu

    depois de muito me bater trocando equipamentos da torre percebi que o problema estava nos clientes pois tinha uns 20 clientes que estava com o sinal -68 ate... –81 e 4 outros clientes que ficavam -38 ate... -45

    ai fui a casa desses 4 clientes e vi que os rádios estavam se senha e também estavam na potencia máxima

    ai coloquei os 4 no mínimo e com isso melhorou muitoooooooooooo

    depois disso ainda baixei a potencia do meu bullet 2HP para 10dbm e fui a casa de todos os clientes conferir e ate achei mas rádios se senha e com potencia maiores que precisaria para distancia que o mesmo esta

    e com isso melhorou ainda mais -58 ate -68 em media em horário de pico, no normal fica em -55 ate -63

  8. #28

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Potência de mais só gera ruido

    Peguei uma rede que o cara jogou as nanos m5 dele

    tudo em modo complice teste e meteu 23 dbm de potência

    23+16= 39

    imagina ai

  9. #29

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por wagnersn Ver Post
    Potência de mais só gera ruido

    Peguei uma rede que o cara jogou as nanos m5 dele

    tudo em modo complice teste e meteu 23 dbm de potência

    23+16= 39

    imagina ai
    8 W de potência, o dobro do permitido, se a Anatel pega, é encrenca. Claro que se o equipamento tá no cliente, nao sei se o provedor seria implicado.

    Agora do lado técnico , é um exceso de potencia desnecesária para um equipamento desses.

  10. #30

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    8 W de potência, o dobro do permitido, se a Anatel pega, é encrenca. Claro que se o equipamento tá no cliente, nao sei se o provedor seria implicado.

    Agora do lado técnico , é um exceso de potencia desnecesária para um equipamento desses.
    Pois é estou montando micro células para ele, ele só tinha um ponto de acesso
    vamos montar uma micro sábado

    a potência eu já baixei, porém tem alguns clientes com potência alta que vou baixar assim que a outra célula tive operante

  11. #31

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por wagnersn Ver Post
    Pois é estou montando micro células para ele, ele só tinha um ponto de acesso
    vamos montar uma micro sábado

    a potência eu já baixei, porém tem alguns clientes com potência alta que vou baixar assim que a outra célula tive operante
    É isso ai, aprendendo e arrumando rsss. Já cometi a imprudência de deixar um Rocket em compliance test e potência no máximo por 3 dias (estava testando o equipamento e simplesmente tive que sair e esqueci o bicho ligado rss).

  12. #32

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por jnsnetinho Ver Post
    amigo tive um problema que era muito parecido com o seu

    depois de muito me bater trocando equipamentos da torre percebi que o problema estava nos clientes pois tinha uns 20 clientes que estava com o sinal -68 ate... –81 e 4 outros clientes que ficavam -38 ate... -45

    ai fui a casa desses 4 clientes e vi que os rádios estavam se senha e também estavam na potencia máxima

    ai coloquei os 4 no mínimo e com isso melhorou muitoooooooooooo

    depois disso ainda baixei a potencia do meu bullet 2HP para 10dbm e fui a casa de todos os clientes conferir e ate achei mas rádios se senha e com potencia maiores que precisaria para distancia que o mesmo esta

    e com isso melhorou ainda mais -58 ate -68 em media em horário de pico, no normal fica em -55 ate -63
    Bom dia amigo , obrigado pela ajuda só me fala uma coisa vc setou bullet m2 ph de 600mw em 10dbm isso é - de 16mw e qual distancia vc atinge , e mais uma coisa , vc disse que o radio esta sem senha de conexao como ele se conectava

  13. #33

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Bom dia amigo , obrigado pela ajuda só me fala uma coisa vc setou bullet m2 ph de 600mw em 10dbm isso é - de 16mw e qual distancia vc atinge , e mais uma coisa , vc disse que o radio esta sem senha de conexao como ele se conectava
    Que isso amigo estamos aqui para isso mesmo

    Vamos lá

    Bem eu uso o bullet2 HP de 800mw ele esta em 10dbm acoplado a uma omni de 9dbm hyperlink hoje tenho 32 clientes cadastrado nele o mais longe esta a 1100 metros e o mais perto esta a menos de 50 metros

    Não uso senha de acesso so controle de Mac no bullet e o hotspot do PC MK faz o resto do controle de acesso amarrando Mac+ip+log e senha

    Os rádios que eu falei que estavam sem senha são os dos clientes tipo eu coloco senha nos radios para os clientes malinos n ficar mexendo na configuração tipo esses mesmo que eu deixei sem senha os clientes colocarão no Maximo
    Olha eu sei que parece estranho mas eu já estava para corre doido eu não sabia se jogava sal grosso na torre ou se chama uma velha benzedeira hahahahaha!

    foi só eu parar e prestar bem atenção no meu cenário e vi que tinha coisa errada um cliente muito perto da torre com muita potencia é o mesmo que um aluno sentado na cadeira da frente gritando com o professor aí o professor não consegue escutar os outros alunos e a mesma coisa é um aluno nos fundos da sala cochichando aí toma a atenção do professor toda para ele simples assim

  14. #34

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    amigo olha eu devo ser o - experiente em redes wireless mas passei por um problema bem parecido, agora minha rede funciona até mesmo o modo G conecta bem na maioria dos clientes porem ainda uso o modo B pq tenho 3 clientes q terei de trocar equipamento p/ fazer o G funcionar como eu espero.

    veja o meu caso era com uma omni aquario de 15dbi + bullet2.

    acontecia exatamente a mesma coisa só funcionava a rede durante a madrugada fiz o seguinte.

    troquei a omni
    troquei o bullet2
    troquei potencia
    troquei tudo

    nada resolvel.

    ai conversando com muitos amigos e vendo os detalhes que muitos comentaram acabei passando 3 dias fuçando geral.

    bom todos radios clientes estao com a potencia em 5dbm agora, alguns nao tem opção em dbm esta no minimo.
    uma coisa q ajudou pacas foi trocar a antena de 15dbi q ja tinha trocado por outra igual anteriormente, por uma de 12DBI sim tudo esta perfeito, claro troquei as grade da aquario por oiw de 21DBI sao fantástica as da aquario mesmo no mesmo lugar nao ficam boas.

    pelo que entendi seus clientes nao estao tao longe vc ja experimentou fazer um teste trocando seu painel de 21dbi por um painel de 12 ou 14DBI ??? ai faça um teste colocando uma antena de maior ganho em um cliente longe, use a potencia em 5dbm ou 7dbm depende do painel.

    bom é só uma dica eu antes pensava q o sinal noise flor era melhor tbm mais baixo assim como o sinal do cliente quanto mais baixo melhor, rs sou iniciante quando troquei a antena por uma de menor ganho o noise flor mudou de -90 p/ -98, na epoca eu ainda nao sabia q tinha melhorado achei q tava pior descobri isso a pouco tempo rs

    bom essa é minha dica isso é o que eu faria no mesmo caso agora, meu maior problema era nao ter verba p/ comprar novos produtos e acabei gastando com coisas desnecessárias por falta de conhecimento, rs nao conheço nada ainda mas sei q eu mesmo me prejudiquei.

    outra coisa os clientes q ficam ruim na minha rede com sinal -75 chegaram a ficar -86 e nao navegavam estes foi o q troquei a grade agora tudo mundo navega bem.

    boa sorte e se isso te resolver nao esquece de me avisar abraço

  15. #35

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por medeiros64 Ver Post
    amigo olha eu devo ser o - experiente em redes wireless mas passei por um problema bem parecido, agora minha rede funciona até mesmo o modo G conecta bem na maioria dos clientes porem ainda uso o modo B pq tenho 3 clientes q terei de trocar equipamento p/ fazer o G funcionar como eu espero.

    veja o meu caso era com uma omni aquario de 15dbi + bullet2.

    acontecia exatamente a mesma coisa só funcionava a rede durante a madrugada fiz o seguinte.

    troquei a omni
    troquei o bullet2
    troquei potencia
    troquei tudo

    nada resolvel.

    ai conversando com muitos amigos e vendo os detalhes que muitos comentaram acabei passando 3 dias fuçando geral.

    bom todos radios clientes estao com a potencia em 5dbm agora, alguns nao tem opção em dbm esta no minimo.
    uma coisa q ajudou pacas foi trocar a antena de 15dbi q ja tinha trocado por outra igual anteriormente, por uma de 12DBI sim tudo esta perfeito, claro troquei as grade da aquario por oiw de 21DBI sao fantástica as da aquario mesmo no mesmo lugar nao ficam boas.

    pelo que entendi seus clientes nao estao tao longe vc ja experimentou fazer um teste trocando seu painel de 21dbi por um painel de 12 ou 14DBI ??? ai faça um teste colocando uma antena de maior ganho em um cliente longe, use a potencia em 5dbm ou 7dbm depende do painel.

    bom é só uma dica eu antes pensava q o sinal noise flor era melhor tbm mais baixo assim como o sinal do cliente quanto mais baixo melhor, rs sou iniciante quando troquei a antena por uma de menor ganho o noise flor mudou de -90 p/ -98, na epoca eu ainda nao sabia q tinha melhorado achei q tava pior descobri isso a pouco tempo rs

    bom essa é minha dica isso é o que eu faria no mesmo caso agora, meu maior problema era nao ter verba p/ comprar novos produtos e acabei gastando com coisas desnecessárias por falta de conhecimento, rs nao conheço nada ainda mas sei q eu mesmo me prejudiquei.

    outra coisa os clientes q ficam ruim na minha rede com sinal -75 chegaram a ficar -86 e nao navegavam estes foi o q troquei a grade agora tudo mundo navega bem.

    boa sorte e se isso te resolver nao esquece de me avisar abraço
    Amigo obrigado pela dica , pela pouca experiencia que vc disse que tem sua teoria esta certa, só 1 teoria que eu apredi em um curso gostaria de compartilhar com vc .
    De acordo com meu professor Gilvan um cara ilario e meio maluco ele fala o seguinte a antena é a distancia do sinal e a potencia do radio é a densidade do sinal .
    se vc quer atingir uma area de mais de 2km na base use antena com + de 20dbi o segredo é a densidade do sinal vc não precisa setar o bullet na potencia maxima coloque a potencia o suficiente para que o cliente a 50 metros e o de mais de 2km não passe de -91dbm o noise flor , já para os clientes vc tem que olhar cada de uma forma 1 cliente perto , antenas com - dbi e potencia baixa , clientes mais longe antenas com mais dbi mais a potencia continuando baixa , de acondo com o professor Gilva vc encontra o famoso Lençol digital .

    No meu caso eu fiz isso estava disfrutando dessa teoria a 2 anos sem problemas o problema foi que o noise flor traduzindo é o sinal ruido do canal usado , cai drasticamente a noite as x tanto que até chega -74dbm e todos os canais estão igual , mais o amigo jnsnetinho me colocou um situação que não pensei,sera que não pode ser algum cliente muito perto com sinal muito alto , vou verificar e posto aqui a situação

  16. #36

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Boa Noite Galera , vou colocar para vcs o que eu fiz hj , deu uma melhorada mais ainda não eta 100% como antes mais ums 70% já melhorou , eu coloquei no bullet na aba Wireless a opção velocidade de dados coloquei 11mb e tirei o ajuste automatico , e na aba avandado eu coloquei em Algoritmo da velocidade como conservador , desmarquei a opção imunidade a ruido e desmaquei o off do Limite do RTS e o Limite fragmentaçao , depois disso fui em alguns clientes que estava dando probrema e ajustei o Limite RTS para 1024 a a fragmentação não mudei e coloquei a velocidade de dados como 11mb e não como auto , essas mudanças melhorou muito o desempenho da rede , mais quando eu mando pingar o clientes no bullet parece que o ping almentou , mais no cliente ta normal , agora eu não sei se foi por causa da modificação que eu fiz que almentou o ping , mais o ccq melhorou muito em horarios de pico , conforme for resolvendo vou postando o resultado aqui , quem sabe eu ajudo alguem com esse mesmo problema!

  17. #37

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Aqui não vai uma crítica. Só um conselho de quem já fez isso também.

    Nunca muda muita coisa ao mesmo tempo. Altera uma config e observa o resultado.

    Quando você muda muita coisa ao mesmo tempo você não vai saber o que realmente foi eficaz. Assim quando aparecer novamente você não terá um quadro mental do problema.

    Outra coisa. No AP você deve deixar desativado o RTS, o que se consegue no caso dos Ubiquiti por marcar off.
    O RTS quando usado deve ser sempre no cliente, pois quem precisa de receber autorização para transmitir é o cliente e não o AP.

    No caso do data rates, tirando de auto e fixando em 11 como fez, vai obrigar todo mundo a conectar em 11, que já é melhor do que deixar no auto e ter gente conectando em 1 ou 5,5. Isso já melhora o CCQ, mas em 11 ainda não vai dar para colocar muita gente.

    Uma sugestão. Deixa off no RTS do bullet. E deixa o data rates também em auto. Assim voce vai poder testar várias config de data rates nos clientes. Coloca ele ( o blullet) em B/G
    Ativa novamente o noise imunity, pois em caso de ruido ele melhora muito a recepção.

    Daí vai num cliente e seta ele para 18, 24 ou 36 e vê se ele mantem a conexão estável. E deixa o RTS em 1024 e o frame em 2346. Só baixa o frame se voce tiver o cliente com sinal muito baixo. 2346 é o tamanho máximo de quadros que o protocolo 802.11 envia. Se a conexão não for boa isso pode dar perda de pacotes. Daí é o caso de diminuir o frame para evitar um pouco a perda de pacotes e o consequente reenvio, que aumenta a latência.

    Assim você só vai testar dois parâmetros, o data rates e o RTS. Não fica tudo muito misturado.
    Faça isso com alguns clientes, pois com um só não dá para sentir muito resultado. Com vários, isso já deve ajudar o AP Bullet.

    Observa os resultados. Se melhorar é porque houve uma melhora no throughput e melhor controle no choque de pacotes.

  18. #38

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post

    Uma sugestão. Deixa off no RTS do bullet. E deixa o data rates também em auto. Assim voce vai poder testar várias config de data rates nos clientes. Coloca ele ( o blullet) em B/G
    Ativa novamente o noise imunity, pois em caso de ruido ele melhora muito a recepção.

    .

    amigo aproveitando sera que vc pode sanar uma duvida minha.

    vc disse p/ deixar o bullet em B/G, vamos la eu fiz varios testes em cima da banda G e da banda B, minha conclusão foi a seguinte.

    colocando o AP em B passa no maximo 5.5 mega
    colocando o AP em G nao sei quanto é o maximo pois o link aki é de 8MB porem consigo consumo total desse link.
    agora quando o AP esta em B/G o maximo do link que passa é tbm 5.5 mesmo quando o clientes esta conectado 54/54 em G.

    ai eu pergunto pq usar B/G se nao vai aumentar o trafego de dados na rede ?

    se alguem consegue usar B/G no bullet e fazer passar 10MB p/ quem esta conectado a 54/54 G, mesmo quando tem clientes em 11/11 B, eu gostaria de saber como é feito.

    obs nao estou criticando, sou novo no assunto apenas quero aprender.


    para o amigo com problema trocar o painel nao vai ser tao simples eu sei, pq vc nao tenta colocar uma Nanostation 2 na torre? se vc tiver alguma faça um teste, coloca ela com as mesmas configuraçoes do bullet e veja o resultado principalmente o noise floor.





  19. #39

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    Citação Postado originalmente por medeiros64 Ver Post
    amigo aproveitando sera que vc pode sanar uma duvida minha.

    vc disse p/ deixar o bullet em B/G, vamos la eu fiz varios testes em cima da banda G e da banda B, minha conclusão foi a seguinte.

    colocando o AP em B passa no maximo 5.5 mega
    colocando o AP em G nao sei quanto é o maximo pois o link aki é de 8MB porem consigo consumo total desse link.
    agora quando o AP esta em B/G o maximo do link que passa é tbm 5.5 mesmo quando o clientes esta conectado 54/54 em G.

    ai eu pergunto pq usar B/G se nao vai aumentar o trafego de dados na rede ?

    se alguem consegue usar B/G no bullet e fazer passar 10MB p/ quem esta conectado a 54/54 G, mesmo quando tem clientes em 11/11 B, eu gostaria de saber como é feito.

    obs nao estou criticando, sou novo no assunto apenas quero aprender.


    para o amigo com problema trocar o painel nao vai ser tao simples eu sei, pq vc nao tenta colocar uma Nanostation 2 na torre? se vc tiver alguma faça um teste, coloca ela com as mesmas configuraçoes do bullet e veja o resultado principalmente o noise floor.

    Por algum motivo não passa tudo em b/g., deveria .
    O B/g é para quando tem clientes misturados. Clientes com só B irão conectar. Mas daí se este cliente estiver modulando com data-rates baixo vai puxar todo mundo para baixo.
    Se testou em G e passou tudo de link que voce tem, então usa o G e configura os clientes como G. Tem gente que não conseguiu bons resultados em G e outros conseguiram.
    Cada situação é diferente e precisa ser testado.

    Outra coisa, qual o tipo de link que você tem? ADSL ou Dedicado?

  20. #40

    Padrão Re: Socorro!!! Poluição Wireless

    o link é adsl.

    nao deixo em g pq mesmo uns ficando muito bom, tem 2 ruins quando eu troca-los deixo somente em g.

    eu ja acho q se tem alguem em B, mesmo o bullet estando em B/G ele transmite os dados como B (eu acho) pq o resultado é identico aki.

    claro q posso estar errado mas troquei e voltei varias vezes e o resultado foi sempre o mesmo