+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 50Km, o que usar?

    Bom dia a todos....

    Pessoal, estou pra fechar um enlace de 50km e estou com umas duvidas...

    Primeira:
    Usei 3 programas pra ver se dava visada, google earth, Riadio Mobile e por ultimo LigoWave. No 2 primeiros dao visada, e no ligowave nao da visada...Entao pergunto, em qual confiar?

    Segunda:
    Estou pensando em usar uma antena de 34dBi Dual e o Metal em 5.8Ghz...O q o pessoal sugere?

    Abracos e no aguardo....

  2. #2

    Padrão Re: Enlace de 50Km, o que usar?

    Amigão! Coloca as informações de suas coordenadas e quantia de mega que pretende passar nesse enlace, para os amigos aqui do fórum poderem te ajudar nesse PtP.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace de 50Km, o que usar?

    É um pouco complicado postar essas informacoes, o q posso dizer é que de inicio passando uns 10 megas ja é o suficiente, mas gostaria de saber dos amigos sobre equipamentos a usar nessa distancia. No entanto, vamos supor que eu gostaria de passar 50 megas...

    Sobre os software de calculo de link e de sites eu gostaria de saber se é confiavel e se tem algo 100% eficaz...

  4. #4

    Padrão Re: Enlace de 50Km, o que usar?

    Posso dizer que na maioria das vezes funciona bem os softwares para calcular os links, mas para isso é preciso saber as coordenadas do enlace para ver como está a visada se possui obstrução no caminho ou não, ver elevações matas, porque são 50 Km de enlace.

    Puxa as coordenadas do GoogleEarht, e posta ai que faremos esse cálculo e podemos te dizer com certeza os equipamentos adequados para se usar nesse enlace. Aqui no fórum tem bons profissionais na área.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace de 50Km, o que usar?

    Se a visada é limpa vai de rb411ah, cartão xr5, antena parabola 25dbi aquario vai passar até uns 25/30MB tranquilo se for bem alinhado. Vlw.

  6. #6

    Padrão Re: Enlace de 50Km, o que usar?

    Citação Postado originalmente por Mariob Ver Post
    Posso dizer que na maioria das vezes funciona bem os softwares para calcular os links, mas para isso é preciso saber as coordenadas do enlace para ver como está a visada se possui obstrução no caminho ou não, ver elevações matas, porque são 50 Km de enlace.

    Puxa as coordenadas do GoogleEarht, e posta ai que faremos esse cálculo e podemos te dizer com certeza os equipamentos adequados para se usar nesse enlace. Aqui no fórum tem bons profissionais na área.
    Entao, é q nao quero passar as coordenadas por questoes de seguranca mesmo, nao q eu nao quera passar, é q infelizmente, nao posso.
    Em 2 software que eu puxei dá visada sim, apenas o LigoWave que deu uma visada parcial, por isso q fiquei com duvidas em qual software usar pra calcular link´s.
    Referente ao equipamento, gostaria de saber o qual seria ideal, como postei aqui, vou usar o Meltal em 5.8Ghz e antena OIW de 34dBi de Dupla Polarizacao, nao vou usar as duas polarizacao no momento, irei usar apenas uma, futuramente se eu precisar de mais link nesse ponto eu vou colocar outro Metal em 5.8 e fazer bonding.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace de 50Km, o que usar?

    Citação Postado originalmente por Agner Vainer Ver Post
    Se a visada é limpa vai de rb411ah, cartão xr5, antena parabola 25dbi aquario vai passar até uns 25/30MB tranquilo se for bem alinhado. Vlw.
    Agradeco pela ajuda amigo, mas infelizmente esses equipamentos nao uso mais, tenho varias xr5 aqui, se tiver interesse?

    Nao tenho nada contra antenas da aquario, mas é uma marca que nao uso nunca mais...

    vlw

    Abracos

  8. #8

    Padrão Re: Enlace de 50Km, o que usar?

    Referente aos programas o da ligowave tem um indice de cagaço maior nao sei se e mais preciso mas quando utilizo ele junto com o link planner por exemplo o dele sempre fica com menos visada, porem com o link planner nunca tive problema, referente a equipamentos, use antena de 34 Dbi, mesmo que sobre e melhor voce aumentar o ganho da antena que aumentar a potencia do radio, com isto teu equipamento dura mais e voce gera menos ruido. Sobre marcas, tem varias computec, katrein, oiw, algcom, etc. Proucure as com radome shield, referente a equipamentos, fora os ja conhecidos (radwin, Cambium, alvarium, ligowave, os kits da computec, UBNT, Mikrotik, agora tambem tem os da intelbras. Ai vai do quanto voce quer gastar, apesar de que hoje em vez de comprar cambium radwin, ou outra marca com precos altos vale mais a pena partir para o licenciado. Lembrando que se voce quer mais banda utilize equipamentos N
    Referente ao metal acho que nao é homologado ai fica por conta e risco seu, se quiser equipamentos mikrotik a computec tem kits homologados onde utilizam equipamento da mikrotik em conjunto com o deles.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace de 50Km, o que usar?

    Citação Postado originalmente por tumbalasso Ver Post
    Referente aos programas o da ligowave tem um indice de cagaço maior nao sei se e mais preciso mas quando utilizo ele junto com o link planner por exemplo o dele sempre fica com menos visada, porem com o link planner nunca tive problema, referente a equipamentos, use antena de 34 Dbi, mesmo que sobre e melhor voce aumentar o ganho da antena que aumentar a potencia do radio, com isto teu equipamento dura mais e voce gera menos ruido. Sobre marcas, tem varias computec, katrein, oiw, algcom, etc. Proucure as com radome shield, referente a equipamentos, fora os ja conhecidos (radwin, Cambium, alvarium, ligowave, os kits da computec, UBNT, Mikrotik, agora tambem tem os da intelbras. Ai vai do quanto voce quer gastar, apesar de que hoje em vez de comprar cambium radwin, ou outra marca com precos altos vale mais a pena partir para o licenciado. Lembrando que se voce quer mais banda utilize equipamentos N
    vlw amigo, muito obrigado pela resposta....mas aproveitando o topico, vamos aguardar outras postagem.

    Aproveitando o q v c acha do metal 5shpn da mikrotik?

  10. #10

    Padrão Re: Enlace de 50Km, o que usar?

    Outra coisa amigo, como adquiro o link planner? é pago?

    vlw, abracos

  11. #11

    Padrão Re: Enlace de 50Km, o que usar?

    Cara nao usei ainda utilizei o groove normal aqui em um cliente que solicitou mas como a banda utilizada e baixa e a distancia curta nao posso te dizer o quanto o equipameto aguenta, mas por ser Mk parece ser bom o problema e homologacao o groove quando instalei informei o cliente que nao era homologado e ficou por conta e risco dele ele quis assim. O bom e que como voce quer utilizar antena dual quando quiser pode colocar outro metal na outra posicao da antena dobrando a banda.

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por jeffparre Ver Post
    Outra coisa amigo, como adquiro o link planner? é pago?

    vlw, abracos
    Nao, e so baixar no site da cambium, referente ao funcionamento tem varios tutoriais aqui no site e no google para nao precisar utilizar o manual

  12. #12

    Thumbs up Re: Enlace de 50Km, o que usar?

    Citação Postado originalmente por tumbalasso Ver Post
    Cara nao usei ainda utilizei o groove normal aqui em um cliente que solicitou mas como a banda utilizada e baixa e a distancia curta nao posso te dizer o quanto o equipameto aguenta, mas por ser Mk parece ser bom o problema e homologacao o groove quando instalei informei o cliente que nao era homologado e ficou por conta e risco dele ele quis assim. O bom e que como voce quer utilizar antena dual quando quiser pode colocar outro metal na outra posicao da antena dobrando a banda.

    - - - Atualizado - - -


    Nao, e so baixar no site da cambium, referente ao funcionamento tem varios tutoriais aqui no site e no google para nao precisar utilizar o manual
    Vlw amigo, muito obrigado mesmo....vai me ajudar muito, Abracos....

  13. #13
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 50Km, o que usar?

    Citação Postado originalmente por jeffparre Ver Post
    Bom dia a todos....

    Pessoal, estou pra fechar um enlace de 50km e estou com umas duvidas...

    Primeira:
    Usei 3 programas pra ver se dava visada, google earth, Riadio Mobile e por ultimo LigoWave. No 2 primeiros dao visada, e no ligowave nao da visada...Entao pergunto, em qual confiar?

    Segunda:
    Estou pensando em usar uma antena de 34dBi Dual e o Metal em 5.8Ghz...O q o pessoal sugere?

    Abracos e no aguardo....

    recomendo tenho enlace assim mas com 33 e groove

  14. #14

    Padrão Re: Enlace de 50Km, o que usar?

    Aproveitando a deixa.Amigo vc já tem os metal 52hn e antena 34dbi?
    Pois eu os tenho aqui,se querer posso lhe fazer a um bom preço.
    obs:tirei de um ptp de 20km e coloquei rocket disk.

  15. #15

    Padrão Re: Enlace de 50Km, o que usar?

    amigo com 02 Antenas 34 dbis e 02 apc 5m vai ficar muito bom.

  16. #16

    Padrão Re: Enlace de 50Km, o que usar?

    Cara pro teu enlace ai recomendaria antena dupla 34 Dbi cartões SR71-15 da Ubiquiti ou ate o R52Hn e 433Ah e use cabos bons LMR 400 ou 600,é garantia de sucesso tendo boa visada e usando NV2.
    Agora sobre usar duas Groove na mesma antena eu desconheço essa possibilidade isso ai vai dar é chabú...

  17. #17

    Padrão Re: Enlace de 50Km, o que usar?

    Bom dia amigos,

    Gostaria de mais uma informacao, cheragaram aqui os Metal 5SHPn, só que nunca configurei ainda um enlace usando 802.11n no mikrotik, alguem teria um tutorial ou sabe de algum pra me indicar?

    Me deparei aqui com as seguintes configuracoes:

    5GHz-only-N -> Deixo em somente N?

    20/40MHz HT Above/Below -> Acima/Abaixo, seria isso? E o que seria? Qual o melhor e o mais indicado?

    Na Aba Data Rate nao se configura mais nao em Banda N?

    Na Aba HT e HT MCS -> Fiquei perdidao....se alguem poder me explicar melhor, agradeco!

    Aba NV2 -> Como usar?

    Amigos, me desculpem pela ignorancia, Tenho experiencia boa em MK, mas na parde de servidores mesmo, em rede wireless usando o MK com banda N sou ignorante....

    Vlw amigos, preciso dessas informacoes ainda hj, to procurando bastante coisa no google mas ta dificil de achar...

    Abracos a todos....

  18. #18

    Padrão Re: Enlace de 50Km, o que usar?

    Cara da uma olhada nesse topico la eu postei as configs pro enlace do cara tbm usando NV2.

    https://under-linux.org/showthread.p...086#post642086

    Abs.

  19. #19

    Padrão Re: Enlace de 50Km, o que usar?

    amigos gostaria de saber se com esse kit eu conseguiria ligar essas duas localidades.
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...gpsrd-5g34-_JM

    ponto a: 5°56'32.77"S 35°11'33.50"O

    ponto b: 5°49'41.81"S 35°13'27.45"O

    acho que da uma media de 18 Km.