+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Monitoramento da rede

    Oa,

    Já vasculhei varias e varias horas na internet a procura de uma forma de monitorar o servidor, mas até hoje não encontrei uma forma eficiente e clara para isso. Testei diversas ferramentas mas nenhuma é clara.

    Por exemplo,
    Vejo pelo iptraf que o maior maior consumo da banda é pela porta 80. Mas e ai como faço pra saber qual computador esta consumindo essa banda ?

  2. #2

    Red face Re: Monitoramento da rede

    Caracas, em qual internet você passou estas várias horas procurando?
    Com certeza frequentamos internet´s diferentes.

    Mas pra te ajudar, entre uma infinidade de programas e sistemas que existem para fazer o que você quer, um dos muito bons nisso chama-se NTOP. E te garanto que se você procurar na internet correta vai encontrar muitos manuais, tutoriais, receitas de bolo, enfim, vai encontrar uma infinidade de documentos que explicam desde a instalação até o funcionamento minucioso do programa.

  3. #3

    Padrão Re: Monitoramento da rede

    Se voce pesquisar vai ver que existe ferramentas pagas que faz o que voce quer mas se o interesse sao ferramentas GNU entao voce terá que usar um mixto de aplicativos. Eu uso o NTOP + NAGIOS + CACTI + DNSGRAFIC + DANSGUARD (modo transparente ,nao bloqueio nada).
    Tem que ver qual a sua real necessidade, no meu caso nao quero so ver mas guardar log da atividades.

  4. #4
    Avatar de cordobel
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Joinville, Santa Catarina, Brazil
    Posts
    7
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Monitoramento da rede

    Opa... de uma estudada nesta linha de comando aqui:


    netstat -n | awk '{print $5}' | cut -d: -f1 | sort | uniq -c | sort -n | nl


    Me desculpe ser meio seco. Mas estes links podem te ajudar a entender este comando:


    http://www.vivaolinux.com.br/dica/Aw...ta-de-analise/

    http://www.vivaolinux.com.br/artigo/...undo-(parte-1)

  5. #5

    Padrão Re: Monitoramento da rede

    O iptraf vai dizer qual o computador que mais consome atraves do mac-address do computador e nao do ip. O ntop é espetacular para gerenciar os hosts e o consumo por protocolo.