+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede - Curta Distância (equipamentos adequados)

    Fala galera, sou novo no forum e antes de criar esse tópico andei pesquisando para não gastar o tempo de vocês em vão.

    Pretendo criar uma rede particular para compartilhar um link de 10mbps (nominal) composta por 1 Ponto de acesso e 2 clientes. Os clientes estão a 275 metros do ponto de acesso. A cidade é relativamente plana (topografia), mas ainda preciso verificar a visada dos clientes ao ponto de acesso.

    Minha duvida fica por conta de quais equipamentos usar. Pensei em usar um LocoM2 (que já tenho), como ponto de acesso e a Airgrid M2 (11x14) nos clientes.
    01. Será que esse equipamento dá conta?
    02. Usar a Airgrid M2 para uma distância relativamente curta seria como dar um tiro de 12 em uma mosca?
    03. Os clientes estão em lados opostos ao AP (LocoM2), isso pode influenciar na qualidade do sinal que os clientes captam (direcionalidade dos sinais do LocoM2)?

    Desde já agradeço a atenção. Espero ter sido claro sobre minhas duvidas.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rede Ubnt.PNG
Visualizações:	181
Tamanho: 	1,22 MB
ID:      	42943
    P.s.: em anexo uma imagem com a localização da rede.
    Última edição por @marx; 19-02-2013 às 19:17.

  2. #2

    Cool Re: Rede - Curta Distância (equipamentos adequados)

    Citação Postado originalmente por @marx Ver Post
    Fala galera, sou novo no forum e antes de criar esse tópico andei pesquisando para não gastar o tempo de vocês em vão.

    Pretendo criar uma rede particular para compartilhar um link de 10mbps (nominal) composta por 1 Ponto de acesso e 2 clientes. Os clientes estão a 275 metros do ponto de acesso. A cidade é relativamente plana (topografia), mas ainda preciso verificar a visada dos clientes ao ponto de acesso.

    Minha duvida fica por conta de quais equipamentos usar. Pensei em usar um LocoM2 (que já tenho), como ponto de acesso e a Airgrid M2 (11x14) nos clientes.
    01. Será que esse equipamento dá conta?
    02. Usar a Airgrid M2 para uma distância relativamente curta seria como dar um tiro de 12 em uma mosca?
    03. Os clientes estão em lados opostos ao AP (LocoM2), isso pode influenciar na qualidade do sinal que os clientes captam (direcionalidade dos sinais do LocoM2)?

    Desde já agradeço a atenção. Espero ter sido claro sobre minhas duvidas.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rede Ubnt.PNG
Visualizações:	181
Tamanho: 	1,22 MB
ID:      	42943
    P.s.: em anexo uma imagem com a localização da rede.

    Meu amigo,
    Boa Noite! Se eu estivesse no seu lugar eu utilizaria o APC 5m-18 da intelbras, com duas Cpe wom 5000 da Intelbras.

    Vai atender sua necessidade 100 %
    Produto fácil de instalar, não tenho tido problemas.

  3. #3

    Padrão Re: Rede - Curta Distância (equipamentos adequados)

    2 nanoloco m5 passam tranquilo uns 20 megas até mais!!

    Citação Postado originalmente por Duarter Ver Post
    Meu amigo,
    Boa Noite! Se eu estivesse no seu lugar eu utilizaria o APC 5m-18 da intelbras, com duas Cpe wom 5000 da Intelbras.

    Vai atender sua necessidade 100 %
    Produto fácil de instalar, não tenho tido problemas.

  4. #4

    Padrão Re: Rede - Curta Distância (equipamentos adequados)

    thiagodbv, voce diz que o ideal seria usar LocoM5 no AP e nos Clientes? (3 no total)

  5. #5

    Padrão Re: Rede - Curta Distância (equipamentos adequados)

    Se eu entendi bem, seria 1 ap para compartilhar 10 megas banda larga para 2 clientes certo?, nessa distancia tão curta da certo sim. Agora nao é bom pendurar muitos clientes na nano pois ela nao aguenta o processamento mas só esses 2 aguenta sim eu tenho uma tenho 3 cliente 1 deles é a 4km. E até agora tudo perfeito.

    Abs
    Citação Postado originalmente por @marx Ver Post
    thiagodbv, voce diz que o ideal seria usar LocoM5 no AP e nos Clientes? (3 no total)

  6. #6

    Padrão Re: Rede - Curta Distância (equipamentos adequados)

    O ideal seria você pegar um Rocket M2 + uma OMNI dupla polarização da UBNT para usar como AP e mais um nano M2 nos clientes, pois o sinal não irá ficar bom no cliente que vai ficar nas costas do nano. Não recomendo o uso de AirGrid, pois ela não é dupla polarização, e sim polarização simples, ou seja, possui apenas a metade da capacidade de throughput. Caso você ache mais interessante/viável, pode usar um bullet + omni de polarização simples no AP ou ainda um groove, que possui RouterOS e permite controle de banda e etc, porém, amos são polarização simples. Espero ter ajudado.

  7. #7

    Cool Re: Rede - Curta Distância (equipamentos adequados)

    Olá
    Você poderia utilizar o APC-5M da intelbras com uma antena omni de dupla polarização com WOM 5000 da intelbras, uma solução que funciona, e baixo custo em relação ao Rocket M2, tem um maior throughput.

    O Rocket da ubiquiti dava entorno de 20 mbps, com o da intelbras meu throughput hoje chega a 70 mbps.
    Obrigado pela atenção!

  8. #8
    Avatar de latelecom
    Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Florianópolis, Santa Catarina
    Posts
    58

    Smile Re: Rede - Curta Distância (equipamentos adequados)

    Também uso a configuração APC 5M + Setorial ou Omni e estou dando trabalho pra concorrência, pois consigo entregar mais por menos. Tenho uma torre dessas atendendo mais de 60 clientes 1MB com WOM 5000 e ainda aguenta mais !!!
    Também uso o APC 5M-90 que já é integrado (rádio + setorial).
    Com a nova versão de firmware 92-1 os equipamentos da Intelbras estão show de bola !!!

    J.C.

  9. #9

    Padrão Re: Rede - Curta Distância (equipamentos adequados)

    Galera, agradeço muito a ajuda de vocês. Por hora vou montar um Loco M2 no AP e outro M2 no cliente. Como não é um projeto comercial preciso equalizar bem a relação custo/beneficio.
    Num segundo momento, quando for inserir o segundo cliente, pretendo colocar uma Bullet e uma omni como o braium aconselhou. Uma Rocket fugia um pouco do meu orçamento.

    Galera, de forma alguma estou despresando os conselhos dos outros users. A galera está recomendando fortemente os equipos da Intelbras. No entanto tenho acesso aos equipamentos da Ubiquiti a preços e condições melhores que o intelbras.

    Essa semana vou tentar dar inicio as instalações e configurações. Assim que tiver algo mais concreto posto aqui.

    Se tiverem ressalvas ou dicas por favor postem aqui =)

    Um grande abraço e muito obrigado a todos vocês que me ajudaram até aqui. (Duarter, thiagodbv, braium e latelecom)