+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de banda

    Bom dia,

    Tenho uma rede com 100 computadores distribuído em 8 faixas de ip (192.168.0.1/24, 192.168.1.1/24 ...), e preciso limitar o acesso a internet para que cada computador consuma no máximo 512 kbps de banda.

  2. #2
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Controle de banda

    Olá amigo,
    tem varias maneiras de fazer isso, da uma pesquisada ai no fórum que com certeza ira encontrar a solução para o seu problema.

    https://under-linux.org/showthread.php?t=95405


  3. #3

    Padrão Re: Controle de banda

    Eu utilizo o mikrotik em outros clientes mas nesse não posso.

    Eu tenho lá um servidor Debian com proxy transparente. Vi algumas ferramentas como o HTB Tools mas pelo que li ele trabalha com camadas e eu precisava que o link ficasse a disposição de todos mas que o usuário chegasse ao máximo de 300 kbps para não consumir toda a banda disponível.

    E tem a questão das faixas de ip...

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Controle de banda

    100 clientes so com servidor ou rb potente ,possivel com certeza e padauan estudar mikrotik controle de banda necessita voce.

  5. #5

    Padrão Re: Controle de banda

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    100 clientes so com servidor ou rb potente ,possivel com certeza e padauan estudar mikrotik controle de banda necessita voce.

    naldo864, me desculpe mas não entendi direito o que você disse, mas é como eu disse nesse cliente não tem como eu instalar mikrotik ou usar uma rb, eu tenho que usar alguma ferramento no debian.

  6. #6

    Padrão Re: Controle de banda

    Bom dia,

    Fiz um delay_pools no squid, não era exatamente o que eu estava pensando mas vou testar, se alguém tiver alguma outra sugestão agradeço.

    A minha necessidade é que nenhum terminal consuma toda a banda ai ficou assim.

    ##Quantidade de controle de banda
    delay_pools 1


    ##Controle 300 kbps
    delay_class 1 1
    delay_parameters 1 38400/38400 38400/38400
    delay_access 1 allow lan

  7. #7

    Padrão Re: Controle de banda

    Citação Postado originalmente por USERID Ver Post
    Bom dia,

    Fiz um delay_pools no squid, não era exatamente o que eu estava pensando mas vou testar, se alguém tiver alguma outra sugestão agradeço.

    A minha necessidade é que nenhum terminal consuma toda a banda ai ficou assim.

    ##Quantidade de controle de banda
    delay_pools 1


    ##Controle 300 kbps
    delay_class 1 1
    delay_parameters 1 38400/38400 38400/38400
    delay_access 1 allow lan
    Cara desculpa a demora na resposta mas olha só como vc usa o debian e batata: usa o shaper:

    https://under-linux.org/showthread.php?t=83803

    dá uma olhada no link facil facil, tem um bugzinho no upload, mas como seu drama é download etnão sem pró.
    vc instala ele, e depois cria os arquivos necessários para o controle por exemplo

    tem uma regrazinha em relação ao começo do nome do arquivo, depois pode ser qualquer coisa, então
    vc cria um arquivo para setar o iptal com a velocidade tal, depois vc cria 2 arquivo para setar a velocidade dos demais ips, dá um restart e pronto, controla todoooo o trafego da rede sem pro..dá uma olhada no artigo acima e terei o maior prazer em ajuda-lo, tive muito problema com isso pesquisei muito e quero dividir o q aprendi...

  8. #8

    Padrão Re: Controle de banda

    te vendo uma solução que desenvolvi para linux com banco de dados R$500,00 muito facil de implantar

  9. #9

    Padrão Re: Controle de banda

    Citação Postado originalmente por arasouza Ver Post
    Cara desculpa a demora na resposta mas olha só como vc usa o debian e batata: usa o shaper:

    https://under-linux.org/showthread.php?t=83803

    dá uma olhada no link facil facil, tem um bugzinho no upload, mas como seu drama é download etnão sem pró.
    vc instala ele, e depois cria os arquivos necessários para o controle por exemplo

    tem uma regrazinha em relação ao começo do nome do arquivo, depois pode ser qualquer coisa, então
    vc cria um arquivo para setar o iptal com a velocidade tal, depois vc cria 2 arquivo para setar a velocidade dos demais ips, dá um restart e pronto, controla todoooo o trafego da rede sem pro..dá uma olhada no artigo acima e terei o maior prazer em ajuda-lo, tive muito problema com isso pesquisei muito e quero dividir o q aprendi...
    arasouza eu havia visto essa solução, mas não consegui ver se da para configurar no arquivo uma faixa de ip, eu tenho na rede umas 10 faixas totalizando uns 100 computadores.

    Na verdade o que eu preciso é que todos tenham um limite de download, mas que seja individual !!! Tipo que nenhum computador ultrapasse os 512 kbps, para não congestionar a net.
    Futuramente talvez um ou outro ip eu libere mas no momento preciso limitar.

    Você sabe se é possível fazer isso com o shaper ? E como ficaria o arquivo de configuração ?

  10. #10

    Padrão Re: Controle de banda

    Citação Postado originalmente por USERID Ver Post
    arasouza eu havia visto essa solução, mas não consegui ver se da para configurar no arquivo uma faixa de ip, eu tenho na rede umas 10 faixas totalizando uns 100 computadores.

    Na verdade o que eu preciso é que todos tenham um limite de download, mas que seja individual !!! Tipo que nenhum computador ultrapasse os 512 kbps, para não congestionar a net.
    Futuramente talvez um ou outro ip eu libere mas no momento preciso limitar.

    Você sabe se é possível fazer isso com o shaper ? E como ficaria o arquivo de configuração ?
    Sem problema, veja:

    Nome do arquivo: cbq-0002-orestovccoloca (só não pode ser 0001)

    #Coloque sua interface (aque vai ter o controle de banda)
    DEVICE=eth2,1000Mbit,100Mbit
    #vELOCIDADE DESEJADA
    RATE=4092Kbit
    #RATEIO PARA DOWNLOAD
    WEIGHT=10Kbit

    PRIO=2
    #Ips ou faixa desejada
    #Prof . Marcio Pc
    RULE=192.168.2.108
    #Wifi Marcio
    RULE=192.168.2.124
    #estas opções determinam se a banda que não está sendo utilizada será utilizada
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes




    Aqui voce criar o arquivo com as mensas definições acima, apenas modificando a banda disponivel no caso o nome seria: cbq-0003-redegeral
    com a faixa:
    no caso 192.168.2.0/24 para os demais clientes que terão um limite menor em relação aos ips acima.

  11. #11

    Padrão Re: Controle de banda

    Citação Postado originalmente por arasouza Ver Post
    Sem problema, veja:

    Nome do arquivo: cbq-0002-orestovccoloca (só não pode ser 0001)

    #Coloque sua interface (aque vai ter o controle de banda)
    DEVICE=eth2,1000Mbit,100Mbit
    #vELOCIDADE DESEJADA
    RATE=4092Kbit
    #RATEIO PARA DOWNLOAD
    WEIGHT=10Kbit

    PRIO=2
    #Ips ou faixa desejada
    #Prof . Marcio Pc
    RULE=192.168.2.108
    #Wifi Marcio
    RULE=192.168.2.124
    #estas opções determinam se a banda que não está sendo utilizada será utilizada
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes




    Aqui voce criar o arquivo com as mensas definições acima, apenas modificando a banda disponivel no caso o nome seria: cbq-0003-redegeral
    com a faixa:
    no caso 192.168.2.0/24 para os demais clientes que terão um limite menor em relação aos ips acima.

    Valeu arasouza, vou instalar, configurar e testar depois posto o resultado.

  12. #12

    Padrão Re: Controle de banda

    Citação Postado originalmente por USERID Ver Post
    Valeu arasouza, vou instalar, configurar e testar depois posto o resultado.
    Sem problema, amigo. caso dê errado poste ai..