+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas - Repetidor de Celular

    Boa tarde.

    Sou novato... não entendo muito do assunto, então resolvi pedir ajuda a vocês. Comprei as peças para instalar um repetidor de celular no meu sítio, mas não está funcionando e não sei qual é o motivo. Testei em casa, em um cômodo onde não pega sinal, mas com ou sem o aparelho fica sinal 0. Acredito que instalei corretamente: antena externa no alto da casa>cabo>repetidor com a fonte>cabo>antena interna.
    As peças que possuo são:

    Antena direcional externa 900/950 Mhz, 9~11 dBi
    Antena interna omni 806-960MHz, 1710-2500MHz, 3 dBi
    Repetidor GSM 900 Mhz , 50 dB
    2 cabos de 10 metros RGC 58 com conectores N
    Celular com operadora TIM

    Qualquer sugestão ou teoria será de grande ajuda.
    Obrigado.




  2. #2

    Padrão Re: Problemas - Repetidor de Celular

    Citação Postado originalmente por whsugitani Ver Post
    Boa tarde.

    Sou novato... não entendo muito do assunto, então resolvi pedir ajuda a vocês. Comprei as peças para instalar um repetidor de celular no meu sítio, mas não está funcionando e não sei qual é o motivo. Testei em casa, em um cômodo onde não pega sinal, mas com ou sem o aparelho fica sinal 0. Acredito que instalei corretamente: antena externa no alto da casa>cabo>repetidor com a fonte>cabo>antena interna.
    As peças que possuo são:

    Antena direcional externa 900/950 Mhz, 9~11 dBi
    Antena interna omni 806-960MHz, 1710-2500MHz, 3 dBi
    Repetidor GSM 900 Mhz , 50 dB
    2 cabos de 10 metros RGC 58 com conectores N
    Celular com operadora TIM

    Qualquer sugestão ou teoria será de grande ajuda.
    Obrigado.




    Cara,

    Uma coisa que pode estar acontecendo é a sua Omni estar enviando sinal para sua antena externa, que acredito ser uma antena yagi, digamos que isso iria gerar um loop infinito e seu sistema de cobertura não funcionaria.
    Elas estão instaladas a que distância? Seria bom você utilizar a distância máxima que os cabos permitem, 20m.
    Qual a potência (dB) que chega aonde está situada a antena externa? Se você tiver um cel com android, baixe o app open signal, que ele te dá essa informação. O ideal seria uns 80 dB.

    Abraço

  3. #3

    Padrão Re: Problemas - Repetidor de Celular

    Citação Postado originalmente por ivans Ver Post
    Cara,

    Uma coisa que pode estar acontecendo é a sua Omni estar enviando sinal para sua antena externa, que acredito ser uma antena yagi, digamos que isso iria gerar um loop infinito e seu sistema de cobertura não funcionaria.
    Elas estão instaladas a que distância? Seria bom você utilizar a distância máxima que os cabos permitem, 20m.
    Qual a potência (dB) que chega aonde está situada a antena externa? Se você tiver um cel com android, baixe o app open signal, que ele te dá essa informação. O ideal seria uns 80 dB.

    Abraço
    Olá,

    onde a antena yagi fica recebe por volta de 75 a 85 dB segundo o aplicativo. As antenas ficam separadas a uma distância de mais ou menos 15 m com barreiras (pisos e portas).
    Há lado específico do repetidor pra conectar a antena externa e interna? Do lado esquerdo está escrito RF e do lado direito a frequência do aparelho (900 Mhz).

    Obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: Problemas - Repetidor de Celular

    Nessa página :http://www.wilsonelectronics.com/sto.../46/ag-soho-65
    Tem um vídeo, siga a instalaçao como indicam ai e depois poste os problemas.

  5. #5

    Padrão Re: Problemas - Repetidor de Celular

    Citação Postado originalmente por whsugitani Ver Post
    Olá,

    onde a antena yagi fica recebe por volta de 75 a 85 dB segundo o aplicativo. As antenas ficam separadas a uma distância de mais ou menos 15 m com barreiras (pisos e portas).
    Há lado específico do repetidor pra conectar a antena externa e interna? Do lado esquerdo está escrito RF e do lado direito a frequência do aparelho (900 Mhz).

    Obrigado.
    Sim, há um lado específico no repetidor. Por que se não ele poderia fazer a função contraria, captar o sinal dentro de casa repetindo para fora. Geralmente abaixo dos conectores tem escrito indoor e outdoor. Os repetidores que utilizei a saída indoor fica no mesmo lado do que o engate da fonte. Mas isso você pode testar, troca as portas e veja o que acontece. Acho que a distância está boa sim!
    Ah, outra coisa. Você tem certeza que a frequencia utilizada pela TIM na sua região é 900 MHz?


    Abraço

  6. #6

    Lightbulb Re: Problemas - Repetidor de Celular

    Amigo quando consegui por pra funcionar se puder me falar como montou, onde comprou eu agradeço pois estou com problemas de sinal com a VIVO na area 38 tammbem. Att [email protected]

  7. #7

    Padrão Re: Problemas - Repetidor de Celular

    Citação Postado originalmente por gsjunio Ver Post
    Amigo quando consegui por pra funcionar se puder me falar como montou, onde comprou eu agradeço pois estou com problemas de sinal com a VIVO na area 38 tammbem. Att [email protected]
    Procurei no mercado livre, mas o valor está meio salgado.
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...t-completo-_JM

    Vai no alyexpress.com este mesmo repetidor custa uns US$ 45,00 mais os cabos e antena vai te sair uns R$ 300,00.

    Aqui nessa empresa tem o kit pronto, mas não diz o valor.
    http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=86

    Abraço

  8. #8

    Padrão Re: Problemas - Repetidor de Celular

    Amigo essas repetidoras de celular são uma verdadeira mentira.

    Como vc aparentemente não possui os equipamentos de teste, mas vamos lá vou tentar te ajudar.

    O que vc precisa ter:
    Sinal razoável do lado de fora (no mínimo -70dBm), o aparelho celular tem que pegar no mínimo 3 piques estando conectado diretamente com a antena externa (Se o seu celular não possui entrada para cabo, consiga um e o adaptador, de preferencia um com android, nas configurações ele possui a opção de te mostrar a o nível de sinal).
    Troque os cabos por RGC213.
    Para o teste de isolação entre as antenas vc precisaria de um gerador de sinal e um analizador de espectro (monitor de serviço de até 1GHz), considerarei que a isolação minima de 90dB está presente no seu sistema.

    Fazendo as contas básicas, desconsiderando a atenuação dos cabos e conectores (Isso se for RGC213) que devem dar um 3dB.

    Ruido de entrada -90dBm
    Sinal de entrada com o ganho da antena -70dBm
    Ganho do Booster 50dB
    Ganho da antena interna 3dB

    Sinal na saída (-70 + 50 + 3) = -17dBm
    Ruido da saida (-90 + 50 + 3) = -37dbm

    Propagação no espaço livre para 11 metros = -53dB

    Resultado final o sinal a 11 metros da repetidora o sinal chega no seu celular com -70dBm, isso se o cenário se permanecer constante, o que na pratica não acontece.

    Se vc comprou essa repetidoras chinesa, esse ganho de 50db geralmente é mentiroso. So consegui esse ganho em 2 marcas (Aquarius e VHTelecom), aferidos no meu monitor de serviço.

  9. #9

    Padrão Re: Problemas - Repetidor de Celular

    Ola Pessoal eu indico o pessoal a comprar dessa empresa, pois qualquer duvida eles lhe auxiliam.

    http://www.onlineantenas.com.br/

    E eles vendem tudo que precisamos nos provedores.

  10. #10

    Padrão Re: Problemas - Repetidor de Celular

    Olá. Comprei meu equipamento na empresa Federal Radiocom (http://www.fera.net/produtos/fera/rpt_cel/celular.html) e não teve erro. Eles são especializado e me deram todo o suporte para configurar o conjunto.

  11. #11

    Padrão Re: Problemas - Repetidor de Celular

    Citação Postado originalmente por shark82 Ver Post
    Amigo essas repetidoras de celular são uma verdadeira mentira.

    Como vc aparentemente não possui os equipamentos de teste, mas vamos lá vou tentar te ajudar.

    O que vc precisa ter:
    Sinal razoável do lado de fora (no mínimo -70dBm), o aparelho celular tem que pegar no mínimo 3 piques estando conectado diretamente com a antena externa (Se o seu celular não possui entrada para cabo, consiga um e o adaptador, de preferencia um com android, nas configurações ele possui a opção de te mostrar a o nível de sinal).
    Troque os cabos por RGC213.
    Para o teste de isolação entre as antenas vc precisaria de um gerador de sinal e um analizador de espectro (monitor de serviço de até 1GHz), considerarei que a isolação minima de 90dB está presente no seu sistema.

    Fazendo as contas básicas, desconsiderando a atenuação dos cabos e conectores (Isso se for RGC213) que devem dar um 3dB.

    Ruido de entrada -90dBm
    Sinal de entrada com o ganho da antena -70dBm
    Ganho do Booster 50dB
    Ganho da antena interna 3dB

    Sinal na saída (-70 + 50 + 3) = -17dBm
    Ruido da saida (-90 + 50 + 3) = -37dbm

    Propagação no espaço livre para 11 metros = -53dB

    Resultado final o sinal a 11 metros da repetidora o sinal chega no seu celular com -70dBm, isso se o cenário se permanecer constante, o que na pratica não acontece.

    Se vc comprou essa repetidoras chinesa, esse ganho de 50db geralmente é mentiroso. So consegui esse ganho em 2 marcas (Aquarius e VHTelecom), aferidos no meu monitor de serviço.
    Olá, se puderem me ajudar, comprei um repetidor de celular da china 2g e 3g para meu pai no interior, porém quando cheguei e instalei ele funcionou, até fiz ligação, aí ergui mais a antena para pegar melhor mas não funcionou mais, não pegou em momento algum, e o celular com antena direta pega com 3 antenas

  12. #12

    Padrão Re: Problemas - Repetidor de Celular

    Citação Postado originalmente por Elisandro Ver Post
    Olá, se puderem me ajudar, comprei um repetidor de celular da china 2g e 3g para meu pai no interior, porém quando cheguei e instalei ele funcionou, até fiz ligação, aí ergui mais a antena para pegar melhor mas não funcionou mais, não pegou em momento algum, e o celular com antena direta pega com 3 antenas
    Como você testou o sinal de entrada? Conferiu a frequência do repetidor + antena se são compatíveis? Como isolou a realimentação? Qual tipo de antena interna está utilizando? Qual modelo de repetidor?

  13. #13

    Padrão Re: Problemas - Repetidor de Celular

    Comprei com a informação de que o sinal da vivo e de 850 MHz na área 55, e que o celular conectado na antena externa diretamente no cabo pega com até dos riscos de antena, agora com antena mais alta pega com três riscos, levei todo o sistema numa loja especializada e nos testes funcionou perfeitamente, acredito que a melhor solução será solicitar que um técnico vá no local, pois já refiz diversas vezes as conexões, talvez haja algum problema de compatibilidade mesmo, mas como inicialmente pegou e transmitiu, achei ser apenas um ajuste.

  14. #14

    Padrão Re: Problemas - Repetidor de Celular

    Citação Postado originalmente por Elisandro Ver Post
    Comprei com a informação de que o sinal da vivo e de 850 MHz na área 55, e que o celular conectado na antena externa diretamente no cabo pega com até dos riscos de antena, agora com antena mais alta pega com três riscos, levei todo o sistema numa loja especializada e nos testes funcionou perfeitamente, acredito que a melhor solução será solicitar que um técnico vá no local, pois já refiz diversas vezes as conexões, talvez haja algum problema de compatibilidade mesmo, mas como inicialmente pegou e transmitiu, achei ser apenas um ajuste.
    Repetidor tem técnica certa para instalação.

    1º - O repetidor tem que ser compatível com a frequência da operadora (por isso perguntei qual o modelo). Sempre é necessário análise de frequência antes da aquisição do equipamento, já que as operadoras mudam a frequência conforme a região (urbana x rural), tecnologia (2G, 3G, 4G). Só um teste de campo pode determinar isso.
    2º - A antena externa tem que ser compatível com a operadora e com o repetidor
    3º - A instalação deve ser feita de maneira que não haja realimentação (Mesmo efeito da chamada "microfonia" só que em RF)
    4º - A antena interna deve ser compatível e instalada em local a não emitir sinal para antena externa
    5º - A instalação deve ser feita de maneira em que o fluxo de RF passe no sentido correto do repetidor, pois eles trabalham com salto de RF para uplink e downlink.
    6º - Em 850Mhz a antena externa nem sempre é apontada diretamente para ERB (Necessário equipamento para medição de RF para apontamento)
    7º - A antena externa em nenhuma hipótese pode ficar atrás da instalação, mas sim à frente e com separação em distância e altura compatíveis com o ganho direcional.

    Eu trabalho com repetidores e te digo: Ao contratar um técnico prepare o bolso. Eu por exemplo não cobro menos de R$ 500 para uma instalação deste tipo, tendo em vista não ser eu o fornecedor do equipamento e o mesmo não ser homologado.

    Se você tiver um smartphone Samsung, vá a um local onde pegue o sinal a ser repetido (tenha certeza que consegue pelo menos efetuar uma chamada) e digite *#0011# tire uma print da tela de informações e poste aqui que eu lhe ajudo a determinar a frequência exata da operadora. Se possível mande o modelo do repetidor para verificar a compatibilidade.

    Boa sorte!

  15. #15

    Padrão Re: Problemas - Repetidor de Celular

    https://m.pt.aliexpress.com/item/327...platform=msite
    Esse é o modelo do aparelho, não conseguirei pegar o tipo de sinal a ser repetido pois estou em outra cidade

  16. #16

    Padrão Re: Problemas - Repetidor de Celular

    https://m.pt.aliexpress.com/item/327...platform=msite
    Esse é o modelo do aparelho, não conseguirei pegar o tipo de sinal a ser repetido pois estou em outra cidade.
    A antena externa está a mais ou menos oito metros acima do telhado.

  17. #17

    Padrão Re: Problemas - Repetidor de Celular

    Citação Postado originalmente por Elisandro Ver Post
    https://m.pt.aliexpress.com/item/327...platform=msite
    Esse é o modelo do aparelho, não conseguirei pegar o tipo de sinal a ser repetido pois estou em outra cidade.
    A antena externa está a mais ou menos oito metros acima do telhado.
    Assim que puder me mande esses dados, assim como os modelos de antena que vc utilizou. Vamos ver se conseguimos chegar a alguma conclusão.

  18. #18

    Padrão Re: Problemas - Repetidor de Celular

    Certo, muito obrigado pela atenção