+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duas antenas em um roteador

    Ola amigos, quem pode me ajudar? Tenho uma antena omni de 15 dbi, posso colocar uma outra antena direcional de 17 ou mais dbi para apontar para outro lugar e colocar as duas antenas no meu roteador ApRouter usando um divisor T duplicador de antena?

    OU

    Para quem conhece o roteador Air Live G Dum, sei que posso receber pelo radio 1 e mandar pelo radio 2, agora queria saber se posso mandar pelo radio 1 por uma omni e mandar pelo radio 2 por uma direcional, agradeço a todos.

  2. #2

    Padrão Re: Duas antenas em um roteador

    Funcionar funciona, seja T SMA ou T N, a qualidade da conexão cai exponencialmente, mas funcionar funciona. Quer que funcione ou que tenha conexão decente? Se RB já fica com qualidade lastimável, imagina radiozinho domestico com APRouter.

    O G-Duo permite 2 config. separadas, as 2 interfaces podem ser AP simultaneamente sem problemas, por falta de capacidade de processamento não chegará nem perto de omnitik ou unifi e cia, mas também serve pro seu caso.

    Não sei bem o que quer, mas pense em colocar uma CPE, nem precisa falar em NS M ou NS Loco, qualquer ptp com Oiw 2415 ou Elsys 2N (Ambas abaixo de R$ 150, um par geralmente sai mais barato que um G-Duo) vai ser bem melhor (Em materia de troughput) que radio domestico com 2 antenas ou com omni.

    Radio com rtl8186 ou similar é pra cliente, ou pra 2 ou 3 usuarios proximos dentro de casa/empresa, CPE não é muito diferente, mas a antena de angulo menor (A maior tem 60º, a maioria é 20 a 30º) permite um pouco mais de qualidade sem ter o custo de paineis grandes e rb.

  3. #3

    Padrão Re: Duas antenas em um roteador

    Ola Rubem, sua resposta foi excelente o que eu quero e servir alguns amigos e parentes ou se aparecer alguém que também esteja interessado, não é de meu interesse colocar muita gente na rede, pelo menos por enquanto, até porque tem Velox e Net na minha área, mas eu quero que fiquem bem satisfeito com o que tem, gostei muito quando você falou isso: Não sei bem o que quer, mas pense em colocar uma CPE, nem precisa falar em NS M ou NS Loco, qualquer ptp com Oiw 2415 ou Elsys 2N (Ambas abaixo de R$ 150, um par geralmente sai mais barato que um G-Duo) vai ser bem melhor (Em matéria de troughput) que radio domestico com 2 antenas ou com omni. Tenho medo de comprar e não conseguir fazer as configurações, não conseguir fazer funcionar, se não for pedir muito, gostaria que me desse mais luz sobre o assunto, se não for muito incomodo, passo a passo como fazer tudo funcionar direitinho, será que eu consigo baixar o manual em algum lugar? Como você sabe tenho um ApRouter que é muito fácil a configuração dele, mas realmente é muito fraquinho, e nos clientes eu coloquei uma antena bem farjuta ligado ao computador por uma placa de rede pci, ta funcionando, mas o sinal é muito fraco, por isso pedi ajuda ao forum. Agradeço a sua resposta e espero receber uma outra, abraços amigo.

  4. #4

    Red face Re: Duas antenas em um roteador

    Olá JRicardo, eu trabalho com radio com Chipset RTL8186 jogando sinal (mais preciso o AirLive 5460, indico) a uns dois anos com 02 antenas ligado pelo divisor,.... Porem sao 02 de grade de 25 DBI, sejam as 2 na posicao vertical "em pé" ou na horizontal "deitadas",... ja testei uma diferente da outra em relação a potencia, a modelo (omni e grade), a posição e obtive resultados negativos, como observou o amigo acima. Se vc tem uma omni que joga 360 graus perfeitamente e apenas em uma unica direção precise ampliar sinal aconselho a usar o 5460 e uma antena aquario ou proeletronic de 25dbi,... lembrando que a antena na posição horizontal abre mais angulo em graus, porem a vertical parece ter mais poder de ultrapassar barreiras e tem menos interferencias devido a maioria das torres serem horizontal. Peço aos amigos que fale se estas informações sao procedentes pois tudo que estou aprendendo vem de teste e pesquisas na net.

  5. #5

    Padrão Re: Duas antenas em um roteador

    Quanto as CPE's, o setup é igual qualquer roteador, APRouter ou com outro firmware, muda a posição mas basicamente coloca a CPE na sua casa como AP, e nos usuarios coloca como cliente ou wisp (O nome depende da CPE escolhida), seleciona encriptação, ssid e canais igual roteador comum, nos usuarios dá um site survey pra conectar, enfim, se já sabe configurar um esquisito APRouter se entenderá bem com qualquer CPE comum no mercado.

    Realmente antenas proximas na mesma polarização se atrapalham, mas nem toda antena tem bom isolamento pra polarização cruzada, umas tem 15dB outras tem 30dB de isolamento, diferença boa no SNR, a prova que roteador domestico é uma porcaria pra uso externo é isso de 2 antenas proximas detonarem a qualidade da conexão, enquanto com RB precisa uma duzia de antenas proximas pra ter a mesma queda de qualidade.

    Com CPE não precisa se preocupar muito com isso (Polarização proxima), só mantenha a distancia entre elas acima de uns 90cm.

    (O Airlive 5460... tem varios pifados por calor, você configura pra 19dB (O default é 18) e quando vê dura só 3 meses, isso em cliente, imagina com mais processamento como AP. Ultimamente graças a Deus o MALDITO RTL8186 está sumindo dos aparelhos, o RTL8196 está muuuuito melhor, com funções como repetição com SSID e encriptação diferentes, multiplos SSID's, enfim, o firmware defaul está com bem mais funções, enquanto o RTL8186 não permitia firmwares completos tipo DD-WRT ou OpenWRT (Que é o que acho que vocês deviam usar, OpenWRT, pra gerenciar melhor QOS e opções pra voip e cia))