+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamento

    Oi pessoal, tenho aki uma questao quase banal, mas ainda assim continua sendo um problema q nao consigo encontrar uma solocao.

    A situacao e a seguinte: Pretendo levar sinal usando uma direcional ate ao topo dum edificio, a 5.8Ghz. Entretanto ja nesse ponto pretendo montar uma POP utilizando 3Setoriais e uma RB433, onde estarei distribuindo sinal a 2.4Ghz mas o sinal deve continuar pra um ponto seguinte ainda em 5.8Ghz usando outra direcional.
    A questao e a seguinte: se pra POP estarei usando RB433 e pra direcional talves uma Rocket (Se for possivel usar tambem uma RB melhor ainda). Que outro equipamento deverei instalar pra interligar a rede de 2.4 com a de 5.8? Sera que se trataria de apenas uma simples configuracao que teria de fazer na RB433 das setoriais pra que possam fazer a conversao ou tem q instalar outro equipamento?
    Agradeco desde ja a todo aquele q desviar sua atencao a prestar sua contribuicao.

  2. #2

    Padrão Re: Equipamento

    Ola Amigo como vai.

    Primeiro, não é aconselhavel usar 3 cartões 2,4 na mesma RB 433, pois ficam muito perto e com isso um gera ruido no outro, alem do fato de ter que usar cabo rgc213 e pigtail, tendo assim percas.

    Sobre usar o rocket com dish, isso depende da distancia que terá nos ptp, pois se for até 8 km, a dish de 30 dara muito ruido e sinal ficara bufando e o link ruim, nesse caso o melhor é NB 25 dbi com randome shield, essa dupla bem alinhada vc passa 90 Megas dando risada.

    Distribuição em 2,4, eu aconselho a vc usar Rb 411AH, com 1 cartão da Mikrotik, ou Engenius, ou xr2, se for usar kits simples, agora se quiser melhor substitua a RB com cartao por ROcket M2, painel vc pode usar os proprios da Ubiquit ou meus preferidos que são da Wavelan, inclusive em DP p/ o rocket.

    Ligação entre o PTP 1, PTP2 e 4 setoriais, usa um switch 10/100 com vlan, ligando o ptp1 na porta wan.

    Não podemos esquecer da alimentação, supondo-se vc tem 4 paineis + 2 ptp, = 6 fontes poe, esqueça a fonte da Ubiquit, compre 2 fonte da Volt ou CCN de 24v 7A, coloque 2 Box POE 5 portas, e coloque no minimo 2 baterias de chumbo acida de 35A.
    Obs. não ligue uma fonte um box poe, ligue as duas fontes em paralelo, e o mesmo pra a ligação da bateria, e ligue os 2 box poe junto, com isso as fontes trabalham com folga de carga, aturando mais tempo, e caso uma pare a outra continua.
    Obs 1. como a fonte é 24v 7A, alimente o switch ligando um cabo p4, direto nos polos de 1 bateria assim vc tem 12v.

    bom eu acho que é só

  3. #3

    Padrão Re: Equipamento

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Ola Amigo como vai.

    Primeiro, não é aconselhavel usar 3 cartões 2,4 na mesma RB 433, pois ficam muito perto e com isso um gera ruido no outro, alem do fato de ter que usar cabo rgc213 e pigtail, tendo assim percas.

    Sobre usar o rocket com dish, isso depende da distancia que terá nos ptp, pois se for até 8 km, a dish de 30 dara muito ruido e sinal ficara bufando e o link ruim, nesse caso o melhor é NB 25 dbi com randome shield, essa dupla bem alinhada vc passa 90 Megas dando risada.

    Distribuição em 2,4, eu aconselho a vc usar Rb 411AH, com 1 cartão da Mikrotik, ou Engenius, ou xr2, se for usar kits simples, agora se quiser melhor substitua a RB com cartao por ROcket M2, painel vc pode usar os proprios da Ubiquit ou meus preferidos que são da Wavelan, inclusive em DP p/ o rocket.

    Ligação entre o PTP 1, PTP2 e 4 setoriais, usa um switch 10/100 com vlan, ligando o ptp1 na porta wan.

    Não podemos esquecer da alimentação, supondo-se vc tem 4 paineis + 2 ptp, = 6 fontes poe, esqueça a fonte da Ubiquit, compre 2 fonte da Volt ou CCN de 24v 7A, coloque 2 Box POE 5 portas, e coloque no minimo 2 baterias de chumbo acida de 35A.
    Obs. não ligue uma fonte um box poe, ligue as duas fontes em paralelo, e o mesmo pra a ligação da bateria, e ligue os 2 box poe junto, com isso as fontes trabalham com folga de carga, aturando mais tempo, e caso uma pare a outra continua.
    Obs 1. como a fonte é 24v 7A, alimente o switch ligando um cabo p4, direto nos polos de 1 bateria assim vc tem 12v.

    bom eu acho que é só
    Ola amigo tdo bem? Primeiro agradeco bastante pelo seu empenho e paciencia que teve pra comigo ao ponto de explicar tudo muito bem detalhado.
    Acontece que aki na minha regiao nao existe uma pessoa sequer q conheca esses sistemas, o que dificulta bastante meu processo de aprendizagem.
    Gostaria de purder coversar atraves do Skype se possivel porque tem mais assuntos q gostaria de discutir a respeito desse projecto. Agradeco antecipadamente pela comprensao e pacienca.

    Skype: norito.nhamaleze
    email: [email protected]

  4. #4
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Equipamento

    Amigo dá pra fazer o que vc quer sim, eu utilizo uma topologia parecida aqui. Dá uma estudada sobre o spectro dos canais em 2.4 ghz, pois tem 3 que não se intercalam, ai quase não percebe interferência, se for só vc ai, se tiver outros ai a conversa muda.
    Faz a recepção do link com nanobridge, como a 433 tem 3 portas lan, pode entrar o sinal em uma e sair em outra e ainda sobra uma porta pra conectar em baixo da torre, se deixar tudo em bridge fica fácil, se tiver que fazer roteamento ai não sei te ajudar. Se precisar de ajuda adiciona ai msn/skype: [email protected]