+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Duvida [ Servidor para Rede Indor Mikrotik + ThunderCache]

    Primeiramente Olá a todos;

    Meu primeiro post aqui, sou novo em linux, me considero um usuario basico de desktop; vamos ao que interessa.

    Minha Dúvida e problema é o seguinte;

    Tenho uma lanhouse com 32 maquinas com um link de 5 mb, andei pesquisando oque poderia fazer para melhorar o acesso, ja que em horario de pico a velocidade cai e descobrio o mikrotik e o thundercache que parece que pode resolver meu problema, porem não faço a ideia de como vai ser o funcionamento dos dois juntos;

    ja pesquisei sobre os dois, ja sei oque cada um faz, tudo meio superficial, pois não achei nada que esplicasse os dois para usuarios leigos no assunto.

    minha Dúvida é :

    Os dois podem funcioner na mesma maquina?
    existe um tutorial de explicação e configuração do 0 para esse esquema que quero? (mikrotik + thunder cache regulando velocidade e guardando todo o acesso para outros acesso (cache) )



    Se existe e alguem puder me passar eu agradeceria mto pois não consegui achar um tutorial tipo passo a passo, instalação, configuração e funcionamento ...



    Obrigado galera; espero contar com vcs..




    Att Bruno Silva

  2. #2

    Padrão Re: Duvida [ Servidor para Rede Indor Mikrotik + ThunderCache]

    O thunder precisa de uma máquina só para ele já o mikrotik você pode comprar uma RB 750G por exemplo.

    Quanto a configuração pode usar esse post, https://under-linux.org/showthread.p...63750&p=663004

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvida [ Servidor para Rede Indor Mikrotik + ThunderCache]

    realmente um sistema de cache para uma lan com 32 maquinas ajuda bastante tanto para economizar link como na anavegação dos clientes .

  4. #4

    Padrão Re: Duvida [ Servidor para Rede Indor Mikrotik + ThunderCache]

    Citação Postado originalmente por farias Ver Post
    O thunder precisa de uma máquina só para ele já o mikrotik você pode comprar uma RB 750G por exemplo.

    Quanto a configuração pode usar esse post, https://under-linux.org/showthread.p...63750&p=663004

    A respeito do Rb 750 eu consigo unir 2, 3, 4 links como se fossem apenas um ??

    Exemplo; tenho um link de 2 mb + um link de 5 mb, usando esse router eu conseguiria fazer um download na velocidade de 700 kbps por exemplo ?

  5. #5

    Padrão Re: Duvida [ Servidor para Rede Indor Mikrotik + ThunderCache]

    Opá!

    Não se somara os links ,apenas balanceara o uso de cada link alternando um e outro para se fazer o melhor aproveitamento de cada.

  6. #6

    Padrão Re: Duvida [ Servidor para Rede Indor Mikrotik + ThunderCache]

    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    Opá!

    Não se somara os links ,apenas balanceara o uso de cada link alternando um e outro para se fazer o melhor aproveitamento de cada.
    Agora enrolou td rsrsrsrsrs

    Deixa eu ver se entendi.


    ele verifica qual link estão usando e o quanto estão usando e automaticamente se entra mais um cliente na rede ele ja pega o link que tem mais banda disponivel e manda para aquele cliente ? desculpe se não consegui me expressar muito bem...

  7. #7

    Padrão Re: Duvida [ Servidor para Rede Indor Mikrotik + ThunderCache]

    Basicamente e isso,existem alguns tópicos aqui no under-linux em que pode acompanhar e entender melhor,utilize a ferramenta de pesquisa.

    duvidas, retorne aqui

  8. #8

    Padrão Re: Duvida [ Servidor para Rede Indor Mikrotik + ThunderCache]

    galera mais um duvida, tem como eu colocar o thunder cahe em minha rede sem o mikrotik, ?

  9. #9

    Padrão Re: Duvida [ Servidor para Rede Indor Mikrotik + ThunderCache]

    Olá

    Sim, sem dúvida. Mas com uma RB com o MTK você poderia implementar outras soluções como Qos, controle de banda por estações... e etc com custo baixo.

    Att

  10. #10

    Padrão Re: Duvida [ Servidor para Rede Indor Mikrotik + ThunderCache]

    Citação Postado originalmente por bauer Ver Post
    Olá

    Sim, sem dúvida. Mas com uma RB com o MTK você poderia implementar outras soluções como Qos, controle de banda por estações... e etc com custo baixo.

    Att

    Por Enquanto Obg a todos, gostei mto desse forum, pois todos os usuarios avançados, colaboradores e moderadores não exitam em momento algum a fornecer informações.


    Agora deixa eu explicar minha segunda situação, baixei uma licença gratuita do thundercahe, instalei ele em um pc de baixa configuração e ja acesso o mesmo pelo navegador de qualquer maquina na rede...


    A Duvida é .... Como indicar para o windows onde buscar o cahe e se precisar usar a internet para refrescar a pagina quando buscar, em fim sei que parece meio confuso, mais não manjo nada, o ultimo linux que mexi pra vale foi o Kurumim rsrsrs, preciso integrar esse cache com minha rede o mais rapido possivel .....


    se houver um tutorial de configuração full e alguem puder me passar ja me viro bem, pois tudo que achei de tuto ate agora é pra pessoas que ja trabalham com isso, eu gostaria de um tutorial onde uma pessoa leiga como eu em linux e thunder pudesse fazer a configuração...



    Desde ja agradeço a todos pela atenção

  11. #11

    Padrão Re: Duvida [ Servidor para Rede Indor Mikrotik + ThunderCache]

    Olá

    Basicamente há 3 formas de vc integrar o ThunderCache a sua rede... em paralelo, gateway e bridge.
    Utilize o fórum do ThunderCache como referência/busca infromações. Segue URL

    http://www.overnix.com/forumdisplay....ThunderCache-7


    Att.