Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sugestão para economia de link "mini's ppt" dentro da sua Rede.

    Bom dia a todos.

    A muito tempo venho vendo no forum, pessoal buscando formas e formas de isolar os clientes de sua rede....
    Ao meu ver, isto tem prós e contras, "muita gente diz por segurança etc"..., eu sou adepto de todos da sua rede se enxergarem "com segurança e controle", mas não se vem ao caso a disclusão.

    Quero abordar uma ideia "conceito" que no meu ponto de vista é muito util e visa otimizar o uso da sua infra ao teu favor.

    Segue este esboço para exemplo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.png
Visualizações:	345
Tamanho: 	16,3 KB
ID:      	43903


    Como o conceito superficial/premissa de Ptt, é manter o trafego "regional" somente na região, e não ir para internet, rodar internamente, então vamos partir por este principio, mas dentro de nossa rede....


    Vamos utilizar o "torrent" como exemplo, uma aplicação que todo mundo usa hoje.

    Suposição:
    AP-CLIENTE E AP-CLIENTE 2 , estão baixando um documentário, os 2 ao mesmo tempo, sendo que AP-CLIENTE ja baixou 80% do arquivo, mas sua rede tem por regra isolar os clientes 100%.
    Neste conceito, os 2 estão indo buscar o conteúdo na internet, fora da tua rede, assim , consumindo seu link para a mesma coisa 2 vezes.
    Qual a vantagem disto ? gastando banda atoa ?


    Pessoal, entendam que em isto pode ocorrer tanto em redes "roteada" quanto "bridge" , mas só vi bloqueios em bridge até hoje.

    Ai o pessoal das redes em bridge dizem que é por segurança este isolamento, ou mesmo por que se não estoura o link pois rede interna o cara utiliza toda velocidade até chegar ao hotspot.

    Até concordo com a segunda explicação sobre estourar banda, pois em uma rede pequena, vocÊ consegue definir as velocidades nos AP's dos clientes, agora imaginem uma rede com 3000 usuários... o transtorno.


    Voltando ao nosso "minimo Ptt".
    A sugestão, seria criar um hotspot por célula, pois ai você consegue limitar a velocidade do teu cliente para a contratada, e retirar todos bloqueios , ai sim o "AP-CLIENTE" iria servir o arquivo para o "AP-CLIENTE 2" , dentro da velocidade contratada. e evitando gasto de link externo "internet".


    Pessoal que usa rede roteada, com pppoe , dmz e outros, já fazem uso desta "situação".


    Bom, é uma ideia só para você otimizar sua rede ao seu favor !

    Ha, com a demanda multimidia, "assistir jogos online" que os eventos deste ano e 2014 irão trazer, e muita gente vai ver o jogo do "trabalho" rs. dos pc's de empresas ou mesmo da casa segue outra dica....

    Existem varias benfeitorias que você pode agregar ao seus "hotspots" ou roteadores nas torres, como Multicast, que salvará a sua rede no quesito de demanda "multimidia" em tempo real Obs: 100% de redução de link em stream's aovivo, exemplo "jogos na globo.com e radios online" etc...

    Existem "N" vantagens a ser agregadas neste modelo que irão fazer "SUA REDE" trabalhar para você.

    Imaginem comigo, se neste "ptt" regional que criamos, tivessem mais 100 usuários baixando a mesma coisa que o "AP -CLIENTE", quanto seria tua economia ?

    Bom tentei explicar da forma mais resumida possível, sem entrar no mérito de roteamento protocolo ou formas de fazer...

    Se alguem quiser discutir mais afundo, duvidas, ou até mesmo auxilio mais tecnicos, manda uma PM , ou email ... segue ai o contato: [email protected] .


    Obs: não façam isto com clientes com "plaquinha" pci ... heheheh, somente com roteadores se não da problema hehehe.


    Espero ter ajudado em algo, há, fica a dica, sempre evoluam a tecnologia da sua rede, para não ficar parado no tempo e obsoleto ! sempre tenha uma rede "convergente", TRABALHANDO AO SEU FAVOR, NAO CONTRA !



    Até mais ! quem poder somar a isto, posta ae !
    Última edição por ItapeAlan; 11-04-2013 às 12:39.

  2. #2
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Sugestão para economia de link "mini's ppt" dentro da sua Rede.

    Amigo então a ideia principal é fazer uma espécie de cache, mas utilizando os outros computadores da mesma rede? Interessante, utilizo hotspot e aqui o que importa aos poucos clientes que tenho é Facebook, tem como fazer isso com o Face? Obrigado pelas dicas.

  3. #3

    Padrão Re: Sugestão para economia de link "mini's ppt" dentro da sua Rede.

    Ótimo tópico, referente a tua última frase, o que você acha que pode ser feito para melhorar a rede para trabalhar a favor?

  4. #4

    Padrão Re: Sugestão para economia de link "mini's ppt" dentro da sua Rede.

    òtimo Post, Só não sei ainda como colocar em prática, uso myauth. Nas torres uso Rocket M5 e outros equipamentos da linha ubnt, minha rede é em bridge e uso 60% da rede em 2.4 e 40% em 5.8

  5. #5

    Padrão Re: Sugestão para economia de link "mini's ppt" dentro da sua Rede.

    Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    Amigo então a ideia principal é fazer uma espécie de cache, mas utilizando os outros computadores da mesma rede? Interessante, utilizo hotspot e aqui o que importa aos poucos clientes que tenho é Facebook, tem como fazer isso com o Face? Obrigado pelas dicas.

    Bom dia Amigo, desculpe a demora para responder.
    Sobre o facebook, você terá de ter um proxy na tua rede, as benfeitorias que eu citei funcionam com protocolos de compartilhamento, exemplo "torrent, emule kazaa endokey etc..." tudo que use "P2P", funciona também para vídeo conferencia, e transmissões aovivo.

    Sugestão, existe o thunder cache, é muito bom ! e funcional, eu recomendo.

    se tiver duvidas, posta ae ! vamos se ajudando ! Abraço

  6. #6

    Padrão Re: Sugestão para economia de link "mini's ppt" dentro da sua Rede.

    Citação Postado originalmente por vendasubiquiti Ver Post
    Ótimo tópico, referente a tua última frase, o que você acha que pode ser feito para melhorar a rede para trabalhar a favor?

    Bom dia !

    No meu singelo ponto de vista, o melhor jeito de você otimizar / tirar melhor perfomance de uma rede, é você gerenciar "controlar" o cliente, o mais próximo possível dele , exemplo "Controlar o cliente já na torre que ele conecta".

    Neste modelo "controlar o cliente já na torre" ele usará somente oque foi contratado (512 kbps, 1Mbits, 2Mbits) etcc... , é muito mais seguro e não arrebenta tua rede igual no modelo de ter 1 hotspot apenas.

    Com apenas 1 hotspot na saida do teu link, o cliente vai chegar na velocidade total da sua rede até este concentrador (11Mbps, 54Mbps, 108Mbps) , e ai sim será limitado, gastando atoa um trafego desnecessário...


    Utilizar sempre protocolos de roteamento dinâmico, exemplo OSPF , MLPS ... , e para gerar uma segurança maior ao cliente , usar PPPOE ... pois cada cliente terá um tunnel.

    Unica desvantagem do PPPOE, é que se gera muito processamento, conforme a quantidade de cliente por torre, você precisara de um roteador com mais processamento, mas vale a pena o investimento.


    Qualquer coisa, posta ae !! vamos se ajudar !!

    Abraço

  7. #7

    Padrão Re: Sugestão para economia de link "mini's ppt" dentro da sua Rede.

    Citação Postado originalmente por WmNet Ver Post
    òtimo Post, Só não sei ainda como colocar em prática, uso myauth. Nas torres uso Rocket M5 e outros equipamentos da linha ubnt, minha rede é em bridge e uso 60% da rede em 2.4 e 40% em 5.8

    Bom dia Amigo, eu sugiro que você de uma estudada sobre OSPF.

    Conheço um pouco do Myauth, existem 2 modelos que você pode adotar com ele + mikrotik.

    Modelo 1, Utilizar ele apenas como Autenticador PPPOE (autenticador freeradius), e rotear tua rede toda, criando hotspost ou concentradores PPPOE em cada torre.
    A torre irá gerenciar o usuario, controle de banda etc... , na hora da autenticação na torre, o roteador irá perguntar para o Myauth qual usuário, senha, banda , mac ,ip e se estas informações bater com oque o cliente colocou ele libera , e a torre vai enviando as estatísticas do cliente para o Myauth para alimentar seus gráficos e informações.


    Modelo 2, Utilizar ele como hotspot mesmo, ingressar ele em uma rede OSPF e anunciar ele como rota padrão, cuidado, que neste modelo você perderá a gerencia do cliente por MacAdress, será apenas por Usuário e senha, mas ganhará em informações sobre o cliente.


    Mas antes de tudo isto, estude um pouco sobre OSPF , é meio chatinho no começo mas é bom ! e simples, tem bons tutoriais no Youtube sobre como fazer com mikrotik.


    Qualquer duvida posta ae ! manda email !! vamos se ajudando !!


    Abraço

  8. #8

    Padrão Re: Sugestão para economia de link "mini's ppt" dentro da sua Rede.

    Up !!!

    Vamos lá pessoal, vamos fomentar mais este assunto !

    Alguém tem duvida/sugestão/dica etc....

  9. #9

    Padrão Re: Sugestão para economia de link "mini's ppt" dentro da sua Rede.

    Olha fiquei realmente interessado, e gostaria de saber mais sobre como implantar um pequeno ppt desses que vc sugeriu, e se te algum material disponivel pra estudo, seria interessante mesmo os clientes que buscarem informações que pode estar num outro cliente, fazendo uma especie há "internet local"!


    Vamos conversar mais sobre isso amigos!
    Última edição por Jfabiopd; 24-04-2013 às 15:24. Razão: Correção Ortográfica

  10. #10

    Padrão Re: Sugestão para economia de link "mini's ppt" dentro da sua Rede.

    Citação Postado originalmente por Jfabiopd Ver Post
    Olha fiquei realmente interessado, e gostaria de saber mais sobre como implantar um pequeno ppt desses que vc sugeriu, e se te algum material disponivel pra estudo, seria interessante mesmo os clientes que buscarem informações que pode estar disponiveis num outro cliente, fazendo uma especie de "internet local"!


    Vamos conversar mais sobre isso amigos!

    Estou fazendo um pequeno artigo sobre isto, com equipamentos mikrotik , e um freeradius ...
    Vou postar alguns pdf em breve amigo !! ai te aviso.

  11. #11

    Padrão Re: Sugestão para economia de link "mini's ppt" dentro da sua Rede.

    Citação Postado originalmente por ItapeAlan Ver Post
    Estou fazendo um pequeno artigo sobre isto, com equipamentos mikrotik , e um freeradius ...
    Vou postar alguns pdf em breve amigo !! ai te aviso.

    Opa! beleza!! vou aguardar então o material pra podermos estudar mais sobre!

  12. #12

    Padrão Re: Sugestão para economia de link "mini's ppt" dentro da sua Rede.

    Já que é para tocar o barco para a frente, vou lascar algumas dúvidas.
    te
    Gerenciar cada hotspot em cada torre é uma solução boa. Ainda não faço isso, mas em breve vou partir para rotear em cada hotspot.
    O cache que voce sugeriu se não me engano tem um recurso de cachear p2p. E tem também a possibilidade de fazer clusters dele. Assim além do hotspot por torre, poderia ter também um cache em cluster por torre. Daí sim, estaria economizando tráfego desnecessário na intranet.

    Agora, quanto a permitir que todos os usuários dentro de cada hotspot se comuniquem para aproveitar o benefício do P2P tenho algumas dúvidas. Por ex. o P2P funciona porque o universo de usuários é muito grande. Vai buscar lá do outro lado do mundo.
    A chance de você ter um cliente dentro daquele hotspot que precise do mesmo material deve ser bem pequena. Dentro da rede como um todo, a chance é maior, já que serão mais hotspot, mas mesmo assim ainda não é tão grande.

    Ao permitir que os usuários se enxerguem não poderia acontecer de ficar mais fácil invadir outra máquina ou por um total descontrole da sub-rede , mandar um material para uma impressora e sair lá na impressora de outra casa? Tem gente que deixa seu windows com tudo ativado e daí pode ocorrer. Já li sobre isso.
    Outro caso que li é que o sujeito estava numa "nice" com sua esposa e filmando e acabou vazando para toda a rede, pois com o compartilhamento bastou um usuário descobrir e já espalhar para os outros amigos. Ao vivo e a cores....

    Nesta sua proposta iria fazer algumas regras para selecionar o que pode ou não ser compartilhado?

    O que você acha? Vamos sim aprofundar este assunto. Mas eu pensaria em cluster de cache.

  13. #13

    Padrão Re: Sugestão para economia de link "mini's ppt" dentro da sua Rede.

    Bom vamos lá, por parte.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Já que é para tocar o barco para a frente, vou lascar algumas dúvidas.
    te
    Gerenciar cada hotspot em cada torre é uma solução boa. Ainda não faço isso, mas em breve vou partir para rotear em cada hotspot.
    O cache que voce sugeriu se não me engano tem um recurso de cachear p2p. E tem também a possibilidade de fazer clusters dele. Assim além do hotspot por torre, poderia ter também um cache em cluster por torre. Daí sim, estaria economizando tráfego desnecessário na intranet.

    Agora, quanto a permitir que todos os usuários dentro de cada hotspot se comuniquem para aproveitar o benefício do P2P tenho algumas dúvidas. Por ex. o P2P funciona porque o universo de usuários é muito grande. Vai buscar lá do outro lado do mundo.
    A chance de você ter um cliente dentro daquele hotspot que precise do mesmo material deve ser bem pequena. Dentro da rede como um todo, a chance é maior, já que serão mais hotspot, mas mesmo assim ainda não é tão grande.

    Ao permitir que os usuários se enxerguem não poderia acontecer de ficar mais fácil invadir outra máquina ou por um total descontrole da sub-rede , mandar um material para uma impressora e sair lá na impressora de outra casa? Tem gente que deixa seu windows com tudo ativado e daí pode ocorrer. Já li sobre isso.
    Outro caso que li é que o sujeito estava numa "nice" com sua esposa e filmando e acabou vazando para toda a rede, pois com o compartilhamento bastou um usuário descobrir e já espalhar para os outros amigos. Ao vivo e a cores....

    Nesta sua proposta iria fazer algumas regras para selecionar o que pode ou não ser compartilhado?

    O que você acha? Vamos sim aprofundar este assunto. Mas eu pensaria em cluster de cache.

    Referente a cache p2p, nunca vi algo efetivamente bom , alem do mais ser "crime" você armazenar conteúdo protegido por lei e redistribuir com algum beneficio "economia de banda".


    Sobre rotear a rede, parabéns ! uma otina iniciativa ! é isto ai mesmo meu amigo.

    Sobre o compartilhamento do p2p, a rede inteira irá compartilhar , independente do hotspot pode ser um cara da cidade "A" , e outro na cidade "B" , vai se achar na rede, pois ela é roteada.... se forem ip validos melhor ainda, mas funciona com invalidos tambem, assim não restringindo o trafego de troca apenas a um hotspot .... todos se falam entre si.

    Referente a segurança, creio eu , que você utilize roteadores nos clientes correto ? plaquinha não rola viu !!.... e outra, utilize um protocolo pppoe para fechar com o cliente e tua torre , "meu ponto de vista, melhor opção" , mas caso for trabalhar em hotspost autenticando via http, se tu usar roteador no cliente, ele não será exposto a nada e terá os beneficios todos citados acima.

    Não afirmo que é 100% seguro, pois acredito eu que não exista algo 100% seguro.... mas este é o modelo básico das grandes "TELES" de trabalho....

    Concentrador ppp (torre) -----------> moden (roteador wireless) ----------> pc do cliente ou roteador do cliente (pppoe)


    Se tiver mais duvidas mada ae !!

  14. #14

    Padrão Re: Sugestão para economia de link "mini's ppt" dentro da sua Rede.

    Agora é que não entendi mesmo onde você quer aprimorar.

    Eu havia entendido que você queria que o cliente fosse buscar o arquivo no pc de outro assinante da mesma torre. Mas como controlar isso? Sim, sei que o p2p sai pelo mundo a fora procurando. Quem garante que ele vai sempre procurar primeiro nos pcs que estiverem conectados na mesma torre?

    Eu só trabalho com rádios clientes roteados. Não habilito os clientes se enxergarem pelo motivo que expus.

    Mas estou sempre aberto a novas opções.

  15. #15

    Padrão Re: Sugestão para economia de link "mini's ppt" dentro da sua Rede.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Agora é que não entendi mesmo onde você quer aprimorar.

    Eu havia entendido que você queria que o cliente fosse buscar o arquivo no pc de outro assinante da mesma torre. Mas como controlar isso? Sim, sei que o p2p sai pelo mundo a fora procurando. Quem garante que ele vai sempre procurar primeiro nos pcs que estiverem conectados na mesma torre?

    Eu só trabalho com rádios clientes roteados. Não habilito os clientes se enxergarem pelo motivo que expus.

    Mas estou sempre aberto a novas opções.

    A tecnologia do p2p torrent etc... funciona mais ou menos assim, todo mundo que está baixando o "TORRENT X" por exemplo, anuncia o seu IP neste torrent.... ai quando um usuario novo começa a baixar este arquivo ele recebe a lista de "PEERS" pessoas conectadas, e pronto.... ai o protocolo tcp/ip faz o resto "BUSCA A ROTA MAIS PRÓXIMA PARA CADA IP" , e como ele recebeu uma lista.... ele vai buscar do vizinho.


    espero que tenha compreendido, posta ae as duvidas , que vou auxiliando até onde meu conhecimento der.
    Abraço

  16. #16

    Padrão Re: Sugestão para economia de link "mini's ppt" dentro da sua Rede.

    Citação Postado originalmente por ItapeAlan Ver Post
    A tecnologia do p2p torrent etc... funciona mais ou menos assim, todo mundo que está baixando o "TORRENT X" por exemplo, anuncia o seu IP neste torrent.... ai quando um usuario novo começa a baixar este arquivo ele recebe a lista de "PEERS" pessoas conectadas, e pronto.... ai o protocolo tcp/ip faz o resto "BUSCA A ROTA MAIS PRÓXIMA PARA CADA IP" , e como ele recebeu uma lista.... ele vai buscar do vizinho.


    espero que tenha compreendido, posta ae as duvidas , que vou auxiliando até onde meu conhecimento der.
    Abraço
    Sim, é exatamente isso.
    Só que eu penso que uma torre com 4 painéis, a sua idéia para o p2p é que o usuário iria buscar no mais próximo, no caso com alguém conectado neste mesma torre. Mas usuários tem gostos variados, e a chance dele ter o que o outro vizinho precisa é pequena.
    Já no caso dos streaming de vídeo talvez, desde que seja um evento importante como um jogo.
    Mas daí precisaria haver uma regra que desse um delay para que o primeiro usuário busca o conteúdo e ainda por cima cacheia ele na sua máquina. Daí os outros pegariam nesta máquina com um delay de alguns segundos.

    É esta a sua proposta?

  17. #17

    Padrão Re: Sugestão para economia de link "mini's ppt" dentro da sua Rede.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sim, é exatamente isso.
    Só que eu penso que uma torre com 4 painéis, a sua idéia para o p2p é que o usuário iria buscar no mais próximo, no caso com alguém conectado neste mesma torre. Mas usuários tem gostos variados, e a chance dele ter o que o outro vizinho precisa é pequena.
    Já no caso dos streaming de vídeo talvez, desde que seja um evento importante como um jogo.
    Mas daí precisaria haver uma regra que desse um delay para que o primeiro usuário busca o conteúdo e ainda por cima cacheia ele na sua máquina. Daí os outros pegariam nesta máquina com um delay de alguns segundos.

    É esta a sua proposta?

    Referente ao P2P, trafegos de p2p são muito mas muito regional, mas doque você imagina... o "zezinho" sempre comenta com o "joaozinho" e o "luizinho" o filme que ele baixou e onde baixou ..... é o principio basico dos grandes "PTT'S" ... rs

    Referente ao video, o protocolo Multicast já cuida desta parte por ti, ele reserva um ip "se nao me engano, 255.255.248.0" algo assim escuta este broadcat,... e sincroniza com quem está assistindo videos etc.. "em tempo real"

  18. #18

    Padrão Re: Sugestão para economia de link "mini's ppt" dentro da sua Rede.

    Então seria o caso de sempre deixar o multicast sempre habilitado?

  19. #19

    Padrão Re: Sugestão para economia de link "mini's ppt" dentro da sua Rede.

    Isto ! deixe sempre ativo

  20. #20

    Padrão Re: Sugestão para economia de link "mini's ppt" dentro da sua Rede.

    Citação Postado originalmente por ItapeAlan Ver Post
    Referente ao P2P, trafegos de p2p são muito mas muito regional, mas doque você imagina... o "zezinho" sempre comenta com o "joaozinho" e o "luizinho" o filme que ele baixou e onde baixou ..... é o principio basico dos grandes "PTT'S" ... rs

    Referente ao video, o protocolo Multicast já cuida desta parte por ti, ele reserva um ip "se nao me engano, 255.255.248.0" algo assim escuta este broadcat,... e sincroniza com quem está assistindo videos etc.. "em tempo real"

    Mas então, nesse caso o que vc propos se aplica apenas ao P2P? ou ainda poderemos aplicar ao usuario que busca alguem numa rede social e etc... ?