+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Ponto a ponto 5.8 nano loco m5

    Me desculpem pela minha falta de experiencia:

    Tenho um link de 10megas fibra optica


    1- Esse link liga-se direto a RB 751g-2nd, que faz todo o controle de hotspot, todo o gerenciamento, e ainda atente clientes wireless.

    2- Dessa RB 751g sai um cabo que se liga a uma RB 433AH + mini pci XR2, que tambem tem mais uns 10 clientes conectados.

    3- Dessa RB 751g sai outro cabo rj 45 que see liga a ominitik (1), que transmite em 5.8

    4- Da ominitik sai um cabo que se liga ao nano m5 (1);

    5- Esse nano m5(1) se liga a outro nano loco m5(2) a 5km transfereindo uns 6megas ok

    6- Desse nano M5 (2) sai um cabo liga a outra ominitik (2), que distribui no bairro;

    7- os nanos estao configurados em ap-wds e estação-wds

    8- as duas ominitik estao em apbride, estou com alguns problemas as vezes conecto um nano m5 e não da rede, o ponto a ponto passou 6 megas beleza...

    A ominitik esta apagado o dhcp server, e ativo o dhcp cliente, a bridge das portas funcionam bem....

    Deixei as omnitik pegando ip da rb 751g, me ajudem por favor se fiz alguma configuração errada.

    As vezes conecto o nano com sinal perfeito a omnitik e nao aparece o hotspot, outras vezes funciona normal, o que posso fazer ?

    me ajudem por favor....

    Segue abaixo a foto do primeiro nano m5 (1), do ponto a ponto....

    Anexo 43547Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ponto a ponto.jpg
Visualizações:	569
Tamanho: 	127,1 KB
ID:      	43548

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a ponto 5.8 nano loco m5

    Olá amigo,perguntas:
    vc consegue pingar as nanos?pode parecer besteira,mas dá uma verificada e vê se os ips usados nas nanos estão em uso.
    já tentou deixar somente as nanos?
    tem alguma barreira na frente deste ptp?o sinal está muito ruim.
    e uma sujestão amigo,tira esse nanolocom5 e coloca uma airgridm5 ou nanostation m5 no minimo,vai melhorar muito o seu nível de sinal e cara com muito processamento as nanosloco começam a travar e a reiniciar.

  3. #3

    Padrão Re: Ponto a ponto 5.8 nano loco m5

    Os Nano loco m5 estão conseguindo transferir até 8 megas de internet, e não esta travando amigo, o sinal no outro ponto esta em -76. ccq 90 a 98 %. Estou conseguindo pingar, e tb testar a velocidade nos nanos que medem teoricamente 10megas. O hotspot não pega o mac das Nano porque esta em WDS.

    Não tem barreiras na frete o ponto a ponto esta entre 4 a 5 km

    Penso que o problema pode estar nas conf da omnitik, porque o ponto a ponto praticamente fica o tempo todo bem estavel o sinal sem mudanças...

  4. #4

    Padrão Re: Ponto a ponto 5.8 nano loco m5

    Realmente a conexão dos Nanos está muito ruim. COmo o amigo falou aí acima, a melhor sujestão, para começar a resolver seu problema, é um par de Nanobridge ou NanoStation. Com esse sinal a menor oscilação voce perde a conexão, provocando intermitência fatal para um bom enlace.

  5. #5

    Padrão Re: Ponto a ponto 5.8 nano loco m5

    O pessoal meu problema não é com o ponto a ponto, pois o mesmo funciona 5megas muito bem sem cair tudo otimo....

    Problema é fazer nano m5 conectado a omnitik funcionar internet, as vezes aprece hotspot tanto na primeira ominitik quanto na segunda omnitik do ponto a ponto.
    conecta-se perfeito a omnitik, isso na distancia de 5m so mesmo para teste....

    mu ajudem pelo amor de Deus.....

  6. #6

    Padrão Re: Ponto a ponto 5.8 nano loco m5

    Amigo, poste as configurações da omni pra gente dar uma olhada.
    Quanto ao ptp os parceiros tem razão, alguma intermitência nele causa a perda de conexão ou perda de pacote momentânea na omni.
    Reduz a largura do canal no ptp, para 20mhz ou 10mhz sem AIRMAX pra fazer um teste. Tenho um enlace aqui de 3km com nanoloco m5 onde o nano m2 no pop as vezes não fazia a bridge direito pro meu hotspot. Ficou bem mais estável após mudar essas configurações passando 13mbs.
    Sei que parace não ter nada a ver, mais as configurações na omni são básicas de AP, não tem pq não fazer a bridge corretamente se o ptp tiver estável.

  7. #7

    Padrão Re: Ponto a ponto 5.8 nano loco m5

    Creio que isso é o fato de você está colocando "DHCP Client". Dá um ip a ela na mesma faixa de ip que vc está usando nos outros radios, deixa apenas o DHCP desabilitado, não coloque "DHCP Client".
    Não sei como é a configuração dessa ominitik pois nunca trabalhei com a mesma, mas veja se tem a opção de apenas desativar o DHCP sem usar o "DHCP client". Lembrando de deixar ela em Bridge.
    Testa ai e posta o resultado pra nós.

  8. #8

    Unhappy Re: Ponto a ponto 5.8 nano loco m5

    Acabei de colocar o ponto a ponto em 20mhz, e percebi que melhorou o sinal mas não desativei o airmax pois acho que o airmax melhora o ponto a ponto.

    estou mandando em anexo a foto do 1° ponto

    a ominitik esta da seguinte forma:

    ela paga o ip automaticamente...

    desativei o dhcp server...


    vejo que muitas vezes a antena conecta com um sinal show tipo -49 mas nao pega nenhum mcs?

    não sei o que esta acontecendo agora vou com 20mhz...


    me ajude por favor ....




    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         p2p.jpg
Visualizações:	377
Tamanho: 	161,1 KB
ID:      	43769

  9. #9

    Padrão Re: Ponto a ponto 5.8 nano loco m5

    Boa tarde.
    Tenta desativar o AIRMAX e aumentar um pouco a potência das loco. Se preciso mude o País/Região para Estados Unidos e faça os testes, veja o ping e a velocidade de tx/rx.
    Quanto a ominitik configure com ip fixo no mesmo range das loco e veja se consegue pingar normal a partir da primeira que está na torre principal. Assim vai saber se a comunicação entre elas está ok. Configure a ominitik pra AP Bridge com DHCP desativado.
    Posta ai o que deu até agora.

  10. #10

    Padrão Re: Ponto a ponto 5.8 nano loco m5

    cara to sofrendo muito com a omnitik, ja deixei a mesma pegar um ip, nao definir client dhcp, mas não adianta....

    funciona ai para de funcionar, as vezes funciona mas quando desligo a antena e torno ligar nada de navegação pega o ip certinho

    mas navegar nada...

    o que faço meu Deus...