+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Firmware de rocket m5 modificado para aumento de pps

    Boa tarde senhores,

    É possível modificar o firmware dos equipamentos ubiquiti, desativando serviços desnecessários como dhcp server, firewall, speedtest, airview, etc., aumentando o packet rate do equipamento? Se for possível, como faço pra desativar tais serviços?

    Agradeço a ajuda de vocês!

  2. #2

    Padrão Re: Firmware de rocket m5 modificado para aumento de pps

    Citação Postado originalmente por crowbar Ver Post
    Boa tarde senhores,

    É possível modificar o firmware dos equipamentos ubiquiti, desativando serviços desnecessários como dhcp server, firewall, speedtest, airview, etc., aumentando o packet rate do equipamento? Se for possível, como faço pra desativar tais serviços?

    Agradeço a ajuda de vocês!
    Acho que esse é o desejo de muitos... em aumentar o PPS...

  3. #3

    Padrão Re: Firmware de rocket m5 modificado para aumento de pps

    pelo que sei o limite de pps e devido ao hardware não ao firmware, posso estar enganado, mas se for mesmo hardware, não tem o que fazer!!

  4. #4

    Padrão Re: Firmware de rocket m5 modificado para aumento de pps

    Até dá pra desligar serviços via SSH, mas a mudança não será significativa. Não sei exatamente qual é o comando...

    Estive na Intelbrás pra conhecer a linha de produtos deles, porque ampliei o conteúdo do meu treinamento pra Ubiquiti, Intelbrás e Mikrotik. Lá na intelbrás conheci de perto o "Rocket Killer" (APC-5M).

    De acordo com meu alunos que usaram o APC-5M, a performance realmente é superior. Não tem a mesma estética dos rádios Ubiquiti, não vem de fábrica com os cabinhos adaptadores N-SMA, falta indicação de CCQ no ambiente gráfico, mas a performance é boa.

    Minha idéia é comprar um par pra testar no link que tenho hoje com Ubiquiti e ver se realmente é tão bom quanto a Intelbrás diz ser. Afinal, nós já estamos cansados de fabricante "pavonear" e o equipamento deixar a gente na mão.

    O que posso dizer, sem parecer vendedor de equipamento é o seguinte:
    1) Alguns alunos meus testaram o APC-5M da Intelbrás e gostaram. Alguns deles são vendedores de link dedicado pra internet e ficaram satisfeitos com a performance da Intelbrás.
    2) O APC-5M oferece MIMO + TDMA via iPOLL (airMAX da Intelbrás).


    Abraço,

    ZéAlves

  5. #5
    Avatar de rosinei
    Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    Santo Amaro da Imperatriz
    Posts
    22

    Padrão Re: Firmware de rocket m5 modificado para aumento de pps

    Olá

    Somente como informação, o CCQ na interface WEB já está em desenvolvimento e será liberada para as próximas versões em breve!

    Att,
    Rosinei

  6. #6

    Padrão Re: Firmware de rocket m5 modificado para aumento de pps

    A indicação de CCQ vai nos dar uma idéia de como está a "saúde" do enlace.
    Bom saber que já está em desenvolvimento.

    ZéAlves

  7. #7

    Padrão Re: Firmware de rocket m5 modificado para aumento de pps

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    pelo que sei o limite de pps e devido ao hardware não ao firmware, posso estar enganado, mas se for mesmo hardware, não tem o que fazer!!
    Basicamente, sim.
    Quanto mais processamento, mais pps.
    Logo, se existir algum serviço ativo consumindo o processamento, menor é o pps.

    Por esse motivo eu nunca recomendo fazer monitoramento dos enlaces por snmp.
    pois para fazer esse monitoramento, precisa ativar o snmp dele e o "extra reporting" (caso queiram obter mais informações do radio), dois serviços que consomem um pouco do processamento.
    Façam o monitoramento simples, por ping.

    PS: certa vez circulou na lista da ANID um firmware modificado, com ele tinhamos um rendimento significativo nos pps.

  8. #8

    Padrão Re: Firmware de rocket m5 modificado para aumento de pps


  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Firmware de rocket m5 modificado para aumento de pps

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Até dá pra desligar serviços via SSH, mas a mudança não será significativa. Não sei exatamente qual é o comando...

    Estive na Intelbrás pra conhecer a linha de produtos deles, porque ampliei o conteúdo do meu treinamento pra Ubiquiti, Intelbrás e Mikrotik. Lá na intelbrás conheci de perto o "Rocket Killer" (APC-5M).

    De acordo com meu alunos que usaram o APC-5M, a performance realmente é superior. Não tem a mesma estética dos rádios Ubiquiti, não vem de fábrica com os cabinhos adaptadores N-SMA, falta indicação de CCQ no ambiente gráfico, mas a performance é boa.

    Minha idéia é comprar um par pra testar no link que tenho hoje com Ubiquiti e ver se realmente é tão bom quanto a Intelbrás diz ser. Afinal, nós já estamos cansados de fabricante "pavonear" e o equipamento deixar a gente na mão.

    O que posso dizer, sem parecer vendedor de equipamento é o seguinte:
    1) Alguns alunos meus testaram o APC-5M da Intelbrás e gostaram. Alguns deles são vendedores de link dedicado pra internet e ficaram satisfeitos com a performance da Intelbrás.
    2) O APC-5M oferece MIMO + TDMA via iPOLL (airMAX da Intelbrás).


    Abraço,

    ZéAlves

    Grande Mestre Zé Alves!
    Buenas, testei já esses equipamentos em um enlace de cliente, ao qual fiz o projeto,e realmente, a qualidade dos equipamentos é surpreendente. e olha que não eram enlaces pequenos, tudo acima de 40km.
    Portanto é mais uma ótima opção pra quem tem dinheiro pra investir em equipamentos de alta performance.
    Utilizamos nos projetos esses rádios juntamente com antenas da Algcom. essas antenas tiveram uma melhor performance, frente as Rocket Dish 34, que testamos junto.
    vamos aos numeros:

    Enlace 48km > LOS > sinal -55 /-56 110MBits.
    Enlace 57km > LOS > sinal -59 /-61 95MBits.
    Enlace 75km > LOS > sinal -65/ -68 80Mbits.

    Configuração fácil, rápida e muito eficiente.
    Uma das grandes sacadas deles foi colocar um analisador de sinal por fora do equipamento, o que constribui muito na hora de alinhar as antenas na torre. estão de parabéns mesmo.

    Enfim, bons frutos virão.

    Tem previsão de curso aqui pra Porto Alegre? gostaria de fazer na próxima turma.

    Abraço.

  10. #10

    Padrão Re: Firmware de rocket m5 modificado para aumento de pps

    Oi Leandro!
    Faz tempo que a gente não se fala, brother!

    Sem previsão pra Porto Alegre neste momento. Fique de olho no meu site ( www.granlabor.com ) para as datas de treinamentos.

    TESTE EM CAMPO
    Legal que uma pessoa preparada como você já testou o APC-5M em campo e gostou. A opinião de quem usa é importante pra construir credibilidade.
    Em 2008, eu, você e meia dúzia de "malucos" entramos no mundo dominado pela Mikrotik e começamos a falar de uma empresinha pouco conhecida chamada Ubiquiti Networks. Estamos hoje repetindo a história com a Intelbras kkkkkkkkkkkk. Vamos ver no que vai dar :-)

    INTELBRAS
    Substitui meu link de UBNT (que me atendeu bem por mais de 2 anos) e instalei o APC-5M-18. Estou gostando dos Intelbras.
    A Intelbras está fazendo um trabalho muito bonito com a linha outdoor. Tem uns caras dizendo besteira, dizendo que só colocam o nome deles nos produtos, mas vai além. A intelbras participa no aprimoramento do firmware para oferecer performance acima da boa performance dos produtos Deliberant/Ligowave.

    ANTENAS + Radome Shield
    As antenas da ALGCOM são excelentes. Se a pessoa vai comprar antena + shielding a ALGCOM é a melhor opção porque foi desenhada desde o início pra ter shielding. Parece mais cara, mas não é. Vale o investimento.
    Para quem já tem a antena, compensa comprar o kit de blindagem.

    Abraço,

    ZéAlves

  11. #11
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Firmware de rocket m5 modificado para aumento de pps

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Oi Leandro!
    Faz tempo que a gente não se fala, brother!

    Sem previsão pra Porto Alegre neste momento. Fique de olho no meu site ( www.granlabor.com ) para as datas de treinamentos.

    TESTE EM CAMPO
    Legal que uma pessoa preparada como você já testou o APC-5M em campo e gostou. A opinião de quem usa é importante pra construir credibilidade.
    Em 2008, eu, você e meia dúzia de "malucos" entramos no mundo dominado pela Mikrotik e começamos a falar de uma empresinha pouco conhecida chamada Ubiquiti Networks. Estamos hoje repetindo a história com a Intelbras kkkkkkkkkkkk. Vamos ver no que vai dar :-)

    INTELBRAS
    Substitui meu link de UBNT (que me atendeu bem por mais de 2 anos) e instalei o APC-5M-18. Estou gostando dos Intelbras.
    A Intelbras está fazendo um trabalho muito bonito com a linha outdoor. Tem uns caras dizendo besteira, dizendo que só colocam o nome deles nos produtos, mas vai além. A intelbras participa no aprimoramento do firmware para oferecer performance acima da boa performance dos produtos Deliberant/Ligowave.

    ANTENAS + Radome Shield
    As antenas da ALGCOM são excelentes. Se a pessoa vai comprar antena + shielding a ALGCOM é a melhor opção porque foi desenhada desde o início pra ter shielding. Parece mais cara, mas não é. Vale o investimento.
    Para quem já tem a antena, compensa comprar o kit de blindagem.

    Abraço,

    ZéAlves
    Grande Mestre!!
    é Tenho acompanhado teus treinamentos, e ouvido falar muito bem dos mesmos. é interessante ver como o mundo wifi (antes dos radome shield) era e como é agora.
    sinto que estamos caminhando para o "Conceito Telecom" onde as torres todas são blindadas e com ótimos resultados em enlaces.
    Isso nós "loucos, estudiosos, técnicos empenhados" ou seja lá como nos chamam por ae, já sabíamos.
    Começamos com A UBNT "que ngm acreditava e tomou conta do mercado" e agora estamos apresentando a Intelbras .
    Concordo contigo Zé, a linha deles Outdoor está EXCELENTE. Me parece pelo que ví e testei, que ouve um cuidado extremo em ser PROFISSIONAL mesmo. em fazer algo que funcione em ambientes extremos (interferencia).
    Vejo isso na UBNT e vejo isso agora na INTELBRAS. portanto sim, precisamos dar muito crédito pra alguem que tem a
    coragem de levar ao mercado uma solução diferente.
    Acredito que enlaces corretos, são feitos por pessoas que dominam o conhecimento, e não por super técnicos ou coisa assim.
    Cada vez que faço um projeto,e faço vários, procuro entender o que o cliente quer , como será usada aquela infra toda e pra onde ele pretende migrar... basicamente , tudo funciona quando um projeto é bem feito e bem planejado.

    Vou ficar de olho no teu site sim, mesmo porque me interesso muito por aprender. por mais que eu saiba ,meu amigo, sempre, sempre é possivel aprender mais.

    Estamos de volta e ajudando cada vez mais a todos que precisam.

    Grande Abraço.

  12. #12

    Padrão Re: Firmware de rocket m5 modificado para aumento de pps

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Grande Mestre Zé Alves!
    Buenas, testei já esses equipamentos em um enlace de cliente, ao qual fiz o projeto,e realmente, a qualidade dos equipamentos é surpreendente. e olha que não eram enlaces pequenos, tudo acima de 40km.
    Portanto é mais uma ótima opção pra quem tem dinheiro pra investir em equipamentos de alta performance.
    Utilizamos nos projetos esses rádios juntamente com antenas da Algcom. essas antenas tiveram uma melhor performance, frente as Rocket Dish 34, que testamos junto.
    vamos aos numeros:

    Enlace 48km > LOS > sinal -55 /-56 110MBits.
    Enlace 57km > LOS > sinal -59 /-61 95MBits.
    Enlace 75km > LOS > sinal -65/ -68 80Mbits.

    Configuração fácil, rápida e muito eficiente.
    Uma das grandes sacadas deles foi colocar um analisador de sinal por fora do equipamento, o que constribui muito na hora de alinhar as antenas na torre. estão de parabéns mesmo.

    Enfim, bons frutos virão.

    Tem previsão de curso aqui pra Porto Alegre? gostaria de fazer na próxima turma.

    Abraço.
    Leandro boa noite, mas este teste de 110MBits qual cabo que vc usou se o de rede não é 100 MBits?

  13. #13
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Firmware de rocket m5 modificado para aumento de pps

    Citação Postado originalmente por lopesgvo Ver Post
    Leandro boa noite, mas este teste de 110MBits qual cabo que vc usou se o de rede não é 100 MBits?
    Cabo gigabit ethernet cat 7 600mhz. é o melhor que conheço. mas custa.....muito caro.
    Awg 27 para conexoes até 10GBPS.radios com saida gigabit.