Resultados da Enquete: Este exemplo ajuda voce a entender a tecnologia Airmax?

Votantes
7. Você não pode votar nesta enquete
  • SIM!

    6 85,71%
  • NÃO

    1 14,29%
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Salve amigos do Under. voltando a ativa depois de um merecido descanso pra cabeça.
    Agradeço aos e-mails recebidos e por respeito a essas pessoas, estou de volta ao fórum.

    Vamos lá, desta vez compartilho enlaçe que tive que refazer para um provedor que estava "perdido" com
    a tecnologia Airmax.
    Bom, o problema seria linkar a 30km com visada obstruida por um pequeno morro e arvores na saida do enlace.
    Caso clássico, morro alto (212m) porém a torre do lado AP não "enxergava" 100% o lado station devido a arvores na saida do morro.
    O que fazer?
    Bom, primeiro foi refeito o alinhamento do lado AP , reposicionada a antena e após isto, foi rodado um AIRVIEW no lado AP para entender o nível de Interferência que o enlace iria enfrentar.
    Nem preciso dizer que o resultado foi "horrivel" .

    Ok, observou-se um canal livre e limpo para começarmos os testes. por milgare do divino, a frequencia de 5800 com canalização de 30mhz estava LIVRE!!
    O provedor escolheu a Rocket Dish de 30dbi (sem radome)para este enlace, porém minha sugestão seria a Rocket Dish 34dbi com Radome Shield. enfim.......

    Após chegar ao lado B (praia) observei que não havi altura suficiente no lado B (18m) apenas. refiz tudo, alinhamos com binóculo e laser, e ficou com 25m adicionando altura, ganhei dbm´s e o sinal fechou em -74dbm.

    Rockets cravados em 21dbm e MCS 11 e o enlace passou 20Mbits/sm (real) pra cada lado. como o provedor precisava de somente 10Mbits, ficou excelente para o cliente e frente a todos os problemas de visada.

    Infelizmente não era possivel mover a antena do lado AP , então tive que me virar com o que tinha. serve como exemplo e motivação pra quem acha que não conseguirá. Rocket M5 + Rocket Dish e Airmax fazem milgares meus amigos. acreditem.

    Segue imagens do enlace. Boa Páscoa a todos.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mirar no morro.jpg
Visualizações:	505
Tamanho: 	176,4 KB
ID:      	43704visada lado B para ponto A
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DIREÇAO PRAIA LADO ESQ MORRO - falta de visada.jpg
Visualizações:	335
Tamanho: 	92,1 KB
ID:      	43700Visada obstruida Ponto A...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         analisador de espectro.jpg
Visualizações:	514
Tamanho: 	66,2 KB
ID:      	43701Analisador espectro lado A (morro)
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         torres.jpg
Visualizações:	751
Tamanho: 	163,6 KB
ID:      	43702Interferência alta (muitas torres).
    ]Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace 30km 30dbi.jpg
Visualizações:	448
Tamanho: 	123,0 KB
ID:      	43703Link fechado e rodando.ping excelente.

  2. #2

    Thumbs up Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Salve amigos do Under. voltando a ativa depois de um merecido descanso pra cabeça.
    Agradeço aos e-mails recebidos e por respeito a essas pessoas, estou de volta ao fórum.

    Vamos lá, desta vez compartilho enlaçe que tive que refazer para um provedor que estava "perdido" com
    a tecnologia Airmax.
    Bom, o problema seria linkar a 30km com visada obstruida por um pequeno morro e arvores na saida do enlace.
    Caso clássico, morro alto (212m) porém a torre do lado AP não "enxergava" 100% o lado station devido a arvores na saida do morro.
    O que fazer?
    Bom, primeiro foi refeito o alinhamento do lado AP , reposicionada a antena e após isto, foi rodado um AIRVIEW no lado AP para entender o nível de Interferência que o enlace iria enfrentar.
    Nem preciso dizer que o resultado foi "horrivel" .

    Ok, observou-se um canal livre e limpo para começarmos os testes. por milgare do divino, a frequencia de 5800 com canalização de 30mhz estava LIVRE!!
    O provedor escolheu a Rocket Dish de 30dbi (sem radome)para este enlace, porém minha sugestão seria a Rocket Dish 34dbi com Radome Shield. enfim.......

    Após chegar ao lado B (praia) observei que não havi altura suficiente no lado B (18m) apenas. refiz tudo, alinhamos com binóculo e laser, e ficou com 25m adicionando altura, ganhei dbm´s e o sinal fechou em -74dbm.

    Rockets cravados em 21dbm e MCS 11 e o enlace passou 20Mbits/sm (real) pra cada lado. como o provedor precisava de somente 10Mbits, ficou excelente para o cliente e frente a todos os problemas de visada.

    Infelizmente não era possivel mover a antena do lado AP , então tive que me virar com o que tinha. serve como exemplo e motivação pra quem acha que não conseguirá. Rocket M5 + Rocket Dish e Airmax fazem milgares meus amigos. acreditem.

    Segue imagens do enlace. Boa Páscoa a todos.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mirar no morro.jpg
Visualizações:	505
Tamanho: 	176,4 KB
ID:      	43704visada lado B para ponto A
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DIREÇAO PRAIA LADO ESQ MORRO - falta de visada.jpg
Visualizações:	335
Tamanho: 	92,1 KB
ID:      	43700Visada obstruida Ponto A...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         analisador de espectro.jpg
Visualizações:	514
Tamanho: 	66,2 KB
ID:      	43701Analisador espectro lado A (morro)
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         torres.jpg
Visualizações:	751
Tamanho: 	163,6 KB
ID:      	43702Interferência alta (muitas torres).
    ]Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace 30km 30dbi.jpg
Visualizações:	448
Tamanho: 	123,0 KB
ID:      	43703Link fechado e rodando.ping excelente.


    com certeza faz milagre, e agradeço que com sua ajuda eu consegui fechar meu enlace de 110km, pois quando comecei nao sabia nem o que era um rocket..

    vlw Leandro, grande abraço

  3. #3
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Citação Postado originalmente por cortes Ver Post
    Me tire uma dúvida , qual a altitude do Ponto A , do ponto B e do morro que obstruía ?
    Desculpe minha sinceridade mas a não ser a interferência que vc citou , não vi obstrução nenhuma a não ser que este morro tivesse com uma altitude acima dos 2 pontos .
    Não vi proesa nenhuma em seu feito.
    Fala cortes, blz!!
    Bom altitude do ponto A (morro das antenas é 232m)porem as arvores que citei estao acima, em 234m com a copa da arvore bem na frente do link e uma torre de 45m tbm atrapalha a Horizontal deste ptp;
    Infelizmente não pude trocar as antenas de torre pois o cliente (provedor) havia feito contrato de locação da torre. se colocasse na torre mais alta nao teria problemas.
    Mas existe sim a obstrução. o morro no meio do caminho 15,2km, tem 80metros de altura e o link passa a esquerda dele em 60m +ou- pelo que pude calcular.
    Por isso tive que levantar a antena no lado B (hotel na praia) pois a 18m tinha sinal -83 e ao passar para 26m ficou em -73.

    Quanto ao seu "comentario" infeliz, de "Nao vi proeza nenhuma em seu feito" , é bem caracteristico de pessoas fracas.

    Não existe "proeza" em ajudar os outros amigo. minha intenção é mostrar que é possível fechar enlaces mesmo com visada obstruida. aprenda que , se voce sabe tudo, então tens que estudar mais. ENSINE aos outros , faça o bem e talvez assim entenderás o que é ajudar os outros .

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Citação Postado originalmente por zanettemt Ver Post
    com certeza faz milagre, e agradeço que com sua ajuda eu consegui fechar meu enlace de 110km, pois quando comecei nao sabia nem o que era um rocket..

    vlw Leandro, grande abraço
    Grande zanettmt!!!
    Blz irmao!!
    Po fico feliz que minha ajuda tenha influenciado positivamente em seus enlaces. é isso que se faz quando se é do bem.
    A minha missão é essa. ensinar e aprender. passar pra frente de forma correta os ensinamentos em RF e AJUDAR todos que precisem.
    Grande Abrço zanett!!

  5. #5
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Citação Postado originalmente por cortes Ver Post
    Isto todo mundo já está careca de saber deste o surgimento do 2.4.
    Como eu disse antes desculpe minha sinceridade .
    Entendo, mas discordo, pois não acrescentasse em NADA com tua atitude.
    Voce pode estar "careca de saber" disso amigo. porém, tem milhares de pessoas que vdem ao fórum querendo entender como funciona. e é pras essas pessoas que postamos, e não pra usuários que já sabem tudo , ou acham que sabem.

    Se não tens nada a acrescentar , então....não precisas comentar NADA.

  6. #6

    Padrão Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Para de responder este cara leandro,po vc pos sua esperiencia e com certeza ajudou muita gente e vem um cara falar e não contrui em nada.
    Com relação a visada realmente as vezes olhamos no googleearth e passa porem na hora vemos q tem uma arvore ou construção.Quem nunca passou por isso?
    Vlw Leandro pela ajuda.


  7. #7

    Padrão Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Olá bom dia irmãos, Amigo cortes! O Leandro além de ser um grande profissional é um grande amigo também, um cara bacana simples e honesto. Amigo cortes! O Leandro tem tanta fé nesses Rockets e as antenas Dishs, que me fez torrar as copas duma plantação de eucaliptos à 700mts do AP com duas Rockets M5 e duas Dishs de 30, eles estavam + ou - 5mts de altura acima do AP, e assim me garantindo passagem folgada de 35mg no enlace. Não se tinha visada nenhuma de ambos os lados.
    Hoje de um Rocket para outro está passando em 30mhz sinal: -65 RX: 62.30Mbps e TX: 69.40Mbps total: 131.70Mbps, isso com a potência baixa em ambos os lados. Se não fosse o Leandro, eu tinha gastado o meu dinheiro em 900mhz e recebendo só 5mg nesse enlace. Leandro amigão, sucesso para ti, um grande abração e fique com Deus.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Nao entendo esses caras que chegam no fórum agora e ja ficam querendo arrumar intriga,se não tem NADA pra postar de util continue não postando NADA,acho que a moderação poderia olhar melhor isso,o cara tem 5 posts sendo que 3 deles foram só pra avacalhar o topico do leandro.
    Quanto ao enlace parabens cara é muito satisfatorio quando a gente pega um PTP que teoricamente nao tinha jeito e conseguimos salvar ele rsrs.

    Abs.

  9. #9

    Angry Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Se o cara fosse cortez não seria cortes; parece um mal amado; já chega na grosseria.
    Va se catar; o fórum não precisa de gente do teu tipo.

    A TA BOM ! Estou errado !

    OK ! Poste os teus grandes feitos; compartilhe tuas experiências SENSACIONAIS !

    PROVE QUE VEIO PARA CONTRIBUIR ! SOMAR !

  10. #10

    Padrão Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Trabalho com Ubiquiti há muitos anos com dezenas de enlaces em funcionamento. Mas diariamente passo aqui pelo fórum para ver experiências dos amigos, como essa relatada aqui, sempre importantes para o nosso dia-a-dia.
    Aí vem um chato desses avacalhar. Será que não está no forum errado, cortes? Não tem mais o que fazer?
    Ora bolas...

  11. #11
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Citação Postado originalmente por Candaten Ver Post
    Trabalho com Ubiquiti há muitos anos com dezenas de enlaces em funcionamento. Mas diariamente passo aqui pelo fórum para ver experiências dos amigos, como essa relatada aqui, sempre importantes para o nosso dia-a-dia.
    Aí vem um chato desses avacalhar. Será que não está no forum errado, cortes? Não tem mais o que fazer?
    Ora bolas...
    Boa noite a todos eu uso equipamentos da ubiquit e concordo com o amigo faz proeza com airmax e estou sempre a procura de testemunhos de amigos como o leandro que contribui com suas experiencias. Esta de parabens amigo.

  12. #12
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Para de responder este cara leandro,po vc pos sua esperiencia e com certeza ajudou muita gente e vem um cara falar e não contrui em nada.
    Com relação a visada realmente as vezes olhamos no googleearth e passa porem na hora vemos q tem uma arvore ou construção.Quem nunca passou por isso?
    Vlw Leandro pela ajuda.

    Obrigado bruno. Mas Não vou parar de postar não, por gente mediocre assim....
    Acredito que seja alguem antigo do forum que foi banido, e tá enchendo o saco...mas enfim... ja estamos averiguando.
    Valeu pela força irmão.
    Em breve mais casos onde AIRMAX foi usado com sucesso,blz!
    Grande Abraço e Feliz Pascoa a todos.

  13. #13
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Boa noite a todos eu uso equipamentos da ubiquit e concordo com o amigo faz proeza com airmax e estou sempre a procura de testemunhos de amigos como o leandro que contribui com suas experiencias. Esta de parabens amigo.
    Grande demattos.
    Valeu pelo relato.
    Obreigado.
    Abraço.

  14. #14
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Citação Postado originalmente por Mariob Ver Post
    Olá bom dia irmãos, Amigo cortes! O Leandro além de ser um grande profissional é um grande amigo também, um cara bacana simples e honesto. Amigo cortes! O Leandro tem tanta fé nesses Rockets e as antenas Dishs, que me fez torrar as copas duma plantação de eucaliptos à 700mts do AP com duas Rockets M5 e duas Dishs de 30, eles estavam + ou - 5mts de altura acima do AP, e assim me garantindo passagem folgada de 35mg no enlace. Não se tinha visada nenhuma de ambos os lados.
    Hoje de um Rocket para outro está passando em 30mhz sinal: -65 RX: 62.30Mbps e TX: 69.40Mbps total: 131.70Mbps, isso com a potência baixa em ambos os lados. Se não fosse o Leandro, eu tinha gastado o meu dinheiro em 900mhz e recebendo só 5mg nesse enlace. Leandro amigão, sucesso para ti, um grande abração e fique com Deus.
    Grande Mario!!
    É , digamos que RF é meu sobrenome.
    Mas infelizmente tem esse tipo de usuario "chato" que insiste em nao agregar nada. acreditamos que seja um fake de outro usuario bem conhecido que vivia arrumando intriga aqui.
    Enfim, gente que não acrescenta em nada .
    Obrigado pela confiança. fico feliz que o seu enlace esteja 100%. é assim que eu procuro trabalhar. estudando, testanto, trabalhando sério e honestamente sempre.
    Quem realmente me conhece sabe que não tenho medo de fechar enlace dificil. isso só me traz mais tesão em trabalhar nessa área.
    Grande Abraço e uma abençoada Páscoa a sua familia.

  15. #15

    Padrão Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    em 2010, precisava realizar alguns enlaces para um projeto grande e entrei em contato com leandro e ele de pronto me ajudou neste projeto com os cálculos dos enlaces e indicou várias possibilidades de locais para instalação de torres, esse cara me ajudou bastante sem exigir nada em troca , pena que o projeto não prosperou . leandro é o cara, nunca ninguém criticou ele aqui no fórum, pelo contrário só elogios , então leandro parabéns pelo seu jeito de ser. isso , deve ser algum invejoso.

  16. #16

    Padrão Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Leandro, uma consulta já que você tem experiência com enlaces de longa distância com Rockets.
    Aqui eu tenho uma limitacao de 36 dBm de EIRP, e a lei nao faz distincao entre PtP e PtMP, entao por hora fico preso nos 4 W. Você sabe estimar (pela tua experiência) a que distância chegaria e com que troughtput usando Rocket M5 + Antena de 30 dBi com shield?
    Queria ter uma ideia, pois alguns enlaces nao vou passar muita banda, mas tenho calculado um de 50 Km e acho que nao vira hehe. E tenho outros curtos, de 8 Km em média, nesses eu acho que passo uma boa banda.

    Agradeco se puder me responder e parabéns pelo teu trabalho, sempre compartilhando aqui.

  17. #17

    Padrão Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Leandro, uma consulta já que você tem experiência com enlaces de longa distância com Rockets.
    Aqui eu tenho uma limitacao de 36 dBm de EIRP, e a lei nao faz distincao entre PtP e PtMP, entao por hora fico preso nos 4 W. Você sabe estimar (pela tua experiência) a que distância chegaria e com que troughtput usando Rocket M5 + Antena de 30 dBi com shield?
    Queria ter uma ideia, pois alguns enlaces nao vou passar muita banda, mas tenho calculado um de 50 Km e acho que nao vira hehe. E tenho outros curtos, de 8 Km em média, nesses eu acho que passo uma boa banda.

    Agradeco se puder me responder e parabéns pelo teu trabalho, sempre compartilhando aqui.
    De onde tirou que a lei não faz distinção entre PTP e PTMP?
    Até onde eu sei... 36 dBm e EIRP é somente para a PTMP na faixa 5.8 (5725 à 5850).
    Para PTP o EIRP pode ser maior, pois pode-se usar antenas de QUALQUER GANHO, desde que a potencia do transmissor não ultrapasse 1W.

    Recomendo a leitura do seguinte topico: https://under-linux.org/showthread.php?t=147398

  18. #18

    Padrão Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    De onde tirou que a lei não faz distinção entre PTP e PTMP?
    Até onde eu sei... 36 dBm e EIRP é somente para a PTMP na faixa 5.8 (5725 à 5850).
    Para PTP o EIRP pode ser maior, pois pode-se usar antenas de QUALQUER GANHO, desde que a potencia do transmissor não ultrapasse 1W.

    Recomendo a leitura do seguinte topico: https://under-linux.org/showthread.php?t=147398
    O problema é que estou em Lima-Peru.
    E sim, já li várias vezes o teu tópico de 5 GHz, o pedido de socorro, o qual uso para referência sobre vários assuntos.

    De onde tirei o que falei? RM-777-2005-MTC e também pode ser lido aqui, de forma mais clara: http://odracirzaid.blogspot.com/2011...quipos-en.html
    já que eles tem a péssima mania de escanear as leis publicadas no Diário El Peruano (Diário Oficial aqui) ao invés de copiar e colar o pdf que foi enviado para o jornal.

    O problema é que as informacoes sao desencontradas, até mesmo dentro do MTC, entao por hora tenho me atado aos 4 W e nao só ao ganho da antena.

    Outra curiosidade local: em zonas urbanas nao posso usar omni nem setorial de 120°, embora as empresas de telefonia o facam.

  19. #19

    Padrão Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    O problema é que estou em Lima-Peru.
    E sim, já li várias vezes o teu tópico de 5 GHz, o pedido de socorro, o qual uso para referência sobre vários assuntos.

    De onde tirei o que falei? RM-777-2005-MTC e também pode ser lido aqui, de forma mais clara: http://odracirzaid.blogspot.com/2011...quipos-en.html
    já que eles tem a péssima mania de escanear as leis publicadas no Diário El Peruano (Diário Oficial aqui) ao invés de copiar e colar o pdf que foi enviado para o jornal.

    O problema é que as informacoes sao desencontradas, até mesmo dentro do MTC, entao por hora tenho me atado aos 4 W e nao só ao ganho da antena.

    Outra curiosidade local: em zonas urbanas nao posso usar omni nem setorial de 120°, embora as empresas de telefonia o facam.
    haaa bom
    em Lima / Peru eu não faço ideia de qual seja a limitação.

    Sobre omni ou setorial de 120º, não vejo motivos para uso, a não ser em locais remotos.
    Uma setrial de 90º, com 17 a 20 dBi de ganho é muito bom para atendimento aos clientes.

  20. #20

    Padrão Re: Enlace de 30km obstruido em 5.8ghz - o que fazer?

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    haaa bom
    em Lima / Peru eu não faço ideia de qual seja a limitação.

    Sobre omni ou setorial de 120º, não vejo motivos para uso, a não ser em locais remotos.
    Uma setrial de 90º, com 17 a 20 dBi de ganho é muito bom para atendimento aos clientes.
    Exato, em cidades eu também nao vejo vantagem para setoriais de 120° e nem omnis, e até a lei nao permite.

    O problema é a relacao do Pire, que nao é clara, entao prefiro me limitar nos 4 W nos PtP.