+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Abertura 60 graus NanoLoco M2 x taxa de Upload

    Pessoal, em um dos meus POP's, tenho tido muito problema com a velocidade de upload dos clientes, em horário de pico a coisa fica crítica, male-mal fa 2 mega de throughput (de acordo com speedtest interno do AIROS). Esse POP utiliza uma Omni Ubiquiti em par com Rocket M2. Tenho uma postagem no forum da Ubiquiti bem grande, umas 6 páginas, sobre o mesmo assunto e lá já foi falado praticamente de tudo e tentei tudo que foi explicado, mas não adianta, enquanto o TX do cliente mostrado no Rocket M2 raramente fica abaixo de 52Mbps, geralmente em 58.5 ou 65Mbps com throughput de 20-25Mbps no Speedtest interno, no upload a taxa média fica mais ou menos pela metade 26Mbps, mas o throughput é sofrível em determinadas horas, só de madrugada dá em torno de 8 à 12Mbps na melhor das hipóteses, horário de pico é 1 - 2Mbps, testando só o upload, se eu fazer um teste Duplex aí que ferra tudo, não dá nem 0,5Mbps nos melhores clientes. Todos clientes tão com prioridade Airmax selecionada de acordo com qualidade do seu sinal, os piores tão em None, alguns em low e o resto em Medium. Utilizo canal em 10MHz...Mas o minha postagem aqui não foi nem tanto pra tentar resolver o problema, pq praticamente desisti, mas perguntar a opinião de vocês sobre a abertura de 60 graus dos Nanoloco M2, se isso não contribui para o Upload ruim e taxas menores que a de download. A Omni por exemplo só tem 1,5dbi's (Modelo de 10dbi) a mais e tem abertura, 12 graus, e as taxas são ótimas no download, já os Nanoloco tem 8,5dbi com abertura de 60 graus! Se as Nanobridge não fossem tão caras, eu colocaria só Nanobridge nos clientes... Eu antes achava que o fato de ser 2.4GHz era o problema, aí comecei a ver gente fazendo a mesma reclamação em 5.8GHz, inclusive aqui no forum, com o mesmo problema de throughput no upload, aí só posso suspeitar de uma coisa, a grande abertura da antena do cliente, 60 graus, que na pratica parece abrir muito mais. Antigamente quando eu usava só grande no cliente, de 20 e tantos dbi, a abertura era coisa de 7 graus, por aí.... A situação piora quanto mais clientes se conectam. Com menos de 20 clientes a coisa fica melhor. Hoje tenho 38 cadastrados e média de 30 online, nunca vi mais de 32 online.

  2. #2

    Padrão Re: Abertura 60 graus NanoLoco M2 x taxa de Upload

    Cara acho que vc poderia dar uma testada ai em 20Mhz embora o seu cenario nao me espante com o resultado nao tão bom,Nanoloco que por causa do ganho baixo da antena geralmente o Troughput nao é igual uma Nano comum a abertura que vc falou 2,4Ghz em 10Mhz,e nao sei se é ocaso mais deve ser poluido o espectro ai na sua região.
    Tenho PTMP aqui com Nano 5 e M5 e clientes Ubiquiti e ate misto com Mk e as taxas nao ficam tão baixas assim.

    Abs.

  3. #3

    Padrão Re: Abertura 60 graus NanoLoco M2 x taxa de Upload

    Esse tópico abaixo foi o ultimo tópico em que eu comentei sobre o assunto, tem esse colega aí q ta tento o mesmo problema em 5.8GHz:

    https://under-linux.org/showthread.php?t=161334

    Aqui tá começando a ficar difícil trabalhar em 2.4GHz, o espectro realmente tá poluído, mas apesar disso consigo Noise Floor em -95dbm, com Omni. Hoje 4 da manhã resolvi fazer uns testes em 20MHz, e pelo menos com alguns clientes conectados em 20MHz, consegui resultado bom, mas quero ver com todos clientes conectados pra ter uma idéia melhor. Não posso ficar parando o rádio pra fazer testes a toda hora... Eu até postei um outro tópico mais cedo perguntando se é possível alterar os rádios dos clientes tudo de uma vez só de 10 pra 20MHz, pq se eu alterar só no AP, ninguém vai conectar mais, ir mudando os 38 cadastrados que possuo um por um vai dar trabalho, e com certeza alguns terei que fazer uma visita pq alguns clientes costumam desligar a antena... Daí mudar pra 20MHz e depois ter que voltar pra 10MHz se for o caso, é complicado...

    Hoje aconteceu uma coisa estranha. 4:30 da manhã eu rodei o Airview e essa hora já dá pra se ver que o espectro não é dos melhores, bem saturado. O "Channel Usage %" que a taxa de uso de canais, aqui sempre foi mais usada nos primeiros canais, fica mais ou menos igual no meio, mais ou menos no canal 5,6,7,8 e depois nos canais mais altos, até 13, dá uma diminuida. Hoje notei o CCQ e Airmax caindo muito, a taxa de upload da maioria dos clientes tava abaixo de 9.75mbps, então dei um reboot no AP. Não resolveu. Aí resolvi rodar o Airview, pra minha surpresa, o gráfico ficou como se a maioria tivesse decidido ir dos canais menores pros maiores, o gráfico inverteu completamente. Então mudei pro cana 1 e tudo ficou mais tranquilo, CCQ e Airmax Quality subiram bastante. Infelizmente to tendo que ficar assim, monitorando constantemente. Uns meses atrás eu tava tranquilo no canal 3, depois tive que ir pro 5 e nos ultimos meses tive que ir pro 7, q era o q tava mais estavel, hj tive que descer pro 1 q por alguma razão ficou mais tranquilo onde ha pouco tempo atrás era horrivel! Tá complicado e migrar em torno de 60 clientes que tenho em 2.4 pra 5.8, não tenho condições agora.

  4. #4

    Padrão Re: Abertura 60 graus NanoLoco M2 x taxa de Upload

    Cara os seus clientes sao tudo Nano certo? tenta pegar um horario que tem mais clientes on e acessa os radios e troca de 10Mhz pra 20Mhz da change mas nao apply vc vai abrir varias abas no seu navegador sugiro fazer isso de uma maquina com bastante memoria e processamento pra nao travar,quando tiver feito em todas vai dando apply em cada uma e depois troca no Ap pra 20Mhz.
    Se tudo correr bem seus clientes vao ficar sem acesso no maximo 10 minutos ou vc pode informa-los atraves de email ou msg de texto que no dia tal e hora tal fara uma atualização no sistema do provedor e peça pra que eles deixem seus radios ligados.

  5. #5

    Padrão Re: Abertura 60 graus NanoLoco M2 x taxa de Upload

    É, é isso que eu vou fazer. Domingo de tarde e meu pico de clientes online, hoje mesmo to com 35 dos 38, mas nao vou mexer pq não avisei com atecedência, tem cliente chato demais, nao pode cair 2 minutos já tá ligando!