+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Resolvendo problemas referentes as taxas de tx e rx baixas

    Amigos do Under Linux,

    Verifiquei que muitos tópicos são referentes as taxas de TX (transmissão) e RX (recepção) dos produtos da Ubiquiti Network. Recentemente passei pelo mesmo problema, as minhas taxas estavam fixadas em 39 MBPS e apresentavam resultados inferiores a 5 MBPS. Conseguindo resolver o problema, dediquei um tempo para postar um passo-a-passo para ajudar a todos aqui no fórum que necessitam.


    1. Cálculos do PTP

    Caso seja um link novo, oriento a realizar um cálculo no site da Ubiquiti que possui um sistema que irá analisar o seu PTP para disponibilizar as informações necessárias.

    www.ubnt.com/airlink


    Passando todas as informações corretas, como equipamento para PTP, localização dos pontos, distância, etc. Com isso ele verificará e mostrará informações sobre: Signal Strength, Noise, CCQ, TX/RX, Airmax Quality, Airmax Capacity.


    2. Verificação de equipamento

    Verifique a cripagem, distância do cabo para POE, se existe oxidação no mesmo, voltagem e amperagem que chega no equipamento da Ubiquiti.


    3. Alinhamento

    Fundamental para fechamento de um PTP. Um bom alinhamento já retira 50% dos seus problemas referenes a todas as funcionalidades do sistema. Procure utilizar sempre um GPS, um binóculo ou algum equipamento que ajude no alinhamento e até mesmo o painel de indicação no equipamento.

    Intensidade do sinal

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         signal strength.jpg
Visualizações:	730
Tamanho: 	7,5 KB
ID:      	43707


    4. Configurações

    Agora vamos a configuração dos equipamentos do PTP.

    ABA WIRELESS

    Escolha o nome da SSID
    Segurança
    Canal
    Largura de Banda
    Potência


    POTÊNCIA - Comece com a máxima, apenas para configuração, ao final irá baixando até conseguir estabilizar o seu link.

    LARGURA DE BANDA - Primeiro, precisa saber para qual finalidade será o seu PTP. Internet? Ligação de uma rede empresarial? Jogos online? Dependendo de sua rede, não precisa utilizar uma largura de banda de 40 mhz, quanto maior a largura de banda, maior passará a taxa de transmissão, porém não alcançará uma distância com maior estabilidade caso utilize uma largura de 20 MHz ou 10 MHz. então pense, reflita e veja sua real necessidade. Também será bom verificar a poluição tanto na largura de banda, quanto no canal.

    eu mesmo fechei um link de TX 39 MBPS, RX 39 MBPS, com largura de banda de 10 mhz, no canal 146 (5730 MHz) e obtive o seguinte resultado:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         resultado.jpg
Visualizações:	1342
Tamanho: 	21,7 KB
ID:      	43709


    CANAL e MAX TX RATE- A escolha do canal é também fundamental. Após toda a configuração do equipamento, (ACK auto, largura de banda, nome do SSID, etc) o proximo passo a se preocupar é o canal e max TX rate. Após selecionar o Mcs (taxa de TX e RX), também importante junto ao canal, passei canal por canal verificando a velocidade em cada e obtive resultados diferentes em todos. então indico que verifique canal por canal e também teste os Mcs para chegar ao fechamento do link, o seu PTP. Por exemplo, estou utilizando o Mcs 12 - 39 (39MBPS), passei por todos, testando um por um, canal por canal até chegar a minha situação de hoje, que foi a imagem que vcs virão acima. ENTÃO ACONSELHO A VCS QUE ESTÃO COM PROBLEMAS DE TX/RX BAIXOS a ter paciência e sair testando canal por canal, depois a max TX rate, e assim chegar a uma qualidade na transmissão do CCQ no Airmax Quality e no Airmax Capacity, por que depende da cada PTP, situação, distância, ambientes, interferências. Aqui tenho minha situação, a minha melhor opção foi o canal 146, mas pra você aí pode não ser o canal que obterá uma máxima transmissão e recepção de dados.

    Só para postar, verifiquem os resultados dos testes:

    Largura de banda: 10 MHz

    ACK: auto

    Max TX rate: Mcs 12 - 39


    canal 5845 - 26 MBPS
    canal 5840 - 16.39 MBPS
    canal 5825 - 8.90 MBPS
    canal 5820 - 17.69 MBPS
    canal 5810 - 9.85 MBPS
    canal 5800 - 10 MBPS
    canal 5725 - 14.27 MBPS
    canal 5745 - 7.70 MBPS
    canal 5730 - 33 MBPS


    Após a escolha do canal e do Mcs, comecei outras baterias de testes, agora com a potência. Vocês sabem que potência, quanto maior, maior será a seu ruído, então comece baixando sua potência e realizando os testes de velocidade e verificando o NOISE, ok. quando baixei a potência para 20 dBm, conseguir diminuir o NOISE para -88 dBm, que estava em -77 dBm e consequentemente aumentei minha velocidade e melhorei meu link, estabilizando-o ainda mais.


    Canal 5730 - 39 MBPS


    Sucesso no fechamento do link de 4 km, com CCQ de 98,1%, Airmax Quality de 94% e Airmax Capacity de 87%, Intensidade do Sinal de -58 dBm. Como só preciso passar nesse PTP 10 MBPS, 29 MBPS ficará livre.


    Espero que a dica ajudem os outros.


    Atenciosamente

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Resolvendo problemas referentes as taxas de tx e rx baixas

    bom post rapas parabens.

  3. #3

    Padrão Re: Resolvendo problemas referentes as taxas de tx e rx baixas

    Olá, muito interessante esse teu tópico vlw pela iniciativa.
    Até.

  4. #4

    Padrão Re: Resolvendo problemas referentes as taxas de tx e rx baixas

    Gostaria de deixar uma dica importante para ptmp, em um painel com cerca de 25 clientes muitos estava com sinal em torno de -70, -73, e com tx/rx baixo, apos fazer um alinhamento no painel com os cliente conectados, consegui deixar o pior sinal em -66, a coisa melhorou bastante, fiz esse mesmo alinhamento em outros e tambem tive exito. fica a dica.

  5. #5

    Padrão Re: Resolvendo problemas referentes as taxas de tx e rx baixas

    Excelente post amigo. Parabéns. Apenas para registrar mesmo vou deixar um recado.
    Pessoal sempre atualizem seu firmware para 5.5.4, em algumas versões anteriores tivemos problemas onde
    o datarate ficava fixo em 6.5. 5.5.4 Neles >D!!! Airmax Power Onnnnn.


    Atenciosamente,

  6. #6

    Padrão Re: Resolvendo problemas referentes as taxas de tx e rx baixas

    Chadi, o que muda entre as opções Default e Alternative no Data Rate Module na guia Wireless do firmware 5.5.4?

    Abraço...

  7. #7

    Padrão Re: Resolvendo problemas referentes as taxas de tx e rx baixas

    O algoritmo original default é muito "cagão", ou seja, ele desce o perfil por qualquer decréscimo de CCQ, o "alternate" é mais "insistente". O Ubiqui pede para que testem pois em laboratório houve variação de eficiência dependendo do cenário.

    Não testei ainda.....


    Ivan Galves

  8. #8

    Padrão Re: Resolvendo problemas referentes as taxas de tx e rx baixas

    Boa noite amigos;

    Tenho um ptp com rocket m5 com dish de 30 e visada 100% livre com uma distancia de 15km e o que acontece é o seguinte tem períodos do dia que TX/RX Rate:158 Mbps/158Mbps e aproximadamente no período de 20:00 a 21:30 fica tudo louco o TX/RX chega a cair para 5.5Mbps.

    Não sei mais o que fazer.

  9. #9

    Padrão Re: Resolvendo problemas referentes as taxas de tx e rx baixas

    Seeve qual a versão do firmeware ?
    Vc esta usando os mcs no automático ?
    Ja tentou deixar fixo?
    Ja mudou canal?
    Ja mudou para 20 Mhz 30 Mhz 40 Mhz?

    No novo firmeware da ubnt tem uma opção nova da modulação, a opção Default ou Alternative, faça o teste tambem.

    Estes testes seriam importantes vc nos relatar para podermos analisar e poder te ajudar.

    Ivan Galves

  10. #10

    Padrão Re: Resolvendo problemas referentes as taxas de tx e rx baixas

    Boa noite amigo;
    A versão do firmware: XM.v5.5.4
    Sim estou usando os mcs no automático ainda não tentei usar fixo.
    A modulação tá em alternante;

    segue um print da minha configuração, mudei para para 20Mhz deu uma melhorada. mas , não ficou em TX/RX 150Mbps preciso passar 60M nesse enlace.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         img01.jpg
Visualizações:	1467
Tamanho: 	100,8 KB
ID:      	45617Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         img02.jpg
Visualizações:	1303
Tamanho: 	68,1 KB
ID:      	45618Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         img03.jpg
Visualizações:	1099
Tamanho: 	65,9 KB
ID:      	45619



  11. #11

    Padrão Re: Resolvendo problemas referentes as taxas de tx e rx baixas

    Amigo tem algo muito errado ai! Repare em suas chains,note que uma tem sinal melhor que a outra!!
    Outro fato é que em 15km e com antenas de 30 era para você estar com pelo menos -50 em cada chain e total de -46 com muita tranquilidade!Verifica conectorização e alinhamento, seu enlace n está legal!


    Att,

  12. #12

    Padrão Re: Resolvendo problemas referentes as taxas de tx e rx baixas

    Blz amigo;

    Vou realinhar e trocar os cabos que ligam rádio a antena.
    Depois posto os resultado.

    Muito grato pela ajuda.

  13. #13

    Question Re: Resolvendo problemas referentes as taxas de tx e rx baixas

    Olá Mdantas,

    Não entendi muito bem no que você falou dos canais, quer dizer que cada canal eu trabalho com largura de banda diferente, pensei que quem configurava isso era só o MCS.

    fico no aguardo.

  14. #14
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Resolvendo problemas referentes as taxas de tx e rx baixas

    John,

    Largura de banda em ondas de rádio comunicação ela corresponde à faixa de frequência ocupada pelo sinal modulado. Quanto maior a largura de banda, maior será a transmissão de dados. Você seleciona qual será a sua largura de banda, medida e hertz, (10 MHz, 20 Mhz, 40 Mhz) e dentro da largura de banda você irá escolher o canal que estará mais estável, ok?


    Atenciosamente,

  15. #15

    Padrão Re: Resolvendo problemas referentes as taxas de tx e rx baixas

    parabéns pelo post

  16. #16
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Resolvendo problemas referentes as taxas de tx e rx baixas

    obrigado

  17. #17

    Padrão Re: Resolvendo problemas referentes as taxas de tx e rx baixas

    Boa noite / bom dia

    Acabei de fazer a atualização do firmware de meu ponto a ponto, ficou com sinal e ruído de fundo melhor que na versão anterior, porem as taxas de transmissão/recepção: caíram para apenas 54 Mbps / 54 Mbps

    O que será que aconteceu?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP.jpg
Visualizações:	385
Tamanho: 	141,7 KB
ID:      	67308   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Monitor.jpg
Visualizações:	342
Tamanho: 	94,3 KB
ID:      	67309  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ST.jpg
Visualizações:	361
Tamanho: 	149,6 KB
ID:      	67310