+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Qual melhor configuração de uma máquina para um servidor Mikrotik para 200 clientes?

    Amigos boa noite! Gostaria de saber
    a configuração de uma boa máquina
    que pudesse abranger uns 200 clientes
    que configuração vocês me recomendariam?

  2. #2

    Padrão Re: Qual melhor configuração de uma máquina para um servidor Mikrotik para 200 clientes?

    200 clientes online? Um i3 Sandy Bridge, Core2Duo E7500 com DDR3, Athlon II X2 265 com DDR3, daí pra cima.

    Já se tiver 200 clientes ao todo, com talvez metade disso online nos picos, qualquer AMD Atlhon II X2 240, ou Pentium Dual Core E5xxx resolvem.
    Mas se for só isso (200 clientes ao todo, no maximo 100-130 online)), uma mísera RB450G de R$ 250 também resolve, gasta menos energia (Nobreak aguentaria mais tempo), dá menos manutenção (Mal-contato em memoria, fan da fonte vibrando, tirar poeira do cooler, etc), é mais facil ter uma reserva em caso de problema (Solda BGA dando muito problema em pc ultimamente, a MK ainda usa a placa-mãe como referencia pra licença então nem dá pra tirar uma e plugar outra).

    Se for pra usar i3 ou algo assim, lembra que tem hardware otimizado pra MK onde o clock do processador não pode ser comparado com PC, falo de digamos uma RB1100, com ela você atende 300 online facil, mas tem só 800MHz. Bota um Pentium 3 800MHz pra ver se conseguirá ter estabilidade com 100 online. A RB1100 ou a 1200 você consegue no preço de um bom i3 (Estou ignorando porcarias tipo Qbex, Megaware ou SpaceBR). Se a grana anda curta vá de RB450G, o desempenho vai depender mais de configuração do que do hardware (Desde que escolha as versões G, com mais memoria, nada de RB750G com 64MB...), já tive um Celeron D430 (Single-core velho de 1,8GHz) rodando melhor (Mais clientes, respostas mais rapidas) do que um Core2Duo E7500 (2 nucleos, bem mais recente, 2,9GHz, foi substituído pelos i3), simples questão de configuração do MK.

  3. #3

    Padrão Re: Qual melhor configuração de uma máquina para um servidor Mikrotik para 200 clientes?

    até meus 300 clientes usei o inforserver, com 2 processadores, acho ate que ainda tenho um ou dois no escritorio parados, coloquei uma placa com 4 saidas lan nele e mais uma wireless, para acessar direto no wifi, quando necessario, ficou muito show.
    Depois troquei quando a rede cresceu mais, mas a minha maior necessidade nem era processador ou memoria, troqui por rb por causa do tanto de portas, se não fosse isso nao tinha tirado de produção.

    Para ter mais desempenho usava nele memoria compact flash, mas pode ser colocado hds tambem caso queira fazer um cache, etc... So não sei qual a versão do mk que tava nele, mas acho que tenho aqui a 5.20 level 6

  4. #4
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual melhor configuração de uma máquina para um servidor Mikrotik para 200 clientes?

    Citação Postado originalmente por Narciso Ver Post
    Amigos boa noite! Gostaria de saber
    a configuração de uma boa máquina
    que pudesse abranger uns 200 clientes
    que configuração vocês me recomendariam?

    não utilze maquina coloque uma rb1100 e seja feliz

    não precisa de processadores exorbitantes, nem servidores de data center, um pentium 4 com 2gb de ram resolve seu problema

    tenho cliente com pentium 4 e 1,5gb de ram com um compact flash de 1gb que esta rodando com sua media de 500 users, a mais de um ano

  5. #5

    Padrão Re: Qual melhor configuração de uma máquina para um servidor Mikrotik para 200 clientes?

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    não utilze maquina coloque uma rb1100 e seja feliz

    não precisa de processadores exorbitantes, nem servidores de data center, um pentium 4 com 2gb de ram resolve seu problema

    tenho cliente com pentium 4 e 1,5gb de ram com um compact flash de 1gb que esta rodando com sua media de 500 users, a mais de um ano
    amigo vc ta falando pentium 4 com 512kb nao resolveria ??? ou teria ter 2gb pq ???

  6. #6
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual melhor configuração de uma máquina para um servidor Mikrotik para 200 clientes?

    Talvez o amigo queira usar um servidor de verdade é esse aqui:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CCR1036.jpg
Visualizações:	221
Tamanho: 	23,4 KB
ID:      	43271

    Mikrotik CCR1036... hoje no mercado por 3 mil... e nao ter dor de cabeça pelos proximos anos....

    Hoje uso RB1100 para atender 300 clientes, mas a minha rede esta crescendo e pretendo ainda este ano chegar a 1000 clientes, e vou colocar um desses para gerenciar...

  7. #7

    Padrão Re: Qual melhor configuração de uma máquina para um servidor Mikrotik para 200 clientes?

    uma rb1100 é mais que suficiente para essa quantidade de clientes, ponha um pente de 2gb, e como o amigo acima disse seja feliz!!!!, agora amigos me falem uma coisa aqui alguem já uso essa firerouter fr1155?

  8. #8

    Padrão Re: Qual melhor configuração de uma máquina para um servidor Mikrotik para 200 clientes?

    por favor, 200 clientes um pentinu 4 com 512 de memoria sobra maquina.
    poxa, o cara pede ajuda e ficam mandando comprar maquina cara, sejamos realista, 200 clientes ate uma rb 750 aguenta!

  9. #9
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Qual melhor configuração de uma máquina para um servidor Mikrotik para 200 clientes?

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    por favor, 200 clientes um pentinu 4 com 512 de memoria sobra maquina.
    poxa, o cara pede ajuda e ficam mandando comprar maquina cara, sejamos realista, 200 clientes ate uma rb 750 aguenta!
    Opa, aguenta não, depende do trafego, pois tenho uma 450g aqui num pop com 150 clientes cerca de 80 online e ela já ta abrindo o bico em alguns horarios ta chegando a 90% de processamento e olha que ela só ta no hotspot com absolutamente nada no firewall

    estou dividindo meu pop colocando mais uma e depois vou colocar 1 dessas em cada painel já que uso basesatation para enviar

  10. #10

    Padrão Re: Qual melhor configuração de uma máquina para um servidor Mikrotik para 200 clientes?

    amigo, começei com uma 750, ate 150 clientes tranquilo, atualmente cerca de 200 (não online) estou com uma 450g e não tive problemas somente coloquei este outro modelo pois a rb750 dava falta de memoria.
    o que estou cansando e de gente perguntando o que é necesario e outros respondendo o que é melhor!
    necesario um celerom ou pentium 4 com 512 de memoria, melhor, um i3, i5 etc.
    para que comprar uma ferrari para ir na padaria na esquina, por favor, vamos ser mais racionais!
    o amigo necesita rodar MIKROTIK, não um servidor de cache!!!
    Última edição por alexsuarezferreira; 10-03-2013 às 20:07.

  11. #11
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual melhor configuração de uma máquina para um servidor Mikrotik para 200 clientes?

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    amigo, começei com uma 750, ate 150 clientes tranquilo, atualmente cerca de 200 (não online) estou com uma 450g e não tive problemas somente coloquei este outro modelo pois a rb750 dava falta de memoria.
    o que estou cansando e de gente perguntando o que é necesario e outros respondendo o que é melhor!
    necesario um celerom ou pentium 4 com 512 de memoria, melhor, um i3, i5 etc.
    para que comprar uma ferrari para ir na padaria na esquina, por favor, vamos ser mais racionais!
    o amigo necesita rodar MIKROTIK, não um servidor de cache!!!


    Como eu disse acima, não precisa de super maquinas, precisa de algo que funcione, uma rb 1100 resolve e não terá dor de cabeça,
    caso não deseje colocar uma rb 1100 por falta de capital, coloque um pentium 4 com 512 de ram e um cartão flash de 256mb vai rodar liso sem ter problemas, e vai segurar ai seus 500 usuarios