+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com serviço de dados para clientes corporativos

    Boa tarde pessoal, estou com problemas para entregar os serviços de internet e dados.

    Um pouco do problema, tenho aproximadamente 1500 clientes todos acessando via rádio, utilizo mikrotik e ubiquiti nos clusters e nos enlaces utilizo Intelbras e Mikrotik, esses clientes estão distribuídos em diversos POPs, para agregar serviço estamos oferecendo também intranet corporativa (link de dados) para empresas, já forneci esses tipo de serviço por vlans separando a internet de dados e achei a gerência muito complicada, faço hoje por tunel eoip onde ofereço um QOS apenas no "queue" que não é o ideal, ou ainda por vpn. Os túneis e vpn apenas para intranet (rede de dados).
    Qual a forma correta de entregar esse tipo de serviço? mpls? vlan? qual a melhor solução?

    Layout de um cliente em anexo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         anexo1.jpg
Visualizações:	160
Tamanho: 	53,8 KB
ID:      	43816  

  2. #2

    Padrão Re: Problema com serviço de dados para clientes corporativos

    Pesquise por MPLS/VPLS e VRF.

  3. #3

    Padrão Re: Problema com serviço de dados para clientes corporativos

    Eu não ofereço este tipo de serviço, mas tenho uma aplicação parecida em minha rede e fiz através de EOIP. Tem funcionado bem, não sei como fica em grande escala.

    Mas acredito que VLAN seria uma boa saída.

  4. #4

    Padrão Re: Problema com serviço de dados para clientes corporativos

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Eu não ofereço este tipo de serviço, mas tenho uma aplicação parecida em minha rede e fiz através de EOIP. Tem funcionado bem, não sei como fica em grande escala.

    Mas acredito que VLAN seria uma boa saída.
    Já usei VLAN em outras redes, é prático no início mas depois de um tempo se torna uma dor de cabeça.

  5. #5

    Padrão Re: Problema com serviço de dados para clientes corporativos

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Pesquise por MPLS/VPLS e VRF.
    Concordo, essa é a maneira correta e mais moderna.