+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Editar Lista de Canal em Cada Country Code

    Quando vamos configurar algum equipamento, ao escolher determinado Country Code, podem existir canais disponíveis que não existiam em outro Code Country.
    Por exemplo, quando escolhemos Compliance Test, é aberto TODOS os canais disponíveis.

    Gostaria de saber se alguém sabe aonde conseguimos editar essa lista de canal disponível em cada country code?
    Motivo:
    - Aqui trabalho com 5.4 para clientes e 5.8 para enlaces.
    Se eu escolher o Country Code Brasil, é aberto todos os canais disponíveis para o Brasil (tanto 5.4, como 5.8).
    Como para usar 5.4 é OBRIGATÓRIO ativar o DFS, quando ele encontra um radar ou interferência MUITOOO forte, o AP muda de canal.
    Ao mudar de canal, ele pode mudar para QUALQUER CANAL disponível nesse Country Code.
    Ai que reside o problema.

    Não sei por qual motivo, mas eles sempre escolhem um canal 5.8.
    Nisso, acaba prejudicando o enlace, e consecutivamente, prejudicando toda aquela célula.

    Ai queria editar essa lista de canal disponível em determinado code country e deixar somente os canais 5.4.

    Alguém sabe como fazer isso?

  2. #2

    Padrão Re: Editar Lista de Canal em Cada Country Code

    o frequency list na aba wireless faz isso amigo
    ativa e escolhe apenas os canais a serem usados

  3. #3

    Padrão Re: Editar Lista de Canal em Cada Country Code

    Citação Postado originalmente por WordNet Ver Post
    o frequency list na aba wireless faz isso amigo
    ativa e escolhe apenas os canais a serem usados
    frequency list somente é aberta no modo Cliente.
    é usada para diminuir a quantidade de canais que o radio precisa escanear para poder encontrar e se conectar na Rede.

    Quem faz a mudança do canal é o AP, e infelizmente não tem essa opção no AP (na verdade, tem nos equipamentos M5, mas não funciona direito)

  4. #4

    Padrão Re: Editar Lista de Canal em Cada Country Code

    Ative o AirSlect na aba AirMax e selecione vcmesmo asfrequencias que o AirSlect vai auternar, apos fazer istoverifique comofico seu desempenho, isso varia de senario para senario.

  5. #5

    Padrão Re: Editar Lista de Canal em Cada Country Code

    Citação Postado originalmente por atiinformatica Ver Post
    Ative o AirSlect na aba AirMax e selecione vcmesmo asfrequencias que o AirSlect vai auternar, apos fazer istoverifique comofico seu desempenho, isso varia de senario para senario.
    Como citei anteriormente, somente a linha M5 possui essa opção, que infelizmente não trabalha adequadamente.

    Alem do mais, ainda possuo alguns AP com Bullet5+Painel.
    Nesses não tem essa opção para selecionar os canais.

    Logo, pensei em editar os canais disponíveis em cada country code.
    Mas não consegui achar como fazer isso!!?!

  6. #6

    Padrão Re: Editar Lista de Canal em Cada Country Code

    Talvez em algum arquivo de configuracao e gerando um firmware personalizado. Acho que em algum arquivo de configuracao deve ter essa opcao sim.

  7. #7

    Padrão Re: Editar Lista de Canal em Cada Country Code

    Amigo infelizmente realmente acredito que não seja possível a recompilação do SKD para tal tarefa.
    Você já testou novamente a funcionalidade com a versão 5.5.4? A frequência escolhida continua sendo
    sempre 5.800? No Airview a frequência de 5.8 não é a mais livre?Porque se for entao o equipamento
    está desempenhando o papel corretamente. Por favor me confirme os dados.

  8. #8

    Padrão Re: Editar Lista de Canal em Cada Country Code

    Citação Postado originalmente por UBNT-Chadi Ver Post
    Amigo infelizmente realmente acredito que não seja possível a recompilação do SKD para tal tarefa.
    Você já testou novamente a funcionalidade com a versão 5.5.4? A frequência escolhida continua sendo
    sempre 5.800? No Airview a frequência de 5.8 não é a mais livre?Porque se for entao o equipamento
    está desempenhando o papel corretamente. Por favor me confirme os dados.
    Amigo, ele muda pra qualquer canal 5.8 (de 5725 a 5780).
    se é o canal mais livre, nao sei...
    somente sei que quando ele vai para algum canal 5.8, nao somente os clientes conectados naquele AP ficam ruim, mas todos os clientes conectados naquele POP.

    N testei com a nova versão, mas quando testei ele ficava mudando de canal com muita freqüência. Muito acima da media.
    por isso n usei mais essa opção de selecionar os canais no AP ubnt

  9. #9

    Padrão Re: Editar Lista de Canal em Cada Country Code

    Pode testar novamente, realmente tivemos vários problemas com DFS, mas já foi resolvido,
    e a mesma funcionalidade hoje se encontra estável. Por favor faça os teste com a versão 5.5.4.

  10. #10

    Padrão Re: Editar Lista de Canal em Cada Country Code

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Quando vamos configurar algum equipamento, ao escolher determinado Country Code, podem existir canais disponíveis que não existiam em outro Code Country.
    Por exemplo, quando escolhemos Compliance Test, é aberto TODOS os canais disponíveis.

    Talvez o seu problema se enquadra em regulamentação,

    Gostaria de saber se alguém sabe aonde conseguimos editar essa lista de canal disponível em cada country code?
    Motivo:
    - Aqui trabalho com 5.4 para clientes e 5.8 para enlaces.
    Se eu escolher o Country Code Brasil, é aberto todos os canais disponíveis para o Brasil (tanto 5.4, como 5.8).
    Como para usar 5.4 é OBRIGATÓRIO ativar o DFS, quando ele encontra um radar ou interferência MUITOOO forte, o AP muda de canal.
    Ao mudar de canal, ele pode mudar para QUALQUER CANAL disponível nesse Country Code.
    Ai que reside o problema.

    Não sei por qual motivo, mas eles sempre escolhem um canal 5.8.
    Nisso, acaba prejudicando o enlace, e consecutivamente, prejudicando toda aquela célula.

    Ai queria editar essa lista de canal disponível em determinado code country e deixar somente os canais 5.4.

    Alguém sabe como fazer isso?

    a UBNT esta sendo pressionada pelo fato de abrir os canais que não são homologados, e isso correm o risco até mesmo de perderem a homologação.
    Você esta trabalhando com um canal de frequencia fechada, ou seja é proibido a utilização do canal 5400, ai ao executar o DFS ele te joga para somente canais que são homologados. Cuidado com isso, você pode tomar um processo federal e lacramento por esta utilizando canal de segurança pública.

  11. #11

    Padrão Re: Editar Lista de Canal em Cada Country Code

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    a UBNT esta sendo pressionada pelo fato de abrir os canais que não são homologados, e isso correm o risco até mesmo de perderem a homologação.
    Você esta trabalhando com um canal de frequencia fechada, ou seja é proibido a utilização do canal 5400, ai ao executar o DFS ele te joga para somente canais que são homologados. Cuidado com isso, você pode tomar um processo federal e lacramento por esta utilizando canal de segurança pública.
    Amigo, quando me refiro aos canais 5.4, me refiro a faixa que vai de 5470 a 5725 Mhz. O qual é liberado para uso mas com potencia EIRP menor que o 5.8.

  12. #12

    Padrão Re: Editar Lista de Canal em Cada Country Code

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Amigo, quando me refiro aos canais 5.4, me refiro a faixa que vai de 5470 a 5725 Mhz. O qual é liberado para uso mas com potencia EIRP menor que o 5.8.
    Meu caro, recomendo se reinformar. Você está equivocado.

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App

  13. #13

    Padrão Re: Editar Lista de Canal em Cada Country Code

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    Meu caro, recomendo se reinformar. Você está equivocado.

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App
    Eu me informar?
    Amigo, para que você não precise ter trabalho, segue link do Regulamento de Radiação Restrita (Anatel)....:
    http://www.anatel.gov.br/legislacao/...-resolucao-506

    recomendo ler do Art 39 ao Art 50.

    Mas se preferir, segue um resumo:
    ** Faixa baixa (5.1): 5150 a 5350 Mhz
    - O uso dessa faixa deve ficar confinado ao interior de edificações, ou seja, independentemente de potencias e antenas, etc, qualquer uso outdoor dessa faixa está irregular.
    - Mesmo internamente A potencia máxima EIRP (potencia do transmissor + ganho da antena) máxima permitida é de 200 mw (23 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 100 mw
    - para um pedaço dessa faixa (5250 a 5350) é necessário ainda que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequencia).

    Faixa lacuna (5.3) 5350 a 5470 Mhz
    - Nao pode usar essa faixa, nem indoor, nem outdoor.

    ** Faixa Média: (5.4) 5470 a 5725 Mhz
    - Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm)
    - Potencia máxima EIRP 1 Watt (30 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 250 mw (27 dBm), ubiquiti e mikrotik nao possuem TPC.
    - É necessário que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequência)


    ** Faixa Alta (5.8): 5725 a 5850 Mhz:
    - Potencia máxima do transmissor de 1 Watt (30 dBm)
    - Eirp máxima de 36 dBm (4 Watts)
    - Para sistemas multi-ponto é possível utilizar antenas de qualquer ganho, desde que não se excedam os valores acima (36dBm EIRP [Antena+Potencia Transmissor])
    - Para sistemas ponto a ponto é possível utilizar antenas de qualquer ganho desde que o limite do transmissor seja respeitado (1Watt)


    Caso ainda tenha alguma duvida, favor postar aqui no Fórum que terei um enorme prazer de tentar te informar.