+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Planos "Full-Duplex" pro cliente final.

    Tenho visto vários relatos na Internet que alguns proveodores vendem planos "Full" pro cliente, já vi gente falando que vende 3mb/3mb pra um cliente final. Queria saber qual é a proeza ou quantos clientes por rádio essas pessoas devem ter pra suportar isso. Como sabemos, o protocolo 802.11x não é Full-Duplex, ele usa a mesma frequência tanto pra transmitir quando pra receber ou seja, half-duplex, ou recebe ou envia. Sendo assim, oferecer planos Full pro cliente ao meu ver é um tipo no pé quando mais clientes forem colocados no mesmo rádio. Um rádio transmitindo 30Mbps numa direção, não consegue receber 30Mbps na outra direção ao mesmo tempo. Tente transferir um arquivo via wi-fi de um PC pra outro, ambos PC's na interface Wireless e veja o throuput, agora faça mesma transferência com um dos PC's conectados na LAN do AP e veja a diferença gritante de desempenho.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Planos "Full-Duplex" pro cliente final.

    nem em fibra otica e full,huahuahuhuahauhauahuah

  3. #3

    Padrão Re: Planos "Full-Duplex" pro cliente final.

    Mas na fibra, ADSL, VDSL... pelo menos você tem duas frequências, uma pra download e outra pra download, dentro do meio condutor, e isso torna o sistema um Full-Duplex real, mesmo que a velocidade não seja simétrica. Agora usar 802.11 para vender serviço com velocidades simétricas creio que até funciona, dentro de um certo limite. Eu tava lendo que o ideal é usar uma proporção de 4:1 ou seja na proporção down/up.