+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Wireles em 50 aptos com Hotspot + web cache / Mikrotik Ou BrasilFW ?

    Pessoal, preciso montar um rede wirless, porem ta dificl de saber qual equipo comprar.

    Minha ideia é ter um dhcp com firewal e web cache, dele gostaria de colocar 2 interfaces, uma que vai pros ap's da rede wireless e outro que vai pra ADM.

    Os wireles nao podem se ver e tem de ter o range de ip na faixa do 10.0.0.xx. Neles tem de ter Qos e web cache e Hotspot. Seriam 4 ap's colocados em modo bridge um a cada 3 andares de um predio conectados a um switch que por sua vez estaria ligado no servidor mikrotik/bfw.

    Na interface da ADM, somente web-cache e eles podem se ver sem problemas.

    Minha duvida seria, um Mikrotik rb750 daria conta como servidor ? e o BrazilFW, também funcionaria ? Pelo que eu vejo, a unica coisa ruim da RB750 é que ela nao faz web cache, correto ? ou eu nao achei ainda como se faz ?

    Qual AP é boa, tem coisa mais potente do que TPlink ou Linksys ? qual seria ? lembrando que ela vai ficar a cada 3 andares

    Precio ter relatorios de quem usa e quanto usou de banda e se o cache atendeu boa parte...bem como na parte wireless preciso saber qual macaddress entrou e qual ip pegou, bem como horario e trafego utilizado.

    grato.

  2. #2

    Padrão Re: Wireles em 50 aptos com Hotspot + web cache / Mikrotik Ou BrasilFW ?

    Boa noite..
    primeiramente gostaria de falar que um AP a cada 3 andares naomvai funcionar muito bem. O correto eh no minimo 1 ap por andar pra ficar um sinal de qualidade.
    O webcache do mkt quebra galhos, mas como nao cacheia videos e conteudo dinamico ele nao compensa o custo de vc comprar uma maquina pra colocar ele rodando. Usar ele e, rbs eh inviavel.
    Voce pode fazer o isolamento de clientes na lan 1 usando hotspot facilmente e usar a rede lan 2 pra adm. Configurar isso no mkt eh mamao com acucar e tu encontra documentacao no proprio howto da mkt. a rb 750 da conta disso tudo ai na moral.
    quanto aos aps, como eu citei acima, nao da pra fazer magica.. Pessoal tem usado muito da dlink e da glink.

    att

    andre

  3. #3

    Padrão Re: Wireles em 50 aptos com Hotspot + web cache / Mikrotik Ou BrasilFW ?

    Obrigado Achiodi!

    Coloquei um tp-link antigo e o sinal propagou bem, acho que é porque tem uma janela gigante no hall. Infelizmente a minha decisao nao foi por economia e nem pra usar os aps no limite deles, o predio é antigo e so tem ua caixa que passa fio de telefone a cada 3 andares, foi nessa caixa que eu consegui colocar o cabo de rede.

    Nunca tinha ouvido falar nessa Gi-Link, vc teria um modelo especifico para eu ver ? achei que existiria algum routerboard pra isso, me confundi ?

    Acho que vou optar pelo RB750 e colocar um linux em paralelo com Squide, li alguns posts e parece ser possivel.

    Vc saberia quala diferenca dos modelos do RB750 ? parece que tem G e mais 2 tipos... muda mta coisa ? qualquer um vai me antender bem ?

    Obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: Wireles em 50 aptos com Hotspot + web cache / Mikrotik Ou BrasilFW ?

    Cara, tu pode ver as diferenças entre as RBs nesse link: http://routerboard.com/ mas eh basicamente questao de ter ou nao portas gb, memoria flash, licença da versao e tals. eu ja usei o modelo mais simples em um edificio pra fazer hotspot via cabo e funcionou muito bem.. tem uns anos que esta la ja.
    Os gi-links eu usava a muito tempo, quando ainda trampava com provedores mas era um modelo de 5 portas bem basicao... dava pra instalar o ap-router nele e ficava muito bom de usar.
    Questao do proxy tome muito cuidado... as vezes a dor de cabeça nao compensa o uso... Ele tem que ser muito bem configurado pra nao dar problemas e tornar a navegação muito lenta...

    att.

  5. #5

    Padrão Re: Wireles em 50 aptos com Hotspot + web cache / Mikrotik Ou BrasilFW ?

    ME AJUDEM!!! WEB PROXY SUPER SIMPLES E LEVINHO.
    https://under-linux.org/showthread.p...t=cache+rb450g