+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ptp com nano bridge 25db

    boa noite a todos colegas do under acabei de comprar um par de nano bridger 25db pra colocar num ptp de 4.10 km queria saber se esses 25 db vao ser muito pra essa distancia? e qual configuração ideal tipo canal frequência e talz . muito obrigado a todos

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Ptp com nano bridge 25db

    Citação Postado originalmente por marcosturbonet Ver Post
    boa noite a todos colegas do under acabei de comprar um par de nano bridger 25db pra colocar num ptp de 4.10 km queria saber se esses 25 db vao ser muito pra essa distancia? e qual configuração ideal tipo canal frequência e talz . muito obrigado a todos
    Bom, para um elase temos que levar em conta N fatores:

    - Visada limpa
    - Zona de Fresnel
    - canal o que estiver menos utilizado
    - Cliente WDS e AP WDS


    Como configurar segue o link http://dl.ubnt.com/guides/airOS/airOS_UG.pdf do proprio site da ubiquit

    abraco

  3. #3

    Padrão Re: Ptp com nano bridge 25db

    Observe o que o Demattos já alertou, porque é importante.

    Dá pra fazer esse enlace de 4km com essas antenas numa boa.
    Se tiver visada livre deve conectar com potência de transmissão bem baixinha.

    Procure deixar a intensidade de sinal próximo de -70 dB que vai te atender bem na maioria dos lugares. Se onde você está tem um pouco mais de ruído, intensifique um pouco mais o sinal (mas não muito). Hoje os rádios são muito mais eficientes do que os rádios do passado, mas o pessoal não se dá conta que a coisa melhorou e "frita" seus rádios com conceitos ultrapassados de uso de potência.

    Abraço,

    ZéAlves

  4. #4

    Padrão Re: Ptp com nano bridge 25db

    Ola Zé Alves! vou usar 2 nano bridge de 25 para um ptp 9km. o alinhamento da 2 antenas como eu faço pois não vou conseguir ver o outro ponto, mas pelo google earth não vai ter barreira, altura e direção de cada . grato se puder dar uma dica. depois do ptp pronto eu postarei aqui o resultado.



    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Observe o que o Demattos já alertou, porque é importante.

    Dá pra fazer esse enlace de 4km com essas antenas numa boa.
    Se tiver visada livre deve conectar com potência de transmissão bem baixinha.

    Procure deixar a intensidade de sinal próximo de -70 dB que vai te atender bem na maioria dos lugares. Se onde você está tem um pouco mais de ruído, intensifique um pouco mais o sinal (mas não muito). Hoje os rádios são muito mais eficientes do que os rádios do passado, mas o pessoal não se dá conta que a coisa melhorou e "frita" seus rádios com conceitos ultrapassados de uso de potência.

    Abraço,

    ZéAlves

  5. #5

    Padrão Re: Ptp com nano bridge 25db

    Se você não consegue ver o outro ponto significa que não tem visada.

    O rádio precisa de visada pra funcionar corretamente. Pode falar sem visada? Até pode, mas não é o ideal.

    Eu não recomendo fazer enlace em 5 GHz sem visada. No meu treinamento eu explico por 10 horas os motivos, mas tem uns caras "bons pra caraleo" que conseguem reinventar as leis da fîsica :-)

    Abraço,

    ZéAlves