+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão A importância da Contabilidade empresas de SCM

    Muitas são as formas em que as empresas, seus sócios e administradores podem ser condenados por leis comerciais, civis e penais pelo fato de não manter em ordem sua Contabilidade.

    Seja pelo motivo de não levar a sério a documentação relativa à transação operacional, fazer negócios fora do objeto social, misturar ou confundir bens particulares do sócio e da empresa, cometer desvios.
    A Contabilidade é a alma da empresa, nela ficam registrados todos os atos e fatos. Se os atos do administrador são corretos: documentação adequada, transações negociais dentro do objeto da empresa, o reflexo é imediato: a Contabilidade é transparente. Caso contrário pode ser utilizada para incriminar a empresa, sócios, administradores e contador que foram relapsos e desleixados.

    Nos últimos anos a ANATEL tem cobrado balanços, balancetes, livros razão e diário da empresas de telecomunicações. Essa documentação cobrada é confrontada com os dados do SICI e FUST.

    Não basta que o Contador apenas evite os procedimentos viciosos para não se configurar fraude. Deverá, também, manter em ordem a Contabilidade da empresa e para isso deverá conciliar a Contabilidade com os documentos e os diversos relatórios dos demais setores que dão suporte aos lançamentos contábeis.

    Dessa forma, podemos dizer que a Contabilidade espelha realidade da empresa desobrigando os sócios, os administradores e o próprio contador de responderem com seus bens pessoais em questionamentos tributários, civis, comerciais, penais e criminais, provando que os mesmos não agiram de forma enganosa, lesiva ou com abuso de poderes perante terceiros.

    Estejam atentos.

  2. #2

    Thumbs up Re: A importância da Contabilidade empresas de SCM

    Quando menos se espera, a ANATEL bate em sua porta - via correios - e pede uma infinidade de documentos referente à contabilidade e ela pode fazer isso, ai aquele empresário que prioriza mais o bolso dele do que a organização e saúde da empresa, sempre aparece se lamentando dos excessos da Agência e por ai vai.... Bom, como eu não tenho segredo com ninguém, estou postando aqui uma fiscalização do tipo que ocorreu comigo, pediram muita coisa, mas foi tranquilíssimo porque simplesmente eu não economizo com contador. Valeska, obrigado pelo seu trabalho na BLZ NET e parabéns por focar nesse ramo de atividade!


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Fiscalizacao_Contabil_Anatel_BLZNET_02.jpg
Visualizações:	351
Tamanho: 	88,7 KB
ID:      	43460Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Fiscalizacao_Contabil_Anatel_BLZNET_01.jpg
Visualizações:	285
Tamanho: 	118,8 KB
ID:      	43461

  3. #3

    Padrão Re: A importância da Contabilidade empresas de SCM

    É, nisso Peru e Brasil sao parecidos. Como tenho dois funcionários na empresa (eu e a patroa), perdemos mais de uma semana de trabalho apenas preenchendo relatórios para enviar para o MTC (Ministério de Transportes e Comunicacoes), que tem funcoes de Anatel aqui.

    Deixar a casa em ordem facilita na hora de enviar os documentos solicitados.