+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Instalação

    Pessoal,

    Tenho uma boa bagagem de s.o microsft, Mas estou começando neste universo linux. e quero me dedicar de corpo e alma, ja me matriculei em um bom curso de formação que começará somente em junho. eu ja instalei e estou mexendo mas minha duvida crucial é:

    após eu fazer a instalação do debian, baixar alguns programas e instalar, tem como fazer uma espécie de espelho ou backup dos programas que ja instalei e configurei, para caso o servidor "queime o HD" eu não tenho que instalar todos os programas e novamente.


    outra coisa que não achei resposta ainda na net é o seguinte:
    tipo eu quero instalar um programa eu digito "apt-get install programax" ele vai baixar da net e ja vai instalar, é só isso ai?

    tem como instalar programas a partir de midias (Cds ou DVDs)? para estes programas instalados tem como atualizar pela
    internet?

    Att,
    Alex

  2. #2

    Padrão Re: Instalação

    Citação Postado originalmente por uizard Ver Post
    Pessoal,

    Tenho uma boa bagagem de s.o microsft, Mas estou começando neste universo linux. e quero me dedicar de corpo e alma, ja me matriculei em um bom curso de formação que começará somente em junho. eu ja instalei e estou mexendo mas minha duvida crucial é:

    após eu fazer a instalação do debian, baixar alguns programas e instalar, tem como fazer uma espécie de espelho ou backup dos programas que ja instalei e configurei, para caso o servidor "queime o HD" eu não tenho que instalar todos os programas e novamente.


    outra coisa que não achei resposta ainda na net é o seguinte:
    tipo eu quero instalar um programa eu digito "apt-get install programax" ele vai baixar da net e ja vai instalar, é só isso ai?

    tem como instalar programas a partir de midias (Cds ou DVDs)? para estes programas instalados tem como atualizar pela
    internet?

    Att,
    Alex
    Seja bem vindo Alex, vamos lá
    em relação ao espelho eu faço da seguinte forma com 2 hds:

    Clonando HD OK COM O LIVE CD DO UBUNTU: FAÇA PRIMEIRO:
    ----------------------------------------
    DE O BOOT COM UM LIVE CD (PODE SER DO UBUNTU
    AO CARREGAR O SISTEMA PRESSIONE: Ctrl+Alt+F1
    obs.: Para voltar para o modo Gráfico:
    Ctrl+Alt+F7

    aGORA É SO CLONAR: dd if=/dev/device1 of=/dev/device2
    Onde Device1 é o hd a ser clonado e device2 o
    hd que receberá as informaões.


    Para listar os hds e ter certeza da clonagem digite:
    fdisk -l

    ele irá listar as unidades de disco + - assim:
    /dev/sda1
    /dev/sda2

    /dev/sdb1

    Onde sda1 é o primeiro disco/primeira partição, e sdb/2 seria o 2 disco a receber o espelho.

    Em relação ao apt-get, sim é só digitar apt-get install nomedoprograma,
    caso vc tenha dúvida basta digitar:
    aptitude search +-nomedoprograma ai ele retorna uma lista com algumas info sobre o software,

    O outro ponto a partir de cds tem sim ai vc vai precisar entender o funcionamento do source.list, arquivo que contem as info de servidores onde ele vai baixar os programas, q inclusive pode apontar para o driver de dvd. (ai vc vai precisar da um pesquisada melhor).
    flw irmão qualquer dúvida poste ai...