+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Como encontrar MIBs Ubiquiti e inserir no Dude?

    Olá Pessoal!,

    Uso o The Dude a um dois anos, mas nunca busquei aprofundar meu conhecimento neste sistema de monitoramento tão maravilhoso!... Porém, comecei a fuçar no sistema e notei que existem muitos recursos de sistemas de gerenciamento parrudos e caros...

    Agora quero configurar um monitoramento em Dude para que seja comparado com o nagios, que por sinal é muito bom, mas para isso tenho uma grande missão de:

    - Baixar as MIB de equipamentos (download)
    - Inserir as MIBs no The Dude
    - Fazer com que apareça a taxa de TX/RX, consumo de CPU e frequencia utilizada no enlace

    Ou seja pessoal, preciso montar um Dude do zero e só sei colocar IP, criar novos host's, criar sub-mapas e "linkar" um host no outro (mas nunca aparece o TX/RX).

    Bom pessoal, é isso aê!

    Quem puder auxiliar-me, meu e-mail é [email protected] e meu Skype é ivan.de.sousa.alves.

    Forte abraço a todos!

  2. #2

    Padrão Re: Como encontrar MIBs Ubiquiti e inserir no Dude?

    Segue 2 tópicos aqui no Under com algumas informações que podem te ajudar:
    - https://under-linux.org/showthread.php?t=162979
    - https://under-linux.org/showthread.php?t=163055

    Mesmo que não seja necessário (aproveitado), repito o que disse no outro tópico:
    Para monitorar se o equipamento está ativo, basta monitorar por ping. Esse não gera aumento de processamento notável nos equipamentos.
    Mas, para ter um monitoramento adicional (TX/RX, processamento, memoria, etc....) é necessário ativar o "snmp" e o "extra reporting" nos ubnt. O que aumentará o consumo de processamento/memoria. E consecutivamente diminuirá a banda passante e/ou a quantidade de PPS (Pacotes Por Segundo).

    Então, até que ponto é interessante fazer uso desses monitoramento adicionais?
    Para quem não liga muito para esses detalhes adicionais e querem ter o maior desempenho possível para atender os clientes...
    Eu recomendo usar o monitoramento do The Dude (ou qualquer outro) somente por ping.

  3. #3

    Padrão Re: Como encontrar MIBs Ubiquiti e inserir no Dude?

    Caro Andrio!,

    Muito obrigado pelas sugestões, irei praticar os passos das duas postagens e postarei o resultado!.

    Quanto ao processamento da Ubiquiti, vou analisar como o equipamento se comportará, caso perca desempenho, deixarei somente o ping monitorado.

    Desde já, muito obrigado e forte abraço!.

    Ivan