Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Entregar ip valido depois do Balance PCC

    Pessoal, boa noite! Andava meio sumido, ralando de mais chegava em casa acabava querendo apenas descansar.
    Há tempos venho cometendo erro, de nao estudar mais sobre o sistema. coisa que nem pode acontecer.
    Me deparei com uma situação meio complicada... alguem poderia me da uma luz, de como entregar ip valido depois do Load? andei dando uma pesquisada antes de postar aqui, mas nao algo para estudo. (posso ter cometido alguma falha mais...) grato a todos vcs, melhor do final de semana pra gente

  2. #2

    Padrão Re: Entregar ip valido depois do Balance PCC

    Tambem gostaria de saber como fazer isso...
    Sei que o Balance Peplink faz isso com sucesso.

    Repassa os IPs validos recebidos na WAN1 e ainda faz balance das outras 2 a 12 portas.
    Ou seja, se durante o balance o cliente sair pela WAN1, ele terá IP valido.
    Se sair pelas outras, será feito o NAT.

  3. #3

    Post Re: Entregar ip valido depois do Balance PCC

    Citação Postado originalmente por raus Ver Post
    Pessoal, boa noite! Andava meio sumido, ralando de mais chegava em casa acabava querendo apenas descansar.
    Há tempos venho cometendo erro, de nao estudar mais sobre o sistema. coisa que nem pode acontecer.
    Me deparei com uma situação meio complicada... alguem poderia me da uma luz, de como entregar ip valido depois do Load? andei dando uma pesquisada antes de postar aqui, mas nao algo para estudo. (posso ter cometido alguma falha mais...) grato a todos vcs, melhor do final de semana pra gente

    Boa noite!

    Bom, se for entregar apenas um /32 ou que seje /29, independente, faça o direcionamento do ip ou da faixa de ip desejado estaticamente, para router que tiver conexão com seu cliente, que hoje topologia básica que encontramos por ai.


    LOAD -> ROUTER-> CLIENTE
    ---------------l
    ------------CACHE

    Faça no load em route....

    disabled=no distance=1 dst-address=ip ou faixa desejada gateway=ip do route \
    scope=30 target-scope=10

    e assim por diante, caso tenha mais algum router a frente, até chegar a borda do seu cliente, dependo a forma de autenticação terá apontar novamente pra ele ou apenas setar o ip ao mesmo.

  4. #4

    Padrão Re: Entregar ip valido depois do Balance PCC

    Citação Postado originalmente por p4ulo182 Ver Post
    Boa noite!

    Bom, se for entregar apenas um /32 ou que seje /29, independente, faça o direcionamento do ip ou da faixa de ip desejado estaticamente, para router que tiver conexão com seu cliente, que hoje topologia básica que encontramos por ai.


    LOAD -> ROUTER-> CLIENTE
    ---------------l
    ------------CACHE

    Faça no load em route....

    disabled=no distance=1 dst-address=ip ou faixa desejada gateway=ip do route \
    scope=30 target-scope=10

    e assim por diante, caso tenha mais algum router a frente, até chegar a borda do seu cliente, dependo a forma de autenticação terá apontar novamente pra ele ou apenas setar o ip ao mesmo.
    Paulo,
    chegando ao router do cliente terá de se fazer essa entrega usando netmap?ou estaticamente isso já e feito?

    Obrigado pela colaboração,estava sumido

  5. #5

    Padrão Re: Entregar ip valido depois do Balance PCC

    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    Paulo,
    chegando ao router do cliente terá de se fazer essa entrega usando netmap?ou estaticamente isso já e feito?

    Obrigado pela colaboração,estava sumido

    Jailton, vai da forma de autenticação, após você apontar no load pra onde vai o IP X ou a classe, é só lembrar que o IP ou a classe já vai está no servidor, esperando a utilização.

  6. #6

    Padrão Re: Entregar ip valido depois do Balance PCC

    como não há bgp neste caso, o ip valido do link 1 quando for sair pelo link 2 precisa ser feito NAT nele(s).


    e vice-versa ...

  7. #7

    Padrão Re: Entregar ip valido depois do Balance PCC

    Olha o Paulo ai rs...
    Pois eh, estou com 3 operadoras de Link dedicado, nenhum adsl, e estou fazendo balance entre os 3, ora ou outra o link para, e gosto de trabalhar com garantia de uptime... mesmo que fique lento, o cliente nao deixa de navegar, este final de semana vou estudar este seguimento, e fazer alguns testes. Obrigado ai Paulo.

    Mudando de assunto, e aquele enlace, ta rodando pereito ai? estou fechando um semelhante nos proximos meses...

  8. #8

    Padrão Re: Entregar ip valido depois do Balance PCC

    Pois eh, uma rede ja estruturada que comprei... Vou estudar o BGP ete final de semana, e fazer os devidos teste de banca, pois pretendo migrar.

  9. #9

    Padrão Re: Entregar ip valido depois do Balance PCC

    Citação Postado originalmente por raus Ver Post
    Olha o Paulo ai rs...
    Pois eh, estou com 3 operadoras de Link dedicado, nenhum adsl, e estou fazendo balance entre os 3, ora ou outra o link para, e gosto de trabalhar com garantia de uptime... mesmo que fique lento, o cliente nao deixa de navegar, este final de semana vou estudar este seguimento, e fazer alguns testes. Obrigado ai Paulo.

    Mudando de assunto, e aquele enlace, ta rodando pereito ai? estou fechando um semelhante nos proximos meses...
    Bom dia Raus, entendi então o ideal seria você comprar um ASN pra você né, ai fecharia o BGP entre os 3 links, funcionaria tranquilo.

    Cara o Wanderson, não tá 100% mais ta funcionando sim, eu to montando uma rede pra mim, saindo de Paraíso e chegando a Santana, tudo com Radwin.

  10. #10

    Padrão Re: Entregar ip valido depois do Balance PCC

    Fazendo nobalance me add [email protected]

  11. #11
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Entregar ip valido depois do Balance PCC

    aqui fiz assim, como na dica do tópico abaixo:
    https://under-linux.org/showthread.p...590#post654590


    no nat do loadballance pcc faz assim


    chain=srcnat action=netmap to-addresses=ip_publico protocol=tcp src-address=ip_do_router
    chain=dstnat action=netmap to-addresses=ip_do_router protocol=tcp dst-address=_ip_publico in-interface=ether_link


    mesma coisa no segundo router, no meu caso no na rb que faz hotspot

  12. #12

    Padrão Re: Entregar ip valido depois do Balance PCC

    Citação Postado originalmente por p4ulo182 Ver Post
    Boa noite!

    Bom, se for entregar apenas um /32 ou que seje /29, independente, faça o direcionamento do ip ou da faixa de ip desejado estaticamente, para router que tiver conexão com seu cliente, que hoje topologia básica que encontramos por ai.


    LOAD -> ROUTER-> CLIENTE
    ---------------l
    ------------CACHE

    Faça no load em route....

    disabled=no distance=1 dst-address=ip ou faixa desejada gateway=ip do route \
    scope=30 target-scope=10

    e assim por diante, caso tenha mais algum router a frente, até chegar a borda do seu cliente, dependo a forma de autenticação terá apontar novamente pra ele ou apenas setar o ip ao mesmo.
    E quando temos uma faixa maior? vamos supor que seja um /24...
    Como fazemos para repassar ele e ainda usar os outros link ADSL?

  13. #13

    Thumbs up Re: Entregar ip valido depois do Balance PCC

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    E quando temos uma faixa maior? vamos supor que seja um /24...
    Como fazemos para repassar ele e ainda usar os outros link ADSL?
    Se o link estiver junto ao load, será utilizado normalmente se balanceado, só lembrando que clientes com ip valido só sairá pelo determinado link.

  14. #14

    Padrão Re: Entregar ip valido depois do Balance PCC

    Citação Postado originalmente por p4ulo182 Ver Post
    Se o link estiver junto ao load, será utilizado normalmente se balanceado, só lembrando que clientes com ip valido só sairá pelo determinado link.
    Acho que deve existir alguma outra forma...

    De uma olhada no modo drop-in do Balance Peplink: http://www.peplink.com/index.php?view=faq&id=69&path=18

    Nesse modo, conseguimos repassar os IPs publicos recebidos em um das WAN e ainda utilizar os outros Links.
    Quando o trafego sair pela WAN1, ele sai com o IP valido... quando sair pelas outras WAN, é feito NAT.

    Esse Balance é muitooooo bom.
    Já o usei certa vez.
    Porem, muito caro.

    Por isso estava tentando ver se conseguia fazer o mesmo no mikrotik.

  15. #15

    Padrão Re: Entregar ip valido depois do Balance PCC

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Acho que deve existir alguma outra forma...

    De uma olhada no modo drop-in do Balance Peplink: http://www.peplink.com/index.php?view=faq&id=69&path=18

    Nesse modo, conseguimos repassar os IPs publicos recebidos em um das WAN e ainda utilizar os outros Links.
    Quando o trafego sair pela WAN1, ele sai com o IP valido... quando sair pelas outras WAN, é feito NAT.

    Esse Balance é muitooooo bom.
    Já o usei certa vez.
    Porem, muito caro.

    Por isso estava tentando ver se conseguia fazer o mesmo no mikrotik.
    Justamente isso que expliquei e utilizo em clientes com load PCC Mikrotik.
    A o repasse normalmente sem interferir no load, cliente com IP valido direcionado só sairá pela determinada WAN dominante da faixa de IP.

  16. #16

    Padrão Re: Entregar ip valido depois do Balance PCC

    Citação Postado originalmente por p4ulo182 Ver Post
    Justamente isso que expliquei e utilizo em clientes com load PCC Mikrotik.
    A o repasse normalmente sem interferir no load, cliente com IP valido direcionado só sairá pela determinada WAN dominante da faixa de IP.
    Da forma como esta relatando, entendi que o cliente com IP valido SOMENTE irá sair por 1 UNICA WAN.
    É isso?!?
    Se for... então não é isso que estou tentando implementar!!!
    E não é isso que o Balance Peplink consegue fazer.

    Estou tentando implementar algo que o Balance Peplink consegue fazer.
    Cliente com IP Valido pode usar TODOS OS LINKS DISPONÍVEIS (seja o Dedicado ou os ADSL).
    Quando esse cliente sai pelo Dedicado, ele continua com seu IP Válido.
    MAS, Quando esse cliente sai pelos outros Link, então é feito NAT...

  17. #17

    Padrão Re: Entregar ip valido depois do Balance PCC

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Da forma como esta relatando, entendi que o cliente com IP valido SOMENTE irá sair por 1 UNICA WAN.
    É isso?!?
    Se for... então não é isso que estou tentando implementar!!!
    E não é isso que o Balance Peplink consegue fazer.

    Estou tentando implementar algo que o Balance Peplink consegue fazer.
    Cliente com IP Valido pode usar TODOS OS LINKS DISPONÍVEIS (seja o Dedicado ou os ADSL).
    Quando esse cliente sai pelo Dedicado, ele continua com seu IP Válido.
    MAS, Quando esse cliente sai pelos outros Link, então é feito NAT...

    IP Aliases é a receita... continue utilizando IP privado, e ip valido sobre o mesmo.

  18. #18

    Padrão Re: Entregar ip valido depois do Balance PCC

    Citação Postado originalmente por p4ulo182 Ver Post
    IP Aliases é a receita... continue utilizando IP privado, e ip valido sobre o mesmo.
    IP Alias para quem possui /24 ou mais?
    Fica impossível controlar tudo isso.

    Ainda procuro uma forma de como fazer isso.
    pensei em fazer uma especie de bridge entre a LAN e a WAN1.
    E usar firewall nessa bridge

    Se alguém tiver alguma ideia de como poderia ser feito isso... comenta ai!?

  19. #19

    Padrão Re: Entregar ip valido depois do Balance PCC

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    IP Alias para quem possui /24 ou mais?
    Fica impossível controlar tudo isso.

    Ainda procuro uma forma de como fazer isso.
    pensei em fazer uma especie de bridge entre a LAN e a WAN1.
    E usar firewall nessa bridge

    Se alguém tiver alguma ideia de como poderia ser feito isso... comenta ai!?

    Concordo, intão você quer basicamente que a entrada seja "valida" e a saida sobre nat? Correto?

  20. #20

    Padrão Re: Entregar ip valido depois do Balance PCC

    Citação Postado originalmente por p4ulo182 Ver Post
    Concordo, intão você quer basicamente que a entrada seja "valida" e a saida sobre nat? Correto?
    Quando temos um balance, cada requisição de Entrada por alguma das WAN, acaba saindo pela Mesma WAN.
    O balanceamento de fato somente é feito em cima do trafego de saida (cliente > WAN).
    Cada requisição do "cliente" é balanceada entre os Links (WAN) Existentes.

    No Balance Peplink, quando você utiliza o modo drop-in... você consegue fazer com que cada cliente tenha um IP publico.
    Sendo que esse IP publico somente vai funcionar se durante o balanceamento de trafego, acabar saindo pela WAN1.
    Caso saia pelas demais WAN, então é feito um NAT.

    Acesse o link do site do Peplink e veja o funcionamento dele.
    Tem até um video mostrando...