+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema de lentidção muito estranho. Não sei mais o que fazer! rsrs

    Olá,

    Estou enfrentando um problema que nunca vi em 10 anos trabalhando com redes...

    Um cliente meu possui 1 matriz e 5 filiais. Todas unidades estão conectadas de maneira transparente via Neovia (não sei se é bridge, vpn, etc), portanto o cliente administra todas unidades com único range de IP privado, como se fosse uma grande rede local.

    Bom, estou substituindo a Neovia, atual fornecedora do cliente, pela minha rede. Tenho cobertura wireless em todas as todas unidades e para manter a transparência da rede, estou fechando uma VPN entre a matriz e todas unidades utilizando MPLS ou PPTP, com Mikrotiks RB750.

    Até aí tudo bem, fazendo todos os testes, comparando com a Neovia, entrego o dobro de velocidade, funciona tudo perfeitamente...

    Mas tem uma coisa que não fica boa. Ele utiliza nas unidades algumas impressoras Zebra para impressão de etiquetas, e a informação de impressão é enviada a partir da matriz. Essas impressoras utilizam comunicação serial e cada unidade tem um printserver.

    Coloca no link Neovia, a impressão é rápida (2 a 5 segundos de intervalo entre cada etiqueta), coloca no meu link, a impressão demora (15 a 20 segundos de intervalo entre cada etiqueta).

    Mas aí testa impressoras convencionais, FTP, navegação, tudo, o meu link é mais rápido. Só para imprimir nessas impressoras Zebras fica lento no meu link.

    A diferença da Neovia pro meu link é a latência. Enquanto a Neovia consegue entre 8ms e 10ms, eu consigo entre 30ms e 40ms. Mas é um tempo bom para uma utilização normal...

    Será que a diferença de latência poderia influenciar nessa demora, já que a comunicação serial desse tipo de impressora envia pacotes muito pequenos de dados, e devido à quantidade de pacotes x latência elevada faz essa diferença?

    Alguém já viu algo do tipo ou tem alguma idéia do que mais posso fazer? Cheguei até a relembrar meus tempos de faculdade vendo como funciona o baud rate de comunicação serial... mas acho que o caminho não é por aí rsrs...

    Obrigado a quem puder ajduar!

  2. #2

    Padrão Re: Problema de lentidção muito estranho. Não sei mais o que fazer! rsrs

    Amigo ja tentou substituir o cabo serial por USB. Sei que essa ideia é muito ruim, mais é a que eu tinha.

  3. #3

    Padrão Re: Problema de lentidção muito estranho. Não sei mais o que fazer! rsrs

    amigo esta latencia que voce se refere é na rede interna ou para algum site externo?
    pois se for para a rede interna ta ai o problema 40ms é alto heim
    por mais que navegue rapido ta muito alta essa latencia

  4. #4

    Padrão Re: Problema de lentidção muito estranho. Não sei mais o que fazer! rsrs

    Citação Postado originalmente por maxibelo Ver Post
    Amigo ja tentou substituir o cabo serial por USB. Sei que essa ideia é muito ruim, mais é a que eu tinha.
    A impressora Zebra não aceita USB...

    Citação Postado originalmente por WordNet Ver Post
    amigo esta latencia que voce se refere é na rede interna ou para algum site externo?
    pois se for para a rede interna ta ai o problema 40ms é alto heim
    por mais que navegue rapido ta muito alta essa latencia
    Bom, não sei se eu não expliquei bem, mas a latência de 40ms é entre a matriz e as unidades. São locais fisicamente distantes, em cidades diferentes, conectadas por uma VPN...

    Eu imaginei que ninguém conseguiria imaginar um motivo pra isso estar acontecendo... o buraco é mais embaixo, não é problema simples de conexão... que zica!

  5. #5

    Padrão Re: Problema de lentidção muito estranho. Não sei mais o que fazer! rsrs

    é esta alta a latencia desta vpn
    meu palpite esta ai
    tem como colocar a topologia desta rede para nos entender melhor?

  6. #6

    Padrão Re: Problema de lentidção muito estranho. Não sei mais o que fazer! rsrs

    Citação Postado originalmente por WordNet Ver Post
    é esta alta a latencia desta vpn
    meu palpite esta ai
    tem como colocar a topologia desta rede para nos entender melhor?
    Olha, na verdade a topologia não tem segredo.

    É basicamente assim: Uma matriz com um link de 5Mb, e cinco filiais, cada uma com um link de 1Mb conectadas na matriz via VPN.

    O que é estranho é funcionar tudo uma beleza e somente essa impressora Zebra ter lentidão...